O Chamado do Cuco

Robert Galbraith

Resenhas - O Chamado do Cuco

Raquel Moritz 03/09/2013

Mistério e paparazzis em O Chamado do Cuco
Em uma noite de inverno em Londres, um crime deixa todos atônitos: uma supermodelo famosa comete suicídio ao se jogar da própria sacada. Jovem, rica, incrivelmente bonita, Lula Landry (que também é chamada de Cuckoo pelos amigos) foi adotada por uma família abastada quando era pequena. Ela tinha ao seu redor um pai, uma mãe e um irmão para fazê-la feliz. Já na adolescência, ela se envolveu com drogas, fugiu de casa, foi diagnosticada com transtorno bipolar e ainda por cima arranjou um namorado complicado. Tudo o que uma fama precoce pode trazer para uma estrela despreparada. Algumas vezes, as pessoas simplesmente não entendiam as dificuldades dela, por ser uma garota negra criada em uma família branca, e toda a pressão que a adoção dela tinha (ela foi a forma que a família encontrou de substituir um filho que morreu em um acidente).

Três meses após a morte da garota, Cormoran Strike, um detetive particular com um passado sofrido, um vida amorosa arruinada e problemas financeiros preocupantes, é contratado por John Bristow, irmão de Lula, para reabrir o caso. Ele não acredita que a garota tenha cometido suicídio, e tem suspeitas fortes de que a irmã foi assassinada.

Inicialmente Strike não quer pegar o caso, mas ele está tão mal de grana que não pode se dar ao luxo de recusar o trabalho (depois de remover suas coisas do apartamento que dividia com a ex-namorada, Charlotte, Strike passa a dormir em seu escritório). Então ele topa o desafio e conta com a ajuda de Robin Ellacott, sua secretária temporária que sempre quis ser detetive. A amizade entre ele e Robin demora um pouco pra engatar, mas acontece. E é engraçado, pois o temperamento dos dois traz algumas risadas pra história.

O Chamado do Cuco é um romance policial profissional, que tem uma escrita mais avançada e nos leva a refletir sobre como a fama pode mudar as pessoas e destruir vidas (dá pra lembrar da Lady Di diveeersas vezes), pois a pressão é tanta que uma hora a pessoa sucumbe.

Gosto particularmente de um capítulo logo no começo em que Robin está lendo uma matéria sobre Lula Landry que comenta que aparência é tudo, pois o vestido que Lula usava na hora da sua morte teve suas vendas esgotadas 24h após a divulgação de sua morte. Apenas um pequeno trecho que me lembrou tudo o que me chocou em Bling Ring, e que aqui também é abordado (de forma fantasiosa, mas ainda assim, crítica).

Personagens: passado, presente e futuro

Embora seja uma história simples, Rowling conseguiu criar um bom ritmo, e colocou vários suspeitos nos trilhos para nos confundir até o final: a vizinha que muda um detalhe do seu depoimento sobre a noite fatídica pra cada um, o namorado que protagonizou muitas brigas com Lula, o motorista que aparentemente tinha uma queda pela modelo, e até a melhor amiga e companheira de passarela de Lula. As pistas vão se encaixando até que forme um final satisfatório.

Vários personagens são bem trabalhados, mas ainda assim, é Strike que se destaca. Ele é um personagem completo, carismático e inteligente, que cativa o leitor. Ao longo do livro temos várias pistas sobre o seu passado e, apesar de Rowling ter amarrado todas as pontas desta história, restaram ganchos para criar novas situações. O que é bom, já que em 2014, teremos outro livro protagonizado por Cormoran Strike.

Ah, sei que vocês nem esperavam mais isso, mas de qualquer forma, vale dizer que esse livro não tem nada a ver com Harry Potter. Ainda assim, duas coisas traçaram um paralelo aqui na minha cabecinha: (1) a presença de uma criança mestiça adotada como foco da história e (2) a agressividade ao abordar a imprensa, com uma crítica às perseguições e aos artigos sensacionalistas que parecem ter saído da Pena de Repetição Rápida verde ácido da nojenta da Rita Skeeter. Pequenos detalhes que, se a JK me ouvisse falando, provavelmente diria oh, please, get over it, mas eu quis falar.

Curiosidade: Rowling diz que escolheu o nome Robert em homenagem ao seu herói Robert F. Kennedy, mas que não há razão específica para o nome Galbraith. Coincidência ou não, um economista e escritor americano compartilhava das mesmas iniciais que ela: JK Galbraith. O pseudônimo foi uma tentativa de JK de trabalhar sem exageros ou expectativas para receber um retorno totalmente verdadeiro em relação ao trabalho. E parece que o retorno foi bem positivo.

Espero que tenham curtido a resenha. Ela foi postada originalmente no blog Pipoca Musical.

site: http://pipocamusical.com.br/2013/09/03/resenha-livro-chamado-do-cuco-the-cuckoos-calling-robert-galbraith-jk-rowling/
sandy 12/10/2013minha estante
me lembrei do gilderoy hahaha

Samantha 19/11/2013minha estante
Eu gostei do livro, mas achei algumas partes meio "enroladas". Achei a história (enredo) muito bom, mas achei que podia ser mais bem conduzido. Pra quem leu todos os Harry Potters e Morte Súbita, sente uma certo tédio em algumas partes do livro. As vantagens são os personagens apaixonantes e o desfecho do mistério.

Raquel Moritz 09/01/2014minha estante
Samantha, concordo com a parte da enrolação. Realmente poderia ser MENOR o livro, considerando o desfecho. Mas que desfecho, né? :)

Sol 05/03/2014minha estante
A história é cansativa,porque não dizer entediante.
Tenho paixão por livros e afirmo foi um exercício de disciplina e tortura, terminara leitura desse livro.

Grazi Sindel 25/05/2014minha estante

Grazi Sindel 25/05/2014minha estante
Concordo com a galera quanto a leitura cansativa e enrolada, eu mesmo não estava na vibe do livro quando comecei a ler, li 100 páginas em 2 meses me esforçando muito; dei uma pausa de uns dois meses até que um amigo que leu e gostou muito, me animou a retomar a leitura, aí meu humor já era outro e consegui terminar em 3 dias lendo no meu tempo vago no meu trabalho. Eu achei que o desfecho final fez valer a pena o resto do livro, achei muito interessante! E Robin dá um toque todo especial ao livro, adorei ela!

Carol 20/08/2014minha estante
Nossa eu amo leitura e pra ser bem sincera eu não suportei esse livro. Meu Deus que enrolação...Li até a página 146 em quase 3 meses, pra quem lê 500 paginas em até 2 semanas to bem...rsrs. Enfim, livro ruim, os personagens não convence, não emociona e eu não tenho a menor vontade de saber o final.

Dani 07/12/2015minha estante
Livro chato demais!!

Carina 13/01/2016minha estante
A história realmente é cansativa, tem muita enrolação, e sem contar que dá pra descobrir o assassino ainda no início da narrativa. No geral a história é boa, porém, poderia ter sido conduzida de uma forma mais interessante.

Aohna 21/05/2019minha estante
Gente pelo amor de Deus. Tudo o que essa mulher escreve, é pra disseminar o ódio dentro do nosso país. O Brasil, ela é obcecada por nós.

NYS 18/01/2014

Absolutamente nada de mais. Não é um livro que se destaque no gênero (não chega nem perto). Apesar de sua leitura fácil, não achei a história muito bem planejada (na verdade, é muito sem lógica).

Acho que a maioria das pessoas deram mais crédito ao livro pela publicidade dele (eu inclusive). Provavelmente, se não tivesse todo essa mídia em cima, ia passar despercebido por qualquer um.
Juli 03/02/2014minha estante
Concordo. Eu empaquei nesse livro, li só metade dele em quase um mês! Muuuito chato, muito blábláblá, nada acontece. Ainda não terminei, mas estou tentando...
Me desculpe, mas as pessoas que falam que ele é bom para o gênero nunca leram um bom livro sobre investigação.

Davi 10/06/2014minha estante
CONTÉM SPOILER
Concordo com sua opinião. Foi simplesmente ridículo o fato do próprio assassino ter contratado o detetive, sem motivo nenhum! Se ao menos tivesse alguma explicação para ele ter feito isso, mas não, o caso já estava esquecido por todos os familiares e amigos da Lula.

Matheus 01/07/2014minha estante
Davi, o John Bristow contratou o Strike acreditando que ele fosse apenas um detetive vagabundo e aproveitador. A intenção dele era que Strike acusasse o irmão biológico de Lula (o que aparece correndo nas gravações) acreditando que, com o irmão biológico de Lula preso, o dinheiro da herança ficasse apenas para ele. Assim como procurava também pelo testamento para se livrar dele.

NYS 01/07/2014minha estante
CONTÉM SPOILER
Matheus,
Acho que o que o Davi quis dizer é que, se eu fosse o irmão dela jamais contrataria um detetive só para não dividir a herança e ainda correr o risco de ser descoberto - sério, isso é estúpido!. Ainda mais já sendo razoavelmente rico. Totalmente sem lógica!

Guillermo 27/07/2014minha estante
SPOILER
Na verdade, Bristow estava com dificuldades econômicas e precisava do dinheiro da herança, motivo pelo qual ele contratou um detetive decadente e mal-sucedido que poderia, na mente de John, ser controlado facilmente por sua ligação emocional com o irmão morto quando eram pequenos.
Eu gostei muito do livro, não achei nenhuma parte entediante!

Silvana 09/01/2015minha estante
Leitura arrastada...Estou na página 224 e ainda espero que a leitura tome outro rumo...não tem ação e a estória não me prende. Desde o início já desconfiei do assassino e, pelo que li aqui no skoob, acertei na mosca. Aliás, achei totalmente previsível. Tô quase desistindo de ler... é que prefiro leituras com mais emoção, ação, adrenalina... Os livros de Steven James, Camilla Lackberg, Elizabeth Haynes, Chevy Stevens, Tess Gerritsen, Tara Moss, Karin Slaughter...entre outros, são mais do meu estilo de leitura, me prendem do começo ao fim! Agora vou ler algum livro de Jo Nesbo, Julie Garwood ou Sandra Brown.

Davi 20/06/2016minha estante
SPOILER
NYS, exatamente. Pra mim não colou essa do próprio assassino ter contratado um detetive, por pior que ele o considerasse!

Alison.Bastos 09/04/2017minha estante
Sil, primeiro, você me matou de susto. Eu coloquei que contém spoiler sim, fui conferir, e a marcação de conter spoiler estava marcada

Alison.Bastos 09/04/2017minha estante
Até conferi no site, fiquei com medo de ter sido um erro do App. Mas ta tá marcado como spoiler. Não me mate do coração, o que eu menos quero é estragar uma experiência de leitura de alguém.

Alison.Bastos 09/04/2017minha estante
E mesmo estando certo, me perdoe.

Lari 11/09/2017minha estante
Eu tô na página 180 e a leitura está muuuuito arrastada. Mas para mim já está claro que é ele. A história não tem reviravoltas, e eu leio muito agatha christie, hahah então dá pra adivinhar

Sil 11/09/2017minha estante
Oie Alison, você tem razão, tem marcação sim. Mas juro que não tinha quando li seu comentário (acredito que foi um erro do aplicativo sim), pois eu estava na reta final do livro, jamais abriria um comentario marcado como spoiler. De qualquer forma, ta tudo bem. Desculpe pela caixa alta kkkkkkk na hora me empolguei, nao foi um xigamento, foi mais como: meu Deus não me fala isso kkkkkkk sou muito ruim com charadas e não imaginava que poderia ser ele kkkkk abraços e desculpe novamente a caixa alta.

Alison.Bastos 27/09/2017minha estante
Ok Sil. Tudo bem kkkk

Arthur 26/07/2015

JK Rowling apostou alto!
JK Rowling se mostra uma incrível escritora. Lançou Harry Potter e foi um tremendo sucesso, a mesma poderia ter entrado em uma zona de conforto e viver com os frutos que Harry Potter lhe deu. Mas não, após isso, ela lança Morte Súbita, que é um livro pesado, cru, forte e que abandona a literatura fantástica. Não satisfeita, JK Rowling entra em um terreno perigoso: criar um detetive londrino. Criar um detetive londrino não é uma tarefa fácil, já que é uma face saturada da literatura, tendo Sherlock Holmes e Hercule Poirot dominando já o cenário e sendo imortais e excelentes. Com isso, JK Rowling prova sua genialidade, além de conseguir passear por vários gêneros da literatura com maestria, a mesma abre espaço entre os melhores e mostra que pode se tornar uma lenda viva da literatura.
Thay 05/08/2015minha estante
Fazia tempo que um livro não prendia tanto minha atenção , Jô sabe como montar uma história estou desesperada para ler bicho da seda adorei sua resenha ?

Thay 05/08/2015minha estante
Fazia tempo que um livro não prendia tanto minha atenção , Jô sabe como montar uma história estou desesperada para ler bicho da seda .
Adorei sua resenha!!!

Arthur 05/08/2015minha estante
Thay (não sei se você vai receber isso já que não sei se o skoob usa o mesmo esquema de notificações de outras redes sociais haha), mas concordo com você, muito bom o livro e estou doido pra ler Bicho da Seda, que ouvi dizer que é ainda melhor! E muito obrigado por ter gostado da resenha :D

Thay 07/08/2015minha estante
No site da Rocco tem os dois primeiros capítulos( http://www.rocco.com.br/wp-content/uploads/2014/10/Caps-1-e-2-O-bicho-da-seda.pdf) minha ansiedade de ler só aumentou kkk

Arthur 08/08/2015minha estante
Nooooossa! Aumentou mesmo! Preciso desse livro, agora! haha Valeu Thay :D

Thay 08/08/2015minha estante
Magina :)

Vivian 08/05/2022

Uma ótima trama
Já deixar claro que nunca li Harry Potter (nem pretendo), então não vou comparar a escrita de J.K. Rowling dos livros de fantasia para este romance mais adulto. Inclusive o motivo dela escrever a série de três livros sob o pseudônimo de Robert Galbraith foi justamente para evitar esta comparação.

A história inicia com uma notícia chocante de que uma modelo super famosa acabou de cair da sacada de seu luxuoso apartamento. Mesmo com o relato de uma testemunha que diz ter escutado uma discussão momentos antes da tragédia, a polícia não descobre nenhuma outra evidência, e acaba por concluir o inquérito como suicídio. Alguns meses depois, o irmão da modelo procura o detetive particular Cormoran Strike para contratar serviços de investigação, pois ele tem certeza de que a irmã foi na verdade assassinada. A princípio o detetive acha a história do rapaz meio fantasiosa, mas por estar endividado e precisando urgentemente de trabalho acaba aceitando o caso.

O livro percorre com detalhes todos os passos de Cormoran nesta investigação, com muitas entrevistas de conhecidos da modelo, amigos, e pessoas com as quais trabalhava. E neste amontado de peças, Cormoran tenta montar este quebra-cabeça e começa a perceber que o irmão da modelo pode sim ter razão em suas suspeitas.

Eu gostei muito da escrita de Rowling, cheio de descrições detalhadas, das pessoas e ambientes. De como ela trás a história de vida do detetive e de como ele foi parar naquela situação. Acompanhamos o seu drama pessoal concomitantemente ao desenrolar da história. É prazeroso também ler sobre a súbita relação de amizade entre ele e sua nova secretária, com uma toque de tensão sexual entre eles, talvez tenha um sentimento mais profundo ali, sem que os dois tenham ciência disso nesse momento.

Algumas pessoas podem achar o ritmo lento, mas não foi para mim. Fiquei totalmente absorta na história, a trama me pegou e gostei muito do resultado final. Apesar de desconfiar de qual seria a reviravolta, foi um plot bem feito e surpreendente. Já quero ler os dois outros livros da série.
JefersonBOli 08/05/2022minha estante
Já são 5 livros nessa série. Branco Letal segue sendo meu favorito, mas ainda não li Sangue Revolto

1. O Chamado do Cuco
2. O Bicho da Seda
3. Vocação para o Mal
4. Branco Letal
5. Sangue Revolto

JefersonBOli 09/05/2022minha estante
Ah, tem série no HBO Max com 4 livros adaptados e ela é perfeita!

Vivian 09/05/2022minha estante
Nossa nao sabia hahaha. Obrigada por avisar, já vou procurar pra comprar o restante. Dá serie eu já ouvi falar, mas ainda não vi.

JefersonBOli 09/05/2022minha estante
Vale muito a pena ler a série, a construção de personagens está impecável. Quanto a série de TV, já que você terminou o primeiro livro pode ver a primeira temporada. É curta e aborda somente O Chamado do Cuco sem dar spoiler das outras

Vivian 10/05/2022minha estante
Valeu pela dica. Estou eio atolada aqui, mas vai pra minha lista. Quanto aos livros devo ler o segundo e o terceiro ainda este ano.

Isabel.Vilela 18/07/2020

Bem mais ou menos
Dividido em 5 partes e muito enrolado.A melhor parte sem dúvida é quando o livro acaba.
Cris 18/07/2020minha estante
eu sempre vou deixando esse livro para trás, acho que vai esperar mais um pouco, rs

Isabel.Vilela 18/07/2020minha estante
Elimina logo kkkkkk

hahahaha, valeu!

Isabel.Vilela 18/07/2020minha estante
Bjooo kkkkk

Bj

Fábio Nogueira 21/08/2017

Que venha o Bicho-da-Seda...
Com uma narrativa rica em detalhes, fica fácil e envolvente descobrir o mistério que envolve o Chamado do Cuco. A estória não é monótona e vale a pena prosseguir com as novas aventuras de Cormoran Strike.
Pollyana Camilo 22/08/2017minha estante
Aeee que bom que você gostou :)

Fábio Nogueira 22/08/2017minha estante
Pois é Pollyana, gostei sim! Vou ler agora Uma vez de Morris Gleitzman e depois vou para O bicho-da-seda. ;)

Pollyana Camilo 22/08/2017minha estante
Descobriu logo quem era o assassino?

Fábio Nogueira 22/08/2017minha estante
Fique na dúvida.. Kkkk

Fábio Nogueira 28/12/2017minha estante
kkkk Eu tentei dizer: "Fiquei" e não "Fique".

Só agora vi esse comentário

Sorry

28/02/2021

Gostei muito do personagem principal. Final surpreendente. Já quero ler os outros livros
Rafael.Sousa 03/03/2021minha estante
Vou começar a ler esse livro. Você recomenda?

04/03/2021minha estante
Sim, to louca pra ler as continuações

Rafael.Sousa 04/03/2021minha estante
Tem continuação?

04/03/2021minha estante
Tem mais 4. O último ainda não foi lançado no Brasil

Rafael.Sousa 04/03/2021minha estante
Ah sim entendi....comecei a ler hj....

Mateus de Morais @recantoinsano 25/02/2017

Monótono, previsível, tedioso... decepcionante!
(O conteúdo que se segue é especificamente minha opinião, se você tiver gostado do livro não tem problemas. Sem ofensas ao coleguinha galera. Beleza?).

Então eu li “O chamado do cuco” da nossa idolatrada J.K Rowling, sob o pseudônimo de Robert Galbraith, e tamanha foi a minha surpresa quando não gostei do livro. A minha expectativa com a obra não era tão grande, ainda bem, porque se fosse a decepção teria sido maior.
O enredo é basicamente o seguinte: uma modelo caí para a morte da sacada de um prédio. E a polícia acha que foi suicídio, mas seu irmão John não acredita nisso. John vai atrás de Cormoran e pede que ele investigue o caso. E o livro é isso, o detetive Cormoran Strike nessa jornada pra descobrir o que existe por trás da morte da modelo.
Bem, não sei se foi devido ao fato de já ter lido muitos romances policiais e histórias desse tipo, mas nas 50 primeiras páginas eu já sabia o que tinha acontecido. Sabe, é uma história muito previsível, e mesmo assim eu insisti torcendo pra estar errado. Li todas as 448 páginas do livro, para no final constatar que estava certo desde o princípio.
Sério, esse foi o pior livro da minha vida, os personagens são enjoados, a trama é extremamente fraca, e a escrita é muito, muito, muito maçante... Não consegui encontrar nenhum ponto positivo no livro.
Devia ter ido assistir um episódio do “Scooby-Doo” o final é mais surpreendente do que o desse livro!
Mari M. 02/03/2017minha estante
Concordo plenamente !! Inclusive sobre o Scooby !!

Marcos Zog 15/03/2017minha estante
Eu desisti no início. Achei chato. Costumo ler Sherlock...

Mateus de Morais @recantoinsano 16/03/2017minha estante
Eu também costumo ler os livros do Arthur Conan Doyle. E me disseram que o Cormoran era tipo um novo Sherlock Holmes então fui ler... e acabou que deu nisso

Marcos Zog 16/03/2017minha estante
Puts. Espero termina-lo um dia. Kk

Beah 26/08/2017minha estante
Kkkkk

João Lucas 06/01/2015

Ausência de ação, presença de desânimo.
Sob o pseudônimo de ‘’Robert Galbraith ’’, J.K. Rowling mais uma vez presenteia os leitores com um dos seus mais recentes livros voltado para o público adulto (talvez não adulto, entretanto numa faixa de idade mais avançada em relação ao público de Harry Potter). E com toda a franqueza do mundo, eu posso simplesmente dizer que o livro não me agradou nem um pouco. Ocorreu aquela velha história que muitos leitores já afirmaram em relação a um livro: ‘’Tinha tudo para ser uma boa estória, mas não aconteceu. ’’

The Cuckoo's Calling (título original) é uma trama policial que gira em torno do suposto suicídio da glamourosa modelo afro-britânica Lula Landry. De acordo com as evidências, Lula se jogou da sacada de seu apartamento numa típica madrugada de neve em Londres. Insatisfeito com o fechamento do caso, o irmão adotivo da modelo -John Bristow- resolve contratar um detetive particular para investigar o caso e descobrir se realmente foi suicídio ou se foi um assassinato. A partir de então, John vai contar com a experiência do detetive particular e ex-militar Cormoran Strike, que por sua vez tentará desvendar de todas as formas a verdade sobre o caso, sempre contando com a participação de sua bela secretária Robin Ellacott.

Investigação criminal, mistério e romance policial são temas que chamam bastante a minha atenção se estiverem presentes em um livro, e esse foi exatamente o motivo pelo qual eu decidir ler O Chamado do Cuco. Entretanto a autora pecou nessa narrativa, deixou muito a desejar levando em consideração esses temas incríveis que prometiam um enredo forte e harmonioso. Achei os personagens um pouco fracos (principalmente a Robin) e acredito que faltou mais vida, mais nitidez dos mesmos. Ao menos o final me pareceu interessante, mas nada que compensasse as mais de 400 páginas já lidas até o momento.

Enfim, pode ser que muitos discordem de determinadas colocações minhas a respeito do livro, mas vale lembrar que a conclusão sobre a estória do livro fica a critério de cada leitor, a partir do seu próprio ponto de vista.
José Igor 21/01/2015minha estante
Adorei sua resenha sincera!
Realmente esperei mais deste livro, espero que O Bicho-da-Seda seja melhor! Mas creio que, na categoria: não-fantasia, não há como superar Morte Súbita!

João Lucas 21/01/2015minha estante
Obrigado, de verdade! :)
Pretendo ler O Bicho-da-Seda também, e torço pra que seja mais interessante. Concordo com você, Morte Súbita é insubstituível, adorei o livro!

José Igor 21/01/2015minha estante
João Lucas, garoto inteligente!
Quando ler O Bicho, me diga, se supera O Cuco...
Espero muito que sim! rsrs =)

João Lucas 21/01/2015minha estante
Hahaha valeu pelo ''inteligente'', apesar de não ser verídico rsrs
Ok Igor, se eu ler antes de você, te informo tudo direitinho :D

José Igor 22/01/2015minha estante
Merece o "título" sim, deixa de modéstia... hahaha.
E beleza. Aguardarei comentários! Abraços!

Renata 23/11/2020

saudades de um bom livro de investigação né minha filha
tenho minhas ressalvas à j.k. rowling enquanto pessoa, mas não posso negar que a mulher sabe escrever.

cormoran strike, o detetive particular que protagoniza essa série investigativa, não tem o brilhantismo de um poirot, ou a sagacidade de um holmes, mas não decepciona. a história narra uma clássica investigação de suicídio/homicídio e exita ao conseguir prender o leitor do começo ao fim. tem suspense na medida e a costumeira revelação final de tudo que foi descoberto pelo detetive ao longo de suas averiguações minuciosas que ele não compartilha com o leitor até o final.

outro grande ponto positivo é sua secretária, robin, que se destaca em seu papel de assistente do detetive (saudades, watson). espero que ela apareça mais nos próximos livros, pois ela tem potencial.

algo que dificultou um pouco a imersão completa na história foram as frequentes menções à arquitetura e às ruas londrinas; a autora pode ter utilizado esse recurso criar uma atmosfera envolvente às incursões do detetive pela metrópole, mas pra quem não conhece a cidade (euzinha) isso dispersa um pouco (mas nada grave).

sim, vale a pena (se você gostar desse gênero). sim, lerei o próximo livro da série.
tagarelandolivros 23/11/2020minha estante
os próximos (até vocação para o mal) são bem melhores que esse! gostei desse mas achei que a primeira metade foi muito arrastada...

Renata 23/11/2020minha estante
bom saber, valeu pela dica! já vou partir pros próximos mais animada.

Raiane 04/12/2020minha estante
Também fiquei com essa sensação sobre as menções a Londres, foram as únicas partes que me fizeram dispersar

Renata 07/12/2020minha estante
né?! eu ficava totalmente perdida nessas horas, pensando "bora, mulher, pula logo essa parte aí, porque eu não tô entendendo nada". hahaha

Geissy 12/01/2014

J. K. Rowling (Robert Galbraith) perfeita <3
A maioria, senão todos, já sabe que Robert Galbraith é, na verdade, o pseudônimo de J.K Rowling, autora da série Harry Potter e de Morte Súbita caso haja algum desinformado...
Pra começar gostaria de comentar que o título é totalmente nada a aver, tradução do título foi rídiculo e repetindo o erro assim como a tradução sem sentido do título de Morte Súbita( The Casual Vacance) ! The Cuckoo's Calling se refere á uma ligação feita(sem spoiler aqui), e O Chamado do Cuco te deixa aquele sensação de "oii?!" Tbm não entendi porque Lula tinha o apelido de Cuco...
Depois de deixar a magia de Harry Potter de lado e ter mostrado o seu enorme potencial para desvendar histórias dispares, J.K Rowling, sob o pseudônimo de Robert Galbraith, somente reafirma que é uma escritora digna de admiração.
Ela estruturou muito bem os personagens, Strike e Robin fazem uma dupla maravilhosa (e o melhor, sem romance), que te leva através da história ansiando descobrir a verdade !
Adorei ver Strike enfrentando seus fantasmas e se provando...
Livro mais do que rcomendado !!!
Rafa P. 14/01/2014minha estante
Geissy adorei a resenha , fiquei mais ansiosa para ler. Eu ganhei este livro de aniversário e será uma das próximas leituras.
Infelizmente ainda não li Harry Potter, mas eu fiquei muito impressionada com a narrativa da autora em Morte Súbita, por isso vou investir nela. E com certeza um dia irei ler harry, pq eu adoro os filmes.

Luís 16/01/2014minha estante
Não consegui entender muito bem o título do livro e a ligação com a história. Poderia me explicar, por favor? Obg.

Geissy 22/01/2014minha estante
Luís vc leu o livro ?
Me responda antes, senão corro o risco de te dar um big spoiler, rsrsrsrs' :)

Geissy 22/01/2014minha estante
Rafa, leia siim, é muito bom :)

zoni 22/06/2018

Mistério, paparazzis e uma história que te faz ter vontade de ler todos os romances policiais do mundo.
Por esse livro ter sido lançado a bastante tempo, já tinha visto algumas resenhas sobre ele, e eu próprio discordo de quase tudo que tinha ouvido ou lido. Não acho o livro monótono, não acho a leitura arrastada, e muito menos chata, considero a escrita de Rowling detalhista, e é isso que torna a aventura tão emocionante.

A história narrada se desenvolve a partir de um evento trágico: uma modelo famosa se suicida causando uma grande comoção na imprensa. O irmão da modelo, contudo, decide contratar um detetive para investigar melhor o suicídio, pois acredita que ela tenha sido assassinada, por mais que as investigações já tenha provado que a moça se matou. É então que entra Cormoran Strike, um detetive que está meio na merda, e que depois de muita insistência do irmão da falecida, decide aceitar o caso e investigar esse suposto assassinato com a ajuda de sua assistente, Robin.

O chamado do cuco, é um romance policial profissional, mas que não perde aquele tom cômico, têm uns diálogos engraçados, uns pensamentos sem sentido que nos fazem rir, e uma escrita muito boa, muito bem desenvolvida, JK cria personagens tão carismáticos e os desenvolve tão bem em meio à um trama despretensiosa que é quase impossível não se encantar da primeira a última página. No início nós não temos ideia de pra onde estamos sendo levados, mas já adoramos porque temos um protagonista com um linguajar ácido e umas tiradas incríveis, e em meio a tudo isso, a autora vai criando umas teias tão bem feitas, nos dando pistas tão reais, que eu logo descobri quem era o assassino. Mas a genialidade da autora nesse livro foi tão grande que ela nos dá umas situações tensas e reviravoltas emocionantes que nos faz questionar se nosso primeiro palpite estava mesmo certo, (o meu estava).

O livro é muito gostoso de ler, é sério e profundo, mas também é divertido, o desfecho é ótimo, muito bem construído e amarrado, não deixa brechas para vierem os mimimi em nossa cabeça, os famosos "mas e...". É o tipo de leitura perfeita para quem gosta de histórias engraçadas com suspenses e crime.

E deixo aqui um ps: um livro que agrada a todos, mesmo os metidinhos que têm bronca com hp.

site: www.instagram.com/nomeiodatravessia
Gabi° 22/06/2018minha estante
Depois dessa resenha deu até vontade de ler.

zoni 23/06/2018minha estante
Gabi, leia, sério, não perca a oportunidade de ler. É um livro incrível, estou doido para ler o segundo, porque estou totalmente apaixonado pelo Cormoran, e pela escrita da JK assim tão madura e cheia de suspense.

Gabi° 24/06/2018minha estante
Tem um segundo? Isso é novidade! Qual nome?

zoni 25/06/2018minha estante
É uma trilogia na verdade, o segundo se chama O Bicho da Seda.

Matheus 19/05/2014

O Chamado Do Cuco é um livro que tinha tudo para dar certo, uma boa trama, personagens fortíssimos e uma boa autora. Contudo, a mistura de tudo isso gerou um livro muito detalhista, monótono e que só surpreende o leitor nas últimas 100 páginas. A trama é muito bem bolada e, a forma como a autora guia até seu fim é de tirar o chapéu, porém, esse livro não é apenas a história de um mistério e uma morte, mas sim, a história particular de todos os personagens, trazendo coisas que eu não estava interessado de saber. A prolixidade em detalhes faz com que as partes em que Strike vai atrás do assassino ficasse salteada em meio a um drama exacerbado do protagonista e todos a sua volta. Os personagens são bem fiéis e, realmente, o final é muito inteligente. É um livro cansativo, mas muito bem bolado.
Arielle 20/05/2014minha estante
Você descreveu exatamente o que eu senti lendo este livro.

Lucas 17/10/2015minha estante
EXATAMENTE!!

Amanda Medeiros 30/08/2016minha estante
CONCORDO!!!

s 03/09/2016minha estante
Verdade, prolixo. A impressão que tive quando e' falado sobre a infância do Strike e a morte da mãe etc, foi de que era pra emocionar, ou no mínimo ficarmos curiosos, mas sinceramente? Não estava nem aí. Muitos detalhes desnecessários, e um pouco de exagero. Me peguei em várias partes do livro revirando os olhos e outras lendo muito rápido, no automático mesmo, só ver se chegava logo em alguma mais interessante. Não gostei e não pretendo ler esse outro que já tem, com o mesmo personagem, e que esqueci o nome.

Julia 25/05/2021

Livro super interessante, nunca vejo ninguém falar dele, mas é bem legal. Eu suspeitei de tudo mundo enquanto lia hahaha.
Só achei engraçado o fato de que atrás da capa diz ser um romance policial... Só faltou o romance. Super indico
Bia 29/05/2021minha estante
Romance é estilo de escrita, não significa que tem conteúdo romântico kkk muitos confundem

Julia 29/05/2021minha estante
Aaa entendi, eu não sabia disso hahaha

Bia 30/05/2021minha estante
Eu só descobri alguns anos atrás tb, achava estranho até q um prof de literatura no EM comentou sobre isso uma vez kkkk

Julia 30/05/2021minha estante
Hahahahahahah