O que é Direito

O que é Direito Roberto Lyra Filho

Resenhas - O que é Direito?

Maria17965 14/04/2024

Leitura da faculdade e meu deus. No início tava bom até, achei q ia ser fácil de entender, mas ele vai ficando difícil e com muitos erros gramaticais. Não gostei

WelcometoLA 20/03/2024

Dúvidas
Entendo o esforço do autor, porém, para leigos, ainda perpetuam dúvidas. Em geral uma leitura que vale a pena.

Maria16970 31/01/2024

Lyra Filho apresenta uma abordagem filosófica e sociológica do direito, explorando temas como justiça, norma, poder e o papel do Estado na construção e aplicação do direito. Confesso que algumas partes me entediaram, mas também fiquei curiosa sobre qual seria a sua conclusão sobre o que é Direito.
A questão é que ele aborda muitos temas, mas parece que não concluiu nenhum.O livro provoca questionamentos importantes sobre a função social do direito e sua relação com a sociedade, estimulando o leitor a refletir criticamente sobre o tema. É uma leitura essencial para quem busca uma compreensão mais profunda do universo jurídico. No entanto, não procure por conclusões.

Aona 29/06/2023

O que é o direito?
"O livre desenvolvimento de cada um é condição para o livre desenvolvimento de todos."

jade 24/08/2022

vou começar a logar os livros da faculdade aq tb fodase
sobre o livro: mt bom, as vezes é legal fazer direito!!! kkkk

Fer 06/05/2022

insuportável
meu deus, que livro chato KKKKKKKKKKK li por conta de um trabalho da faculdade, porque eu jamais leria por vontade própria

mj4 10/09/2021

Leitura para trabalho.
Esse livro foi um pedido de uma professora para realizarmos um trabalho sobre o que é Direito. Confesso que esse trabalho me desgastou mais do que esperava.
Mas sobre o livro, a leitura não é tão difícil, mas em minha visão, é bastante cansativa, contudo é rápida pois além das explicações e analogias há também bastante citações.

Nefelibata 13/04/2021

Enviesado
Visão enviesada do que o autor entende por direito. Vinculada a opinião econômica marxista. Propõe uma pergunta no título, mas nem se propõe a respondê-las, aborda muitos temas sem chegar a uma conclusão.
A impressão que dá, é que é um livro incompleto.

Não se propondo a responder o tema, sintetiza muitas informações de maneira confusa pela brevidade e complexidade.

Não entendi o fato de o autor exemplificar Miguel Reale como um autor positivista, sendo que o mesmo é fundador da teoria tridimensional do direito. Pareceu que estava utilizando de frases fora de contexto do autor, para justificar a tese de que o Direito Positivo é limitado.

É perigoso aos leigos do direito, sem pensamento crítico, que poderão entender essa definição como absoluta. Não a é.

Proponho, portanto uma mudança no título ?Visões das principais temáticas do direito a partir de um viés marxista-comunista? aí sim, adicionado algumas páginas menos confusas, poderíamos ter um livro bom.

Edu 26/01/2021

Excelente livro
Autor instiga o leitor pensar o direito para além do senso comum. Livro pequeno, mas de grande valor e qualidade.

Leandro 23/06/2020

O livro traz uma visão marxista do direito, explicando os limites das ideologias políticas dominantes (positivismo e jusnaturalismo) e propondo um meio de superação por meio da dialética.
A sagacidade e senso de humor do autor é um show a parte.

carlos.lima.142 02/07/2017

Horrível
Não é bem um livro,é mais um panfleto marxista. Não traz nenhuma ideia,apenas repete os conceitos de Marx aplicando a palavra "direito" antes.
Em determinado momento fala sobre a ideologia como crença, e seus males,o irônico é que isto é feito durante toda a obra...

Daniel Dias 29/04/2016

Sabe quando você pensa que entende de algum assunto e lê um livro que joga todo o raso senso comum da sua mente no lixo? Esse livrinho fez isso comigo. Obra impressionante, mostra o quanto a dialética é importante para a renovação do Direito. Além disso, abre um leque de estudos muito interessantes. Recomendo de coração!

King 08/08/2015

Excelente!
Este livro é ideal à aqueles que estão iniciando seus estudos na ciência jurídica, bem como daqueles interessados na teoria do Direito.
O livro é pequeno e de leitura agradável.
O autor, é um penalistas marxista, portanto a concepção dialética da sociedade, permeando toda a obra. A capa, por exemplo, demonstra dois trabalhadores, fazendo o uso de uniformes vermelhos, retirando a estátua da Justiça da frente do sol.

Mione 13/03/2014

Uma pessoa que não tem conhecimento nenhum sobre Direito, mas que é curiosa acaba sendo facilmente atraída pelo título da obra de Roberto Lyra Filho. O título “O que é direito” dá entender que simplesmente é possível conceituar o Direito. A obra convida muitos leitores não só porque acham que vão encontrar a resposta do que é Direito e tudo que está acerca dele, mas também pelo pequeno volume que o livro possui.
Só que o problema é que o Direito é complexo. E não é um simples livro de bolso que vai fazer com que alguma pessoa, leiga no assunto, possa, após ler o livro, conceituar de forma clara e objetiva o significado de Direito. Lyra Filho não conceitua o Direito com poucas palavras ou sem descrever por muito tempo e não dá um ponto final para o que é direito, ele deixa seu conceito aberto, inacabado. O próprio autor chega a citar:
“Nosso objetivo é perguntar, no sentido mais amplo, o que é Direito (com ou sem leis), mas é preciso esclarecer, igualmente, que nada é, num sentido perfeito e acabado; que tudo é, sendo.” (2012, p.12)

Lyra Filho tenta sintetizar em curtos capítulos assuntos que estão acerca do Direito, como a lei, as ideologias jurídicas, o direto natural, o direito positivo, a sociologia, a dialética social e também o processo histórico, social e político do Direito, mas é tanto assunto para pouco papel que a obra confunde por citar tantas coisas em tão pouco tempo.
O Autor faz questão de transferir seu conhecimento aplicando ao seu texto pensamentos, citações e teorias de outros filósofos, teóricos e sociólogos deixando o texto rico em informações. É uma pena que elas sejam passadas em curto tempo e espaço, porque se o leitor for um pouco desatento, confunde-se todo, perde a essência e necessita ler várias vezes o mesmo capítulo para poder compreender o que o autor quer passar, tornando a leitura exaustiva.
“O que é direito” é um livro para quem está iniciando sua jornada jurídica e ao mesmo tempo não é. Ele é ótimo porque trata de assuntos importantes de forma sintetizada, mas para quem está estreando na área jurídica acaba sendo ruim pela dificuldade que se tem em entender o assunto que o autor está a discutir.