Encontro na montanha vermelha

Encontro na montanha vermelha J. J. Benítez

Resenhas - Encontro na montanha vermelha

Aline ig @escape.abacharel 17/08/2020

Esse livro narra os relatos de vários pilotos espanhóis que afirmam ter visto OVNIs. Benítez diz ter conhecido muitas pessoas que não aceitam o fenômeno ou se mantêm céticas, porque, segundo elas, "os objetos voadores não identificados jamais foram vistos por profissionais de categoria". É por esse motivo que Benítez resolveu escrever o livro "Encontro na montanha vermelha", para mostrar a elas que os OVNIs não são observados somente por pastores, agricultores ou pescadores. Benítez concentrou-se nas testemunhas que hoje são consideradas as testemunhas "número um": os pilotos.

Um belo dia, Benítez recebeu um telefonema de seu amigo Rafa, um comandante e piloto de um DC-9 da companhia Iberia. Seu amigo relatava ter visto estranhas e intensas luzes que pareciam alinhadas no fundo de um vulcão inativo nas Ilhas Canárias, num lugar chamado Montanha Vermelha.

O livro não aborda só a ida de Benítez ao vulcão das Ilhas Canárias. Aborda também uma viagem de Benítez e sua mulher, Raquel, ao México, já que o México era, e é, um foco permanente de avistamentos de OVNIs. No México, eles visitaram um sítio arqueológico chamado Palenque. Hoje em dia, o Templo das Inscrições é conhecido no mundo todo, não por seu verdadeiro nome, e sim por um apelido: "O astronauta de Palenque", onde há um sugestivo relevo que muitos associam a um homem a bordo de uma espécie de cápsula espacial.

O livro realmente aborda muitos casos e é um livro que faz a gente aprender muitas coisa, para quem tem a mente aberta.

"Pobre do ser humano que tem pátria! Porque seu lugar é muito pequeno no Universo."

Um livro que recomendo muito a leitura!

Silvio 15/09/2013

O fenômeno UFO na visão dos pilotos de avião
J. J. Benitez é um entusiasta dos OVNI e os investiga desde os anos 70 como jornalista, antes mesmo de fazer sucesso com a série Cavalo de Tróia. Sabe como ninguém sobre a polêmica e o ceticismo que cercam o assunto, por isso em seus livros sobre o tema o autor sempre procura fatos, informações e testemunhos que sejam da maior credibilidade possível. É o caso de "Encontro na montanha vermelha".
Além de contar seu caso pessoal, ocorrido na montanha de mesmo nome na ilha de Lanzarote (a mesma em que viveu o escritor português José Saramago), Benitez reúne casos de testemunhas que se encontram entre as mais confiáveis, os pilotos de avião. São dezenas de casos, muitos deles incríveis, um deles envolvendo um vôo da companhia brasileira Varig.

Trecho
"A perplexidade do comandante Alfonso González Romero estava mais do que justificada. Não é todo dia, ou melhor, não é toda noite, que se encontra um espetáculo como aquele.
Em setembro de 1976, cerca de 11 anos depois do encontro com o ovni nas proximidades do aeroporto de Sevilla, esse mesmo comandante da Iberia voltava de Frankfurt a Madri via Barcelona, no comando de um avião DC-9 de carga. Acompanhava-o, como copiloto, um dos alunos da Escola de Barajas.
Por volta das 4h30 da madrugada - prosseguiu Alfonso enquanto enchia de novo minha xícara de café - estava sobrevoando a Catalunha e estabeleci contato com a torre de controle de Barcelona. Nisso, um colega meu, o comandante Carlos Gómez González, que cruzava os Pirineus rumo à Paris, ligou e me perguntou se eu estava vendo uma luza muito forte atrás de meu aparelho. Eu disse que não.
Mas Carlos Gomes, que é comandante-inspetor e que voava também em um aparelho da Escola de Pilotos, tornou a me avisar e sugeriu que eu desse um giro para ver o que via. Assim fiz. Girei 180 graus e deu de cara com a coisa mais estranha que vi em toda minha vida."

site: j.j. benitez, encontro na montanha vermelha, ovnis, ufos

CooltureNews 14/09/2013

Coolture News
Evito, de todas as formas possíveis, abandonar a leitura de um livro após começa-la. Ainda mais quando estou lendo o livro em questão com o intuito de escrever uma resenha. Contudo, devo confessar que tive que me esforçar muito para terminar de ler o Encontro na Montanha Vermelha, de J.J. Benítez. Por diversos motivos, que explicarei abaixo, quase desisti de continuar a leitura.

Em primeiro lugar, acho importante deixar claro qual a temática do livro: ufologia. No caso, sou um grande apreciador de histórias de ficção envolvendo a possibilidade e consequências da existência de vida extraterrestre. Mas, como disse, aprecio histórias de ficção. Uma das coisas que mais me incomodou no livro de Benítez é essa sua pretensão de relatar fatos supostamente reais.

Quando lemos qualquer livro de ficção, o próprio aspecto ficcional da obra, por mais que isso possa soar contraditório, contribui para que acreditemos em todo o universo ficcional apresentado na obra em questão. O termo técnico para isso é suspensão de descrença. Basicamente, fazemos um “contrato” e concordamos em fingir que tudo aquilo que estamos lendo é “real”, ao menos durante o período em que estamos imersos naquele mundo.

Em Encontro na Montanha Vermelha, Benítez faz justamente o contrário. Ele se propõe a narrar, a partir de uma linguagem descritiva e jornalística, diversos vislumbres reais dos infames Objetos Voadores Não-Identificados. Para tal, o autor descreve suas viagens e encontros com vários pilotos espanhóis renomados. Consequentemente, essa se torna a estrutura de grande parte do livro: cada capítulo narra o encontro entre Benítez e algum piloto e sua subsequente entrevista, com algumas transcrições de gravações feitas durante os voos e desenhos que pretendem ilustrar as descrições dos pilotos.

Essa estrutura fixa e repetitiva foi o que mais me desmotivou durante a leitura do livro. Alguns dos relatos são verdadeiramente interessantes e conseguem impressionar mesmo que você não seja um entusiasta da ufologia. Contudo, cerca de dois terços do livro ficam monótonos devido a essa mesmice de casos parecidíssimos contados a partir de uma forma estanque e sem criatividade.

A parte mais interessante do livro é justamente a experiência que Benítez teve na tal “Montanha Vermelha”. Essa grande aventura mostra muito mais do que um homem em contato com algo que não consegue entender: mostra um ser humano imerso em uma solidão que o permite pensar e racionalizar acerca de temas bastante complexos e amplos. Infelizmente, esse é apenas o terço inicial do livro e a leitura se torna monótona e cansativa após isso.

No frigir dos ovos, Encontro na Montanha Vermelha mostra-se como um livro de nicho. Sendo assim, ele dificilmente agradará uma pessoa que não tenha forte interesse em relatos de encontros com ÓVNIS, ufologia e a possibilidade de vida fora da Terra.

site: www.coolturenews.com.br