A Poderosa Chefona

A Poderosa Chefona Tina Fey

Resenhas - Tina Fey - A Poderosa Chefona

@Cb.victorpi. 29/02/2024

Sim!!
Muito bom ver/ler essa biografia da Tina Fey dividindo conosco a sua história familiar, profissional e pós-30 Rock. Sou fã dela e curti muito. Era um livro que queria ter lido e agora faz parte das minhas memórias. Tina Fey Rainha!

Hiago 11/05/2023

A Poderosa Chefona - maio/23
Uma leitura agradável, divertida e especialmente interessante para quem já curte o trabalho da excelente Tina Fey!

Rafael Brito 20/01/2022

Tina Fey por ela mesma
O texto é bem tranquilo de ler. Durante o livro tem algumas referências que a maioria dos leitores não conhecem, mas que não muda a dinâmica da leitura.

Pra mim, os melhores capítulos são qiando ela fala (bastante) dos bastidores. De quando ela começou no teatro de improvisação, passando pelo Saturday Night Live e concluindo em 30 Rock, já que a série estava no ar quando o livro foi lançado (2011).

Apesar de ser uma biografia, não gostei tanto dos capítulos mais focados na família dela, exceto quando falava sobre os pais. É legal ver a trajetória de vida de uma celebridade, gosto muito de biografias, mas essa não me pegou. Estava mais interessado nos bastidores, como é a história de 30 Rock.

De toda forma, é um livro bom de ler. Recomendo e dá pra tirar boas risadas.

katyblanchett 01/06/2021

Tina é um dos maiores ícones da comédia de todos os tempos. Tudo que ela escreve, produz e atua me atrai totalmente. Não foi diferente com a biografia da ícone! Com exceção de algumas piadas indesejadas, o livro me rendeu varias risadas gostosas e foi muito bacana conhecer melhor a carreira dela.
Assistam 30 rock ?
TINA FEY TE AMOOO

Bárbara @barbaraapedroso 02/02/2021

Definitivamente não achei o livro incrível e me incomodei com algumas passagens, mas, de um modo geral, é um livro fácil de ler.

Cogitei abandonar a leitura algumas vezes no início, tanto porque não é meu tipo preferido de humor em leituras (adoro as séries e filmes criados/escritos pela Tina Fey, mas, como leitura, não me identifiquei muito com o estilo), como também porque achei tudo um pouco confuso e forçado no início. Mas, lá pela metade do livro, me acostumei com a escrita e me afeiçoei mais pela Tina e pela história de vida dela.

Pra quem é fã de 30 Rock, imagino que a experiência seja muito mais divertida. Como não acompanhei o programa (apesar de já ter visto alguns episódios), não tive o encantamento pelas partes que citam a série que acho que faça com que tanta gente adore esse livro.

Senti falta de mais dicas/conselhos dessa mulher tão poderosa no seu trabalho, porque foram as partes das quais mais gostei. Vale a leitura pra quem acompanha a Tina há bastante tempo, mas, pra quem não acompanha, acho que existem livros desse estilo que sejam muito mais proveitosos, como 'O ano em que disse sim' da Shonda Rhimes.

maybortolo 01/01/2021

Tina Fey maravilhosa!
Amei esse livro, leitura super fácil, como se estivesse conversando com a própria. Divertido e leve, recomendo!

Tirso 20/08/2020

Mais interessante do que cômico.
Considero Tina Fey uma das mentes mais brilhantes da comédia na atualidade! Sou fã de seus trabalhos e também da personalidade que ela transparece em suas entrevistas, por isto resolvi ler este livro esperando que ele fosse repleto de momentos engraçados, mas o resultado foi um pouco diferente.

Pensando no aspecto cômico, não considero que o livro possua grandes momentos de risadas, mas ao mesmo tempo achei o texto muito relaxante e interessante. É como se o enredo tivesse "compensado" a falta de comédia que estava esperando. No final fiquei satisfeito com a leitura, conheci melhor essa atriz que tanto admiro e consegui compreender melhor muitos pontos sobre o "fazer televisão".

No mais, devo dizer que creio ter cometido um erro em ler esse livro e não ouvir seu audiobook, a capacidade de transferência da comédia deve ser muito melhor ouvindo as histórias sendo narradas pela própria Tina Fey.

Andrea.Salles 30/05/2020

O livro é engraçado. Conta várias coisas dos bastidores da sitcom que ela escrevia, participava e era a chefe.

Mikaela 08/10/2019

Humor ácido, empoderamento e reflexões
Você pode não conhecer Tina Fey, mas com certeza conhece o que ela escreveu. A mulher é uma das roteiristas de Meninas Malvadas! Esse humor ácido e nonsense de Fey também pode ser visto na série 30 Rock e nas temporadas antigas de Saturday Night Live.

Quem não conhece essas referências, pode até se perguntar se vale a pena ler esse livro. Eu comecei A Poderosa Chefona porque queria ler autobiografias de mulheres de sucesso. Mas, pra ser sincera, o motivo real é que eu li as primeiras palavras e de repente NÃO CONSEGUIA PARAR DE LER e aproveitava todo momento livre pra dar mais uma lidinha!

Parafraseando Meninas Malvadas, eu gastava 80% do meu tempo falando de Tina e nos outros 20% estava torcendo para alguém mencioná-la, para que eu pudesse falar mais. Ok, brincadeiras à parte, o livro é realmente muito fluido, daqueles que dá para terminar em um dia.

Não é o que você espera do livro de uma mulher de sucesso, né? Normalmente esse tipo de livro vai se demorar mais em alguns conceitos como o empoderamento feminino, citar dados, esse tipo de coisa (eu posso recomendar também Faça Acontecer, da Sheryl Sandberg, que, apesar de mais sério, é muito bom de ler. Não, eu não virei a doida à procura de ferramentas de coaching).

Mas Tina Fey engata na história da infância (que foi marcada por uma tentativa de assassinato -!!!!- que ela não aprofunda por justamente não querer ser conhecida por isso), passa pela adolescência nerd, os primeiros passos na comédia do improviso, os fracassos, o sucesso…. E você apenas a acompanha, como se estivesse ouvindo uma amiga muito engraçada falar.

No meio de todas essas piadas, existem lições valiosas sobre aceitar o próprio corpo. Afinal, Tina Fey é uma mulher poderosa em Hollywood e esse tipo de pressão costuma acontecer.

Parece bobo ler livros desse tipo. Afinal, que homens leem sobre “como ser um chefe homem”? Para eles é natural porque passaram a vida inteira aprendendo que o mundo é deles. A minha geração, pelo menos, só veio naturalizar que, ei, o mundo também é das mulheres e nós merecemos o topo, de uns anos pra cá.

Antes disso, as mulheres independentes eram representadas como megeras ou coitadas nos filmes. Com o exemplo de Sheryl Sandberg, do Facebook (vale ressaltar que eu não concordo com as políticas dela e do Zuckerberg que ameaçam a privacidade dos nossos dados, mas o livro dela é bem interessante para incentivar a carreira das mulheres), a showrunner Shonda Rhimes e a própria Tina Fey falando sobre suas carreiras, é possível vislumbrar que esse caminho também pode ser o de qualquer mulher.

Além da clara dificuldade de aceitação das mulheres na comédia (As Tinas Feys e Tatás Wernecks ainda não são muitas) por fugirem dessa perfeição imposta ao gênero, não é fácil também a pressão para que conciliem família e trabalho.

Ela também fala sobre a falta de respeito que as mulheres mais maduras sofrem no show business. Se elas não são mais “atraentes”, são chamadas de loucas. Para Fey, a solução é a seguinte:

"Me parece que o remédio mais rápido para essa situação de “mulheres loucas” é que mais mulheres se tornem produtoras e contratem diversas mulheres de várias idades."

Eu recomendo A Poderosa Chefona se você tem uma pequena noção de quem é Tina Fey (porque pode ser chato ver referências de programas que você nunca ouviu falar) e é de boas com o humor ácido e autodepreciativo da autora. Mas ela é realmente engraçada e os capítulos são construídos de forma leve, com inserção de alguns scripts, sem que a leitura se torne arrastada em nenhum momento.

E, claro, se você quer ler mais sobre empoderamento feminino no show business. Você não vai se deparar com um tratado sobre feminismo e nem com uma análise profunda das mulheres na comédia, mas é bom unir uma boa leitura com um excelente tema.

site: https://perolasepipocas.wordpress.com/2019/04/26/resenha-a-poderosa-chefona-tina-fey/

@gugugb 27/02/2019

Hilariante da capa, contra capa... até a última página!

@renatavarelaescreve 15/03/2018

Bossy pants
Adoro biografias. Essa é leve, engraçada e rápida de ler. Só tava esperando mais lições sobre como a Tina trabalha num meio de maioria masculina e relatos sobre como ela se sobrepôs. Mas no geral, gostei.

Gabriela 10/09/2017

Divertido.
Divertido, rápido, leve. Uma biografia interessante, da vontade de ser amiga da Tina Fey, me pareceu bem autêntica e bacana, sem o ego inflado esperado do show business.

Maitê 17/11/2014

Não conhecia muito a Tina Fey antes de ler o livro, e me surpreendi ao descobrir que era uma quase biografia, mas achei o livro muito divertido mas cheio de reflexões que merecem ser pensadas por nós mulheres.

Amandita 11/02/2014

Amo Tina Fey, mas....
Sou fã da Tina Fey desde o início de 30 Rock. Adoro seu posicionamento feminista, seus roteiros, entrevistas... Mas a tradução dessa edição de Bossy Pants está muito ruim! As piadas foram perdidas, não há dinamismo.
Infelizmente não é o primeiro livro que leio que apresenta problemas de tradução. Não sei se é algum tipo de economia que as editoras estão fazendo (contratando tradutores ruins), mas se você puder, leia o original em inglês. Não recomendo a edição da editora Best Seller.