A Liga Extraordinária, Vol. I

A Liga Extraordinária, Vol. I Alan Moore

Resenhas - A Liga Extraordinária, Vol. I

Diego.Rates 14/02/2024

Confesso que achei interessante, mas não curti tanto
Conheço bem os principais integrantes da Liga, com exceção de Quartermain. Gostei do conceito apresentado, mas muitas coisas que aconteceram me deixaram confuso sobre como me sentir.

Acho que é uma questão que sempre será recorrente na maioria das obras de Moore. Com exceção de Watchmen, claro. Watchmen é perfeito.

Wilber.Lacerda 20/04/2023

Uma maravilhosa história. Muito melhor que o filme
Sem sombra de dúvidas essa história supera e muito o filme que leva o mesmo título, que foi inspirada nesse volume. Uma grande história que apresenta de forma muito divertida os personagens da liga.

Alex 24/01/2023

HQ ideal para amantes da literatura
HQ fantástica aonde o Allan Moore mostra toda a sua genialidade ao construir uma história coerente envolvendo personagens das mais diversas histórias da ficção inglesa da era vitoriana.

Trazendo personagens fiéis aos originais, uma história muitíssimo interessante e um traço perfeito do desenhista Kevin O'Neill. Essa é definitivamente uma das ideias mais bem executadas da história das HQs.

Brnoliver 12/01/2020

A Liga dos Cavalheiros Extraordinários
A Liga Extraordinária é uma graphic novel obrigatória para fãs de livros clássicos. Dotados de personalidades de livros da era vitoriana, a HQ causa uma overdose de referências, principalmente nos personagens centrais que vêm de livros como Drácula, O Homem Invisível, O Médico e o Monstro, Vinte mil léguas submarinas e As minas do rei Salomão, sem deixar de fora outros clássicos como os do detetive Sherlock Holmes, Duplin do Edgar Alan Poe e pequenas referencias tal qual vemos no início com a Madame Bovary e a aluna otimista Poliana. Além das referências, Moore se preocupa com todos os detalhes, criando uma história capaz de unir todos esses personagens, mantendo suas histórias originais e justificando às alterações, como quando Jekill explica porque o Sr. Hyde possui um tamanho monstruoso (nos livros Hyde é menor que o doutor). A aventura é cativante, a história não perde a lógica ?dentro daquele universo, claro ? tendo uma incrível evolução e enredo. Com certeza um história para ler e reler bastante, pois cada vez mais retomaremos detalhes que deixamos passar no princípio.

Citação: "Poderia ser adequado ao Estado criar seu próprio inimigo. Lutas imaginárias, Bond. Estamos todos lutando apenas contra sombras."

Popeye 24/05/2019

Quadrinho maravilhoso. Leitura extremamente interessante e prazerosa.

Renata (@renatac.arruda) 18/07/2015

Fantástico!
primeiro volume d'A Liga Extraordinária é massa! Gosto do trabalho de Alan Moore, mas da Liga eu só tinha visto o filme (no cinema, há séculos, não lembro nada). O cenário é uma decadente Londres vitoriana, repleta de violência, sujeira, pobreza, sexo e vícios. Um misterioso Sr. Bond recruta Wilhelmina Murray para reunir um grupo improvável, todos saídos da literatura de terror e aventura: a própria Mina (Drácula), Allan Quatermain (As minas do rei Salomão), Capitão Nemo (20.000 Léguas Submarinas), Henry Jekyll & Edward Hyde (O médico e o monstro) e Hawley Griffin (O homem invisível). Eles são contratados para fazer um serviço perigoso para um certo Sr. M...e descobrem que as coisas podem não ser como parecem. Uma história divertida com uma arte violenta e sufocante. E ainda tem a participação especial de Auguste Dupin (Assassinatos da Rua Morgue) e Sherlock Holmes! ?

Siga @prosaespontanea no Instagram!

Vinícius 31/10/2013

Criei um problema...
Ganhei este volume (obrigado de novo) no início do mês e só agora resolvi ler. Bom, sou fã de carteirinha do Alan Moore, então já esperava algo muito bom como de costume mas acabei criando um problema. É o seguinte, a Liga Extraordinária é formada por personagens clássicos da literatura, especialmente europeia, do final do século XIX. São eles: Mina Harker, Alan Quatermain, Capitão Nemo, Dr. Jeckyll (e o Mr.Hyde) e o Homem Invisível. Outros personagens clássicos aparecem também (Fu Manchu, Holmes, Moriarty, Quong Lee, Dupin, etc...) com maior ou menor importância. E é ai que mora o problema. A ideia é tão boa e tão bem construida, que você se sente na obrigação de ler (e reler) todas essas histórias clássicas de uma vez só. Então lá vou eu conhecer e relembrar tudo isso de novo antes de ir para o volume 2 (que eu já sei que tem mais uns 200 personagens novos/clássicos). Boa leitura pra quem já leu tudo isso e pra quem quer conhecer os personagens.
Dani 01/11/2013minha estante
Eu tb estou com um problema: quero ler esse tb!

Paola 29/12/2010

Resenha aqui:

AleixoItalo 29/07/2010

A literatura do século XIX é um universo muito rico em aventuras e personagens memoráveis. Muita gente, perdeu a oportunidade de ler muitos desses clássicos – que se deve muito ao fato de as escolas e educadores, na falta de uma visão mais ampla, transformar a leitura em algo obrigatório e desconfortável, à opção cultivar a leitura nos alunos com livros mais agradáveis – e mesmo assim, quem nunca ouviu falar de Sherlock Holmes ou Drácula? Escritores entraram para a história com personagens e tramas que foram imortalizadas nas épocas vindouras. Alan Moore, um dos maiores gênios dos quadrinhos, faz uma homenagem fantástica a literatura clássica, apostando em uma idéia original e revolucionária, escrever uma história em quadrinhos mesclando todo aquele universo.
Ambientada na Era Vitoriana, Alan Moore cria uma história sustentada nos pináculos da ficção científica da era do vapor, um steampunk extraído das colunas dorsais de Wells e Verne. Mina Harker, Alan Quartermain, Dr. Henry Jekyll / Mr. Edward Hyde, Hawley Griffin, fazem parte de uma equipe, que a bordo do Nautilos comandado pelo próprio Capitão Nemo, têm como missão proteger o Império. Eles são informados que a cavorita – metal que anula as leis da gravidade – foi roubada, e caiu em mãos erradas, com receio de que uma máquina de guerra voadora seja criada eles partem para impedir os possíveis inimigos.
A trama é típica de um filme de aventura, e é bastante empolgante, mas o grande trunfo da história, é achar as referências à literatura. Todos os personagens principais são oriundos de algum livro – abaixo eu listo quais –, e outros tantos aparecem como plano de fundo, seja o retrato de Dorian Gray em um dos escritórios, ou a repercussão da recente morte de Sherlock Holmes, o cenário é todo centrado nas história de Julio Verne e H. G. Wells.
Moore, cria uma brincadeira, cheia de Easter Eggs literários, é agrada a todos os leitores, sejam de HQ ou dos livros. A Liga Extraordinária, virou filme que embora não tenha agrado os fãs, não deixa de ser uma excelente diversão.

Personagens:

Allan Quartemain

Esse explorador inglês e herói colonialista é protagonista dos romances As Minas do Rei Salomão e Allan Quartemain, do escritor britânico Henry Rider Haggard (1856-1925). Os livros narram as expedições e aventuras de Quartemain no continente africano

Mina Harker

Em A Liga Extraordinária ela é Mina Harker,personagem do romance Drácula, do escritor irlandês Bram Stoker (1847-1912). No livro, Mina é perseguida pelo famoso vampiro, que acredita ser ela a reencarnação de sua antiga amada

Dr. Henry Jekyll e Mr. Edward Hyde

No livro O Médico e o Monstro, do escocês Robert Louis Stevenson (1850-1894), Dr. Jekyll se transforma no horripilante Mr. Hyde, após uma experiência malsucedida. Quando volta a si, ele tenta descobrir um antídoto para se livrar da maldição dessa dupla personalidade.

Homem Invisível

Esse cientista, criado no romance O Homem Invisível, do escritor inglês H.G. Wells (1866-1946), pensa ter descoberto a fórmula para tornar as pessoas invisíveis. Obcecado, ele testa a experiência em si próprio, com resultados funestos

Capitão Nemo
Lendário comandante do submarino Nautilus, criado pelo escritor francês Júlio Verne (1828-1905) no livro Vinte Mil Léguas Submarinas, um clássico da ficção científica. Na obra de Verne, o Capitão Nemo viaja pelas profundezas do oceano e não hesita em afundar navios de guerra

Dexter 20/07/2010

Você alguma vez se empolgou de verdade lendo alguns dos clássicos universais da literatura? Então é leitura obrigatória!

Alan Moore é o mestre. Já é a terceira vez que leio e sempre acho uma das melhores HQs que existe.

Só é realmente uma pena terem feito um filme tão fraco, uma história escrita com tanto potêncial. Nessa hora dá pra entender a revolta de Moore com Holywood.

Intemais
Dex.

Lucas_Deschain 15/01/2010

Reunião de Personagens
A Liga Extraordinária, de Alan Moore é um exemplo do que a reunião de personagens de diversas obras, feita com o conhecimento de todos os seus universos dentro de um cenário ficcional criado sob medida, pode dar muito certo.

Se não bastasse a coragem de reunir um dream team dessa magnitude (Capitão Nemo, Allan Quatermain, Mina Harker, O Homem Invisível e Dr. Jekyll/Mr. Hide), respeitando-os dentro de seus respectivos universos e livros, o autor ainda consegue fazê-los viver conjuntamente aventuras na era vitoriana e com estilo steampunk, proporcionado também pelo traço de Kevin O'Neill; em cenários que também são referência de outras obras do período, como a rua Morgue, por exemplo. O ritmo alterna longos diálogos com situações em que a ação impera.

A aventura mantém o pitoresco do ajuntamento de todos esses personagens, em uma trama com fundo histórico evanescente, misturado com tons fantásticos que combinam perfeitamente com as características particulares de cada um dos personagens. Alan Moore se dedicou em manter os traçoes essenciais de cada um desses personagens com muito esmero.

Embora adaptações se fizessem necessárias e que, o potencial dos personagens não fosse totalmente explorado como acontece em suas respectivas obras literárias, a simples reunião de tantas personas famosas faz com que a história se torne um grande barato.

PyroKorwin 21/04/2009

Enfim
É uma obra extraordinária, devo dizer.
Não é tudo o que se espera, mas com certeza é muito mas muito melhor do que a adaptação feita aos cinemas, na minha opinião. Achei interessante ver personagens que só tinha encontrado em livros separados juntos assim, como uma equipe. Se você os conhece, e gosta de graphic novels, leia imediatamente.

girino 15/01/2009

As aventuras da liga extraordinaria
Pra quem viu o filme, esquece! eh infinitamente melhor. Eh puro steam punk, com muita ficcao cientifica hardcore! Nada e simplificar as coisas pro publico entender, nada de explicar as referencias da epoca, nem quem sao os personagens.

Sem spoilers pra quem nao leu, mas nada de personagens bonzinhos e Sean Connerys gostosoes. Nenhum indiano que luta kung-fu. Mas referencias a famosos textos vitorianos surgem o tempo todo. Nao bastando as proprias personagens, os assasinatos da rua Morgue, ou o agente da Coroa que os contrata se chamar Bond, cada quadrinho eh um intrincado tão grande de referencias vitorianas que varias escapam, mesmo pra quem faz questao de procura-las friamente.

Isso tudo, num roteiro do Alan Moore, que pra quem nao conhece, eh incomparavel no genero de quadrinhos (ok, ok, tem o Neil Gaiman, Will Eisner, Jodorowsky, Prado, mas voces entenderam o que quiz dizer... eh um genio da arte). A sutileza como ele desenvolve o roteiro e o genio dos personagens eh fantastica.

Ainda mais com os desenhos do Kevin O'Neill (agora enquanto procurava os links que eu percebi, ele eh O Cara que desenhou era Metalzoica, pudera que o cara eh bom!). Nao que um dia eu conseguisse imaginar um universo steam-punk que nem ele fez. Mas depois de ver os desenhos dele, nunca mais imagino qualquer ficcao cientifica vitoriana num mundo diferente, numa Londres ou Paris que nao aquelas! Nem Metropolis do Fritz Lang traduziu em imagens tao bem o que um universo steam-punk poderia ser! Que me perdoem os altos predios, viadutos e demoiselles voando por Metropolis, mas os dirigiveis, torres eiffels e moinhos gigantes de Paris ou os guindastes, torres e passarelas tortuosas de Londres roubaram seu lugar no meu coracao.

Isso tudo com um traco simplista, quase caricato, com uma clara inspiracao oriental.

Uma obra de arte completa!!!
simplesmente imperdivel!

Vini_Carvalho 15/01/2009

Para quem gosta de ler
Além dos integrantes da liga, a série é pontuada com referências a outros autores vitorianos. Uma viagem incrível à época mais incrível da literatura.