Livro de haicais

Livro de haicais Jack Kerouac

Resenhas - Livro de Haicais

Biblioteca Álvaro Guerra 23/05/2023

O Livro de haicais é único entre as obras de Jack Kerouac. Reunindo mais de quinhentos poemas escritos entre 1956 e 1966, revela um lado quase desconhecido de um dos maiores autores da geração beat. Esta edição bilíngue dá ao leitor a oportunidade de desfrutar da singularidade do texto original de Kerouac, que em sua face de poeta adota o mesmo estilo rítmico, espontâneo e revolucionário que imortalizou em seus romances.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788525428813

Adriana Scarpin 12/03/2022

Hoje é o centenário do Jack Kerouac, estava guardando o Livro de Haicais, edição bilíngue que saiu pela L&PM com tradução do grande Claudio Willer, para essa ocasião.
Tudo que Proust me influenciou no início dos meus vinte anos nos 2000, Kerouac fez o mesmo a partir de meados da mesma década, The Dharma Bums foi uma virada no meu modo de pensar a vida e a partir daí comecei a me interessar por budismo.
Os koans zen tem muita influência na escrita de Kerouac, mas é sobretudo nos haicais clássicos e nos senryu que o autor tira sua energia poética seja nas poesias propriamente ditas seja na sua prosa a partir das experiências narradas no Vagabundos do Dharma.
Aparentemente essa edição não comporta os rascunhos mais ruinzinhos de sua coleção de haicais, o que torna o livro bom de cabo a rabo, mas que empobrece nossa visão da evolução poética de Kerouac.
Mas o que importa mesmo é a grande quantidade de haicais sobre gatos, nenhum grande ailurófilo estaria completo sem odes poéticas aos bichanos.

rafinha 02/06/2021

Eu amo kerouac, o livro de haicais mostra com uma simplicidade e leveza o porquê da escrita de jack ser tão especial, entre haicais profundos temos coisas cotidianas que demonstram a perfeição da literatura beatnik

Na Literatura Selvagem 15/12/2018

haikais beats...
Publicado pela L&PM Editores, O livro de Haicais, numa tradução feita por Claudio Willer em uma edição bilíngue, reúne o trabalho de Jack Kerouac nesse formato de poesia inspirada nos haicais japoneses, estilo de escrita que possui raízes no zen-budismo, construído com versos curtos de dezessete silabas métricas.

"Cold gray tufts
of winter grass
Under the stars."

"Frios tufos cinzentos
da relva do inverno.
Sob as estrelas."

Estudando sobre o Budismo, Kerouac trouxe em vários de seus escritos a influência dessa filosofia oriental. O livro de Haicais é constituído de mais de quinhentos poemas escritos entre os anos de 1956 e 1966. Elementos como a natureza, a religião e o cotidiano se mesclam de maneira poética e filosófica ao longo dos versos, levando o leitor a um estado de embriaguez literária e reflexão esmerada.

leia mais em

site: http://naliteraturaselvagem.blogspot.com/2018/06/kerouac-e-sua-poesia-haicai.html