Ira Implacável

Ira Implacável Luis Eduardo Matta

Resenhas - Ira Implacável

Aventura de aprender 31/12/2018

O livro é excelente e prende bastante a atenção desde o começo. Não posso falar muitos detalhes da história além da sinopse para não dar spoilers. A única coisa estranha é que os personagens já são idosos, mas em alguns momentos parecia que estava lendo um livro infanto-juvenil.

A história não tem absolutamente nada a ver com o Apocalipse, tribulação ou anticristo... Mas enquanto lia, tive alguns vislumbres de como o anticristo pode se manifestar. Além disso, senti imensa compaixão e vontade de orar e interceder mais por nossas autoridades.

site: https://aventuradeaprender.webs.com/apps/blog/show/46176609-outros-livros-lidos-em-2017

Swan 30/07/2012

Minha opinião? Tenho que admitir que, no início, eu demorei um pouquinho para ter um real interesse pela história. Além de alguns parágrafos muito extensos, o conteúdo político e histórico, por vezes, não me deixaram muito à vontade.
Mas, à medida que prossegui na leitura, esta foi tornando-se cada vez mais envolvente e intrigante. O autor utiliza-se de uma linguagem rica e não encontrei erros ortográficos. A narrativa, repleta de diálogos inteligentes e cenas bem descritas, se desenrola de forma a fomentar no leitor o desejo de desvendar os mistérios por trás dos acontecimentos e o surpreende com os resultados.

Renato Klisman 12/09/2011

By: http://rkbooks.wordpress.com
A conspiração está montada, a luta entre a paz e a guerra começou…

Um chanceler libanês sofre um atentado enquanto voltava para casa em seu Mitsubishi, o carro explode matando todos os ocupantes. No dia seguinte, em carta enviada às Nações Unidas, uma pessoa assume a autoria do atentado. Um dos terroristas mais procurados do mundo. Ali Ahmad.
Mas isso não é o pior. Além de assumir a autoria do atendado, Ali Ahmad faz uma nova a meaça. Dali a seis meses ele promete destruir Beirute e Tel-Aviv, duas das mais importantes cidades do oriente médio.
Ao mesmo tempo em que essa ameaça acontece, dois inimigos declarados, Irã e Israel, prometem assinar um acordo de paz.
Mas Euzébio Vianna, membro do comitê diplomático-militar criado para investigar a ameaça de Ali Ahmad, resolve investigar mais a fundo esses dois acontecimentos, e se depara com revelações aterradoras.

Um livro eletrizante, cheio de aventura e mistério. Cada virada de página deixa o leitor sedento por mais.

A HISTÓRIA: Com esconderijos secretos, terroristas raivosos e diplomatas altamente suspeitos, Ira Implacável tem a receita certa para um ótimo Thriller de Suspense.
Lematta retorna após um longo tempo de “hibernação” e, desta vez, ele vêm para ficar. O livro está agil, os personagens mais realistas e as descrições de cenário melhores do que nunca.
O autor se superou, criando um mundo intrigante e cruel, onde se deve suspeitar de todos e de tudo.
Ira Implacável é um anunciador de que coisas melhores estão vindo aí.

A CAPA: Vou confessar que não gostei muito dela. Achei-a meio estranha, ela é intrigante mas, faltou algo, alguma coisa que a destaque do meio de outros livros.
É certo de que tendo o livro em mãos ela fica um pouquinho melhor, mas com a “Webtização” do mundo, é necessário algo que a tire um pouco do comum, algo que dê um tchã de “PRECISO LER ESSE LIVRO”.

Uma Palavra que definiria o livro: Implacável.

Livy 12/05/2011

Um thriller brasileirissimo!

{ para ler a resenha completa acesse | nomundodoslivros.blogspot.com }

Para o general brasileiro Euzébio Vianna, um estrategista de alta patente que costuma passear pelo calçadão da praia de Copacabana em seus momentos de folga, a evidente convergência de tantos fatos envolvendo o Oriente Médio para o mesmo período esconde uma realidade perturbadora. Ele terá de correr contra o tempo a fim de desvendar essa intrincada trama antes que seja tarde demais.

Numa narrativa tensa e eletrizante, que conjuga ação contínua, suspense, intriga e terror, a história de IRA IMPLACÁVEL – INDÍCIOS DE UMA CONSPIRAÇÃO se move do Rio de Janeiro às Nações Unidas, de Beirute a Tel-Aviv, de Paris a Jerusalém, com personagens marcantes, num ritmo ágil e avassalador que deixará o leitor com a respiração presa até o seu surpreendente final."

Agora, falando do livro. Assim que vi a sinopse me interessei muito. Uma estória cheia de ação e aventura.
Comecei a ler o livro e de cara adorei a narrativa de Luis. No inicio, tenho que ser bem sincera, a estória é um pouco parada, o que é normal já que a trama está se desenvolvendo. Entendam, isso não torna o livro ruim ou chato, apenas o ritmo está se criando.
Assim que a estória começa a se desenrolar no Oriente Médio o livro entra em uma narratica frenética e envolvente, que nos faz devorar o livro.
Todos os personagens tem um papel fundamental na estória e a trama do livro é muito bem desenvolvida e amarra os fatos de forma excelente. Nada foi escrito ao acaso.
Mais uma vez elogio a narrativa de Luis. A estória é narrada de forma minuciosa, cheia de detalhes, com descrições incrivéis. E o tempo todo eu tive a impressão ou de estar vendo um filme ou de que tudo aquilo que estava lendo realmente tinha acontecido.
Achei muito interessante, também, a cor escolhida para a capa.
O livro foi uma surpresa maravilhosa pra mim. Super recomendo.

Bia Machado 22/04/2011

Um ótimo suspense!
Euzébio Vianna é um general brasileiro que em seus momentos de folga passeia no calçadão de Copacabana. Sexagenário, sua vida familiar é tranquila. Vive com Leonor, sua esposa, e sua rotina não tinha contratempos, até que um chanceler libanês morre em um atentado no Rio de Janeiro: o carro explode, sem chance de sobreviventes.

Posteriormente, logo no dia seguinte, uma carta chega às Nações Unidas: Ali Ahmad, um terrorista sem rosto, conhecido por anunciar antecipadamente seus atos criminosos, assume ser o autor do atentado,
também fazendo uma nova ameaça: em seis meses ele destruirá Beirute e Tel-Aviv. E com Ahmad não se pode brincar, pois ainda que das outras vezes tenha anunciado com antecedência o que iria fazer, ainda assim não se conseguiu detê-lo, apesar dos esforços empregados. Com o perigo iminente, a ONU cria um comitê diplomático-militar para evitar que a ameaça de Ahmed se cumpra. Vianna é chamado para tomar parte do comitê, tendo em vista seu grande conhecimento em estratégias de guerra.

Outro fato: nesse período, duas nações assinam um tratado de paz: Irã e Israel. Esse fato, que poderia ser animador, talvez tenha alguma outra intenção não revelada. Mas o quê, afinal? Vianna resolve investigar e encontra as respostas que tanto temia.

Acrescento que não é apenas o personagem Vianna que brilha na narrativa: Navarro, Toledo e Eugenia Munõz constituem-se em peças fundamentais na trama, também se destacando. O que talvez incomode leitores mais jovens é o fato desses personagens serem mais maduros, ou a falta de personagens em uma faixa etária mais próxima da deles. Espero que não, pois deixarão de apreciar um ótimo livro.

"Ira implacável" foi publicado em 2002, provavelmente sob a influência dos acontecimentos do 11 de setembro de 2001, o ataque às torres gêmeas do WTC. É um thriller de suspense e nele Matta utilizou-se de uma narrativa tensa: no início, os acontecimentos são expostos de forma um tanto lenta, mas que vai fluindo aos poucos e termina em um ritmo intenso, de deixar "o coração na mão". E olha que eu não sou fã de tramas que envolvem espionagem! Se fosse, teria aproveitado ainda mais o clima conspiratório da obra. Acredito que o fato das ações do livro acontecerem em vários cenários (Rio de Janeiro, Nova York, Beirute, Jerusálem...) também contribuiu em muito para a agilidade da narrativa. O autor nos traz detalhes políticos, históricos, mostra-se profundo conhecedor dos temas que são desenvolvidos em "Ira Implacável".

Chamo a atenção para o fato de que são poucos escritores brasileiros a escrever nessa linha temática e, se eu tinha curiosidade em ler um livro do Matta, agora quero ainda mais ler os outros mais divulgados na mídia: "O Véu" e "120 horas". Dos poucos livros que li de Carré e Ludlum, dois autores estrangeiros no mesmo segmento, posso garantir que Luis Eduardo Matta não deixou nada a lhes dever com "Ira implacável". E é realmente uma pena a falta de divulgação maior dele. Faltou um trabalho da editora nesse sentido, essa sim me pareceu preocupada em ligar o livro aos fatos de 2001 nos EUA: a capa apresenta, por detrás das letras em vermelho do título, a imagem de um avião a se chocar com um edifício (coincidência, não?).

Enfim, recomendo o livro aos que gostam de um bom suspense, de uma narrativa sólida e uma trama bem construída. Fiquei contente de saber que os escritores do nosso país não deixam nem um pouco a desejar aos estrangeiros de renome. Aguardo ansiosa por mais livros do Matta.