Mulheres

Mulheres Eduardo Galeno

Resenhas - Mulheres

Sidney 13/04/2019

História de mulheres latinas para quem (não) tem pressa
Este é um livro de memórias.
À maneira de um álbum de fotografias familiar, ele nos apresenta "retratos"-- sintéticos, mas muito precisos e poéticos-- das mulheres que compuseram nossa história. A história do povo latino.
Os textos são curtos, compostos de poucos parágrafos. A maioria deles preenche uma única página dessa coleção de bolso. No título dos textos, geralmente se encontra a inscrição do nome da personagem histórica; no corpo, um trabalho literário que sintetiza narração e descrição de fatos históricos de forma a lançar luz sobre essas personalidades. Textos que nos contam quem foram, mas que parecem ter, primordialmente, o objetivo de nos fazer sentir o que essas personagens representam (ou devem representar, ao se trazer à consciência) para a nossa história, para a construção da nossa latinidade, para a percepção da importância do feminino na história.
Certamente você se sentirá tentado a pausar a leitura e pesquisar mais a respeito das mulheres e fatos apresentados. Daí se deve a dedicação variável de tempo com que você vai encarar essa leitura.
Esta não é a obra máxima do autor, na verdade se caracteriza por ser um compilado temático de textos de suas publicações anteriores. Mas, ainda assim, é um iniciação válida para os que se interessam em ter um contato significativo, posterior, com sua vasta obra. E, particularmente, aos interessados em (re)descobrir suas próprias raízes.