Óscar e a Senhora Cor-de-Rosa

Óscar e a Senhora Cor-de-Rosa Eric-Emmanuel Scmitt

Resenhas - Oscar e a Senhora Rosa

Hellen.Kreter 19/01/2024

Maravilhoso
Um livro raro. É tanta beleza e boas lições em pouco mais de 100 páginas. Nunca a morte foi tão linda e significativa

Danny 08/02/2023

- Nessa novela epistolar, acompanhamos Oscar, um menino de 10 anos, com câncer, que foi incentivado a escrever cartas para Deus, por sua grande companheira, a vovó Rosa. É através de suas cartas que iremos conhecer nosso pequeno Oscar, o seu dia a dia dentro do hospital, seus relacionamentos com os amigos, pais e a equipe médica, seus pensamentos e seus sentimentos sobre tudo o que está acontecendo em seus poucos anos de vida.
-Essa foi minha primeira leitura do ano, por estar com a mente cansada, procurei na minha estante um livro leve, julguei que esse seria um, e estava enganada, digamos que não era tão leve assim, mas era o que eu precisava ler, sentir. É um livro delicado, gracioso, emocionante, um com uma certa profundidade. É convidativo, ficamos querendo saber mais das histórias empolgantes da Vovó Rosa, e o Oscar sempre vai nos trazer um sorriso com as suas cartas, mas se prepare, também terão algumas lágrimas.
- Ao longo da leitura, eu me recordava de ?O Pequeno Príncipe?, creio que as duas obras seguem a mesma linha, o mesmo estilo, e por isso fiz essa conexão e um me lembrava do outro, ambos acompanhamos uma criança, um menino, interagindo com um adulto, e dessas interações e conversas saem ensinamentos, lições e reflexões sobre a vida e a morte. E nesse caso, também sobre fé e Deus.

João 05/02/2023

Uma história curta mas que irá permanecer por um bom tempo
Esse livro me foi indicado após uma aula.
Apesar do título um tanto infantil, a história contida traz, de forma simples, porém, com uma escrita bastante sensível e também reflexiva.
Através das cartas de um menino de dez anos endereçadas a Deus e da sua perspectiva, vemos que não há como fugir dos altos e (principalmente) dos baixos que ocorrem em nossa caminhada.
A vida é um turbilhão de surpresas. E nem sempre será doce.
Porém, quando existem os ingredientes como a fé, o otimismo (mesmo quando a realidade possa parecer dolorosa), empatia e, acima de tudo, o amor mesmo em seus gestos mais simples, nos sentimos mais confiantes independente do que nos espera.
Recomendo fortemente!

Ka 14/08/2022

Pra refletir
Leitura rápida que nós faz refletir sobre a vida. Não entendemos a maioria das coisas que acontecem, mas em tudo há um propósito. Temos que aprender a tirar o melhor do tempo que temos, pois ?não há solução para vida senão vivê-la?.

Paulinha 25/02/2022

Sensível
Que livro mais lindo vale muito a leitura. Aborda a fase terminal de uma criança com leucemia pelos olhos e a maneira de entender o mundo da criança. Leve porém com muitos ensinamentos.

Renan 03/04/2021

Esse é de fato o tipo d livro que me leva a outro lugar de reflexão com muita muita muita poesia para conseguir continuar vivendo

Vilamarc 11/04/2020

Oscar nos preenche de amor
São cartas de um menino de 10 anos com leucemia nos seus últimos dias de vida.
Entre revoltas e humor ácido, a voluntária Vovó-Rosa o ajuda a fazer essa trajetória da maneira mais poética possível.
Impossível não se emocionar.
Ana Cardoso 12/04/2020minha estante
Já quero!

Fernanda.Malagutti 28/12/2018

Sensível e envolvente
Pode parecer um livro bobo literalmente falando. Mas é um livro cheio de lições de vida que estão inseridas de maneira empírica.
É racional, é envolvente, é crítico e sentimental. Recomendo muito a leitura.

Silvio Almeida 28/12/2018

Propaganda Enganosa
O livro me chamou a atenção pela sinopse que menciona que esta história fala sobre os fundamentos do Cristianismo, porém neste quesito o livro é extremamente superficial para dizer o mínimo. Na verdade, ele apresenta uma versão humanista de pseudos fundamentos cristãos.

No entanto, a história é boa e nos leva a refletir sobre certas questões da vida. Como obra literária vale a leitura, mas como aprendizado sobre o Cristianismo, não.

Valeria 13/10/2018

Emoção do Começo ao Fim
Que livrinho lindo. Poesia pura. Emocionante. Fala de doença e morte com tanta leveza !

nerito 30/01/2015

Uma vida inteira em doze dias
Oscar é um menino diferente. Sua casa é a ala infantil de um hospital. Sofrendo de um câncer em estágio terminal, ele carrega uma amargura e uma ironia fortes demais para alguém de apenas dez anos. A única pessoa que ele parece respeitar de fato é uma senhora que ele chama de Vovó Rosa. Uma pessoa também incomum como o próprio Oscar.
Incentivado por sua amiga a escrever cartas para Deus, mesmo sem acreditar em sua existência, Oscar é responsável por contar sua história, inclusive para nós, leitores, clandestinos espectadores dessa conversa. Numa linguagem carregada de amargura e desilusão, o garoto procura antes de tudo ser sincero. Já de início declara não acreditar em Deus. Inclusive ressalta que já fora enganado sobre o Papai Noel e não cairia duas vezes na mesma conversa. Ele também desfia sua completa descrença no seu tratamento, ao declarar ser um "mau paciente". Afinal, seu corpo não respondeu bem nem à quimioterapia nem ao transplante de medula.
Sardônico mas ainda assim com um agudo senso de humor, Oscar vai redigindo uma série de cartas, uma por dia, à semelhança de um diário. A Vovó Rosa propõe então que ele faça de conta que cada dia corresponda a dez anos para ele. E é com uma maravilhada comoção que vamos acompanhando essa magia em que um menino é capaz de viver uma vida inteira em apenas doze dias.
"Oscar e a Senhora Rosa" é um texto lindo. Enxuto, direto, sem que o fôlego prejudique sua poesia. Uma bela e inesquecível ode à Vida.

site: http://www.oguardiaodehistorias.com.br/2015/01/oscar-e-senhora-rosa-uma-vida-inteira.html

Ananda 16/01/2014

Simplicidade
O livro conta uma história intrigante e emocionante acerca da vida e da morte.Possui um conteúdo de uma simplicidade só que pode emocionar qualquer um,nos fazendo refletir.

Alessandra 22/11/2012

Quando me entregaram “Oscar e a senhora Rosa” já me falaram: você vai chorar muito. Bem, como já sabia do que se tratava o livro fui ler bem na defensiva. Não adiantou.
A maneira como o livro é organizado, através de cartas, faz com que sua leitura se torne dinâmica e prazerosa. Além de que, dá aquela necessidade de devorá-lo no mesmo momento, lendo em poucas horas... Logo você se apaixona pelo menino Oscar, sua inteligência e o modo como ele encara a vida.
Ao final do livro, não pude conter as lágrimas com as palavras da senhora Rosa. Esse livro é/foi um grande aprendizado para mim e indico a todos que posso.
Para quem é da área da saúde, a leitura dele, traz uma visão diferenciada dos cuidados paliativos e de atenção focada nas necessidades do paciente/família. Vou trabalhá-lo com uma turma de Enfermagem e as expectativas estão as melhores possíveis.

Leila 19/01/2010

Encantador
Não vou fazer comparações.É um livro bem simples (ou parece simples), mas é muito especial. Uma bela lição de vida...uma boa sugestão de leitura.

Simone Castro 14/01/2010

Um belo encontro com Deus
Scmitt consegue de forma leve, bela e sensível promover um belo encontro com Deus. Sem definições religiosas, o autor mostra que Deus se apresenta nos pequenos detalhes e que a vida sempre tem algo de belo e alegre para nos mostrar. Basta querer ver.
É difícil não se apaixonar e não se comover com a vida do menino Oscar e sua amiga, a Senhora Rosa. É uma leitura que nos permite questionar sobre nossas relações familiares e como lidamos com o tempo precioso que temos.
Recomendo!
Rebeca.Helena 27/06/2017minha estante
Não consigo encontrar o livro para comprar, alguém me da alguma dica?
Grata Rebeca