O Manual Para a Vida

O Manual Para a Vida Epicteto

Resenhas - O manual para a vida

Leonardo_css 06/07/2020

Quer entender o estoicismo? Comece por aqui
Epicteto é para mim, a maneira mais fácil de entrar na aprendizagem do estoicismo.

Seus princípios práticos e fáceis de aplicar ao dia a dia são incríveis. Diferente de Sêneca (que usa de exemplos e histórias para ensinar), Epicteto traz praticamente um manual...pera, é um manual haha.

Como dizem, estoicismo é a filosofia para o momento de pandemia.
Mauricio Louz 24/03/2023minha estante
Muito bom, uma visão acertiva sobre a vida e conselhos práticos que se coloca em prática dia após dia. A vida se torna mais bem vivida aprendendo os ensinamentos dos estóicos. Esses são livros que TODOS OS HUMANOS sem excessão deveriam ler e evoluiriamos muito.

Lonez 21/07/2020

Leitura agradável
Ótimo livro para quem tem interesse (ou nunca ouviu falar) em estoicismo.
A leitura é fácil! O tipo de livro que você começa e quando menos espera já está no fim.
Quanto aos ensinamentos de Epicteto contidos nesse livro, você verá que são muito aderentes aos tempos atuais.

underlou 24/10/2022

"Sejam quais forem os princípios que você tomou para sua vida, considere-os como leis que, caso transgredidas, o condenariam a vergonha. Mas não preste atenção naquilo que qualquer um fala de você, porque é algo que está fora do seu próprio controle."

Gosto do modo como o editor desse livro tenta se desvincular da alcunha de autoajuda ao proferir na apresentação que "a filosofia é a verdadeira autoajuda, o verdadeiro autoconhecimento, o verdadeiro amor ao saber"; mas essa defesa parece partir do seu próprio preconceito.

Epícteto nasceu escravo, mas foi um dos maiores sábios do seu tempo. Assim como Sêneca, defendia um estoicismo para o qual a virtude era suficiente para a felicidade. Como o filósofo não deixou nada por escrito, foi graças às anotações de seu discípulo Flávio Arriano que seu discurso foi popularizado como um manual.

Essa edição apresenta o principal argumento do filósofo logo na capa: "As coisas se dividem assim: as que dependem de nós e as que não dependem." E ao longo do livro, é claro, somos iluminados pelas ideias estóicas de Epícteto, com palavras que ora reverberam mal, ora nos constrangem; ou nos fazem muito sentido. Mas principalmente, excertos que se assemelham a frases motivacionais daquelas que a gente gostaria de publicar como legenda de alguma postagem em rede social...

Então, por mais que o editor se esforce para se afastar do nicho motivacional, não obtém sucesso (não estamos descaracterizando o teor filosófico da obra): esse Manual continua sendo uma "autoajuda"; e não há problema nenhum nisso, se considerarmos também que a própria epígrafe do livro é uma citação batida do escritor J. R. R. Tolkien.

Jackie 06/01/2019

Um livro de autoajuda? A filosofia é a verdadeira autoajuda, o verdadeiro autoconhecimento, o verdadeiro amor ao saber. (o tradutor)
O autor: Epicteto nasceu escravo em Hierápolis, na atual Turquia, aproximadamente em 55 d.C. Seus pensamentos chegaram até nós por meio de Flávio Arriano, um de seus discípulos.

Epicteto é considerado, assim como Sêneca, um estoico tardio. O estoicismo é uma corrente filosófica que possui as seguintes características:
• ensina que as emoções destrutivas resultavam em erros de julgamento e que um sábio não deve “se deixar abalar” por tais emoções,
• seus filósofos vivem entre o determinismo cósmico e a liberdade humana, defendendo que é virtuoso manter uma vontade que esteja de acordo com a natureza,
• acredita que o modo como se vive vale mais do que o que a pessoa diz,
• acredita que a virtude é suficiente para a felicidade,
• defende a razão acima das emoções pois essas podem levar ao desespero e a angústia permanente,
• busca a felicidade e o contentamento com a existência, a paz de espírito.

Para Epicteto:
• A existência é uma grande festa, uma grande oportunidade de se comtemplar a grandiosidade da natureza, e de se caminhar, passo a passo, para cada vez mais próximo da Divindade;
• Os benefícios da vida superam os infortúnios;
• “As coisas se dividem em duas: as que dependem de nós e as que não dependem.” Dessa forma sabemos que podemos perder, mas não somos perdedores e também podemos ganhar, mas não somos ganhadores; (Não se preocupe com o que você não tem controle. É uma perda de energia desnecessária.)
• “O que perturba a mente dos homens não são os eventos, mas os seus julgamentos sobre os eventos”;
• “Acusar nem a si próprio nem aos demais mostra que a educação do indivíduo está completa” (O meio influência tanto os outros quanto nós. Não agimos apenas por nós mesmos. Reconhecer essa dinâmica é um sinal de inteligência.);
• “O senhor de si é o homem que possui autoridade sobre aquilo que ele deseja e não deseja, de se assegurar de um e de afastar o outro;
Que aquele que deseja estar livre não venha a desejar algo ou evitar algo que dependa de outros; ou então ele está fadado a ser um escravo.”;
• “Você pode ser invencível, se você nunca entrar numa batalha onde a vitória não está sob o seu poder.” (só entre em batalhas que você seja capaz de travar);
• “Existe apenas um caminho para a liberdade – desprezar aquilo que não está sob o seu poder”;
• “Mantenha frente aos seus olhos, dia a dia, a morte e o exílio e todas as coisas que nos parecem terríveis [...] Dessa forma você nunca irá desejar nada em excesso, além das suas medidas apropriadas”;
• Defenda a filosofia e aguente as risadas, pois “se você ceder caminho para eles [aos que riem de você] você será duplamente ridicularizado”;
• “Se você deseja agradar uma outra pessoa, saiba que você perdeu o rumo da vida.”
• “Não existe nada intrinsecamente maligno no mundo”;
• “Porque ninguém irá lhe causar mal sem o seu consentimento; você somente será atingido quando vier a pensar que está sendo prejudicado”;
• “Na sua conversação evite menções frequentes e exageradas das suas próprias atividades e aventuras; porque as outras pessoas não tem o mesmo prazer em ouvir as coisas que lhe aconteceram na mesma medida que você tem ao contá-las”;
• “Evite causar o riso dos homens, este é um vício que rapidamente recai vulgaridade e serve muito bem para diminuir o respeito que os seus vizinhos lhe devotam”;
• Quanto aos prazeres, Epicteto nos leva a ponderar: “Quanto tempo você irá apreciar aquele prazer e também por quanto tempo, posteriormente, você irá se arrepender e se culpar.” (É o que eu vou sempre procurar pensar quando eu estiver diante de doces kkkk);
• “É sinal de uma mente obtusa se envolver excessivamente nos cuidados do corpo, prolongar o exercício, comer e beber sem moderação, atirar-se na promiscuidade... Essas coisas são secundárias e transitórias; toda a sua atenção deve ser dada ao seu pensamento”;
• “Seja um filósofo pelo exemplo”;
• Fique na espreita de si mesmo;
• “E se você não é um Sócrates, ainda assim deveria viver como alguém que deseja vir a ser um Sócrates”;
• Não se apegue a nada como se fosse seu, mas seja agradecido por ter a experiência da vida. Lembre-se que nada é nosso, tudo nos foi emprestado.
• Todo ser humano corre o risco de morte. Aceite as leis da vida ou sofrerá além da conta. (Epicteto acha que devemos concordar com essas leis, já eu vejo que a questão não é concordar, mas admitir que há leis na natureza que estão além de nosso controle. Ser feliz é compreender isso.)

E muitos outros pensamentos de grande sabedoria... são ensinamentos maravilhosos!

Com o que eu não concordei:

Bom, ninguém é obrigado a concordar com tudo, não é mesmo? Sinto que em alguns momentos me parece que Epicteto leva os outros a aceitarem sua condição de vida a ponto de não procurar mudar o que é mutável, como nesses pensamentos: “Lembre-se de que você é um ator numa peça teatral, e que o Autor escolheu a maneira que ela será encenada [...] Se ele quer que você encene um homem pobre, você deve encenar o seu papel com todo o seu talento” Seria isso um conformismo ou uma forma de fazer as pessoas se submeterem a determinadas situações e autoridades? É de se pensar...
Epicteto também fala que devemos reconhecer a existência dos deuses, ter as opiniões corretas sobre eles, que eles governam bem o universo e de forma justa, e que devemos concordar com eles e obedecê-los. Acho q não preciso entrar em detalhes sobre isso pois não caberia aqui. Mas, para uma breve provocação, de que deuses ele fala? Também discordo da necessidade de consultar os oráculos, que ele defende em caso de situações onde a razão não é capaz de atender. Enfim, tenho um pensamento divergente de Epicteto quando se trata de profecias.
Como o estoicismo caminha entre a crença no divino e no “livre arbítrio”, algumas passagens não são digeríveis para uma pessoa cética como eu. No mais, são de grande valia os demais ensinamentos. Com certeza lerei diversas outras vezes.

site: Veja também: https://www.youtube.com/watch?v=pM3XaLWWnkc
hugaoo 10/03/2019minha estante
Não entendi como uma resenha tão boa como esta ainda não teve nenhum comentário e nenhuma curtida. Lamentável. Tá praticamente um fichamento do livro, adorei. Muito obrigado.

Jackie 11/03/2019minha estante
Obrigada, hugaoo ? Tenho me identificado muito com o estoicismo. De fato a Filosofia é a verdadeira autoajuda.

soph 19/01/2022

É uma leitura meio complicada por ser antiga mas o Epicteto é o melhor caminho para começar a aprender sobre o estoiscimo

Ramiro.ag 23/09/2022

Algumas coisas não estão sob nosso controle, mas nossas ações para com elas sim
"Pode ser invencível se não te engajares em lutas nas quais vencer não depende de ti"

O Manual De Epicteto reúne uma série de princípios práticos elaborados por Epicteto e reunidos por seu aluno Arriano, sendo possível compreender alguns conceitos do estoicismo de maneira clara.
O que, pra mim, ficou mais evidente, é a preocupação (a falta dela, na verdade kkk) com os eventos exteriores, não se preocupar e nem gastar energia com coisas que não nos cabem, afinal, tentar lutar contra algo que não está sob nosso controle é perseguir uma angústia sem fim.

"Quando discernires que deves fazer alguma coisa, faz. Jamais evites ser visto fazendo-a, mesmo que a maioria suponha algo diferente sobre a ação. Pois se não gores agir corretamente, evita a própria ação. Mas se fores agir corretamente, por que temer os que te repreenderão incorretamente?"

Camaradalopes07 09/06/2021

Excepcional!
O livro conta com um manual escrito pelo próprio epicteto. Antes de escrever ele era manco e escravo. É um livro de excelência e para quem busca entender o estoicismo. Umas das coisas que marca é o início do livro, quando ele começa a escrever o que nas palavras dele é que existe duas coisas na vida que podem ser dividida: as que depende de nós e as que não dependem de nós. Ao escrever essas primeiras linhas já impacta sendo tão profundo e sábio.

Dany 27/08/2013

Estoicismo ainda atual
Confesso que não conhecia muito de estoicismo e, do pouco que conhecia, era de um livro de Sêneca. Nunca havia ouvido falar de Epicteto, "o filósofo que nasceu escravo", mas baixei a amostra gratuita para conferir.

Surpreendentemente, logo no início vemos uma menção a um trecho de um diálogo entre Gandalf e Frodo no Senhor dos Anéis (de J. R. R. Tolkien) que havia me marcado muito no primeiro filme: "Tudo o que temos de decidir é o que fazer com o tempo que nos é dado".

Comprei o livro, confesso, somente por causa desta curiosa associação... Mas ela se mostrou totalmente pertinente. Não somente este ensinamento do estoicismo ainda se faz presente em obras modernas, como há muitos outros ensinamentos de Epicteto e dos estoicos que são hoje ainda atuais, talvez mais atuais do que nunca.

Agora posso dizer que conheço um pouco mais do estoicismo, e estas 50-60 páginas se tornaram agora muito valiosas no meu Kindle, principalmente pelo fato de não existir versão impressa deste livro.

Carolina Del Puppo 30/06/2021

Estoicismo
Desde que descobri a filosofia de novo através do livro o mundo de Sofia nunca mais deixei de amar filosofia, e nunca mais fui a mesma. O estoicismo é minha maior inspiração.

Lisandro 25/09/2021

Filósfos e perseguidos - qualquer semelhança com o hoje não é mera coincidência
Devemos ter sempre em mente os infortúnios da vida, e o conhecimento de que há coisas que estão sob nosso controle, e outras que não estão. Somente assim saberemos que podemos sim perder, mas que não somos perdedores. “Se isso não te serve, sai. Ele não tem necessidade de um espectador que reclama da sua sorte. Ele quer gente que participe da festa e das danças, para aplaudir mais forte, para receber a inspiração divina, para cantar os hinos da cerimônia. Os miseráveis e os frouxos, ele os verá sem prazer deixar as celebrações: mesmo quando assistiam a elas, eles não se comportavam como em uma festa, eles não ocupavam seus lugares, mas se afligiam, pelejavam com a divindade, com a sorte, com seus companheiros, inconscientes do que a sorte lhes tinha dado e das forças que receberam para lutar contra a adversidade, da grandeza da alma, da nobreza, da coragem e da própria liberdade que estamos tentando encontrar.” “Para qual finalidade eu recebi, portanto, essas faculdades?” “Para usá-las.” “Até quando?” “Tanto tempo quanto quiser aquele que as emprestou.”

deargoth 12/02/2023

?Deseje que apenas venha a acontecer aquilo que acontece, e que vença aquela que deve vencer, porque assim você não irá sofrer nenhum tipo de angústia.?

Um livro extremamente rico em conteúdo, que possui em si uma incrível praticidade de leitura, princípios simples de serem aplicados no dia a dia. Portanto, se deseja iniciar no estoicismo, que seja por aqui!

Milton 03/01/2021

O manual para a boa vida
"Todas as coisas existentes se dividem da seguinte forma: as que estão sob o nosso poder, e as que não estão"

elle carmo 16/01/2021

filosofia estoicista
ao ouvir sobre o estoicismo, me interessei, e um dos nomes mais conhecidos neste meio é o de epíteto.

o livro é melhor do que eu imaginava.

cada reflexão traz algo diferente, há partes que podem parecer insensíveis, mas vejo apenas como sinceridade.

Laura 07/04/2021

Filosofia estoica, reflexiva e apressiativa. Excelente leitura aos interessados nessa perspectiva filosófica. Recomendo