O estaleiro

O estaleiro Juan Carlos Onetti

Resenhas - O Estaleiro

Exusiaco 03/08/2016

Impressão de que Onetti é monstro. Impressões da obra: Alegoria poderosa na forma de um estaleiro fantasma, com engrenagens oxidadas. Larsen, o junta-cadáveres, retorna à Santa Maria após cinco anos, mais espectral do que nunca. Uma volubilidade, um abalo sísmico em placas tectônicas à deriva no magma da existência, despedaçando e espalhando viscerais cacos no caos para logo depois sofrerem uma força centrípeta que assinala a solidão em distintas ilhotas de misérias, infernos, decadências e espectros concêntricos, espargidas numa narrativa faulkneriana. Santa Maria é uma Yoknapatawpha banhada pelo Prata ao som de tangos afins. A descrição do antro El Chamamé é algo que arrebata. De estaleiro a boteco a narrativa vai desfilando seus espectros que, pensando bem, estão tão próximos que sequer os vislumbramos.

Phasquinel 28/04/2022

Intimista
Depois de escandalizar pequena Santa Maria em seu com o seu prostíbulo Juan cadáveres está de volta. Agora chega sozinho, forçando a postura e o Passo de quem carrega mais do que desilusões ações para continuar a viver. O estaleiro é uma obra prima de Juan Carlos, um romance no qual o espaço degradado que anuncia seu título faz um alegoria.

Gerson91 08/02/2023

Pesado
Acredito que seja o melhor livro de Onetti pelo cuidado na formação de frases, cenários, alegorias e personagens. Eu achei uma história muito decadente e muito cifrada. Não gostei muito, mas pretendo reler daqui um tempo.