Pela Luz dos Olhos Seus

Pela Luz dos Olhos Seus Janine Boissard

Resenhas - Pela Luz dos Olhos Seus

asisoynara 30/09/2023

Tinha tudo pra ser um bom livro, mas....
Descobri este livro há uns meses através do story de uma colega virtual que estava panfletando ele como se fosse a coisa mais incrível que se podia ler, e por confiar no gosto dela, decidi lê-lo também. Eis aqui uma das provas de que cada leitor tem uma experiência singular com cada livro, pois a minha opinião foi totalmente reversa à dessa colega.

Pela luz dos olhos seus é um livro com uma proposta muito interessante, mas que se perde nas linhas dedicadas a descrever o típico romance da mocinha ingênua e do cafajeste que, mesmo cometendo atrocidades (como, inclusive, ameaça de estupro em determinado momento - o que foi romantizado e tratado sem a devida seriedade pela autora) consegue cativar o coração da doce e pobre garota, que por sua vez, luta inadvertidamente por ele em uma entrega abnegada e devota, se colocando até mesmo em segundo plano para agradá-lo e correspondê-lo. Um grande retrocesso em relação às narrativas feministas que contribuem tanto para o empoderamento feminino através da literatura.

Com pouco mais de 200 páginas, o livro apresenta diálogos clichês de forma excessiva, outros diálogos fracos e quase inexistentes no contexto da trama; um romance que é apresentado ao leitor de forma rasa, onde fica o questionamento do porquê a protagonista se apaixonou à primeira vista por um personagem que em nada cativa o leitor - nem suas cacterísticas físicas são endossadas de forma a mexer com a imaginação de quem lê. O desfecho é decepcionante, apressado e o amor do casal não cativa. Isso tudo somado ao fato de reforçar estereótipos sobre aparência feminina, que coloca mulheres em pé de desigualdade por atributos meramente físicos.

Enfim, vou dar duas estrelas apenas porque achei a escrita fluida e de fácil entendimento. Um livro facilmente esquecível e que vale a pena ser lido apenas quando não se tem nada mais interessante na estante.
Keilizie.Santaroza 30/09/2023minha estante
Nossa amiga pela descrição da sua resenha (maravilhosa por sinal) parece ser mais um daqueles livros que parecem fanfics e só por ter grande visualização ou comentários sobre lançam como livro e aí o fracasso vem. Mais um entre tantos.

asisoynara 08/10/2023minha estante
Amiga, esse livro foi uma decepção pra mim (e eu tinha altas expectativas)... nem vou recomendar, mas se quiser ler pra tirar suas conclusões... e que alegria saber que gosta das minhas resenhas! ?

nadia.gabriel 23/08/2022

Perfeito
História maravilhosa, surpreendente que não conseguimos parar de ler. Personagens que ficarão marcados em minha memória e meu coração. Foi me emprestado por uma grande amiga. Recomendo.

StutzZi 16/06/2022

Bom passatempo
Um livro leve de leitura rápida. ? Interessante, romantico. Aqueles filmes de comédia romantica q mulher ama! Rsrsrs

Nina Rosa 18/11/2019

Muito Romântico é o que define esse livro. Apesar disso ao decorrer da história de Laura e Cláudio, vemos que pouco se compara aos outros romances desse gênero. O livro é singular no que tange ter uma protagonista pouco "padrão" e um homem cego, mulherengo e pouco amável, também aborda em seu interior questões que nos fazem parar para refletir, como é o caso do convivo entre Laura e sua irmã Agathe.
Ambos se conhecem por conta de seus trabalhos, ela sendo assessora de imprensa e ele tenor, quando esta é contratada para ocupar o lugar de Corinne Massé, a qual foi dispensada pelo próprio músico. A música clássica será um assunto essencial na história, o que pode ser entediante ( como foi a mim) para os que não se interessam muito pelo tema. O romance é clichê, algumas vezes a narração confundi ao misturar primeira e terceira pessoa ao mesmo tempo, a tradução um pouco infiel à gramática e um final breve e nada satisfatório. Mas o que seria de um bom livro se ele não possuísse falhas? Recomendo a história, não é a MELHOR que você lerá, porém não irá se arrepender pelo tempo gasto, é ótimo para sair daquele padrão norte americano e conhecer um pedacinho da cultura francesa.
Por fim, quanto ao relacionamento de Laura e Cláudio, não veremos um amor correspondido imediatamente, porém sim a construção desse ao longo do enredo, o que me prendeu muito, pois foi bem desenvolvido e dramatizado. Ademais, a sinopse é bem clara quanto a história, o que é bom já que deixa o leitor ciente do que irá encontrar no livro.

tati_loverock 01/05/2019

Pela luz dos olhos seus é uma história de amor linda e encantadora. Quando vi a sinopse desse livro logo me interessei e realmente não me arrependi. Foi muito prazerosa a leitura, tanto que quando comecei não consegui mais largar. Adorei o fato da história falar sobre musica clássica e ópera, e mais precisamente falar sobre La Traviata (A Dama das Camélias) que é uma das histórias que mais amo, tanto a ópera como o livro são maravilhosos. Com isso tudo ficou difícil não me apaixonar por essa história. Com certeza pretendo reler esse livro em breve.

Marla 06/10/2017

Pela Luz dos Olhos Seus - Janine Boissard
Lançado pela Editora Arqueiro, Pela Luz dos Olhos Seus, de Janine Boissard, conta a tocante e bela história entre Laura Vincent e Claudio Romani.

Laura é uma jovem de vinte seis anos que nasceu na Normandia e cresceu a sombra de sua bela irmã mais velha Agathe. Pequena de estatura, mais com grande determinação, Laura com sua beleza singela se tornou assessora de imprensa no meio musical em Paris.

Claudio é um grande tenor, célebre na França quanto no exterior. Seu maior sonho sempre foi interpretar Alfredo em La Traviata, mas há dois anos ele perdera sua visão após um assalto.

"Que a lua é belíssima, mas de toda forma um pouco distante?"

Os mundos de Laura e Claudio acabam se cruzando, quando David May, agente do tenor a contrata às pressas para ser sua guia em suas viagens. Com fama de crápula e sedutor, Claudio fascina não só por sua aparência, mas também por sua bela voz.

Os dias assim como os meses passam e Laura e Claudio tornam-se cúmplices, e a ela que o tenor procura para desabafar suas angustias, e consolá-lo da dor de nunca poder ser Alfredo. Determinada Laura decide convencê-lo a fazer um transplante de córnea, mesmo que isso o tire de sua vida para sempre.

Janine Boissard apresenta uma trama agradável e fluida que me conquistou apesar de uma pequena ressalva. Dividido em três partes, onde e compartilhada a narração entre Laura e Claudio. Com capítulos curtos fluem com facilidade e que falam sobre doação, paixão, música, mas principalmente sobre amor.

"Sim, o amor era de fato essa coincidência perfeita entre duas criaturas, alma e carne confundidas numa mesma chama. Era de fato aquela doação total, na qual nos esquecemos de nós mesmos pela felicidade do outro."

Laura cresceu sendo a “pequena”, enquanto sua irmã Agathe era a “bela”, esse fato nunca realmente incomodou Laura, que sempre teve um ótimo relacionamento com a irmã e com os pais. Mas ainda assim ela galgou o seu lugar no mundo e mostrou do que a pequena era capaz. Quando ela conhece Claudio e escuta sua bela voz, o tenor lhe ensina a ver melhor as cores da vida.

Claudio é um homem mortalmente ressentido, pois com a perda de sua visão, se ver privando de seu maior sonho, ser Alfredo em La Traviata. Laura o compreende lhe dar esperança e o faz ver a essência das coisas.

A relação entre Laura e Claudio evolui de forma natural, e apesar de alguns ataques do tenor, um acaba dando o melhor de si para o outro, e neste momento que Laura que o ama, percebe que Claudio só será feliz ser for Alfredo e num gesto de renuncia pede que ele passe pelo transplante de córnea, mesmo acreditando que ele já não precisará dela, ou não irá querê-la por não ser uma das beldades a que ele estar acostumado a se envolver. Sem Laura, Claudio enfim entenderá o que é o amor?

"- Está esquecendo o amor, cavalheiro."

Quis ler Pela Luz dos Olhos Seus, desde o seu lançamento, mas por conta de outros livros acabei adiando a leitura, só que esse ano eu o coloquei como meta e enfim conseguir lê-lo. O bom que a espera valeu a pena. O livro nos encanta não só por ser uma história de amor, mas também pela forma que a autora montou a história, envolvendo música. Minha única pequena resalva e em relação ao final, eu gostei e me fez sorrir, mas o considerei muito rápido, gostaria que a autora tivesse feito um epílogo, para vermos o depois.

Finalizado Pela Luz dos Olhos Seus, é um livro que nos encanta por mostrar que o amor, nos dar esperança e nasce onde menos esperamos. Recomendo!!!

" E se, finalmente, o pão e a música não eram mais suficientes para alimentar sua vida... "

site: Louca por Romances - 27.08.2017 - http://loucaporromances.blogspot.com.br/2017/08/resenha-pela-luz-dos-olhos-seus-janine.html

Wilza.Mary 23/12/2016

Merecia mais
Eu adoro romances e esse livro tinha tudo para ser arrebatador mas infelizmente não foi.
Merecia mais.
Ivanna 15/09/2022minha estante
Concordo

vivi/mybookstation.com.br 25/10/2016

Perfeito
Tão doce e tão linda essa história!!! Não tem como não se apaixonar!!!

Stephanie 27/09/2016

Incrível...
Fiquei me debatendo sobreve escrever sobre esse livro, mas ele me cativou de uma maneira incrível desde o mo mentor que encontrou minhas mãos eu me apaixonei... Primeiro foi um presente, ou seja, algo escolhido com carinho não tem preço, segundo essa capa linda e terceiro a sinopse que me fez desejar tirar o plástico o mais rápido possível e lê-lo. Esse livro cantou pra mim e eu não resisti... joguei-Me em suas páginas.
O que me encantou foi a sensibilidade do livro desde a primeira página. O amor não correspondido, a dor e a entrega a um amor que não terá retorno. Uma fuga, um esconderijo e a procura incessante do que mais te fará Feliz.
Enquanto lia me senti como a Laura, perdida na ópera, mas ela buscou em se apaixonou. Sem falar que cita um dos meus livros favoritos A dama das camélias e Claudio lembra, pra mim, um pouco mr. Rochester, por consequência, Jane Eyre.
Embalada pelos espetáculos, um cantor cego, uma agente determinada, la traviata, sentimentos e muito amor.

Rosa 10/08/2016minha estante
muitos spoilers pro meu corassaumm D:

Amanda 10/08/2016minha estante
Então passe longe de: Doutrinados, Colega de quarto, A febre e Lugares escuros. Tinham tudo pra ser livros ótimos, mas o desenvolvimento...

Cecilia.Alcantara 10/08/2016minha estante
Também achei a mesma coisa! O enredo parecia bom, mas não foi bem escrito... E a parte da córnea eu jurava que havia sido ela, mas... Realmente, acho que esse livro está cheios de MAS. Gostei pra passar o tempo, mas não leria de novo.

Cecilia.Alcantara 10/08/2016minha estante
Também achei a mesma coisa! O enredo parecia bom, mas não foi bem escrito... E a parte da córnea eu jurava que havia sido ela, mas... Sinceramente, acho que esse livro está cheio de MAS. Eu gostei pra passar o tempo, não é um livro que leria novamente.

Lizi 10/08/2016minha estante
Bem pouquinho, G hahaha.
Obrigada pelas dicas, Amanda. E esse "colega de quarto" é baseado (ou o filme foi baseado) num filme americano de 2011, um suspense dirigido por Christian E. Christiansen?
Cecy, verdade, imagina se tivesse sido ela? Aí o livro teria tido algo minimamente interessante, e eu tb n leria novamente.

Amanda 10/08/2016minha estante
Não, não. O filme é o livro são histórias bem diferentes, um não tem nada a ver com o outro :)

Lizi 10/08/2016minha estante
Ahh, sim. Você falou eu lembrei desse filme que assisti

C_R 03/04/2016

"Amar o homem é enternecer-se com o menino que ele foi."
"Mas o que é mesmo beleza? De onde vinha a diferença? Nas palavras da família, eu tinha olhos magníficos, meu nariz era retilíneo, e meus dentes, impecáveis depois do aparelho. Quanto aos cabelos, eram dez vezes mais volumosos..."
Quando o livro é bom, me apaixono por ele. Quando o livro é muito bom, me apaixono duas vezes! Estou apaixonada, encantada e emocionada com a história desse livro. Um enredo maravilhoso, muito bem escrito e super envolvente!
"Sem duvida foi por causa da comparação entre lírio e a flor silvestre que resolvi chamar atenção à minha maneira."
Laura é uma personagem singular. Não é uma beleza estonteante, soube disso quando ainda era criança, principalmente nas comparações que faziam entre ela e a irmã. Mas Laura não ficou se lamentando por não ser tão bela a ponto de arrancar suspiros por onde passa. Muito pelo contrario, resolveu viver a vida e dedicou parte dela a estudar e ter uma carreira.
"Em que situação eu me encontraria hoje se não tivesse flagrado a conversa sobre o lírio e a flor silvestre? Quem sabe se, sendo mais talentosa na escola, eu não teria virado professora, como mamãe desejava? Por um instante tive vontade de lhes contar como, de certa maneira, elas tinham me dado o impulso e me incentivado a me descobrir. Mas teriam compreendido? Eu mesma não conseguia me dar conta."
Quando Laura recebe o convite para trabalhar como "tutora" de um cantor de ópera cego, ela não imaginava que esse homem se tornaria o sol do seu mundo, o amor de sua vida.
"É curioso. Ao mesmo tempo que ele nos deixa sem fôlego, temos a impressão de nunca termos respirado tão bem. Queima feito brasa e tudo que pedimos é que continue a queimar. Temos a impressão de que antes apenas fingíamos viver."
Amei a Laura, amei o Cláudio! Ela é forte e determinada, sonhadora sem ser clichê, romântica sem ser melosa. Ele é um homem ferido; amargurado por sua condição, já que nem sempre foi cego; não conhece o amor, somente a luxuria. O afeto que nasce entre eles é verdadeiro e profundo.
"Era o rosto dela. Uma altiva e orgulhosa mulherzinha sem maquiagem, sem jóias, sem adornos, uma pequena mulher de pele dourada e olhos de fogo, ao mesmo tempo sofridos e alegres, inquietos e carinhosos, olhos de todas as cores do arco-íris quando as lágrimas ali brotaram."
Esse livro maravilhoso, com uma história comovente e emocionante tem apenas um defeito: não ter epílogo!! Amo livros com epílogo. Sou obcecada por saber o que acontece depois e me causa uma angustia profunda quando "esse depois", fica por conta da imaginação do leitor! Nesse livro só faltou isso, mas de resto é maravilhoso, como já disse varias vezes, recomendo a leitura, pois além de ser lindo, é um livro curto e profundo!
"E, ao mesmo tempo que uma dilacerante felicidade me invadia, eu sentia vontade de chorar, de pedir socorro, de rir novamente."

Meu blog:

site: http://colecionandoromances.blogspot.com.br/
Helen 04/04/2016minha estante
Adorei sua resenha!!! O livro é maravilhoso e também queria um epílogo :(

C_R 08/04/2016minha estante
Acho que todas que leram adorariam ter um epilogo para se deliciar um pouco mais com a história! rsrsrsr

Amigas dos Livros 14/01/2016

Pela luz dos olhos seus, pelo toque, pelo som...
Por Lia

História fofa e poética!
Amei como a autora disse tanto do amor através das metáforas! Mas mesmo assim senti falta de mais diálogos, achei que ela poderia ter explorado mais as cenas, pois ficava sempre com gostinho de quero mais... Mais dos dois s2
A sensação final é que a história é muito linda, mas podia ter sido muito mais... Quem sabe um segundo livro *-* Fiquei encantada como a autora entrelaçou La Traviata à história! Assisti vários trechos no youtube enquanto lia s2 super recomendo pra quem não conhece! Já quero assistir todinha s2
Sra. Janine quero maaaaissss viu! Obrigada, de nada! Bjs de luz!

site: instagram: @amigas.dos.livros

Gisele 30/10/2015

A história é envolvente, achei que a autora poderia ter se aprofundado mais no romance, mas ainda assim esse livro me cativou. Um romance delicado sobre uma mulher com, digamos, baixa auto estima e um homem o qual sofre por sua atual condição. Teve uma parte que achei bem emocionante (não posso dizer se não é spoiler). E gostei também pelo fato de envolver a ópera.

Carminha Pires 05/02/2015

Amo este livro de paixão!!
A primeira vez que li foi através do e-book, e logo quis ter o livro físico, agora quero mais e mais ler e reler e ler sempre que puder!
A maneira como Janine, a autora, escreve e descreve as paisagens, os personagens me encanta!!