O Tribunal das Almas

O Tribunal das Almas Donato Carrisi

Resenhas - O Tribunal das Almas

Mayara945 31/03/2020

No meio termo
Um livro policial, cheio de tramas e subtramas. O autor nos conta duas histórias paralelas - uma que ocorre no presente e outra no passado - que ao fim do livro explicam todo o enredo: uma perita criminal busca entender a morte repentina de seu marido, que teria sido fruto de um acidente de trabalho. Enquanto isso, acompanhamos a saga de um justiceiro para encontrar e deter um serial killer.

Até a metade do livro, nada pra mim fazia nenhum sentido. Só não abandonei a leitura, por causa da minha profunda resistência em deixar livros pela metade. Depois as coisas começaram a se encaixar e no fim, o livro tem um ritmo até bacana.

Não sou uma leitora assídua desse gênero de livro, mas achei a história bem extensa e creio que o autor poderia ter reduzido a quantidade de páginas pela metade que já estaria se bom tamanho.

Eu gostei dos personagens e do desfecho, mas terminei a leitura com muitas perguntas sem respostas. E mesmo não sendo uma leitora expert desse gênero, acho que isso não é bom sinal rsrs
I Danielle I 01/04/2020minha estante
Oi! Se eu não me engano esse livro possui continuações, mas ainda não foram traduzidas. Acho que o Bruno do canal Navegando fala sobre isso. Abraço!

Mayara945 01/04/2020minha estante
Sim! Tem duas continuações, mas sem tradução ainda.... Não conheço esse canal, vou dar uma olhada. Obrigada pela dica

Dogui 28/09/2020minha estante
Concordo totalmente contigo! Não foi um livro que possa dizer owwwww.

Carol 10/10/2020minha estante
Concordo mts personagens e subtramas

Luke 08/12/2020minha estante
Gostei da trama, mas Terminei a leitura com essa sensação de várias perguntas sem respostas. Ainda bem que o pessoal aqui explicou que há continuações.

Ju Oliveira 01/12/2014

O final mais surpreendente que já me deparei!
Quem me acompanha aqui no blog e instagram sabe que sou doida por um bom thriller policial. Então quando descubro algum livro novo ou nem tão novo assim, que chama a atenção dos leitores eu corro pra ler. Li vários comentários super positivos do livro “O tribunal das almas” e decidi lê-lo. Só posso dizer… por que demorei tanto para descobri-lo?

Marcus é um homem solitário, sem identidade, sem memória. A única coisa que ele realmente sabe sobre si mesmo, é que ele tem o dom em identificar o mal, mesmo este estando entranhado em pequenos detalhes. Na cena de um crime, ele vê o que ninguém mais é capaz de enxergar. Marcus consegue “ler” a mente de um assassino, mas ele não é um profiler comum. Marcus faz parte de uma organização secreta, existente a séculos, que atua paralelamente ao trabalho da polícia.

A especialista em fotografia criminal Sandra Veiga, descobre após cinco meses da morte de seu marido, que a causa pode não ter sido um mero acidente. Incomodada com essa possibilidade ela parte em busca de pistas que possam comprovar essa sua suspeita. Sem saber, ela acaba se metendo com pessoas extremamente perigosas e corre risco de vida.

Pessoas que tiveram algum ente querido arrancado brutalmente de suas vidas pelas mãos de algum maníaco, misteriosamente acabam descobrindo suas identidades e fazendo justiça com as próprias mãos. Mas quem poderia estar ajudando essas pessoas, simples donas de casa ou pais de família pacatos a agirem?

O tribunal das almas, à primeira vista pode-se passar por uma trama complexa demais, já que são expostos vários casos paralelos, inicialmente sem conexão uns com os outros. Mas a medida que a leitura avança, os fios vão se entrelaçando e formando uma trama fechada. O mistério que envolve a perda de memória de Marcus nos é desvendada pouco a pouco, fazendo com que o leitor vá montando o quebra cabeça.

O autor Donato Carrisi aborda um tema que eu desconhecia, mas que fiquei extremante fascinada, a Penitenciaria. Os penitencieiros eram (ou são?) padres que detinham o “poder” de absolver casos especiais. Então nos arquivos da Igreja Católica encontrava-se o maior e mais terrível registro de casos hediondos que se possa imaginar.

Os penitencieiros não estavam interessados na existência do demônio, ou melhor, eram os únicos a Igreja que duvidavam disso. Sempre o consideraram um cômodo pretexto, inventado pelos seres humanos para se eximirem das responsabilidades pelas próprias culpas e para absolver os defeitos da própria natureza. O diabo só existe porque os homens são maus.

Quem é bom e quem é mau? Em que momento de nossas vidas deixamos de ser bonzinhos para nos tornarmos maus? Ou vice versa?

Onde é que mudamos? perguntou-se.
Quando é que a história de cada um se modifica de um jeito irreversível? Mas as vezes não acontece. Às vezes tudo segue como deve seguir.

Nota-se claramente que o autor fez uma vasta pesquisa, sobre os recônditos da Igreja católica e seus segredos seculares. Ele literalmente nos faz viajar por Roma e seus monumentos e catedrais históricos, fascinante. Uma trama inteligentíssima, muito bem amarrada e com um dos desfechos mais surpreendentes que eu já me deparei. Este livro deveria ser leitura obrigatória para fãs de thriller policial. Entrou para minha lista de favoritos. Desejando muito ler outros livros de Donato Carissi. Super recomendo. LEIAM!

site: http://juoliveira.com/cantinho/resenha-o-tribunal-das-almas/
Ferdy 23/11/2019minha estante
ju, preciso conversar sobre o livro com você! acabei e fiquei com dúvida, help! kkkk

Tina 05/09/2023minha estante
Eu amei esse livro e fiquei chocada com o final.

Flavia 19/05/2023

Que livro! Original, denso, envolvente, surpreendente a cada capítulo e com um dos finais mais inesperados que já li. Demorei pra terminar porque é cheio de detalhes e reviravoltas importantes, com certeza vou procurar outros livros do autor. Um dos melhores do gênero, com certeza.
elle carmo 19/05/2023minha estante
donato é bom mesmo! recomendo o aliciador também.

Annaplima 06/04/2023

5 estrelas
"Existe um lugar onde o mundo da luz encontra o mundo das trevas. É lá que tudo acontece: na terra das sombras, onde tudo é rarefeito, confuso, incerto."
Que livro foi esse?!? Amei demais.

Mariana Dal Chico 07/05/2020

“O Tribunal das Almas” de Donato Carrisi, foi publicado no Brasil pela Editora Record, esse é o primeiro de uma trilogia, mas a trama principal tem começo, meio e fim. Infelizmente, os outros dois livros ainda não foram publicados por aqui.

Quando me perguntam qual foi o livro que mais senti medo ao ler, não preciso pensar duas vezes antes de responder “O Aliciador” de D. Carrisi. O lado obscuro do ser humano me aterroriza muito mais do que qualquer outro fenômeno “sobrenatural”.

A linha temporal de “O Tribunal das Almas” é importante e está bem sinalizada antes de cada troca de ponto de vista, que é feito por dois personagens conhecidos e um “caçador”.

O autor tem por característica descrições tão gráficas, que o leitor é transportado para as cenas do crime e é capaz de ver cada detalhes das atrocidades cometidas, por isso, fica aqui o aviso, as cenas são fortes e como envolve serial killer, as mortes são numerosas. E por mais estranho que possa parecer, essas cenas não são apelativas, cada detalhe revelado serve a um propósito.

A forma como o autor entrelaça os subplots com o plot principal é o que mais me conquista em sua escrita. Personagens e casos que começam de forma completamente separada se encontram em algum momento por um aspecto cíclico que sempre surpreende. Portanto, fica o aviso de que o começo pode parecer um pouco lento e desconectado, mas eu garanto que tudo vai se encaixar e fazer sentido.

Como envolve algumas divisões secretas da igreja católica, em alguns momentos senti a vibe ‘Dan Brown”, mas não chegou a atrapalhar muito a leitura, no entanto, meu preferido do autor continua sendo “O Aliciador”.

Leitura mais que recomendada, um thriller policial de qualidade que não fica apenas na superfície de mortes e identidade do assassino, mas levanta questões sobre maldade, sociedade e humanidade.

site: https://www.instagram.com/p/B_4zzj5jfQC/
Cleuzita 07/05/2020minha estante
Sua resenha me deixou com vontade de ler O Aliciador, rss.

Jacqueline169 19/04/2021

Misturar atividades ocultas e ilegais da igreja com mistérios sobre assassinos seriais não teria como ser melhor. Esse livro, que é o favorito da minha namorada, me pegou do início ao fim. Tinha afazeres mas só pensava em quem seria o caçador e quem era a presa, a linha tênue entre bem e o mau, o certo e o errado. Conta com personagens que com a narrativa detalhista nos entregam migalhas que só fazem sentido um tempo depois. Gostei bastante.

Jucilene 16/05/2023

Quê isso?!! Muito bom! Plot twist em cima de plot twist. Até fiquei tonta de tanta reviravolta (rsrs). Um thriler policial intenso, personagens interessantes e misteriosos.

Jordan 22/01/2024

Um bom Thriller
Tribunal das Almas é uma boa leitura e te mantém preso, quase, que em sua totalidade.

Uma história de idéias interessantes e desfechos inimagináveis. Dito isso, o mesmo também sofre da síndrome de "falar muito e dizer pouco" pois é um livro sobre um mistério que é mostrado no final com a adição de um drama familiar não tão bem desenvolvido. Uma impressão que eu tive é que li metade de um livro, e isso não é legal. Mas veremos como as sequências do mesmo ajustam esse sentimento.

Um bom Thriller para passar o tempo.
Mel 22/01/2024minha estante
Aaaaaah, que bom que gostou Jordin!! ?

Nara 31/07/2022

Pensando sobre...
Ê um gênero que eu dificilmente leio, mas dos que li anteriormente, esse foi o mais complexo. Ainda estou montando o quebra cabeças mesmo depois de ter concluído a leitura.
Com certeza uma boa leitura. Preciso conversar com alguém sobre ele.

Dany 15/04/2020

O Tribunal das Almas
Que livro bom. Que leitura sensacional.
O começo é um pouco arrastado, demora até conseguir se contextualizar e ter familiaridade com os personagens. Mas quando a leitura engata, aí não tem como largar esse livro.
Eu amei a escrito, gostei de conhecer algo do qual ainda não sabia. Gostei da forma como tudo foi apresentado. Não é atoa que virou um dos livros favoritos que li esse ano.
Já quero ler mais coisas desse homem.
Recomento muito. Foi uma leitura sensacional.

Viviane 20/05/2023

Um triler de tirar o fôlego, com estória que vao se cruzando de uma forma mais surpreendente possível e um final de realmente tirar o fôlego uma ótima pedida para os amantes desta tipo de leitura como eu.

Julia1370 16/01/2021

uma grande surpresa
Esse livro realmente foi uma caixinha de surpresas.
No começo da leitura eu não me apeguei a história e pensei em abandonar, a leitura quase que toda foi meio arrastada pra mim, não vou negar. Mas que final foi esse ???
Talvez eu não tenha lido no momento certo, mas esse final me pegou e fez a pontuação do livro aumentar bastante.
Realmente um thriller com uma reviravolta incrível no final, no geral gostei muito dele sim!

José Carlos 13/05/2020

De queixo caído!
Sabe quando vc termina um livro e fica com a boca aberta, pensando: não acredito!!! Foi o que aconteceu comigo! Há muitas resenhas para serem lidas aqui! Deixo meu conselho: LEIA ESTE LIVRO!!!

Alan kleber 06/09/2021

Marcus é um homem sem passado. A sua especialidade: analisar as cenas de crime para reconhecer o Mal nos pequenos detalhes e solucionar homicídios aparentemente perfeitos. Há um ano, foi gravemente ferido e perdeu a memória. Hoje, é o único que poderá salvar uma jovem desaparecida.
Este peculiar investigador enfrenta, porém, um desafio ainda maior: alguém está a usar o arquivo criminal da Igreja para revelar a verdade sobre crimes nunca oficialmente resolvidos. Assassinos são colocados perante os familiares das vítimas. Será, passado tanto tempo, saciado o desejo de vingança? Passarão os inocentes a culpados? Ou será, finalmente, feita justiça?

Amanda Oli 25/08/2023

O plot final?
Embora bastante longa e algumas vezes até arrastada, achei a história bastante cativante, e algumas vezes foi realmente difícil largar a leitura.
Algumas partes me pareceram relativamente previsíveis, e alguns nós no meio ficaram meio soltos, ainda assim o autor conseguiu me surpreender bem no final!