O enigma de Espinosa

O enigma de Espinosa Irvin D. Yalom


Compartilhe


O enigma de Espinosa


a história do filósofo judeu que influenciou uma das maiores mentes nazistas




Quando o jovem Alfred Rosenberg, de 16 anos, é chamado a comparecer à sala do diretor de sua escola devido a suas ideias antissemitas em um discurso apresentado aos alunos, ele é forçado, como punição, a memorizar passagens sobre Espinosa na autobiografia do poeta alemão Goethe.

Rosenberg fica chocado ao descobrir que Goethe, seu ídolo, era um grande admirador do filósofo judeu do século XVII Baruch Spinoza. Após se formar, Rosenberg permanece atormentado pelo "enigma de Espinosa": como poderia o gênio alemão Goethe ter como inspiração um membro de uma raça que Rosenberg considera tão inferior à sua, e a qual ele está determinado a destruir?

O próprio Espinosa estava acostumado a punições. Devido a suas opiniões religiosas heterodoxas, foi excomungado da comunidade judia de Amsterdã em 1656, com então 24 anos, e banido do único mundo que ele conhecia. Embora tenha tido uma vida breve e humilde, vivendo isolado de tudo e de todos, ele é responsável por obras que mudaram o curso da história.

Ao longo dos anos, Rosenberg tornou-se um franco defensor da ideologia nazista, um servo fiel de Hitler e o principal autor da política racial do III Reich. Mas sua obsessão por Espinosa permaneceu. Ao imaginar um inesperado encontro entre Espinosa e Rosenberg, o novelista best-seller Irvin D. Yalom explora as idiossincrasias de dois homens separados por trezentos anos. Usando suas habilidades como psiquiatra, ele investiga a intimidade de Espinosa, o filósofo santo e secular, e a de Rosenberg, o cruel assassino em massa.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (2)

ver mais
O enigma de Espinosa
O enigma de Espinosa

Similares

(21) ver mais
O Melhor de Irvin D. Yalom - Caixa
O carrasco do amor
Vou chamar a polícia
Quando Nietzsche Chorou

Resenhas para O enigma de Espinosa (24)

ver mais
?O enigma de Espinosa | Irvin D. Yalom
on 22/2/22


Ficção-histórica | Drama | 432 pág. O livro aborda, de maneira ficcional, eventos históricos divergentes, mas que se conectam pelos personagens principais: Bento Espinosa, filósofo holandês que foi excomungado da comunidade judaica por desenvolver ideias controversas a respeito da Torá (Bíblia hebraica), e Alfred Rosenberg, conselheiro de Hitler e líder do escritório de pólitica externa do partido nazista. A premissa inicial é justamente o por que Alfred Rosenberg, com sua ideolo... leia mais

Estatísticas

Desejam110
Trocam2
Avaliações 4.3 / 254
5
ranking 50
50%
4
ranking 39
39%
3
ranking 9
9%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

35%

65%

Yasmin
cadastrou em:
14/08/2013 15:45:34
Jenifer
editou em:
03/05/2021 23:26:23

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR