Dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais na Constituição Federal de 1988 Ingo Wolfgang Sarlet

Resenhas - Dignidade da pessoa humana e direitos fundamentais na Constituição Federal de 1988

Ana Ruppenthal 28/04/2020

Faz uma retomada filosófica fenomenal, indo desde o jusnaturalismo até o humanismo, mas muito pouca aplicação prática apresenta, fazendo o Direito parecer coisa de outro mundo, um mundo ideal, e não de um mundo imperfeito onde é necessário, mais do que nunca, manter valores humanos em toda e qualquer lei e garantir a essência humana acima de toda e qualquer atuação estatal, que aliás deve por ela ser orientada. A obra tem seu valor mas outras como a clássica Luta pelo Direito de Rudolf Von Ihering agregam muito mais.

Rafa 20/10/2015

Dignidade Humana
Uma obra fundamental, de leitura fácil, abordando temas polêmicos e contemporâneos.

O livro aborda a dignidade da pessoa humana desde os primórdios, ressaltando as teorias de Thomas Hobbes, Imannuel Kant.

Com o abordado, o autor, ressalta a evolução da dignidade da pessoa humana, e as demais vertentes no âmbito atual brasileiro sobre o tema.

Ressalta-se que a dignidade da pessoa humana sempre vai ser um direito fundamental, porém o direito fundamental nem sempre vai estar ligado à dignidade da pessoa humana. Assuntos estes, abordados com extrema elegância e domínio do assunto.

Para uma melhor compreensão a respeito do princípio da dignidade da pessoa humana, (que ao meu ver, é inerente ao ser humano), o livro é uma ótima indicação.

"Os princípios são normas que devem ser aplicadas e efetivas sempre da maneira mais benéfica ao homem" (Dworking)