A guerra do fim do mundo

A guerra do fim do mundo Mario Vargas Llosa

Resenhas - A Guerra do Fim do Mundo

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Flavia 18/04/2024

Quando a realidade supera a ficção
Adorei o livro
Sabia muito pouco sobre a guerra de canudos e nunca li Os Sertões, então me permiti que Mário Vargas Llosa me contasse sobre esse evento que parece mais saído da ficção para a realidade do que o contrário.
A narrativa é fluída e, apesar de ser um livro bastante extenso, não é cansativo, não "enrola" em nenhum momento, mas acompanha diversas trajetórias de personagens envolvidas no fato histórico, inclusive Euclides da Cunha, que aqui é personagem.

Cris 15/04/2024

Ótimo
Esse livro pertence à série TODO BRASILEIRO DEVERIA LER. Que livro bem escrito, e que história envolvente, parece que nos transporta para aquela realidade e tempo histórico. Adorei. É uma leitura lenta, não dá pra engolir o livro, é pra ser apreciado aos poucos, sem pressa. Recomendo demais essa leitura.

Lars 27/03/2024

Sensacional
Li depois de um reels no Instagram, pois já estava sentido falta da literatura ibero americana. E que livro....
Retrata muito bem o miolo da guerra dos canudos, o fanatismo religioso + a crueldade do exército brasileiro.
Ah e se possível, leiam em espanhol.

Irina.Alfonso 07/03/2024

A Guerra do Fim do Mundo
Nos anos 70, Mário Vargas Llosa leu o livro ?Os Sertões? de Euclides da Cunha. Ele ficou encantado com o livro reportagem e isso o motivou a viajar para a Bahia, para pesquisar sobre a história do massacre de Canudos. Dessa forma, ele cria um romance com personagens fictícios e com personagens que realmente existiram, para explicar a história por trás dos acontecimentos.
O livro é bem interessante. Particularmente, achei muito incrível a forma como a comunidade em Canudos se organizava, fiquei fascinada com isso. A forma em que todos os habitantes foram dizimados é muito chocante.
No entanto, devo confessar que achei o livro meio chato, não consegui me conectar tanto quanto eu queria. Eu já tinha tentado ler esse livro umas três vezes. Finalizei hoje, mas não posso dizer que foi uma experiência maravilhosa.

marilia p. 18/01/2024minha estante
ótima resenha!

aline203 18/01/2024minha estante
Obrigada!

Janaina 26/04/2023

Um livro pra quem tem fôlego
Na escola eu estudei sóre Canudos, mas, como provavelmente uma galera da minha geração tbm, não foi nada muito aprofundado. Poder observar esse momento histórico com Llosa foi bastante interessante.

Leo Farias 11/02/2023

Inspirado por Sertões de Euclides da Cunha, Vargas Llosa decidiu escrever esse livro, esse relato, na intenção de exemplificar através desse evento a própria América Latina.
A história de uma gente pobre que decidiu viver em uma comunidade baseada na fé e amor ao próximo e que foi arrasada por se negar a pagar pelo que não recebia, sendo que muitos eram ex-escravos ou filhos de escravos.

Ellen Rayane 13/12/2022

Achei confuso e não consegui me conectar com nenhum personagem, não é uma história retilínea... Com certeza não entendi tudo, mas não sei se farei uma releitura ?

Samara98 27/06/2022

Viva o bom Jesus conselheiro
Eu amei, é uma leitura longa e pode parecer desanimadora a princípio mas não me arrependo do tempo que investi, vou sentir falta desse ambiente que eu conheço tão bem, dessa proximidade que sinto com eles por ser sertaneja. É uma história que se aprende na escola de maneira tão rápida, que lendo assim parece uma coisa totalmente nova. Se você tiver a oportunidade de ler essa obra recomendo.

Gui Mendes 22/05/2022

Longo, mas bom
A Guerra do Fim do Mundo é um dos romances do Llosa que sempre quis ler por se passar no Brasil e ter um cenário tão interessante quanto Canudos, finalmente peguei para conhecer. Achei o livro bom, mas enrolado em algumas partes...

A história é relativamente grande e as letras bem pequenas, cabendo bastante história na mesma página. Os capítulos eram separados em partes, cada uma contando a história ou visão de algum personagem diferente para os acontecimentos daquele momento, muitas vezes algumas seções não me interessavam tanto quanto outras.

De qualquer forma me arrependo de ter demorado para ler, a história de Canudos ultrapassa os limites da racionalidade e representa muito bem a vida desesperada do sertão na época. Poderia ter terminado o livro mais rápido, a faculdade, a auto-escola e o estágio novo me deixaram meio sem tempo e sempre cansado ?

Vitoria 21/05/2022

Desejosa de conhecer a história de Canudos, desviei da leitura de Os Sertões e embarquei na Guerra do Fim do Mundo, na esperança de que a narrativa fosse mais interessante. Claramente não me enganei.

Vargas Llosa foi brilhante, intercalando narradores para que a leitura mostrasse diversas nuances dessa aventura tão insólita que parece ficção. As disputas entre o governo baiano e a república, a fé inabalável e a bravura dos seguidores do Conselheiro, os revezes das tantas expedições militares: tudo isso é narrado numa riqueza de detalhes como se lá ele estivesse, numa mescla de ficção e realidade.

Galileu Gall é um personagem intrigante, que parece incorporar as próprias questões do autor sobre os movimentos revolucionários. Igualmente fascinam as trajetórias de Maria Quadrado, Pajeú, João Grande, João Abade, Leão de Natuba e tantos outros, dos quais me senti íntima ao final da leitura.

Destaque especial para o jornalista míope, representação não nomeada de Euclides da Cunha - a quem Llosa dedica o livro - retratado de forma tão caricata, mas a quem o autor reconhece o mérito de ser a pessoa que se ocupou de não deixar que a história de Belo Monte caísse no esquecimento.

Uma aula de história com a maestria de um autor que arrebatou o Nobel de Literatura, e que se debruçou com ardor na história desses recantos esquecidos no interior da Bahia.

Lucikelly.Oliveira 20/03/2022

Guerra de Canudos como pano de fundo.
 "Pus-me a comparar aquelas coisas a máquinas humanas e a me perguntar, pela primeira vez, o que um animal de inteligência inferior pensaria de um encouraçado ou de uma máquina a vapor."

Patricia Peres 17/03/2022

Bom livro, mas cansativo?
Depois de quase três meses, finalmente consegui concluir a leitura. Estou tão cansada que nem consigo opinar! Há trechos muito bons, outros que se arrastam uma eternidade.

Debora 22/02/2022

Uma abordagem ficcional, porém com um fundo histórico, da Guerra de Canudos
Mais de um século depois ainda é difícil entender o que foi Canudos. Contudo, seja o que tenha sido, o que não podemos deixar de lado é a violência do Estado brasileiro para exterminar esta população pobre e sempre tão marginalizada que se reuniu numa região erma do Nordeste.
Segundo levantamento do próprio exército, mais de 30.000 pessoas viviam ali, tendo na figura de Antonio Conselheiro uma representação de Deus na terra, um alento para suas vidas.
Vargas Llosa, neste livro, reconstrói -e também inventa - a história de algumas figuras reais que rumaram para Canudos, por motivos diversos, e inventa totalmente personagens para dar sentido à história. Na 1a parte do livro vamos nos aproximando de cada um.
Uma leitura rica, em que eu nunca soube muito bem o que era real e fictício, mas tudo bem, porque eu não estava estudando para uma tese e, sim, junto com o autor, tentando entender o que aconteceu ali.
Uma coisa que fica clara pra mim - e já tinha ficado quando li Os Sertões - é que, seja lá o que aconteceu, nada, NADA, justifica a violência do estado contra aquela população, que foi exterminada enquanto núcleo.

1 | 2 | 3 | 4 | 5