Em busca da alma de meu pai

Em busca da alma de meu pai Jamling Tenzing Norgay

Resenhas - Em Busca da Alma de Meu Pai

oslivrosdagiu 11/04/2024

Everest
Se você é um aficionado por histórias sobre montanhas, superação física e mental, muito provavelmente irá gostar desse livro. Filho do primeiro sherpa a alcançar o cume do Everest, Jamling Tenzing Norgay narra de forma profundamente respeitosa e espiritual sua escalada em 1996 ao pico do monte Chomolungma ( nome nepales do Everest) ano de um dos mais trágicos acidentes da história da escalada. Tocante e inspirador, é possível ler ser ver o tempo passar. Ótima leitura.

thaisa 30/05/2020

"Os sherpas, meu pai inclusive, sempre disseram que temos de nos aproximar do Everest com uma atitude de respeito, atenção, humildade e devoção."

''Como disse Ed Viesturs: "Não se conquista o Everest - você entra nele de fininho e depois cai fora o mais rápido que puder". E eu acrescentaria: se a montanha deixar."

Guy 31/05/2012

Ensinamentos do povo himalaio para enobrecimento de nossa alma
"Dizem os ensinamentos budistas, os infortúnios acontecem com menos freqüência àqueles cujos motivos são puros"
"Os sherpas acreditam que alardear as próprias intenções é um convite ao infortúnio"
"O montanhismo exige coragem e persitência, mas seus objetivos, em geral , são atingíveis. Eu senti orgulho de Wongchu, por sua tenacidade ao lutar contra as regulamentações e a recalcitrância quase insuperáveis do governo"

"Quando a águia alça vôo alto sobre a terra,
Sua sombra, por um tempo, desaparece de vista;
Mas pássaro e sombra continuam ligados. O mesmo com nossas ações:
Quando as condições se reunem, seus efeitos são vistos com clareza.

"Preparei uma plataforma de rocha para minha barraca, tendo o cuidado de orientá-la de tal modo que, quando me deitasse para dormir, meus pés não apontassem para a montanha- o que seria desrespeitoso e agourento."
"Os sherpas dizem que as pessoas que se gabam, ou que enriquecem do dia para a noite, tendem a sofrer reviravoltas do destino. Nunca alardeie a boa sorte, porque um dia ela irá embora."
"É difícil alguém que caminhe sem peso sobre os ombros incutir nos outros algum entusiasmo pelo trabalho".
"´Muitos escaladores desceram para o vale sozinhos e não como uma equipe. Quando o rio foi atravessado, o cajado é jogado fora (provérbio). Alguns sherpas não haviam recebido sequer um muito obrigado dos clientes que haviam ajudado a guiar montanha abaixo, muitas vezes à custa de esforços excepcionais.
"O tigre da mente é sempre mais feroz que o tigre da selva"

Este livro além do suspense e da aventura, é uma lição para nosso espírito e no viver humildemente, como um conselho proveniente e "Em busca da alma de meu pai".