O Mago de Camelot

O Mago de Camelot Marcelo Hipólito

Resenhas - O Mago de Camelot

João 03/04/2014

"O Mago de Camelot" narra a história de Merlin,o grande mago da lenda do rei Arthur.
Vindo de uma infância pobre e sofrida, Merlin é levado preso,juntamente com seu irmão,ao calabouço da fortaleza de Ratae.Ao ser salvo do calabouço,cai nas garras de algo ainda pior.Prestes a servir de sacrifício humano junto com o irmão, Merlin se vê diante do homem que iria mudar sua vida para sempre.

"O druida ergueu a lâmina,pronto a estripar sua primeira vítima:Merlin.Com uma expressão solene,desferiu o golpe homicida.
Contudo,para sua surpresa,teve a trajetória desviada por uma força invisível,irresistível,inesperada."

Iniciado nos rituais da magia dos druidas,Merlin inteligente e sagaz,aprende tudo depressa e logo supera seu mestre.Ao ser levado á presença do príncipe Uther,Merlin usa da magia e da sabedoria pra ajudar Uther a vencer a guerra recuperar seu trono.E no furor dessa batalha Merlin admirado, vislumbra o que o destino lhe reservou.

"O poder do feiticeiro proporcionou o vislumbre de uma nova era,magnífica e arrebatadora,ainda que envolta em sangue,traição e morte.E,para a concretização desse novo tempo,o próprio Merlin deveria pagar um preço terrível."

Uther,apaixonado pela bela Igraine,pede a ajuda de Merlin para conquista-la.Merlin aceita mas exige algo em troca:Arthur,o bebê de Uther e Igraine.
Durante muito tempo,Merlin e Arthur andam pelo reino se passando por mendingos.Com isso Merlin mostra a Arthur o sofrimento de seu povo.Munido de um grande carinho por Arthur,Merlin prepara o jovem com sabedoria e conhecimento,sagacidade e destreza.

"Não tema meu príncipe-assegurou Merlin-Eu lhe mostrarei como assumir a coroa.
_Acha mesmo que posso virar um grande rei?
_Depende de você,milorde.Preste atenção e aprenda."

O ponto alto do livro:só se tornaria rei quem retirasse a espada Excalibur das mãos do rei morto.Mas o rei só cederia a espada ao seu verdadeiro sucessor.Muitos tentam,mas o único que consegue retirar a espada é Arthur.
Uma grande jogada do autor ao criar essa parte.

Diferente dos outros livros que li a respeito da lenda do rei Arthur,essa história dá mais ênfase a jornada do mago Merlin.
O livro tem um ritmo rápido e intenso.O autor vai direto ao ponto sem perder tempo com detalhes inúteis.Um prato cheio pra quem gosta de histórias recheadas de guerras e lutas.
E por fim o que realmente nos toca é o desejo arraigado em Merlin.Querer que o homem fosse livre da escravidão do cristianismo e do paganismo.

"Usarei Arthur para instaurar uma nova era.Uma sociedade guiada pela razão,em que as leis humanas substituirão a divina.A Cruz não é diferente da Natureza.Ambas escravizam com seus dogmas e rituais,tornando seus seguidores fracos e temerosos,servis ao poder dos sacerdotes"

Tem como não gostar de Merlin?
Excelente leitura!

Luan 28/03/2014

Resenha: O Mago de Camelot: a saga de Merlin para coroar um dragão - Marcelo Hipólito
Vamos a Resenha:

"O fedor putrefato da morte penetrou-lhe as narinas"

O Mago de Camelot é um livro do gênero ficção - fantasiosa e contar a história de Merlin em sua jornada para impor um novo tipo de rei a um povo abatido e desesperado, alterando, para sempre, não apenas o destino dos britânicos, mas de toda a humanidade.

"As lagrimas de Lancelot se misturavam ás de Guinevere, quando ele a penetrou."

O livro começa a contar uma passagem do séc III na cidade Carnóvia, onde uma curandeira chamada Nimue com 2 metros de alturas, com veste estranha, consegue ter algumas visões do futuro graças aos poderes que desenvolveu com os quatro elementos da natureza e se depara com uma visão de Avalon uma terra ainda desconhecida pelos britânicos.

"Naquele buraco hediondo, os irmão definhavam"

A história começa com Constantino e seus filhos Aurelius e Uther tentando conter uma invasão saxônica. Mas em uma noite Vortigen, conselheiro de Constantino, trás uma bela moça que é dada ao rei para que o mesmo ser divertisse e na noite enquanto o rei dormia depois de ter possuído o corpo da jovem, ela sobre ordens de Vortigen, envenena a bebida do rei e logo pela manhã ao beber a bebida o rei cai morto envenenado.

"Nesse instante, ele sacou sua adaga mística para cravá-la no peito do bichinho..."

Após a morte do rei, Vortigen usurpar a coroa britânica a tomando para si e é ai que entra Merlin. Vortigen convoca Blaise, um druida bastante respeitado, para fazer um sacrifício para torna sua fortaleza forte para que seja nada pudesse a destruir, e para isso Blaise iria sacrifica dois irmãos (Merlin e Nennius), só que ao tentar matar Merlin, uma força invisível desvia o golpe fatal para Nennius. E ao ter uma visão no sangue de Nennius, o Druida pegar Merlin como aprendiz, após anos de ensinamento e treinamento, Merlin surge um homem com suas habilidades a flor da pele.

"Naquela noite, o poder de Morgana se revelou em todo o seu esplendor."

Merlin então é apresentado a Uther, que logo ser tornou rei após a morte de seu irmão, e ao passa do tempo Uther começa a cobiça a mulher de um aliado e logo Merlin com sua magia ajuda Uther a possui essa mulher, e deste relacionamento nascer Arthur. E Merlin ao ajudar Uther diz que teria um preço e esse preço era Arthur e então Merlin leva o bebê pra longe do pai e este bebê é criado por um amigo de Merlin e após sete anos Merlin buscar Arthur para seu verdadeiro destino.

"E nenhum forasteiro tornaria a se aproxima de Avalon, o santuário proibidos dos druidas."

O que Merlin nos reserva? E Arthur? E os outros, que mistérios guardaram? Será que sairão vivos dessa história? Que Dragão é esse? Todas e muitas outras perguntas serão respondidas ao lerem o livros.

"Sua vida se esvaia rapidamente, quando apelou a um último feitiço, louco e desesperado"

Comentários:

Bom, eu adorei esse livro, confesso que eu me perdi algumas vezes na leitura pois em apenas 152 paginas contou a história de vários personagem. E teve algumas vezes que eu fiquei confuso, e eu ficava pensando " Que personagem é esse?", " Quem é ele?", mas logo eu me recuperava e voltava a história sabendo quem era.

A narração é bem fluida e sem muito detalhamento coisa que fez eu imagina muito melhor o cenário, e a história é bem construída.

Os personagens são muitos bons, cara! Eu adorei cada um, apesar que eu não tive tempo de me apega muito a eles, mas o tempo que eu pude ler suas histórias me agradou muito.

A história é sobre Merlin e os outros personagens é pra complementa a história dele, como assim, só é contada a parte que vá interagir e altera a história de Merlin, entendeu?

Marcelo Hipólito soube como recontar a história desse mago, nossa foi muito bom eu ter a oportunidade de ler, eu amei! E eu não sei ser amo ou odeio o Marcelo é uma mistura de sentimentos que vocês não tem ideia, ser lembra de John Green, então quando lerem vocês vão perceber o que eu estou falando.

Um dos personagens que me marcou nesse livro, foi o próprio Merlin e a Morgana ( A descrição dela foi o máximo ), eles foram oque mais me agradou e eu pude conhecer um pouco mais sobre suas histórias contadas pelo Marcelo.

site: http://lendoferozmente.blogspot.com.br/2014/03/resenha-o-mago-de-camelot-saga-de.html

Marri 22/03/2014

O Mago de Camelot - Marcelo Hipólito
Ganhei esse livro do próprio escritor faz um tempinho. Li ele já tem umas duas semanas mas não tive tempo se quer, para fazer a resenha! Espero não confundir e não deixar nenhum detalhe de fora, vamos lá!

Bom, a estória começa contando de uma ilha situada no famoso "Triângulo das bermudas" chamada: "Avalon". Logo, a estória pula para contar sobre a vida de Merlin, desde sua infância, como deixa explicito no livro, pobre e sofrida.

No livro também é retratado tipos de bruxarias macabras feitas para ver o futuro das pessoas, no entanto essa mesma magia não funciona com Merlin.

Com todos confusos e intrigados. Blaise foge com Merlin para Avalon onde ele ensina á Merlin feitiços e magias.

Logo, na parte dois, é retratado a saga de Merlin para coroar um dragão, contando a estória de Arthur Pedragon.
Termine de ler no blog...

site: http://alma--literaria.blogspot.com.br/

03/10/2013

Mais um livro do autor Marcelo Hipólito que tenho a oportunidade de ler e confesso que o que encontrei foi uma atmosfera completamente diferente da conferida a Osíris.
Em O Mago de Camelot, temos uma narrativa ágil, objetiva e muito fácil de transcorrer, fazendo com que capítulos curtos tornem a leitura muito mais rápida. Ao contrário das descrições detalhadas de Osíris, neste livro, ambientado no século V, pequenas explicações acompanham as apresentações deixando tudo muito mais direto de se entender.
Ambientada em uma Britânia que luta constantemente contra a invasão dos Saxões, o livro acompanha não só Merlin, o garoto que viria a se tornar um dos mais influentes na corte de Rei Artur, mas também toda a luta dos britânicos, contadas a partir do avô do monarca que, brandindo inúmeras vezes sua espada Excalibur, não conseguiria chegar sequer perto de expulsar os saxões de sua terra.
Um ponto que me deixou levemente confusa logo no começo do livro foi a quantidade de nomes e as participações que esses personagens teriam na história dali adiante. Em alguns momentos, a explicação rápida sobre quem era quem logo que apareciam não era suficiente e eu me pegava levando algum tempo até novamente me situar na próxima vez em que determinado personagem era citado.
Por outro lado, o autor não deixou que qualquer participação fosse em vão. Quando pensava que alguém só apareceria uma única vez, não passando de mera citação, o personagem retornava para ter sua participação melhor fundada, contribuindo de alguma forma para o desfecho. Embora não conhecesse muito sobre Artur, Merlin e a Távola Redonda, o livro conseguiu me situar muito bem, demonstrando que, assim como em Osíris, o autor havia feito sua lição de casa, sabendo do que estava falando.
No entanto, o que realmente me chocou foram as voltas que o enredo dava. O ambiente da Idade Média parece girar em torno de morte, guerras, traição, ganância, estupros, miséria, usurpção, luxúria e poder. Eu não ficaria surpresa se me dissessem que nessa época viveram os primeiros homens das cavernas do Mundo Moderno porque o jeito como eles agiam só poderia ser comparado ao de criaturas irracionais. Eram cegados pelo poder e pela conquista, sangue era quase como água: necessário para a sobrevivência. Movidos pelos instintos mais bestiais, não encontrei o menor resquício de romantismo ou a perspectiva de um final feliz.
O mais interessante, apesar dessas circunstâncias sombrias, é que acompanhamos a evolução de Merlin desde bem pequeno, com sua infância difícil, sua iniciação como aprendiz de druida e a profecia que lhe é encarregada muito tempo antes mesmo de Artur sequer chegar ao mundo. E, apesar de Artur gerar sentimentos conflitantes nas pessoas ao seu redor, percebemos que é uma pessoa que tem bondade no coração, destinado a grandes feitos.
Saber das origens de Merlin e Artur foi uma grande e satisfatória surpresa. Sempre quis saber de onde essas lendas haviam vindo.
O Mago de Camelot foi uma leitura rápida, interessante e, apesar de ter me causado certo desconforto (acho que finais felizes fazem mais o meu estilo rs) não posso deixar de ressaltar que é um livro muito bem escrito com uma história que tem sido arduamente explorada ao longo dos anos.
Marcelo Hipólito novamente não decepciona em seu novo livro, mostrando que sabe do que está falando. Fiquei muito satisfeita com a objetividade da história e da agilidade com a qual transcorri as páginas. Sou fã de capítulos breves e histórias dinâmicas e, sem dúvida, O Mago de Camelot cumpriu bem essas duas exigências. Só lamentei o final que encontrei, levemente desanimador, mas acredito que a história só estava cumprindo seu ciclo para preparar as lendas que Merlin e Artur, principalmente, viriam a se tornar.
Indico a leitura a todos que gostam de uma história diferente, com a Idade Média de cenário e que, como eu, também querem saber mais sobre Rei Artur e seu mago conselheiro.
A capa ficou muito bonita e a revisão da Novo Século ficou ótima! Não encontrei quase nenhum erro e a diagramação está absolutamente prática! Recomendo, com certeza.

site: http://onlythestrong-survive.blogspot.com.br/2013/10/resenha-o-mago-de-camelot-marcelo.html

Natálie 10/03/2014

O Mago de Camelot - Marcelo Hipólito
Merlin e seu irmão Nennius tem uma vida pobre e sofrida. Um dia, obrigados pela mãe furtam uma grande feira e são pegos. Jogados nas masmorras, perdem as esperanças para o futuro, fadados a morrerem lá. O que nenhum deles sabe, é que tudo vai mudar.
Blaise, o druida vai até as masmorras para tira-los de lá, os irmãos acham que serão libertados, ou que terão de trabalhar como escravos, e comparado a morte lenta e dolorosa, essas opções são melhores. Porém, o que Blaise planeja é usa-los como sacrIfício para a natureza, em um favor ao traidor Vortigern. O mestre druída mata Nennius, e em seu sangue vê o que a natureza reserva a Merlin, que está marcado para ser o maior mago que a Britânia jamais teve.

Merlin é treinado por Blaise - jurado de morte por ter matado seu irmão -, e aprende rapidamente sobre os druidas, feitiços... E os mestre Blaise e Mazadân se impressionam, temem ao aprendiz.

Iniciando sua própria jornada, Merlin ajuda Uther a vencer uma guerra quase impossível. E o príncipe, ganansioso, depravado, deseja a mulher de Gorlois - um de seus mais fiéis amigos - , Igraine, que é conhecida por sua lendária beleza. Determinado a tê-la, ele precisa da ajuda de Merlin, que assim o faz. Uther consegue violar Igraine com a ajuda de um feitiço de Merlin. A filha mais nova de Gorlois e Igraine, Morgana, de 5 anos, percebe o feitiço. E jura vingança ao druída por matar seu pai e destruir sua família.

Toda ajuda tem um preço, e o de Merlin foi o filho de Uther com Igraine. O menino tinha um grande destino, Merlin o nomeou Arthur, e o entregou a Gahmuret, um nobre de sua total confiança, e avisa que buscará o menino quando completar 7 anos. Nesse tempo, o druída busca a educação dos cristãos (crença inimiga dos druídas), onde é apreciado por todos, e, dizem os padres, teria um cargo na corte papal. Quando consegue todos os ensinamentos que precisa, parte para buscar Arthur. Merlin não era cristão ou druída, denominava a si mesmo um Mago.

Arthur, O Grande Rei, mudará o destino da Britânia para sempre.

"[...] Só tenho um desejo em meu coração: Vingança!"
- Morgana

Sempre fui fã de histórias antigas, medievais, mas até agora, sobre Arthur, Excaibur, Merlin, só conhecia a famosa história tradicional.

É um livro pequeno, porém, quando lê-lo tem que QUERER fazer isso, pois se você não tiver atenção, não vai captar a história, nem seus pequenos detalhes, que serão importantes no decorrer do livro.

A escrita do autor nos faz querer mais, e aí continuamos folheando, e folheando.. achei uma escrita deliciosa, não muito detalhada, mas rápida, explicativa, e bem fluída. E é um livro bem 'aberto', não sei explicar, é como se o autor não tivesse nada a esconder, que mesmo não tendo muitos segredos, conseguisse chamar a atenção. Entendem?

Um defeito do livro... ele é pequeno! Imagina a dose de aventura épica a mais se o livro fosse maior >_< Quanto aos personagens, minha preferida é a Morgana (siim! A 'vilã' da história!), Merlin destruiu sua vida e sua família.. não acho que ela precisasse fazer tudo que fez, porém gosto da imagem dela. Uma mulher forte, poderosa, sexy e inteligente. Arthur é um rei muito amável, ele é bom, caridoso, honesto, bondoso, o rei que a Britânia precisava, um pacificador.

Uma história que não tem final feliz, mas apesar disso é um final glorioso. Recomendo a leitura para quem gosta de coisas rápidas, e ao mesmo tempo eletrizantes. Esse livro é exatamente assim, uma história muito conhecida, descrita um pouco diferente no livro, mas épica.

site: http://www.nossosmundos.com/2014/03/resenha-18-o-mago-de-camelot-marcelo.html#.Ux4tlz9dUlA

Isabela Mazza 09/03/2014

Achei o livro BÁR-BA-RO, literalmente!
(Postada no blog: Bálsamo dos Livros)

Eu nunca pensei que fosse gostar tanto de um livro que falasse sobre essa lendária história e de toda esta trama que sempre ouvi falar, mas não sabia sobre o que realmente se tratava!

O autor nos apresenta Merlin desde quando tinha seus quinze anos e estava com seu irmão na feira das ruas de Ratae para furtar os transeuntes, forçados por sua mãe - uma mulher rancorosa, frustada e infeliz - que ganhava uns trocados como prostituta; até sua ascensão como druida, monge e mago se passam vários anos. É uma jornada longa.

O livro se passa na Britânia no Século V d.C. (acompanha um mapa da mesma) e o que mais me chamou a atenção foi toda a ganância, as estratégias e as cartas na manga que apareceram durante seu percurso. Durante seu caminho nos é mostrado toda a violência da guerra - entre saxões e britânicos - para se tomar um povo, o conflito de interesses, os reis que assumiram o trono e de que forma as personagens que aparecem sempre acabam tendo seus destinos cruzados e interferidos nessa teia. Claro, sempre com aquela dose amarga de magia envolvida.

"Merlin experimentou o fragor das narinas do cavalo e o tremor do solo sob seus cascos potentes. O machado de Hengist se projetou para lhe separar a cabeça dos ombros."

Quem foi Merlin? Apesar de tudo, um homem devotado a trazer paz e justiça para os povos, além de reverenciar a existência de um rei que fosse bom e justo. Este mago difundiria vagarosamente o fim da era teocentrista entre os povos, para o cultivo da razão e da ciência, acompanhado pelo declínio da magia, da barbárie e da superstição.

Achei o livro BÁR-BA-RO, literalmente! O Marcelo tem uma escrita super objetiva que faz com que devoremos todas as 151 páginas do livro em pouco tempo, talvez até em horas. Me encantei mais ainda por esta história, mesmo que seja apenas mais uma de suas versões, foi única. Na 'Parte I - Trevas' do livro se foca nos passos tomados por Merlin para alcançar seu objetivo e a ''Parte II - Luz'' começa com um futuro rei no auge de seus sete anos de idade, que cresceria em meio aos mais abastados para conhecer a situação de seu povo e educado com a sabedoria desconhecida pela polução.

Conheci e entendi tantos personagens que sempre ouvi falar que preciso citar para que sintam um gostinho da trama, sem falar de alguns termos que esclarecerei segundo o apresentado pelo enredo:

♠ Personagens:
- Uther Pendragon;
- Igraine;
- Arthur;
- Morgana;
- Mordred;
- Guinevere;
- Lancelot.

- Druidas: o Druidismo é um caminho espiritual de natureza pagã, todo druida é um pagão. O termo pagão tem origem no vocábulo latino paganus, que era usado para designar alguém que nasce no pagus (o campo, a Natureza).

- Excalibur: a Lâmina do Dragão (uma espada).
- Távola redonda: ampla mesa circular, desprovida de cabeceiras e emblemas de hierarquia, em torno da qual se sentavam o rei e seus cavaleiros para conversarem como irmãos.

♠ Locais:
- Avalon, a Ilha das Maçãs: fonte do poder dos druidas e o coração da Natureza.
- Camelot: uma nova capital criada pelo Rei Arthur, com leis, tribunais e bibliotecas.

Por fim, deixo ✰✰✰✰✰ merecidíssimas e uma super indicação para quem gosta de medievalismo, que te para no tempo, tem magia, cavaleiros, sangue e te horroriza com a frieza das pessoas quando se trata do poder.

P.S. A propósito, já viram o filme Aprendiz de feiticeiro? Citam dois personagens: Merlin (por auto) e Morgana, mas é uma produção da Disney (deu pra ver que é super floreado). O Mago de Camelot não tem nada disso, não se iluda!

site: http://balsamodoslivros.blogspot.com.br/2014/03/resenha-o-mago-de-camelot-de-marcelo.html#more

Camilla 21/02/2014

Resenha postada no blog Segredos e Sussurros entre Livros
O Mago de Camelot é mais um exemplar da literatura nacional digno de aplausos. Com uma linguagem rebuscada, perfeitamente inserida no contexto da trama, o autor nos leva ao universo místico da conspiração que permitiu a chegada de um dos maiores reis que a História Fantástica já teve. Para ser sincera, nunca fui muito chegada a histórias com fundo potencialmente verídico, isto é, por mais que não haja garantia de veracidade na lenda do Rei Artur, ainda assim sua história é uma das maiores e mais conhecidas. Apesar disso, histórias baseadas na lenda nunca me instigaram a querer conhecê-la além dos filmes, mas tenho que admitir que assim que li a sinopse e a primeira resenha sobre este livro fiquei bastante interessada na história. Não se engane quanto ao personagem principal da trama que, neste livro, é ninguém menos que o famoso mago Merlin. O livro, escrito por Marcelo Hipólito, autor parceiro do blog, é uma publicação do selo Novos Talentos da Literatura Brasileira, da Novo Século.

No início, temos um vislumbre de Avalon, a lendária ilha das maçãs, que apresenta um grande valor místico na história do Rei Artur. Em meio ao sofrimento de um ser poderoso, a ilha se tornou muito mais do que o reduto dos druidas. Também acompanhamos a tentativa de sobrevivência de dois jovens irmãos, que lutam pelo pouco que a miséria ainda lhes permite. Um desses jovens é apenas um garoto que vive à sombra do irmão, mas cujo destino reserva algo inacreditável. Esta é uma história sobre Merlin e seu papel na vitória do rei dos justos, mas também um retrato do sofrimento medieval e da crueldade por parte da maioria dos homens da época. A dose de realidade mesclada ao misticismo envolto em um tempo onde o cristianismo começava a crescer, é quase um retrato do que lembro de ter visto nas aulas de História.

“Segundo a lenda, Avalon, a Ilha das Maçãs, oculta sob a proteção de um manto eterno de névoa fria e espessa, era a fonte do poder dos druidas e o coração da Natureza.”

Trata-se de uma história épica, como todos sabem, com uma aura fantástica e banhada a sangue. Não há romance, embora existam alguns detalhes de suma importância que vieram graças a certos envolvimentos amorosos dos personagens. Com todo poder e glória de Merlin, a história mostra que nada veio facilmente. Na verdade, as perdas são enormes e o mago, servindo a um propósito alheio a sua vontade, faz o impossível para fazer cumprir uma profecia.

“O poder do feiticeiro proporcionou o vislumbre de uma nova era, magnífica e arrebatadora, ainda que envolta em sangue, traição e morte. E, para a concretização desse novo tempo, o próprio Merlin deveria pagar um preço terrível.”

Ao contrário de alguns livros do gênero (histórico-fantástico), a trama não é nada cansativa, mesmo quando necessária a requisição de um dicionário para conhecer o significado de palavras como macambúzio (sim, precisei conferir o “pai dos burros” e fiquei bem feliz em descobrir o significado da palavra que nunca havia visto/ouvido na vida). Não havendo qualquer visão romântica da situação vivido pelos personagens, é quase impossível tomar um lado e pensar neste ou naquele personagem. Nada é visto com individualidade, mas o bem maior é o que justifica as atitudes pouco convencionais, para os dias de hoje, de Merlin e vários outros personagens. Temos um vislumbre dos cavaleiros da Távola Redonda, de Camelot, da lealdade de Lancelot e da personalidade de Morgana, mas senti falta da Dama do Lago, que embora tenha sido mencionada (inclusive seu “nascimento”), esperava que teria um papel maior na trama. Na maior parte do livro, são os personagens antecessores ao tempo de Artur que demonstram sua importância na criação de Camelot e transformação da Britânia, assim como o início, o meio e o fim da jornada de Merlin.

Definitivamente, o livro me surpreendeu logo no início. Assim que visualizei o cuidado do autor com a linguagem ideal a ser utilizada e a forma clara, porém marcante de se narrar a história em terceira pessoa, soube que seria uma leitura verdadeiramente épica. Por mais fantástico que possa parecer, eu quase acreditei que fosse a história verdadeira, e não a lenda a que todos se referem ao longo da história da literatura e cinema. Não encontrei erros visíveis ao longo das páginas e achei a arte da capa, simples e sugestiva, realmente bonita.

“- Não se deixe enganar por minhas vestes, jovem príncipe. Não sou nem uma coisa nem outra -sorriu Merlin, enigmático. - Partiremos hoje.”

“...buscaria a erradicação da magia pela difusão da razão, expurgando as trevas da ignorância impostas pelos sacerdotes, manipuladores do medo da morte, do sobrenatural e do desconhecido.”

site: http://ssentrelivros.blogspot.com.br/

Jéssica 07/04/2014

Adorei :3
O livro começa com os romanos invadindo Avalon e matando os druidas servos da Natureza. Nimue também serva das vontades da Natureza chega ao local sagrado com o intuito de expulsar os romanos e devolver a terra sagrada aos druidas. Ela já sabia que aquele local seria precioso. Erigiu um altar para ao filho da natureza. Que iria mudar o mundo.

"E, em seu assombro, eles espalhariam o mito da mulher carregada ao fundo do oceano pelas brumas da Ilha das Maçãs. E chamaram-na de Dama do Lago, a morta e Avalon, senhora do mar e do lago de névoas.
E nenhum forasteiro tornaria a se aproximar de Avalon, o santuário proibido dos druidas".

Duzentos anos depois a britânia está em guerra com os saxões. O que ninguém esperava era que os saxões não seriam os únicos inimigos e a partir da traição de Vortigen, conselheiro de Constantino, rei da britânia, o looping de guerras, mortes, traições e tristeza se seguem de uma forma estrondosa. Uma atrás da outra. Sem tempo para respirar Marcelo Hipólito nos leva a uma britânia que sangra por vingança.

Durante os anos em que as incontáveis guerras se passam aparece Merlin, com seus quinze anos, pobre e ladrão. Teve o seu destino traçado quando prestes a morrer nas mãos do druida mais poderoso da britânia, Blaise, para um sacrifício, a Natureza mostrou o seu destino e sua vida foi poupada. Com a promessa de tornar-se um druida poderoso, Merlin, aceita virar o aprendiz do druida que quase levara a sua vida.

"Blaise estendeu estendeu a mão livre a Merlin.
- Seja meu aprendiz.
Merlin hesitou, mas então tomou a mão de seu mestre.
- Não se engane - disse o jovem. - Eu pretendo matar você".

Enquanto os anos se passam Merlin mostra-se como um sagaz aprendiz e descobre o seu destino. Com um plano ardiloso ele consegue virar o tutor do legítimo rei. O legítimo dono da tão aclamada Excalibur, resplandescente em sua empunhadura de ouro maciço, esculpida na forma de um violento dragão com olhos de rubi. E o mago, não mais druida e nem um pouco voltado para a Cruz, coloca o nome do garoto de Arthur.
"Marcada por sua visão secular, a influência de Merlin sobre o novo rei atrairia a inimizade das duas grandes religiões. Entre os druidas, o mago ficaria conhecido como o Renegado. Temido, evitado, detestado. Para os cristãos, seria o Sombrio, um agente do Mal, praticante das artes ocultas. Odiado, invejado e desprezado".

O que posso dizer a respeito do livro? Primeiramente a escrita é excelente. As palavras devidamente escolhidas tornam a narrativa fácil de compreender, pois a quantidade de guerras e de usurpadores é enorme e se mal contada você terminaria se perdendo. Adoro histórias que falam a respeito de Arthur, Lancelot e Camelot. Esta época onde a magia era real. Os druidas eram temidos até pelos reis. Influentes em decisões e batalhas. Confrontos sangrentos estão reunidos sem muito espaço de um para o outro o que torna a história fluida. Você sempre irá se peguntar quem mais estará tentando roubar o trono da britânia. Achei empolgante e posso dizer que nas últimas páginas tive que levar o livro mais para perto do meu rosto para que toda a atenção fosse voltada para aquelas palavras, para aquela situação. Fechei o livro e afaguei a capa feliz por ter sido levada para tão longe de casa. Para um local onde a magia realmente existe.

site: http://horadaleitur.blogspot.com.br/

AmantesporLivro 26/01/2014

O Mago de Camelot: A saga de Merlin para coroar um dragão
Ficha Técnica

Título: O Mago de Camelot: a saga de Merlin para coroar um dragão.
Autor: Marcelo Hipólito
Páginas: 151
Editora: Novo Século
Nota: 5/5

Quem nunca ouviu histórias do grande Rei Artur e sua famosa Espada Exacalibur? Ou nunca ouviu histórias do maior Mago de todos os tempos, Merlin? Bom, este livro mostra uma história pouco conhecida que retrata o surgimento de Merlin e sua trajetória para coroar o Rei Artur. Da sua infância até o aprendizado das antigas artes dos Druidas, à execução do seu plano para trazer paz e sabedoria para a britânia, Merlin sofre muito e também se perde em prepotência até encontrar o seu verdadeiro propósito.

O livro retrata a lenda de forma crua, sem utilizar de exibicionismos tipo Disney. Mostra um Merlin impetuoso quando jovem e sábio quando velho e também explica a origem de Artur, não de forma heroica, mas como parte de um plano de traição e magia, mortes e invejas. Como todo conto da Idade Média, temos Reis injustos e povo sofrido, mortes honradas ou por interesses, ou seja, uma verdadeira carnificina marcada por uma fé cega.
Sobre o livro, a linguagem é culta, porém, não dificulta nem deixa o livro chato. Toda a história apresenta fluidez e pontos interessantes, que empolga a leitura. A diagramação ficou muito boa e os capítulos curtos e rápidos.

A pesquisa histórica ficou muito fiel, inclusive por mostrar a história sem muitos enfeites, sem grandes romances ou heroísmos, apenas demonstrando uma lenda que pode muito bem ter ocorrido.

É uma história de Reis e Magos, com intrigas políticas e históricas, retratando a formação de uma sociedade européia e uma futura civilização ocidental. Indico muito este livro. Até mais!

site: http://www.amantesporlivrosefilmes.blogspot.com.br/2014/01/resenha-o-mago-de-camelot-saga-de.html#more

Dani Cabral 25/01/2014

O Mago da minha vida!
Quando abri pela primeira vez o livro O Mago de Camelot não imaginei o que vinha pela frente.
Ao abrir, para minha surpresa, uma dedicatória que fez iluminar meu dia.

Para tudo, imagina só os meus passos sendo iluminados pelos poderes de Merlin. Isso mesmo, Merlin, aquele mago que está no imaginário de todos, o braço místico de Artur, o que fazia tudo; o dia anoitecer, coisas explodirem...

Parei alguns segundos para pensar... quem nunca imaginou um Artur alto, cabelos castanhos ao vento, Guinevere linda com o rosto quase de porcelana, cabelos negros e ondulados na altura da cintura e Lancelot, moreno jambo, alto, forte, que arrancaria suspiros na mais recatada das mulheres.

Quem nunca torceu pelo amor quase insano de Guinevere e Lancelot e ao mesmo tempo sofreu com a dor da traição com Artur.

Depois de muito pensar guardei o livro na minha bolsa, certa que o livro seria meu companheiro de viagem.

O relógio tocou as 4:30 da manhã despertando-me para o dia longo e cansativo que estava por vir.

Acordei Marina e Manuel, arrumei os dois e fomos nós quatro para o Aeroporto do Galeão.

Depois de filas, ansiedade e muito sono, chegamos à sala de embarque. Ao abrir a bolsa me deparei com o livro.

O que esperar de um livro que contaria a história de um mago?

Sentada em frente ao portão 1, esperando a hora da chamada do voo me entreguei à leitura, aproveitando que Manuel dormia.

O livro começa com um prólogo, a história de uma moça, Nimue, que pela perfeita discrição do autor me pareceu muito feia.

Aliás, um parêntese, esse livro é rico em detalhes, cada um nos transporta para determinado momento. Ao fechar os olhos consegui visualizar cada batalha, cada corpo ensanguentado.

Nimue era uma moça que ao se descobrir com poderes junto à natureza, procura os druidas para se tornar aprendiz deles, mas eles a rejeitaram, pois não se faria uma mulher aprendiz.

Aulinha de história: Druidas (no feminino druidesas ou druidisas) eram membros de uma classe profissional em que estava encarnada a vida religiosa e espiritual de sua sociedade. Eles ocupavam os papéis de juiz, médico, conselheiro, mago, místico e conhecedor da religião, entre outras funções. Além disso, eram os filósofos, cientistas, teólogos e intelectuais de sua cultura, e os possuidores da soma dos conhecimentos da sua era. O nome "Druida" é peculiar ao povo céltico; outras culturas tinham outros nomes para o seu clero e dele esperavam serviços diferentes. Os Druidas não eram um grupo étnico ou cultural por si mesmos, mas parte de uma sociedade maior da qual participavam, na cultura céltica da era pré-cristã, as nações célticas da Europa Ocidental e das Ilhas Britânicas. (The Druids, de Stuart Piggot.)

O livro trata da história de vida e pós-vida de Merlin, um garoto que aos 15 anos após um assalto frustrado se vê junto com o irmão aprisionado no calabouço de um castelo. Depois de alguns dias, um druida o salva daquele lugar fétido e o leva para Vortigern, o inimigo de Constantino.

Aulinha de história: Constantino III (em latim: Flavius Claudius Constantinus) se auto-proclamou Imperador do Ocidente em Britânia; em 407 estabeleceu-se na Gália, foi reconhecido em 409 pelo imperador Honório, e com o colapso do apoio militar, ele foi executado em 18 de Setembro 411.

Salvo da morte certa, Merlin vira discípulo de um druida chamado Blaise e por anos vira aprendiz desse homem até o momento que ele arruma uma maneira de se afastar do mestre arrumando uma desculpa.

A história fica realmente interessante quando Merlin resolve ajudar Uther, o filho de Constantino, que depois da aparição de um cometa adota o sobrenome de Pendragon (que significa mais ou menos pequeno dragão).

Uther, com a ajuda de Merlin, consegue iludir Igraine, esposa de Gorlois (nobre aliado, pais de Morgana, guardem esse nome).

Pela ajuda Merlin pediu um preço muito alto, após alguns meses Igraine teve um filho e o menino foi entregue ao mago.

Ao longo da história o autor nos mostra a trajetória digamos que “religiosa” de Merlin, que após renegar o druidismo aderiu ao cristianismo pura e simplesmente para aprender a ler e escrever. Em outra passagem ele se depara com um religioso inimigo, que após longas conversas induz o inimigo a ensinar tudo sobre a religião. Com os conhecimentos globalizados, Merlin se intitula mago, pois levar com ele o titulo de uma religião ou outra estaria mascarando o que ele realmente era.

Entramos assim na aeronave, após a organização das bagagens no compartimento próprio e levantarmos voo continuei a ler.

O filho de Uther foi criado por Merlin e dado a ele o nome de Artur.

Artur foi aprendiz do mago para seu propósito máximo, reinar a Britânia com todo o carisma que um bom rei haveria de ter. Bem, se eu contar mais sobre o livro estaria estragando a graça e a fantasia que ele nos trás.

O livro passa relatos muito interessantes, como a Construção de Camelot, o porquê do nome escolhido por Artur, o tempo de construção da cidade e as verdadeiras razões para o romance de Guinevere e Lancelot.

De palavras as vezes difíceis, precisei pesquisar algumas no dicionário, o livro é muito interessante. Muito recomendado para pessoas sonhadoras, que como eu, amam a história do Rei Artur e seus cavaleiros e que juntamente com o Mago Merlin quiseram um dia construir uma sociedade perfeita.

O comandante nos deu o panorama do voo, estávamos chegando a Aracaju. Amei viajar com na companhia de palavras tão lindas e de histórias tão interessantes. Agradeço ao autor por proporcionar a mim, e com certeza a todos que leram e irão ler o fascínio da história da grande Excalibur!

Ana Crisinah 23/01/2014

Resenha - O Mago de Camelot - A Saga de Merlin para Coroar um Dragão
O livro começa contando a história de duas crianças pobres, sendo uma delas Merlin e outra seu irmão, que acabam fugindo de sua mãe, uma mulher má que não trata os filhos nada bem. Em outro capitulo conta à história do rei e seus filhos, onde o rei acaba sendo traído pelo homem que ele mais confia. E vai indo assim nos primeiros capítulos e você tem que prestar muita atenção se não acaba se perdendo na história, mas você vai pensar “O que esse cara tem a ver com Merlin?”, é onde os caminhos deles se cruzam, quando um dos druidas mais poderoso da época resolve atender ao pedido do traidor e fazer um sacrifício com as duas crianças.

Quando Blaise mata o irmão de Merlin ele vê algo no sangue do menino que acaba revelando que Merlin é o escolhido, o druida que cumpri as regras como assim deve ser, salva Merlin e não sacrifica o garoto. Ele acaba “adotando” Merlin como seu discípulo, porem o garoto tem um ódio do druida por ter matado seu irmão, com o tempo isso vai amenizando.

"E Blaise espantou-se com a mensagem revelada no precioso líquido. Atônito, precipitou a adaga contra Merlin, mas em vez de estocá-lo, cortou-lhe as amarras, libertando-o." - O Mago de Camelot - A Saga de Merlin para Coroar um dragão

Depois de algum tempo acaba acontecendo coisas importantes na história, a pessoa acaba entendendo como surgiu Camelot, a vida de Merlin como foi, quem apareceu em sua vida, qual era essa “missão” que ele tinha que realizar que foi vista pelo seu mestre druida.

O livro é repleto de magia. O que eu achei legal é que o autor não deixou a desejar no sentido de mostrar como era realmente naquela época, onde existi muitas guerras por conquistas de espaços (terras), pessoas (que nesse caso seria os reis) vivendo muito na luxúria, desejando a mulher alheia, mortes e mais mortes, etc.

Mas tudo é muito legal na hora de imaginar, para quem gosta de livros estilo medieval, vai amar essa história. O livro é curtinho, mas tem uma história bem legal, é escrito de uma maneira de fácil compreensão. Recomendo a sua leitura com certeza.

site: http://garotaeseuslivros.blogspot.com.br/2014/01/resenhaomagodecamelot.html

Angel* 20/01/2014

O MAGO DE CAMELOT - A saga de Merlin para coroar um dragão - Marcelo Hipólito

Muito raramente lia livros de autores nacionais. Mais raramente ainda, me dedicava a ler autores nacionais contemporâneos. Isso mudou quando, em 2007, a escritora Simone Marques que dava seus primeiros passos no caminho literário, me convidou para ler um livro que estava escrevendo. Aceitei o convite e lia cada capítulo que ela, na época, publicava on line. Fiquei tão surpresa com a qualidade de sua história que além de me tornar sua fã incondicional, imediatamente voltei-me para os novos autores nacionais. Devo isso a ela. E lamento que as grandes editoras do Brasil só publiquem autores nacionais renomados.

De lá para cá, conheci muitos escritores, estreitei laços de amizade com alguns e pude fazer viagens ímpares através de seus livros. Alguns desses autores mostraram-me que não deixam nada a desejar em relação a consagrados autores estrangeiros e, com certeza, Marcelo Hipólito é um deles.

No livro O Mago de Camelot, Marcelo Hipólito fala sobre o tão conhecido Merlin que foi considerado como feiticeiro, profeta, santo, louco e por aí vai. Quem nunca ouviu/viu uma história de Merlin, do rei Artur, dos Cavaleiros da Távola Redonda? Eu os conheci através do filme A Espada era a Lei do Walt Disney, depois nos livros As Brumas de Avalon e em vários outros.

O que chama a atenção em o Mago de Camelot é a forma como o autor narra a história apresentando-a sob sua ótica pessoal. É revigorante poder ler sobre um tema tão amplamente abordado e encontrar aspectos que trazem um diferencial. E Marcelo Hipólito é muito bom nisso. Já no primeiro contato com uma história sua, um conto publicado na antologia Metamorfose – A Fúria dos Lobisomens intitulado Razão e Fúria percebi essa qualidade do autor, que também se faz presente em Lúcifer, o Primeiro Anjo (amo esse livro!) e Osíris, deus do Egito.

Outra coisa que me chama muito a atenção em sua escrita é a sensibilidade com que descreve algumas passagens. Elas são expressadas de forma tão intensa e, ao mesmo tempo, carregada de delicadeza, que é impossível o leitor não se sentir o próprio personagem. Simplesmente fantástico!

Tenho Marcelo Hipólito como um dos melhores autores nacionais contemporâneos, por isso, recomendo a leitura de O Mago de Camelot e de todos os seus livros que são, além de bem escritos, histórias que proporcionam momentos de grande prazer.

bj da angel ;)

site: www.comunidaderesenhasliterarias.blogspot.com http://www.skoob.com.br/estante/livros/todos/14906

Leitor Sagaz 11/01/2014

A saga de Merlin para coroar um Dragão
Resenha postada no blog Leitor Sagaz

Os mistérios de Avalon a destreza e sabedoria de Merlin são reveladas de maneira rápida e precisa, gostei bastante deste livro do nosso parceiro Marcelo Hipólito, confiram a resenha:

Mesmo sendo uma história conhecida por todos, Marcelo Hipólito conseguiu trazer nuances que eu ainda não tinha visto, os mistérios de Avalon se mostram de maneira bem interessante e chamativa.

O surgimento de Merlin e o início de sua jornada para vir a se tornar o grande mago, conhecido em toda a Britânia. De um mísero ladrão, preso e humilhado para um aluno promissor dos ensinamentos dos Druidas. Merlin começou cedo seus treinamentos e logo se mostrou o mais ávido de todos os tempos, trazendo alegria e medo ao seu mestre.

De maneira rápida e muito agradável, Marcelo conseguiu neste livro nos passar toda a saga de Artur e Merlin, sempre voltados para o objetivo de transformar a Britânia em um lugar mais justo e livre da horda dos Saxões.

As vitórias, derrotas e traições são muito bem descritas nesta obra, se por acaso você meu amigo leitor ainda não conhece a história do Rei Artur, recomendo que leia este livro e desvende os mistérios de Avalon, deixe-se inebriar pelos poderes da magia.

Não posso me ater a descrever os fatos da história pois, quero que vocês leiam e descubram os caminhos por si mesmo, garanto que a leitura será muito agradável.

Mais uma obra nacional de excelente qualidade, e digo para vocês assim como Marcelo Hipólito disse para mim:

"Que a magia de Merlin ilumine seus passos."

Quotes:

" - Eu o preparei para que imponha um reinado de honra e valor, onde os justos protejam os indefesos da opressão dos tiranos e da ladainha dos religiosos. Você é o arauto de uma nova era, de paz e progresso. Essa é a sua missão, Pendragon."

" - A falsa moral dos cristãos não me interessa - retrucou Merlin. - A Cruz não é diferente da Natureza. Ambas escravizam com seus dogmas e rituais, tornando seus seguidores fracos e temerosos, servis ao poder dos sacerdotes."

Espero que tenha gostado da resenha, deixem seus comentários e voltem para dizer o que acharam do livro. Continuem de olho no Leitor Sagaz que iremos ter promoção valendo este livro.

Diego de França

site: http://leitorsagaz.blogspot.com/2014/01/resenha-o-mago-de-camelot-marcelo.html

Stark or Snow 02/01/2014

[Resenha] O mago de Camelot - Marcelo Hipólito
Chovia muito; estamos no século V da era cristã em uma luta sangrenta entre Britânicos e Saxônicos. Um druida de nome Blaise lê na natureza um futuro sombrio para todos, nos anos que estariam por vir.

Com uma narrativa minuciosa, fazendo com que o leitor mergulhe nos campos de batalhas e nas cidades decadentes da idade medieval, Marcelo Hipólito, consegue nos transportar para as estradas de terra batida e os salões dos grandes reis, com uma perícia fora do comum na escrita. O autor surpreende a cada momento, você acha que o fim está próximo e, de repente, uma reviravolta acontece e joga todos de volta ao olho do furacão. Nesse livro, ninguém está a salvo.

O Mago de Camelot conta a história dos grandes mestres druidas e do jovem Merlin, que mesmo sem saber, tem um futuro obscuro em que vai dividir a magia, e ser amado e odiado em toda a ilha britânica. De seu passado pobre, como filho de uma prostituta e ladrão de feira a conselheiro de um dos reis mais aclamados da história, Merlin cumpre seu caminho manipulando a natureza e os homens em busca de poder e conhecimento; ganha desafetos e é considerado o primeiro e mais poderoso dos Magos. Habilidoso aprendiz e mestre arrogante, descobre em uma batalha a verdade e resolve abandonar tudo, atrás de mais conhecimento.

Se pudesse descrever essa obra em apenas uma palavra escolheria “ELETRIZANTE”. Com muitos suspiros e falta de ar, me afundei nas poças de lama e sangue, seguindo o caminho que me conduziu a Merlin, Rei Arthur e sua Távola, travando batalhas e amando as robustas mulheres. Um livro que vou levar para a vida e que vou indicar em rodas de conversas.

******************************************************************************

MARCELO HIPÓLITO é um escritor brasileiro, nascido em São Paulo. É autor dos romances O Mago de Camelot: a saga de Merlin para coroar um dragão (Novo Século, 2013), Osíris: deus do Egito (Marco Zero, 2009) e Lúcifer: o primeiro anjo (Marco Zero, 2006). Hipólito é também diretor de três filmes de curta-metragem de ficção, roteirista de cinema e produtor de teatro.

site: http://vendedorderins.blogspot.com.br/2014/01/resenha-o-mago-de-camelot-marcelo.html