Os Companheiros do Crepúsculo

Os Companheiros do Crepúsculo François Bourgeon

Resenhas - Os Companheiros do Crepúsculo

mateuspy 01/02/2023

Uma HQ difícil de fechar o sentido, difícil de oferecer uma
leitura totalizante (como se costuma fazer com resenhas de quadrinhos). Que prazer encontrar uma história assim, especialmente a segunda das três encontradas nesse volumão, histórias que conseguem caminhar entre o simples e o hermético, ao mesmo tempo que transitam entre o histórico e o fantástico.
Só lamento que um trabalho tão denso não seja acompanhado de nenhum texto, nem prefácio nem posfácio, trabalhos que colaborariam em muito num aprofundamento e numa expansão de leituras possíveis da obra. Com certeza uma obra de se revisitar ao longo dos anos.

daniel.gumiero 04/10/2017

a época medieval
Este é um dos gibis que nos deparamos na vida e nos mostra que a estória em quadrinhos atingiu um patamar que não pode mais ser considerada apenas para crianças ou inferior a uma publicação em livro. Uma estória de inicio confusa, mas que aos poucos se torna viciante ler e ao final de cada capitulo você se sente diferente da mesma forma como se tivesse lido um bom livro. Seus diálogos em um português levemente arcaico te induz a realmente uma proximidade com o período em que passa a estória (guerra dos 100 anos). Os traços muito bem feitos também trazem a tona uma obra que pode ser aproveitada tanto intelectualmente quanto visivelmente.
Para quem já tem um costume para leituras de quadrinhos europeus (que são bem distintos dos americanos ou de heróis) ou até mesmo aprecia um bom filme produzido no velho continente, esta obra irá lhe satisfazer.

Joao Felipe 29/10/2016

Uma Nova Descoberta
A Europa sem duvidas é muito diversificada em obras da nona arte, e Os Companheiros do Crepúsculo é linda, em narrativa e ilustração.
È uma leitura densa e merece toda a atenção ao ler, tanto pela linguagem que brinca muito com metáforas, tanto na arte que ambas dialogam magistralmente.