O Chamado do Cuco

Robert Galbraith

Resenhas - O Chamado do Cuco

Nanda Lima 27/02/2014

Rowling e o mistério
Assim que terminei Morte Súbita, da J. K. Rowling, corri para ler O chamado do Cuco, lançado em novembro do ano passado sob o pseudônimo Robert Galbraith. Estava tão profundamente apaixonada pela escrita da Rowling que não foi difícil devorar este livro.

A temática - que é a especialidade da autora - é, mais uma vez, a morte. Mas, neste caso, uma morte violenta, e de uma top modelo internacional, Lula Landry. Passada na Londres dos dias atuais, trata sobre os bastidores da fama, sobre dramas familiares e sociais (adoção, superproteção, identidade racial, abandono, dinheiro, drogas, solidão e separação), e sobre, principalmente, o detetive particular Cormoran Strike, um ex-militar afundado em dívidas e desilusão amorosa, que assume a investigação a princípio pelo dinheiro, mas se vê obrigado, por questões morais, a encontrar a verdade sobre a misteriosa morte de Lula. A secretária temporária de Cormoran é outra personagem bastante interessante, que à primeira vista parece ser apenas uma moça ao estilo mulherzinha (como uma personagem de chick lit), mas representa, depois de um certo tempo, papel fundamental para a história e para a solução do mistério – se tornando uma grande parceria de Cormoran.

O chamado do Cuco não possui ação do começo ao fim, aliás, ação não é o foco desse livro. Trata-se mais de um mistério - policial, claro, e com algumas pitadas de suspense psicológico. Uma obra que denota bem o estilo de Rowling: cheio de nuances psicológicas, frases objetivas e personagens complexos. O que não faz com que seja uma leitura difícil, mas apenas rica. Recomendo!

site: www.umaleitoraassidua.blogspot.com

Stefanny Muniz 16/02/2022

Muito bom, historia bem constrida, porém em alguns momentos eu me perdia em meio a tantos personagens. É preciso ler em um momento de bastante paciência.

Jess 09/03/2022

Li depois de ter lido Sangue Revolto, e mesmo assim ainda me surpreendi com a qualidade desse primeiro livro. Acho que eles vão melhorando conforme a sequencia, mas esse é um excelente romance de estreia. A história de Strike e Robin, além da trama criminal envolve do início ao fim, com um final surpreendente.

@sandraalmeidaeseuslivros 24/08/2020

Uma modelo cai pela sacada do seu apartamento e a polícia acredita que foi suicídio devido ao histórico problemático da vítima.

O detetive particular Cormoran Strike, um veterano de guerra recém separado e completamente falido é contratado pelo irmão da vítima para provar que Lula Landry não suicidou-se.

Strike conta com uma secretária temporária, Robin, que será de grande ajuda para a resolução do caso.

Strike a princípio não acredita que Lula Landry tenha sido assassinada, mas começa a investigar com afinco e descobre muito mais do que esperava.

O livro além de tratar da trama do assassinato, traz também um pouco da vida dos personagens que de certa forma estiveram com a vítima próximo a sua morte.

lu_entrelivros 14/09/2022

Bom ?
Segunda vez que tento ler esse livro, na primeira parei na página 140, dessa vez fui até o final e não me arrependo. A história é instigante e mesmo que tenha descoberto o/a assassino/a desde o início do livro, o motivo e a forma que o Strike chega até essa conclusão precisa ser lida!

Com certeza lerei os demais!

Wolffera 06/12/2020

Investigação
Comecei a leitura confiando nas críticas que o livro recebeu mas não me empolguei o suficiente pra achar a leitura ótima!
Em certos momentos a leitura se arrasta um pouco, não cativando a atenção do leitor!
Esperava mais do conteúdo!

Helena.Merces 12/10/2020

Investigação
O livro se passa em volta do suposto suicídio da famosa modelo Lula Landry. Mas muitos motivos levam a crer que na verdade foi um homicídio.
Como? Por que? Quem ?

Lula foi adotada por uma casal rico após a morte de um dos filhos da família. Com o tempo se envolve com drogas e é diagnosticada com transtorno bipolar. A vida familiar é um tanto quanto conturbada, tem também um namorado problemático e várias pessoas do meio da fama e da mídia que so querem tirar uma lasquinha da garota. Mostra também como a mídia é cruel para aqueles que tem uma vida sobre os holofotes.

Eu ja tinha tentado ler esse livro duas vezes antes e desisti porque é uma leitura um pouco lenta e maçante no começo. Eu só fui me prender ao livro depois da pagina 100, mas valeu a pena. O personagem principal, Cormoran Strike, consegue te cativar, mesmo com o jeito carrancudo dele. Mas foi de sua assistente/secretaria, Robin, que eu gostei mesmo e ficava ansiosa para quando ela apareceria.

Acho que a autora se prendeu em alguns detalhes desnecessários, como por exemplo todas as vezes que o garçom chegava na mesa, isso me cansou demais e eu ficava com vontade de fechar o livro. Fora isso, foi uma escrita muito boa e cativante, principalmente pela construção dos personagens, foram muito bem construídos.

O livro é muito bem escrito e a resolução do crime é ótima, no fundo ja desconfiava dx assassinx mas eu não via um motivo por trás, amei como Strike desmascarou e explicou muito bem os motivos do crime.

Arthur Peixoto 13/01/2021

Suspense policial...
A história apresenta um detetive particular em estado de falência, Cormoran Strike, que acaba contratando uma secretária, Robin Ellacott, e juntos acabam sem envolvendo numa investigação de uma morte suspeita de uma modelo famosa. Com o decorrer da história, Strike tenta solucionar o mistério, em meio a problemas pessoais, e de em Robin uma eficiente companheira de trabalho. Muito bom.

ToniBooks 22/02/2021

Um longo caminho
Olha, francamente: esse livro tem personagens bem construídos; um enredo sem pontas soltas e boas cenas ,mas, em minha opinião, peca pelo excesso na descrição dos perfis dos personagens, o que trava, em alguns momentos, o ritmo da estória. Isso talvez porque o autor tenha apostado no clímax do final. Confesso que prefiro enredos que não apostem todas as fichas em suas últimas páginas. É isso aí, meu povo.

Sarah 23/03/2021

A história começou a ficar interessante lá pela página 200, meio maçante e sem necessidade de tantas páginas assim.
Não foi meu livro favorito da vida, mas o plot foi bom e os personagens são incríveis.

Rafa 27/04/2021

Quando uma modelo problemática cai para a morte de uma varanda coberta de neve, presume-se que ela tenha cometido suicídio. No entanto, seu irmão tem suas dúvidas e decide chamar o detetive particular Cormoran Strike para investigar o caso.

A sinopse de O Chamado do Cuco é simples, mas a trama contida no livro não é nem de longe simples. E muito boa!!!!

Tenho que reconhecer e dar crédito pra autora por conseguir não se perder numa história tão complexa, cheia de personagens e tão rica em detalhes importantes. Tudo o que é colocado ali é de grande importância para se desvendar todo o mistério e entender tudo. Confesso que por essa grandiosidade de coisas, foi difícil advinhar todo o final. Mesmo assim, isso não me incomodou e não me fez gostar menos do livro!. Até porque tudo é resolvido de um maneira primorosa, levando em conta tudo o que está relacionado ao caso!!

O desenvolvimento dos personagens é outro ponto forte do livro!! Ela se empenha em se aprofundar em todos os personagens, dos principais aos secundários!! Isso acaba ressaltando a importância de todos eles pra trama investigativa. Todos acabam virando suspeitos até que se prove o contrário, fazendo com que você se prenda na leitura a cada página porque um segredo de algum deles pode vir á tona a qualquer momento!!

Claro que tenho meus personagens favoritos. Strike e Robin formam uma dupla extraordinária!! Ele, um cara bem bronco, e ela, a sensatez em pessoa. Essa duas personalidades diferentes conseguem um entrosamento praticamente perfeito!! Mas preciso destacar que o que mais me interessou foi a história pessoal de Strike, uma das mais interessantes que eu já vi num livro para um detetive!!

Meu senão para o livro fica para o começo. Achei ele bem arrastado na apresentação da história e dos personagens. Mas depois que a investigação começou pra valer, aí foi difícil largar o livro!!

Fica aqui minha recomendação pra leitura de O Chamado do Cuco!! O primeiro livro de uma série da qual já quero ler os próximos livros e tem tudo pra virar uma da minhas favoritas!!

Gabii 29/04/2021

Os detalhes
Que a escrita da JK é muito boa acho q a maioria sabe, mas se você ta começando a ler esse livro achando q vai ter algo minimamente parecido com o universo de HP sinto lhe informar q não é este o livro que você procura.
Aqui a gente vai ter uma história investigativa protagonizada por um detetive particular todo ferrado e uma secretária improvável, que vão investigar o caso de uma super modelo que aparentemente se suicidou.
Como dito antes a escrita da JK é muito boa só pesa um pouco na hora de falar sobre muitos detalhes que as vezes são desnecessários o que em determinadas partes a história pode ficar um pouco massante, uma coisa que também pode vir a atrapalhar o desempenho da leitura é a quantidade relativamente grande de personagens e nomes durante a investigação, porém todos os personagens são muito bem montados. Tudo melhora bastante na metade do livro onde a investigação ganha mais força. Um outro detalhe que gostaria de comentar que me incomodou foi que Robin merecia mais espaço na história, fora esses pontos, é um bom livro e com uma reviravolta interressante.

Rita332 14/02/2020

Adoro!
Quando comecei a ler esse livro achei que não ía gostar. Qual foi minha surpresa ao ver ali uma história surpreendentemente interessante, totalmente diversa do que JK Rowling escreveu (sim, incautos, Robert Galbraith e JK Rowling são a mesma pessoa).
Fiquei extremamente satisfeita com a leitura. Estou fascinada com o detetive Cormoran Strike, sua sagacidade e, ao mesmo tempo, com sua sensibilidade.
Quero ler todos os livros escritos por "Robert Galbraith" .
Indico para quem gosta de uma boa história de investigação.

Regina 28/04/2023

Livro escrito por JK Rolling sobre pseudonimo. Livro bem escrito, sem pontas soltas. Achei que desenvolveu melhor do meio para o final. Não descobri o assassino mas valeu a leitura. Recomendo