Tempestade de Areia

Tempestade de Areia Karen Soarele

Resenhas - Tempestade de Areia

Luis 20/02/2021

Um mundo em perigo e uma nova heroína
Gostei muito da sequência dde Língua de fogo, o primeiro livro de crônicas de Myríade. Em Tempestade de areia vemos uma Aisling que cresceu e que está, aos poucos, se tornando uma heroína.
Apesar de muito de sua inocência ainda existir nela, isso só a torna uma protagonista ainda mais interessante. Uma guerreira que acredita em sonhos vivendo uma guerra que destrói as esperanças de todos.
Estou ansioso para ler a conclusão desta saga!

Nat 15/12/2018

A fortaleza da Resistência está sendo atacada pelo exército de Vulcannus e são devastados.
Assim, a líder Marian decide que o melhor a se fazer é debandar e abandonar a fortaleza. Marian e Desmond saem em busca de aliados, os míticos grandes lobos das montanhas. Apesar de encontrarem essas criaturas, não recebem ajuda e acabam tendo que fufir para evitarem ser mortos. Enquanto isso, Asling e Dharon acompanham dois soldados, um dos quais tem uma mensagem importante para ser entregue, e chegam na Cidade Ponte, onde se separam devido aos problemas que encontram. Kendra, a pístiro cruel que trabalha para o rei de Vulcannos (e mãe do filho dele), deixa um rastro de destruição por onde passa.

Gostei bastante dessa continuação. Achei que fosse demorar para pegar o embalo da leitura, já que faz um bom tempo que li o primeiro da série, mas não demorou nada. Este livro é bem mais desenvolvido, a ação é constante, gostei do fato dos personagens estarem sempre em movimento. Acho que por isso eu tive um pouco de dificuldade em fazer a resenha, são tantos novos personagens ativos que se escrever muito, acaba dando spoiler. O que importa é que eu gostei do ritmo do enredo e aquele final me deixou sem saber o que pensar. Recomendo.

site: https://ofantasticomundodaleitura.blogspot.com/2018/12/tempestade-de-areia-karen-soarele-bl.html

Aninha de Tróia 19/08/2018

Esse segundo volume foi bem mais complexo que o anterior. Fiquei meio perdida em algumas partes justamente por não prestar atenção ao mapa hahaha, mas gostei mesmo assim. Espero que o próximo livro não demore. Por enquanto, vou me distrair com A canção das estrelas.

C. Aguiar 22/03/2018

Nesse segundo livro nossos personagens queridos estão atualmente localizados na Fortaleza da Resistência. Enquanto o exército inimigo marcha rumo à fortaleza, Aisling tenta a todo custo ficar e lutar bravamente pelo que acredita. Afinal, é difícil abandonar um ideal não é mesmo?

Aisling e Dharon tem uma perigosa missão pela frente. Eles precisam levar um pergaminho para a fortaleza do sul e não será nada fácil ultrapassar os obstáculos que estão aparecendo durante o caminho. No tempo em que isso acontece Desmond e Marian partem em uma missão quase suicida para tentar conseguir a ajuda dos lobos gigantes.

Em meio a esse cenário de revolução também acompanharemos a vida de Kendra.
A pistiro está incerta sobre alguns acontecimentos e alguns problemas parecem surgir para deixar tudo ainda mais confuso. Apesar de ter subido de patente e todas as mudanças que vem acontecendo, ela ainda precisa tomar algumas decisões importantes. Será que isso irá mudar o destino da general?
Como se não bastasse todas as mudanças, Kendra está cada vez mais violenta e começa a montar uma enorme salamandra. A cada momento que passa a general mostra-se menos misericordiosa.

O livro vem trazendo personagens novos, muitas aventuras e ação para todo lado.
As coisas vão ficando mais difíceis e as batalhas mais intensas, por isso prepare seu coração para momentos de tensão.
Alguns mistérios vão surgindo no decorrer da leitura e acontecimentos antigos - que ainda estão sem respostas - estão me deixando mais curiosa acerca da minha personagem preferida. Agora é esperar a continuação para tentar quem sabe descobrir mais e aplacar minha curiosidade.

Não achei nenhum erro durante a leitura, a diagramação está maravilhosa e é possível acompanhar ilustrações lindas no decorrer do livro.
Gostei muito da capa e nesse livro podemos acompanhar o mapa de Myríade. Com isso o leitor pode observar os personagens por sua jornada.

site: http://www.seguindoocoelhobrancoo.com.br/

Sil 21/10/2017

Então recebi o segundo livro do booktour Linguas de Fogo e Tempestade de Areia organizado pela Nathi. Tão logo iniciei a leitura esperando algo diferente do primeiro volume mas acabei me enganado. A obra continua sendo de aventura e agora com mais ação. Posso afirmar com certeza que durante 85% do livro (tá, não sou de exatas mas digamos que praticamente o livro inteiro) tem ação. Seja algo que acontece diretamente com os personagens ou na própria batalha. Com certeza esse é um aspecto positivo que me ajudou bastante durante a leitura, já que ficava curiosa para saber se e quem iria morrer, ou sairia ferido ou até mesmo qualquer surpresa que essas cenas reservam ao leitor.

O meu problema com a obra continua sendo em relação aos personagens. AISLING sendo citada da sinopse dando a entender que é a protagonista, mas que infelizmente continua apagada na trama. Até senti que a autora tentou dar mais foco nela de forma indireta, sempre fazendo os personagens que estão longe da menina lembrar de suas caracteristicas e missão ou até mesmo com sentimento de saudade; mas ainda assim eu não consegui senti a importância dela e muito menos evolução. Quer dizer, no primeiro volume eu citei que houve um amadurecimento precoce da personagem mas neste parece que ela regrediu de alguma coisa. Confiava em pessoas sem nem ao menos conhecer e se colocava em situações de risco desnecessárias. Talvez, de fato, essas sejam caracteristicas de uma protagonista e okay em relação a isso mas não achei que tenha dado continuidade no que começou no primeiro volume.

Em TEMPESTADE DE AREIA a autora inseriu alguns novos personagens, entretanto não sei dizer se eles me agradaram ou não. Apesar de alguns até ganharem certo destaque eles não foram muito bem desenvolvidos; não consegui sentir empatia por nenhum deles. À partir dai eu percebi que, talvez, seja a forma da autora de desenvolver a sua história e que não é uma forma que me agrade muito. Eu gosto de me apegar com personagens e torcer por eles, não apenas sentir curiosidade com o que irá acontecer, entende? E foi assim que me senti nessa leitura. De qualquer forma continuo gostando de Desmond, acredito que ele seja meu personagem favorito da obra e claro que Kendra continua sendo a personagem que eu mais odeio no mundo, ainda mais depois de uma coisa em especial que ela fez neste livro. Sério, odeio essa mulher demais.

Bom, quero ressaltar que os problemas citados em relação a este livro é algo totalmente pessoal, então pode ser que você leia e ache a obra excelente (como eu vi muitas blogueiras que acham). De todo o mais sim é um livro fácil de ler e se você se envolver cem por cento na proposta consegue terminar em um único dia. Tem ação e aventura além de mostrar também valores importantes como amizade. ;)

site: https://mementomoriporkzmiro.blogspot.com.br/2016/05/resenha-tempestade-de-areia.html#more

cotonho72 10/03/2017

Muito bom!!
Nesse segundo volume da série Crônicas de Myríade, voltamos acompanhar as lutas e aventuras de Aisling, Dharon, Marian, Desmond e seus amigos, que agora estão na Fortaleza da Resistência onde a cada momento a tensão aumenta, pois é atacada constantemente pelo exército de Vulcannus. A única maneira de manter a resistência e todos vivos é abandonar a fortaleza e se dividirem em pequenos grupos, a fim de se dispersarem por toda a Hyneldor para se reerguerem e depois se reunirem novamente.
Agora Aisling e Dharon tem uma importante e perigosa missão, levar a última mensagem de esperança para a Fortaleza do Sul, assim foram ao desconhecido, com o pergaminho lacrado com o selo da resistência. Desmond, o Mago do Fogo e do Vento e Marian, partem rumo ao território inexplorado das Grandes Montanhas, em busca dos lobos gigantes e de um destino incerto.
Desde então vamos ora acompanhado as aventuras, lutas e acontecimentos de Aisling e Dharon, ora da perigosa busca de ajuda de Desmond e Marian, para nenhum deles as coisas saem como esperado e muitas mudanças acontecem no decorrer de suas jornadas.
Kendra, a poderosa pistiro de Vulcannus, está atravessando o território, ela está ainda mais poderosa e sua crueldade está ainda maior, não medindo esforços para causar ainda mais destruição por onde quer que passe, além de ser capaz de abandonar seu filho recém nascido.
Novos personagens surgem enriquecendo ainda mais a história, como Kaled que no começo é mencionado no início de quase todos os capítulos aumentando o mistério em torno dele, mas, no momento certo, o seu destino se cruza com o dos nossos amigos e novas surpresas surgirão.
A autora Karen Soarele, novamente nos presenteia com mais uma bela história cheia de magia, suspense, guerra, morte e aventuras, a leitura flui muito bem e quando percebemos já se foram diversas páginas, as descrições dos lugares são ótimas e aguça a nossa imaginação. Observamos também o grande amadurecimento na escrita e também na história, outro ponto que devemos destacar é a ótima diagramação e das ilustrações, gostei muito de ver que dois amigos blogueiros participaram da leitura crítica do livro, eles são Adson “Ace” Barros do blog MultiversoX e a Helana O’hara do blog In The Sky e isso também mostra como a autora tem uma mente aberta.
Para quem quer se aventurar num novo mundo de magia, não pode deixar de ler esse excelente livro de fantasia da nossa literatura nacional, eu não vejo a hora de ler o próximo.

site: http://devoradordeletras.blogspot.com.br

Corujas de Biblioteca 01/07/2016

Uma sequência incrível para Dharon e AIsling.
Tempestade de Areia é uma continuação incrível para a história de Aisling e Dharon. Karen consegue manter um ritmo ainda mais acelerado que no livro anterior, com muito mais reviravoltas e batalhas.
Depois de conseguirem a cura para Dharon, ele e Aisling acabam ficando na fortaleza da Resistência, tentando ajudar a defendê-la dos ataques constantes do exército de Vulcannus. Mas quando os ataques se intensificam e os rebeldes sofrem muitas perdas, a Resistência se espalha em pequenos grupos por Hylleldor. Aisling acaba se separando de Dharon e é encarregada de levar a Resistência do Sul uma mensagem de esperança que pode dar fim a guerra contra Vulcannus.

Kendra, a general do exército de Vulcannus, continua tentando se vingar dos dois e acabar de vez com a Resistência. Com a ajuda de novos personagens, Aisling e Dharon conhecem novas terras em Myríade e entendem melhor a origem da guerra e suas chances de pará-la. Com muito mais conflitos que o livro anterior, Tempestade de Areia nos traz um pouco de romance a dose certa e muitas revelações sobre o passado dos personagens.

Karen trata ess romance, recém surgido na narrativa, com muita delicadeza e cuidado. Um amor leal e simples que ajuda o leitor a se conectar mais com os personagens. Uma coisa de diferente que é colocada no livro é a magia, ela aparece numa posição muito importante e misteriosa, Aisling e Dharon têm muitos obstáculos a frente mas contam com a magia e com um pouco de sorte para sobreviver a eles.

Aisling, novamente, cresce muito durante o livro, dessa vez ela não tem a ajuda de Dharon na maior parte do tempo, então teve que aprender em quem confiar e em como se virar sem a perspectiva do amigo aparecer para salvá-la. Gostei bastante do livro e mal posso esperar para conhecer o resto dessa história.

site: https://corujasdebiblioteca.com.br/2016/06/22/tempestade-de-areia-karen-soarele/

Nath 04/01/2016

Resenha para o blog Pobre Leitora
Tempestade de Areia continua a história de onde ela parou em Línguas de Fogo e só posso dizer que foi uma ótima leitura. Fiquei muito feliz com tudo o que encontrei neste segundo volume.

A Resistência enfrenta um novo e poderoso ataque do exército de Vulcannus, fazendo com que eles precisem se dispersar para sobreviver. Mas isso não é o fim da Resistência e nunca será! O sonho de uma Hynneldor livre não morre e depois de problemas no caminho, Aisling se vê incumbida de entregar uma importante mensagem de esperança para a Resistência do Sul, na capital do reino Datillion. Para está missão, Aisling infelizmente acaba se separando de Dharon e adiando a jornada que os levaria de volta para casa e de volta para sua avó.
Enquanto Aisling enfrenta perigos para poder entregar essa mensagem, Dharon enfrenta outros problemas para encontra-la e ainda temos Marian e Desmond, que enfrentam os perigos das montanhas para tentar conseguir uma ajuda extra de seres poderosos na luta contra a opressão de Vulcannus.
Ainda, no meio de sua jornada, Aisling se encontrará com Kaled, um jovem que vive no deserto de Datillion e tem contas a acertar com o governador desse reino.
Se em Línguas de Fogo tivemos uma aventura deliciosa de se ler, em Tempestade de Areia isso melhorou ainda mais. A escrita da autora amadureceu e assim, seus personagens também. Todos tem evoluções consideráveis de caráter, coragem e lealdade, se mostrando dignos de nos conquistarem e merecerem um final feliz ao término desta série. Aisling foi quem mais me surpreendeu, se mostrando uma menina forte e de valores, que faz o certo e não se abala pelas dificuldades que encontra no caminho. Dou destaque também para a evolução de Marian, que demonstrou ter um lado mais frágil e mesmo assim continuou sendo uma das personagens mais fortes desta aventura.
Fiquei impressionada em como simpatizei com Kendra neste livro. Sim, eu sei que ela é a vilã e é odiada mas, penso que muitos de seus atos se devem as suas origens. Apesar de seus atos horrendos no decorrer da história, alguma coisa nela me atrai.

Neste volume seremos apresentados a mais um território de Myríade, o reino de Datillion, o que achei muito legal. É um lugar totalmente novo e mágico, que me encantou muito. Algumas perguntas foram respondidas, coisas foram reveladas e outras questões foram levantadas, de modo que é impossível não querer logo o próximo volume.
No livro anterior tínhamos sido apresentados a magos do ar e do fogo e neste livro seremos apresentados a um novo poder, o poder de controlar a terra.

As cenas de batalha foram descritas com maestria pela autora, podendo ser facilmente visualizadas e apreciadas. Alguns acontecimentos me deixaram sem chão e isso não foi fácil.

Não posso deixar de comentar da edição, que está ainda melhor. O livro vem com um mapa de todo o território de Myríade e ainda traz diversas ilustrações no decorrer da história. Coloquei aqui duas delas como exemplos. Essas ilustrações estão muito bem feitas e com certeza trazem um brilho a mais para o livro. A capa também é linda, sendo para mim, ainda melhor do que a primeira.
Fico muito grata de ter organizado o booktour dos livros da Karen e de ter podido lê-los, é um aventura que vou levar sempre comigo. Não vejo a hora de poder dar continuidade a essa maravilhosa história!

site: http://pobreleitora.blogspot.com.br/2016/01/resenha-tempestade-de-areia-karen.html

Marcos Pinto 03/12/2015

Excelente fantasia nacional
A melhor sensação literária que existe é a surpresa. Sabe quando você imagina que encontrará um bom livro e ele é ainda melhor? Foi exatamente o que aconteceu quando li Tempestade de Areia. Como essa é a terceiro obra que leio da autora – o segundo da presente série –, já sabia mais ou menos o que esperar. Minha felicidade foi imensa ao perceber que esse livro supera em todos os aspectos o seu anterior.

A guerra continua solta em Myríade. Vulcannus, o reino do fogo, não pretende parar até que tenha todos diante dos seus pés, implorando pela vida, de preferência. Desta maneira, o exército de Vulcannus, sob o comando da Coronela Kendra, continua avançando sobre os inimigos. Com sua ira inacabável e sua ambição ainda maior, Kendra promete não deixar pedra sobre pedra.

Do outro lado, a jovem heroína Aisling enfrenta seus próprios demônios. Seu coração está dividido entre voltar para casa ou entregar uma importante mensagem que tem como destino um reino aliado. Além disso, ela começa a controlar melhor seus poderes sobre o ar, o que lhe torna mais forte. Porém, com esses poderes virão grandes responsabilidades.

“O tempo voava mais rápido do que o vento da montanha, e enfrentar os momentos difíceis lhe era retribuído em forma de maturidade. Seu olhar já não era de uma menininha perdida. Ela sabia o que precisava fazer, e o faria. Estava pronta para ajudar na defesa da Resistência” (p. 24).

Como já disse, Karen conseguiu criar um segundo livro ainda melhor do que o primeiro. O principal motivo para que isso acontecesse foi a sua escrita. Na resenha anterior, eu comentei que ela era leve e direta. Esses aspectos permanecem, felizmente; além disso, é notável um amadurecimento enorme da escrita, o que deixa o enredo mais coeso e a narração melhor.

Contudo, não foi apenas a escrita da autora que se tornou mais madura; os personagens seguem o mesmo caminho. Assim como no livro anterior, Kendra foi a minha favorita. Sim, eu sei que ela é a vilã, que não presta, que ela é ambiciosa, cruel, destruidora e sem coração. Porém, sabe aquela aura atrativa que apenas alguns vilões conseguem ter? Então, ela tem muito disso! A cada página eu gostava mais da Coronela.

Do lado dos mocinhos, Aisling foi a que mais me chamou a atenção nessa obra. O seu crescimento foi notável, tanto psicologicamente como fisicamente. Ela se mostra mais madura e um pouco mais racional, apesar de ainda continuar um tanto impulsiva. Além disso, mostra-se mais forte e mais poderosa. Esse crescimento a deixa com menos cara de criança e com mais cara de uma possível grande heroína da série.

“Apenas quero que saiba que o passado é imutável, mas o futuro depende de nossas escolhas” (p. 47).

Outros bons personagens continuam aparecendo, como Marian e Desmond. Aliás, os dois também possuem uma ótima evolução, o que deixa todo o contexto mais brilhante. Dharon também aparece nessa obra; apesar de ser importante na construção do enredo, não recebe tão foco como no livro anterior. Não obstante, ainda temos a entrada de um novo personagem que promete ser importante dessa obra em diante: Kaled. Tenho certeza que ele ainda vai me impressionar nos livros seguintes.

Outro ponto me fez gostar ainda mais desse livro: mortes. Sim, temos algumas. Gosto de reviravoltas em obras e alguns personagens encontrarem a morte sempre é um recurso interessante. A autora, percebendo isso, mostrou inteligência ao utilizar esse recurso. Ao matar alguns personagens, tocou o lado mais emotivo do leitor e deixou todo o enredo muito mais envolvente.

Não bastando apenas excelente construção do enredo e dos personagens, o livro ainda ganha o leitor pela parte física. A capa é muito bonita, apresentando os personagens da obra. Além disso, temos uma ótima diagramação que conta espaçamento confortável, letras grandes e ilustrações. A revisão também ficou muito boa. Ou seja: tudo contribui para uma boa leitura.

“O pior inimigo é aquele que não se vê” (p. 237).

Tempestade de Areia, segundo volume da série Crônicas de Myríade, é uma fantasia juvenil muito boa e que ganha o leitor com facilidade. Além disso, conta com narração inteligente, um universo coerente e bem desenvolvido e que supera, em alguns aspectos, até obras de autores consagrados do mesmo gênero, como algumas do Rick Riordan. Ainda há espaço para evolução dentro do universo, mas, no momento, só tenho a bater palmas para a autora. O livro é, sem dúvidas, mais do que recomendado.

site: http://desbravadoresdelivros.blogspot.com.br/2015/09/resenha-tempestade-de-areia.html

Caverna 29/11/2015

Após sermos apresentados a ótimos personagens e aventuras intensas em Línguas de Fogo, Tempestade de Areia chega já com muita aventura logo nas primeiras páginas. Para quem leu minha resenha do primeiro livro, vai ver aqui que eu mordi minha língua ao reclamar do desenvolvimento e da melhor exploração do universo e reinos criados: no segundo livro, Karen nos joga de cabeça no mundo de Myríade.

A Resistência está sendo fortemente atacada pelo exército de Vulcannus, e a melhor opção deles é se dissipar para se reencontrar em breve, reunindo forças. Sendo assim, Marian e Desmond saem atrás de aliados para aumentar suas forças, enquanto Aisling e Dharon ficam com a missão mais importante: entregar uma mensagem super importante da Resistência aos aliados de Datillion, uma mensagem que pode definir o destino não apenas da Resistência, como de Myríade, visto que o exército de Vulcannus está cada vez mais forte e conquistando mais e mais terreno.

Nessa aventura, Aisling e Dharon têm que passar pela Cidade Ponte, onde são separados ao serem descobertos, e Aisling têm que seguir seu caminho sozinha, se tornando cada vez mais e mais independente e madura. Enquanto no primeiro livro tínhamos o foco na amizade dos dois, nesse segundo somos apresentados a um pouco mais de romance entre Marian e Desmond, mas na medida certa, o que faz a coisa toda muito mais real.

A narrativa é em terceira pessoa, variando o foco entre os personagens: desde Aisling, até Kendra, a pisto vilã-malvada-que-solta-fogo. Isso é muito bom, porque nos dá uma ideia verdadeira do que está acontecendo com cada personagem, e tudo faz mais sentido quando as histórias se cruzam. Inclusive, uma coisa que eu gostei muito, foram os capítulos que mostravam Kendra, porque, afinal, ninguém é 100% mau (acho), e foi muito legal ver algumas vulnerabilidades dela, "sua" visão de mundo e porque ela faz o que faz.

Enquanto Aisling percorre Myríade para entregar a mensagem e conhecendo muitos personagens novos e lugares diferentes, Marian e Desmond enfrentam o frio absurdo das montanhas (era um deserto?) procurando aliados, mais especificamente: os Grandes Lobos da Montanha, que, na verdade, são apenas uma lenda. Mas uma lenda que vale a pena arriscar para ver se é real ou não. Marian, como uma líder extremamente corajosa, mesmo com todos os obstáculos que encontra, deposita sua fé em Aisling e continua a dar a cara a tapa pela resistência, sua crença e seus amigos.

Como nem tudo é um mar de rosas, todos os obstáculos possíveis parecem entrar no caminho de nossos 4 personagens principais, enquanto para Kendra parece que tudo simplesmente flui (aquele momento de desespero que o vilão tá conseguindo tudo e os heróis não). E isso não é uma crítica, porque Kendra consegue o que quer, sendo quem ela é: realmente má. E realmente soltando muito, muito, muito fogo.

Buscando aliados e percorrendo caminhos difíceis, a Resistência, no meio de tudo isso, ainda tem que chegar à capital de Datillion, o próximo local que Vulcannus atacará, o que poderá definir o resultado da guerra e o destino de Myríade. E claro que para uma batalha tão importante, no comando está Kendra e seu corpo vermelho-fogo, com todo seu ódio para destruir tudo em seu caminho. E uma batalha tão importante nunca vem antes de muita coisa e um leitor muito ansioso!

Há uma personagem muito intrigante junto aos Lobos das Montanhas, que eu realmente tô curiosa pra entender mais sobre... Como aquilo aconteceu? (é spoiler dizer que ela é IDÊNTICA a Aisling?) Outro personagem, é o que eu esqueci o nome (não me batam), mas que está sempre com a Kendra. Ele acompanha toda a história dela com a criança, filho dela, e é realmente um personagem que eu gosto muito. E tenho pena, porque deve ser literalmente infernal estar sempre ao redor de Kendra.

Ainda há outro personagem que preciso citar: Kaled. Ele aparece logo no começo do livro, e depois seus capítulos parecem ser totalmente desconexos com o restante da história, até que... Bom, até que não é. Kaled é um guerreiro do povo do deserto e se torna um verdadeiro aliado. Adorei o modo como ele entra no restante da história, e quero muito mesmo saber o que acontece a seguir com eles.

Em Tempestade de Areia há muito mais sobre os Reinos, lendas e mitos, muito mais da história de Myríade, exatamente como eu disse que queria no primeiro livro! A única coisa é que como o livro começa com tudo e fazia muuuuito tempo que eu tinha lido o primeiro, no começo eu fiquei bem confusa até lembrar quem era quem, onde eu estava, etc (porque eu sou perdida, gente, juro). Acho que se eu pegasse todos os livros da série para ler de uma vez, ia mergulhar de verdade e acabar ficando de Ressaca Literária, porque até mesmo a história da Rainha da Primavera parece ter alguma ligação com tudo (leiam o e-book!).

Foi difícil no começo eu entrar de cabeça no livro por me sentir meio perdida, depois de tanto tempo, senti um pouco de falta daquilo que algumas séries fazem de reforçar alguns conceitos (que quando você lê tudo seguido parece forçado, mas depois de tanto tempo sem ler, faz falta), mas valeu a pena me forçar. Vale a pena entrar em Myríade e conhecer tantos personagens maravilhosos, porque todos são humanos (até a Kendra, acreditem) e nesse segundo livro vemos muito mais a relação com outros personagens, há amizade, amor, perdas (sério, POR-QUE), superação de medos... Tudo em suas poucas 300 páginas, que nos levam a um universo completamente diferente que nos prende de verdade.

site: http://caverna-literaria.blogspot.com.br/2015/11/tempestade-de-areia.html

Rox 17/07/2015

Opinião do blog Doce Sonho Alado!
Tempestade de Areia tem um clima bastante diferente do anterior, desta vez somos levados de forma mais profunda na guerra que ameaça o povo de Myríade e podemos entender mais a influência e poderio de Vulcannus. Após sucessivos ataques, os integrantes da Resistência se veem obrigados a abandonar a Fortaleza para tentar a sorte nos cantos remotos onde ainda existem aliados. Embora esta não fosse a missão inicial, Aisling e Dharon logo acabam sendo incumbidos de levar uma misteriosa mensagem a Datillion, cujo conteúdo pode ser crucial no desenrolar da guerra.
O livro está repleto de emoções fortes, coisas que nos levam a praticamente sentir na pele o que está acontecendo com os personagens. Gostei bastante da forma como a autora conseguiu expressar a diferença entre aqueles que baixam a cabeça e se contentam com a situação desigual, contanto que continuem com as suas vidas simplórias; e aqueles que realmente lutam por um ideal, pensando no que seria o melhor para todos. Nós vamos aprendendo lições valiosas no decorrer do enredo, e no fim acabamos enfrentando algumas perdas dolorosas, que por sua vez aconteceram por um motivo maior.
Somos apresentados também a novos cenários e personagens. Dou destaque principalmente aos lugares mais criativos como Riverlyn, a cidade-ponte, e a floresta de Datillion, pois ambas tem um apelo "visual" que chama atenção de todos os leitores que tem boa imaginação e conseguem montar os lugares na própria mente enquanto leem (sou assim também, aliás... hehe).

Para mais informações, acesse:

site: http://www.docesonhoalado.com/2015/07/livro-tempestade-de-areia-edicao-kindle.html

@biaentreleituras 14/07/2015

Muitas aventuras, batalhas sangrentas e muitas surpresas
Tempestade de Areia é o segundo livro da série Crônicas de Myríade, o primeiro é Línguas de Fogo. O livro começa com a fortaleza da Resistência sendo atacada pelo exército de Vulcannus e os guerreiros se vêem sem saída, a única maneira de conseguir escapar e ter alguma esperança é partir em retirada e abandonar a fortaleza, uma estratégia arriscada mas que nas atuais condições é a melhor. Recheado com boas aventuras e batalhas sangrentas Tempestade de Areia é uma história para quem procura um livro incapaz de soltar até terminar a leitura, apesar de ter 308 páginas você consegue ler bem rapidinho instigado pelo desejo de saber o que vem adiante. Embarque comigo e viaje pelas terras de Myríade.

Devastados pelo ataque de Vulcannus a resistência opta por abandonar a fortaleza e se separam com a promessa de se reencontrarem, Marian e Desmond saem em busca de aliados enquanto Asling (minha personagem preferida) e Dharon seguem em busca da avó de Asling que lhes enviou uma mensagem, os demais integrantes da resistência partem em pequenos grupos (para não chamar atenção) por diferentes caminhos.

Asling e Dharon vão acompanhar dois soldados e um deles está encarregado de entregar um importante pergaminho que contém algo que pode mudar o rumo da guerra, porém nenhum deles sabe o seu conteúdo, depois de um certo tempo de viagem eles acabam chegando na chamada Cidade Ponte onde enfrentam o primeiro imprevisto da jornada, com trágico acontecimento Asling e Dharaon se separam e a jovem se vê responsável por entregar o pergaminho, Asling é uma jovenzinha muito determinada e corajosa, sabendo que o destino de toda a Hynneldor pode estar no pergaminho ela não mede esforços para entregá-lo. Porém o destino não está em seu favor e muitos imprevistos acontecem durante o caminho.

Enquanto Asling e Dharon estão separados e em sua própria missão, Marian e Desmond estão enfrentando todo o frio das montanhas em busca de uma ajuda que para muitos não passa de uma lenda, os Grandes Lobos da Montanha, Marian é uma líder destemida e não se deixa abater, sempre carrega em eu peito a resistência e é capaz de dar a própria vida pelos seus ideais e amigos, ao se depararem com uma jovem exatamente igual a Asling Desmond deixa Maria alguns metros atrás e começa a seguir a garota ( um tremendo erro), agora separados Desmond está diante dos Grandes Lobos e eles não são nada amigáveis, mas o forte Mago do Fogo e do Vento (assim que ele é conhecido) apesar ter se enfiado em uma baita enrascada vai contar com a ajuda de uma pessoa que não posso revelar quem é, mas quando acontecer fiquem de olho nela poisa personagem promete!

Enquanto a história dos heróis é revelada aos poucos podemos acompanhar também a terrível vilã Kendra, uma pistro cruel que não tem quaisquer sentimentos bons e se mostra cada vez mais desalmada, a tal megera é capaz de abandonar seu filho recém nascido para atender aos caprichos do rei de Vulcannos (o menino é filho do rei que desde que soube de sua existência exigiu que Kendra se livrasse da criança). Por todo caminho que a vilã percorre acompanhamos desgraças e mortes, onde quer que ela chegue sua simples presença é capaz de provocar tumulto e ela faz questão de mostrar quem está no poder. Mas até a coronela tem seus próprios sofrimentos (não que isso a faça boazinha ou digna de pena), durante a trama ela precisará se livrar de um imprevisto no seu caminho e arquiteta um plano aparentemente infalível.

Tempestade de Areia ainda nos apresenta Kaled que se tornará um verdadeiro aliado para Asling e a protegerá de tudo o que a possa colocar em perigo. O novo personagem ganhou meu respeito e digo que merece uma atenção especial, Kaled prova que é um guerreiro sábio e no momento em que seus amigos mais precisam dele a decisão que toma é extremamente importante para o rumo em que a guerra vai tomar.

Karen conseguiu escrever o segundo livro das Crônicas com maestria e muitos detalhes, inclusive existem algumas ilustrações pelas páginas que nos permite adentrar ainda mais em Myríade e a imaginação voa livremente. São muitas aventuras e detalhes que seria impossível falar mais sem spoiler, mas posso alertar de coração partido que em meio a muitas tragédias, uma se sobressai, uma terrível baixa vai abalar não somente o coração dos personagens mas também do leitor, fiquei chocada com a autora por ter tido tamanha insensibilidade para com seus leitores ( rs mas faz parte kkkk karen brincadeirinha!).

" O passado é imutável, mas o futuro depende de nossas escolhas."

site: vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br

Letícia 07/02/2015

Tempestade de Areia foi superior!
Bom, como todos sabem Tempestade de Areia é o volume 2 da série Crônicas de Myríade, o mundo mágico criado pela talentosa escritora paranaense Karen Soarele! Eu já entrevistei a Karen e ela sempre foi muito gentil conosco aqui do blog e por isso, tive todo um preparatório para ler Tempestade de Areia, então mergulhei de cabeça, esperando pelas aventuras que esperavam os meus já conhecidos personagens.
Se você não leu o volume um, aconselho-te a não ler essa resenha, pode conter algumas informações consideradas spoilers, mas se você não liga, então vamos em frente!
O livro dois começa exatamente com todo o pessoal da Resistência que sobreviveu tendo que dar no pé para não ser literalmente massacrado pelos soldados de Vulcannos e claro que estes guerreiros não iriam deixar a causa para trás, né? Assim, a valente Marian incumbe um grupo de pessoas a levar uma mensagem para a Resistência do sul, uma mensagem que poderia salvá-los da dominação total do reino do fogo.
Aisling está neste grupo de pessoas, ela e Dharon que, na verdade, precisam ir a busca da avó de Aisling na capital de Vulcannus, Maerodrath.
Enquanto eles partem com bons suprimentos para as terras ermas de Hynneldor com destino a Datillion, Marian e o mago do fogo e do vento, Desmond partem para as montanhas geladas em busca dos lobos que os ajudaram na reviravolta contra os soldados de Vulcannos.
Até ai o livro segue um ritmo bem panorâmico, mostrando-nos um pouco mais sobre a cruel Kendra e o seu caso com o rei de Vulcannus. O que aconteceu com Hart, o que aconteceu com todo mundo na verdade e eu achei isso muito legal, para fugir um pouco do foco somente em Aisling. Gostei também que em cada capítulo novo tínhamos uma alusão a um povo misterioso que vivia no deserto... E em consequência, devorávamos mais e mais rápido para descobrir logo de quem se tratavam!
Enfim, Aisling e Dharon encontram dificuldades quando chegam em Riverlyn a cidade ponte, pois o chefe da guarda descobre uma flor de neve na carruagem deles e tudo dá uma reviravolta tremenda nessa parte. O verdadeiro portador da mensagem da Resistência é morto e Dharon entra numa luta de espadas com o pessoal da guarda enquanto manda Aisling correr. A garota não sabe o que fazer e para completar, a bolsinha com a mensagem é roubada por um garotinho.
Aisling não pensa duas vezes para sair correndo atrás do garoto e como se não bastasse, até cair no rio Cerúleo, essa maluca caiu, mas graças a ajuda do ladrãzinho, ela não sofreu danos maiores (ô aflição!). Por fim, Aisling consegue recuperar a mensagem, mas adivinhem? Como se não fosse o bastante, ela é capturada pela coronela Kendra que a trata tão bem que tem direito a gaiola e tudo! Para seu espanto, Aisling reencontra Hart, o seu amigo cartonista que conheceu a bordo do Elo. Ele parece encarregado de cuidar do filhotinho de Kendra... Oi? É isso mesmo pessoal, mas não vamos adentrar mais a isso!
Enquanto isso nas montanhas... Marian e Desmond conseguem achar a matilha dos lobos da neve, mas ao invés de serem recebidos com aplausos e músicas felizes, esses dois passam por maus bocados nas mãos desses lobos doentios e que não querem cooperar com nada. Exceto por Doulce a doppelganger da Aisling! (ok, esse termo sou eu quem estou usando, tá gente?) Doulce é a loba que os ajudou na batalha na resistência e correndo todos os riscos, ela ajuda Marian e Desmond a irem embora de lá com vida. Esses dois estão determinados a encontrarem uma saída, principalmente após Marian Cabeça Dura, deixar-se encantar pelo meu lindo Desmond! Finalmente hein dona Marian? Mas alegria de pobre dura pouco... Os pobres coitados são presos e levados até a rainha de Hynneldor que para Marian não é realmente a rainha já que não veio da dinastia da rainha da primavera.
Dharon, que ficou para trás, vai em busca de Aisling, mas a amiga parece ter desaparecido do mapa e ele não descansará até que possa botar suas mãos nela. Mas pobre moço, trilha os piores caminhos possíveis... Vou te falar, se tiver gente azarada... Esse cara é o Dharon! Mas também não vou falar nada a respeito!
Só quero deixar claro aqui que o personagem que me fez suspirar desde o momento que apareceu foi o senhor Kaled... Aisling sua boba! Agarra logo esse cara, porque igual não tem! Acho até que o livro fluiu mais desde que ele entrou em cena, gente... O que é aqueles braços fortes e jeitinho irritado empunhando uma espada curvada? Ah, eu amei *--*
Não irei falar mais nada sobre o enredo em si, apenas quero destacar que o livro dois da série está superior ao primeiro em todos os sentidos! Tudo o que eu havia observado no volume um foi visivelmente diferente no volume dois e até que foi bom esperar um pouco mais, porque agora a Karen já publicou o três que eu quero muito \0/
O enredo está de tirar o fôlego, o ritmo da história é alucinante e você vai na onda sem pensar! A magia e a fantasia já nem causam mais estranhezas, pois você já se sente em casa. Myríade é muito mais explorada nesse volume. Não ficamos só em Vulcannus e Hynneldor, não! Nós vamos além e as descrições da Karen estão fantásticas! Sério, quando ela descreve a cidade Ponte, eu me imaginei lá, é como se as gotículas de água estivessem caindo na minha face e engana-se quem pensa que foi de maneira superdescritiva! De jeito nem um! Os personagens também ganharam mais uma camada. Como assim? Para quem se lembra, um dos pontos negativos que eu encontrara no livro foi que os personagens eram muito rasos, eles não eram aprofundados, mas neste livro, podemos perceber que Karen colocou-os em 3D literário! (aeeee!!!) Desta vez, percebemos personagens mais maduros, cheios de contradições, como pessoas de verdade, eles tem medo, tem seus problemas e arranjam seu jeito para sair deles. Claro que alguns personagens foram mais bem explorados nessa questão da profundidade e dou destaque a Kaled que desde o início foi completo! Mal posso esperar para poder conhecê-lo melhor! O tempo do livro é realmente excelente. Nada fora do lugar, tudo perfeito e casando de maneira harmônica com o espaço que, como já disse antes, é bastante amplo, explorando novos cantos de Myríade.
O narrador do livro continua a ser o onisciente seletivo neutro e eu acho que funciona bem para esse tipo de história, pois não mantém um foco apenas, mas alguns focos que nos ajuda a ter uma visão mais ampla sobre a história.
Neste volume, tivemos um amadurecimento, não somente da escrita, mas também da história em si e eu nem consigo imaginar como será o próximo livro, por isso preciso dele logo! Alguns acontecimentos me emocionaram de verdade, não posso dizer, mas cheguei ao fim do livro com uma bola na garganta, como se eu tivesse comido argamassa! Que maldade viu, Karen?! Por isso, algumas com as quais fiquei chocada não me fizeram (ainda) dar as 5 estrelas ao livro. Não que não mereça, mas quem ler, vai entender do que estou falando. Porém, de verdade, essa série está a me surpreender, mesmo! Porque em um universo onde tudo o que é criado nos termos de inventar um novo mundo é comparado a Tolkin e Martin, é difícil ser tão original quanto Karen foi e está sendo. Por isso, parabéns a essa incrível escritora da nossa Literatura Fantástica!
Sendo assim, recomendo demais essa série! Não apenas para adolescentes, mas para todas as pessoas que adoram viajar ao ler um livro e serem tragados por vidas que não são nossas, mas passam a fazer parte de nós de maneira imprescindível!
Tempestade de Areia foi uma surpresa e tanto! Foi um amadurecimento, uma conquista e com certeza continuarei a acompanhar essa série, e vocês leitores vão acompanhar todas as minhas impressões aqui, no nosso cantinho!
Um grande beijo pessoal e até a próxima!

site: http://eraumavezlivrosecia.blogspot.com.br/

Francine 07/08/2014

Equilíbrio entre aventura, ação, drama e romance com uma boa dose de fantasia!
Eu tive acesso a este livro por meio do Book Tour organizado pela querida Lia, do blog Doces Letras. Eu agradeço pela oportunidade, porque ameeeei a leitura!

Tempestade de Areia teve tu-do o que gosto! Equilibrou aventura, ação, drama e romance com uma boa dose de fantasia. A autora, Karen Soarele, me presenteou com as suas palavras e me vi completamente envolvida na história! Valeu muito a pena conhecer este talento nacional, gente!

Se em Línguas de Fogo, primeiro volume da série Crônicas de Myríade [resenha aqui], tiveram momentos nos quais senti que "nada acontecia", em Tempestade de Areia tudo acontecia ao mesmo tempo e numa velocidade emocionante! Eu me sentia ansiosa a cada vez que precisei interromper a leitura, porque queria saber o que aconteceria com os personagens na sequência (rs). Adoro quando isso acontece!

Narrado em terceira pessoa, neste volume vemos que Vulcannus está conquistando ainda mais terras de Myríade. Suas tropas são violentas e matam quaisquer pobres aldeões, disseminando o sofrimento. Quem sobrevive precisa pagar altos impostos sem nada usufruir, o que aumenta a pobreza e a injustiça. A Resistência está decaindo e cresce a necessidade de recuar. Por isso, Marian, a líder da Resistência (e minha personagem favorita!), decide que todos devem se separar. Antes de partirem, uma importante mensagem é enviada para a capital de Datillion e nela havia a última esperança contra o exército de Vulcannus!

Mas, no trajeto, o mensageiro morre e nossa protagonista, Aisling, se torna a única pessoa capaz de levar a mensagem ao seu destino. Logo no início dessa missão, ela se separa de seu fiel amigo Dharon e precisa ser forte para sobreviver aos obstáculos sozinha! E a autora não cansa de colocar cada vez mais desafios à personagem (rs). Por vezes senti uma grande tensão e simpatia por Aisling. Mas a garota é forte, gente! Seu coração é nobre e nada poderia fazê-la desistir de seguir em frente. Eu gostei muito disso nela!

Vale dizer que os capítulos alternam seu foco sobre cada personagem, o que deixou o enredo ainda mais dinâmico! Todos eles enfrentavam suas próprias dificuldades para chegarem ao mesmo destino: a capital de Datillion. Mesmo separada e quase sem forças, a Resistência sabia que as tropas de Vulcannus logo atacariam aquele reino. Eles precisavam defendê-lo, pois, se essa guerra fosse perdida, Myríade finalmente sucumbiria ao poder de Vulcannus. Enquanto todos eles estão dispostos a defender a capital, a nossa perigosa vilã, Kendra, é enviada justamente para a missão de comandar Vulcannus neste embate! É claro que este é um grande duelo esperado pelo leitor a cada página.

O que me deixou mais curiosa durante a leitura, no entanto, foi o Prólogo. A autora começou o livro apresentando-nos um novo personagem, que habitava no deserto: Kaled. Parecia uma história completamente à parte, porque ao longo do livro, no início de cada novo capítulo, havia uma frase que nos lembrava de Kaled. E eu fiquei um bom tempo imaginando como a autora relacionaria a história de Aisling e da Resistência com o povo do deserto! Foi muito legal o jeito como ela o fez. Uma criatividade sem limites, amei!

Em Tempestade de Areia, há mortes e várias cenas imprevisíveis. O desfecho foi ótimo, porque deixou aquele sabor de "quero mais" para os próximos volumes! Não vejo a hora de colocar minhas mãos sobre ele (haha). A diagramação está linda e há várias imagens ao longo do livro que enriquecem a imaginação. Na capa temos vários personagens e ao fim da leitura flagrei-me olhando-os com saudade (rs). Só posso agradecer pela oportunidade de ler este livro. Com certeza, recomendadíssimo!

Uma observação: Eu preciso declarar que estou apaixonada pelo casal: Marian e Desmond! Sabe aquele tipo de amor que coloca o outro acima de si mesmo? Que só quer protegê-lo? Eu me vi loucamente envolvida pelos dois. Eu me tornei uma verdadeira fangirl deles!

Confira os meus quotes favoritos em:

site: http://myqueenside.blogspot.com.br/2014/08/resenha-38-tempestade-de-areia.html