Irmã

Resenhas - Irmã

1 | 2 | 3 | 4

Emille.pravereler 16/04/2024

O que foi isso???
Rosamund Lupton me enganou durante uma booa parte desse livro. Eu sou apaixonada por livros de suspense e mistério e esse livro me prendeu durante todo o tempo. Óbvio que teve falhas e muuuitas questões em aberto, mas de qualquer modo é um livro muito bom.
Irmã conta a história de uma mulher que recebe uma ligação de sua mãe dizendo que sua irmã (super próxima) está desaparecida. Ela então vai para a cidade em que a irmã morava e começa a busca por respostas e soluções. Com todos contra ela, ela só tem as memórias e a convicção do quão era próxima era da própria irmã.
É um livro cheio de reviravoltas, com personangens e situações bem interessantes, tem o mistério, as dúvidas e suspeitas que todo bom livro de mistério traz, porém achei que deixaram muitas questões em aberto e queria um final mais digno de final.
Não achei o plot tão chocante, mas é sim, um bom plot e bem construído..

PCataletra 30/07/2023

Tenso
Esse livro me deixou tensa,com vontade de terminar logo pra descobrir quem era realmente o culpado.
Eu só gostaria q continuasse um pouco mais a vida da Beatrice depois de descoberto o culpado.
Esse estilo de livro eu só leio de vez em quando,esse tipo de assunto me afeta um pouco.

Luanna.Maba 15/03/2023

Gostei
Esse livro é bem interessante, a busca de Bee pela verdade da morte de Tess é angustiante e incessante. As pessoas que estão ligadas a elas como a mãe e Todd nos trazem momentos de revoltas.
Mas achei muito lindo a forma como ela não desistiu pq conhecia sua irmã. Ela lutou muito pra mostrar o que pensava e foi sua própria detetive.
Não consegui formar nenhuma opinião sobre quem era o culpado ao longo da leitura. Teve o plot, foi legal.
Não é em tudo perfeito mas ? uma boa leitura e bem construída.

Priscila 22/02/2023

Maravilhoso!
Ótima trama! Prende e surpreende. Perfeito para quem gosta de Dot Hutchison e Robin Cook, e ainda complementado com o maior amor fraternal

Juliana 04/11/2022

Amei!
Eu amei o livro, amei a história, amei o amor que uma irmã tinha pela outra e também a transformação da Bee em uma pessoa muito mais consciente das outras pessoas ao seu redor. Embora seja um thriller, confesso que não foi o suspense que me prendeu à leitura.

Leticia 13/09/2022

Surpreendente e triste
Uma obra com uma linguagem mais formal, uma leitura um pouco complicada (para min), porque são muitos personagens e em certos momentos torna-se confuso. Ademais, a obra possui altos e baixos, principalmente no final, que me animou a terminar o livro para poder descobrir o grande mistério escondido ao longo da leitura.

Kath 24/05/2022

Chato
É o meu primeiro contato com a autora e vai ser o último no que depender de mim. Que livro difícil de terminar, parabenizo minha paciência por não tê-lo abandonado como, por vezes, foi minha vontade.

A história é contada por Beatrice em uma espécie de narrativa para sua irmã Tess que desapareceu. A princípio, ela fornece algumas pistas sobre a vida da irmã que ela achava conhecer muito bem, mas percebe, conforme a investigação avança, que havia muitas coisas que Tess não havia lhe contado. Na última vez que falou com a irmã, ela estava grávida de um professor da universidade onde cursava artes, o homem era casado e não ia assumir qualquer responsabilidade pelo bebê, mas a irmã decidiu que o teria mesmo assim, contrariando todos os conselhos de Beatrice, a quem chamava de Bee.

Completamente o oposto da irmã mais velha, que tem uma vida estável, um emprego bem remunerado, está noiva e controla cada pequeno aspecto da sua vida, Tess era um espírito livre. Tinha um emprego que ajudava a pagar as contas, um apartamento decrépito e um monte de sonhos de ser reconhecida como a artista que era. De alguma forma, aquém do desprezo da mãe por suas escolhas, Beatrice sempre soube que Tess era sua favorita, ela viveu sob as duras críticas da mãe e desenvolveu uma autoestima muito baixa, contudo, esse fato não abalou sua relação com a irmã caçula a quem sempre amou e admirou.

Tão logo a mãe lhe informa sobre o desaparecimento de Tess, Beatrice viaja para Londres determinada a encontrar a irmã. O cenário não é dos melhores, a polícia averígua os fatos, mas parece convencida que Tess fugiu para ficar um tempo sozinha, pois, semanas antes de desaparecer, ela deu à luz a um bebê morto. A família de Beatrice tem um histórico genético de fibrose cística (conhecida como Doença do Beijo Salgado ou Mucoviscidose, é uma doença genética crônica que afeta principalmente os pulmões, pâncreas e o sistema digestivo. Atinge cerca de 70 mil pessoas em todo mundo, e é a doença genética grave mais comum da infância. É uma doença que faz com que o corpo produza muco de 30 a 60 vezes mais espesso que o normal. Isso leva ao acúmulo de bactérias e germes, causando inflamações e infecções recorrentes, trazendo danos (até irreversíveis) aos órgãos acometidos.), o irmão mais novo delas, Leo, faleceu vitimado pela doença ainda aos oito anos.

Por causa disso, Tess temia que o seu bebê pudesse sofrer da doença e se submeteu a um novo tratamento que poderia reverter qualquer possível alteração no gene que causava a fibrose cística. Contudo, sua criança ainda nasceu com uma doença grave nos rins que a levou a falecer. Alguns dias depois, o corpo da sua irmã é encontrado no banheiro de um prédio abandonado. A polícia fecha o caso como suicídio, mas Beatrice não tem dúvidas que a irmã nunca cometeria um ato extremo como esse, ambas viram seu irmão morrer de modo doloroso, sabiam o valor da vida e respeitavam isso. Assim, decide ir atrás da verdade procurando reconstruir os últimos dias de vida da irmã para encontrar a pessoa que a matou.

Na teoria, esse livro era para ser um thriller, mas a maior parte da narrativa é sobre luto. A bem da verdade, por se tratar de um relato em primeira pessoa direcionado para Tess, não seria muita surpresa a exposição desse sentimento de perda, a constante lembrança e os detalhes sobre a saudade da perda. Apenas quem já passou por um luto dessa magnitude pode entender. Mas, a bem da verdade, isso tira um pouco o foco da trama para o que importa: quem matou Tess e por quê. O livro se torna, assim, um relato arrastado que oscila entre passado e presente para desencadear em um enredo que não soa verossímil ou confiável.

O plot twist escolhido pela autora foi, a meu ver, bem falho. Acredito que fãs assíduos de Agatha Christie mataram a charada bem antes do capítulo 20, francamente. Além disso, ela escolheu um final aberto que não deixa claro o desfecho da personagem e, mesmo que ela tenha realmente sobrevivido, o estado em que se encontrava deixava dúvidas quanto a veracidade dos últimos parágrafos. especialmente pela revelação acerca do "advogado". A meu ver, o livro é lento. A gente descobre que Tess está morta no capítulo 3, então Beatrice vai dando voltas e mais voltas no tempo fornecendo um cenário fragmentado que por vezes dificulta nossa composição do quadro geral. Além de, como uma detetive amadora, questionar coisas óbvias como o uso de EPIs por profissionais de saúde no exercício da função, o que não faz o menor sentido.

Para mim, a experiência soou mais como um drama que um suspense e, por Deus, é muito arrastado. Tem horas que é preciso paciência para avançar a leitura. Embora concorde que os conflitos familiares e a relação das irmãs foi algo muito bem construído, como narrativa em si o livro não conseguiu me prender e o desfecho beirou o frustrante com toda aquela ambiguidade.
Iara53 08/05/2023minha estante
Achei muito lento, repetitivo, chato.

Kath 09/05/2023minha estante
Fomos duas. Um manual de como não escrever uma história.

bobbie 11/03/2022

Bom livro, pequenos incômodos.
Este é um bom livro de suspense policial. Começa com uma irmã desaparecida e rapidamente evolui. A autora é habilidosa ao tratar das novidades do enredo: vai apresentando-os ao longo do texto, sem fazer o leitor esperar muito, mas quase como quem não quer nada (de modo que, antes de nos acostumarmos, chegamos até a pensar: "ela disse isso mesmo?"). Isso requer talento e habilidade narrativa. Ponto positivo. Tirei uma estrela por dois motivos: um deles por gosto pessoal, outro por acreditar que a autora derrapou na surpresa final. A questão do gosto pessoal é que não me agrada ler narrativas que tratam um dos personagens por "você". Sério, me incomoda e acho que confunde. Primeiro que parece que o autor está tentando fazer com que eu - leitor - me sinta na pele de uma personagem, e para mim isso não rola, principalmente quando a personagem é tão bem delineada. Uma coisa é quando o narrador CONVERSA com o leitor. Outra é quando tenta usar esse artifício supracitado. Pra mim, não funciona. Segundo é que, pelo menos pra mim, confunde. Há momentos em que, neste livro em específico, eu demorava a entender se o "você" se referia a uma personagem ou a outra (com quem a protagonista estava conversando). Entenderam? É porque é confuso mesmo. O outro motivo para eu ter descontado uma estrela diz respeito a um personagem específico (que eu já não tinha "comprado" desde o início). O plot twist sobre este personagem no final, na minha opinião, enfraqueceu o livro. Não vou dar mais detalhes para não dar spoiler. No mais, é um bom livro.

Alessandra.Adams 22/01/2022

Achei o livro bem construído, com uma escrita, que alterna entre presente e passado, com uma boa pitada de suspense.

Marina Mendes 13/01/2022

Nada pode romper o elo entre irmãs...

Quando Bee recebe uma ligação informando que sua irmã mais nova, Tess, está desaparecida, embarca no primeiro voo para Londres. Porém, ao descobrir as circunstâncias do sumiço, admira-se por não conhecer detalhes da vida de sua irmã e se vê despreparada para as verdades terríveis que precisa enfrentar.

A polícia, o próprio noivo e a mãe aceitam a perda de Tess, mas Bee se recusa a desistir e embarca numa perigosa jornada para descobrir a verdade, sem se importar com o preço a pagar.

Lua 09/01/2022

Simplesmente perfeito, do começo ao fim. A história é contada por cartas, Beatrice contando para sua irmã Tess, como foi todo o processo para descobrir o que realmente aconteceu com ela. Li algumas resenhas em que diziam que o fato de ser em cartas faz perder um pouco o ritmo da leitura, mas discordo totalmente.

anna 04/01/2022

Fraco
A proposta do livro era para ser de um thriller psicológico, mas ele de assemelha muito mais a uma história de luto que a qualquer coisa que lembre suspense.
Uma irmã desaparece e a outra vai em busca dela. Numa busca inverossímil, cheia de justificativas que beiram à fantasia, me causando admiração ter sido escrita por uma professora de Literatura de Crambridge, e não por um adolescente entusiasta. Inúmeros pontos na histórias eram pura fantasia (como usar máscara pra fazer procedimentos médicos ser tido como algo tão absurdo, no livro, que seja prova cabal de um crime).
Além disso, é tão enfadonha a escrita, num bom português ?cheia de lenga lenga?, excessivamente adjetivada.
Outro ponto que deixou muito a desejar foi a tradução. Sei que traduzir é uma ciência, uma arte, por isso não me sinto preparada pra discutir isso e os pontos que me fizeram questionar a qualidade da inserida nesse livro.
Não tenho muitos pontos positivos a acrescentar. Persisti na leitura por pura curiosidade de saber o que acontecia no final (já que nas 290 primeiras páginas não acontece nada de relevante).

Priscila.Teles 26/12/2021

Ótimo
Dentre os vários livros relacionados a desaparecimento que já li um fato crucial é que a vítima nunca tem um final feliz. Gostei bastante desse é super instigante, porém o que deixou a desejar foi o desfecho inserto em relação ao assassino, ficou muito vago.

#Recomendo!

1 | 2 | 3 | 4