Romeu e Julieta na aldeia

Romeu e Julieta na aldeia Gottfried Keller

Resenhas - Romeu e Julieta na Aldeia

Pietra 24/03/2023

Era 1847 quando o escritor suíço Gottfried Keller leu em um jornal uma notícia: na Alemanha, dois jovens camponeses, filhos de famílias rivais, selaram seus destinos juntos de forma trágica.

Inspirado pelo fato, o escritor deu vida a esse acontecimento e decidiu contar como seria a história desses dois jovens na Suíça rural de meados do século 19.

O título revela, logo de cara, ao leitor o que esperar da obra. Apesar das poucas e sutis referências à obra de William Shakespeare, Romeu e Julieta na aldeia tem sua própria originalidade.

A rivalidade entre as famílias dos protagonistas é marcada pela disputa de terras em um contexto de transformação no país: a vida no campo estava sendo dominada pelo crescimento do capitalismo. O amor entre Sali e Vrenchen, o Romeu e a Julieta de Gottfried Keller, é impossível de ser concretizado devido às desigualdades sociais que ambos são vítimas ao longo da trama.

O realismo, as referências, dentre elas bíblicas e gregas, e o tom poético da escrita me conquistaram. As ilustrações do artista suíço Karl Walser dão um charme à história. Eu amei.

site: https://instagram.com/copodeliteratura