Esquerda Caviar

Esquerda Caviar Rodrigo Constantino

Resenhas - Esquerda Caviar

Romeu Felix 22/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
O livro "Esquerda Caviar: A hipocrisia dos artistas e intelectuais progressistas no Brasil e no mundo" foi escrito por Rodrigo Constantino e publicado em 2013 pela editora Record. A obra aborda a contradição entre o discurso de certos artistas e intelectuais de esquerda e o estilo de vida que levam, que em alguns casos envolve um alto padrão de consumo, como o hábito de consumir caviar, chamando atenção para a hipocrisia de suas posições.

A primeira parte do livro trata da esquerda caviar no mundo, analisando personalidades como Naomi Klein, Noam Chomsky, Michael Moore, George Soros e Al Gore, cujo discurso de esquerda é contrastado com seus hábitos de consumo e investimentos, que são condizentes com a elite econômica. A segunda parte foca na esquerda caviar no Brasil, citando nomes como Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Arnaldo Jabor, Wagner Moura e Fernando Morais, que são críticos ao capitalismo, mas ao mesmo tempo possuem um estilo de vida que envolve um alto padrão de consumo, o que é considerado por Constantino como uma forma de "contradição burguesa".

O autor argumenta que, ao adotarem um estilo de vida de elite, esses artistas e intelectuais não estão apenas sendo hipócritas, mas também prejudicando a luta contra a desigualdade social, que é uma das bandeiras da esquerda. A obra é criticada por alguns por sua abordagem simplista e por apresentar uma visão distorcida e caricata da esquerda e de seus defensores, enquanto outros acreditam que o livro traz uma reflexão importante sobre a necessidade de coerência entre discurso e prática.

No geral, "Esquerda Caviar" é uma obra controversa que, ao explorar a contradição entre o discurso de certos artistas e intelectuais e seu estilo de vida de elite, provoca uma reflexão sobre a hipocrisia de algumas posturas políticas e sociais, mas que ao mesmo tempo é criticada por não levar em consideração a complexidade do tema.
Por: Romeu Felix Menin Junior.
anicca 07/04/2023minha estante
Não entendi, para se identificar como esquerdista é preciso levar uma vida asceta?

Reginho 28/09/2022

Obra prima do Consta!
Queria ter lido esse livro há uns 10 anos! Quantas escamas teriam me caído dos olhos, quantas pulgas atrás da orelha teriam sido colocadas! Mas antes tarde do que nunca. Livro que rasga o véu e escancara coisas que aconteciam há 10 anos e seguem ocorrendo hoje. Livro não envelheceu em nada.

Rodrigo 20/09/2022

Cumpre o que promete
Para quem quer iniciar leitura sobre o assunto, recomendo. Para os mais avançados, talvez aconteça o que aconteceu comigo, mas ainda assim, recomendo.
Eu comprei esse livro na época que lançou por impulso e, depois, hesitei em começar a ler, porque evito leitura com intenção de viés de confirmação (quando você lê algo que já sabe que vai concordar com tudo, sem ampliar em nada seus horizontes). A maioria das pessoas fazem isso: fogem de leituras que podem mostrar que estão completamente erradas. E tinha a convicção que esse livro não iria me acrescentar nada, pois, achava que já sabia de tudo que estava lá e que sabia que já iria concordar. Pra quê ler algo que já sabe e que já concorda? Pois encontrei alguns detalhes interessantes que não sabia, citações de autores bem legais e recomendações de livros. Valeu a leitura.

Brasil Vermelho 10/06/2022

Opinião do autor
É um livro sobre a opinião do autor, e também de todos que se opõe aos líderes de esquerda.
É um livro pra enaltecer o leitor que é de direita ou liberal, que já sabe dos mitos e falácias da esquerda.
O livro é bom que apresenta mais fatos nesse argumento contra a esquerda. Mas é escrito com certa raiva contra quem acredita no movimento de esquerda. O que, de novo, só dá mais tapas nas costas de quem é contra o esse movimento.

Não vai funcionar para mudar a mente de um esquerdista. Nem para usar os argumentos, presente neste, para ganhar uma discussão contra um esquerdista. Afinal o livro conta muito bem que a esquerda não tem argumentos, ela ataca o autor do argumento.

Por fim o livro é bom, leitura fácil, chega a ser um refresco depois de leituras pesadas.

Cleber 19/01/2022

Um ótimo livro para peso de porta.
A impressão que dá é que Rodrigo Contantino foi traído por alguém da esquerda. O livro é um relato de que tudo que acontecer de mal na sua vida, é só colocar a culpa na esquerda. Este desprazer a qual joguei meu dinheiro na lata do lixo, não trás nenhuma análise crítica, é só crítica mesmo, parecendo até uma pessoa falando mal de seu vizinho. Se vc quiser um livro que fale mal da esquerda meu amigo, procure outro, porque esse só serve pra pelo de porta.

Will 16/12/2020

Um livro para ser lido com cautela
Leia Sem Preconceitos!

Estamos em um momento muito polarizado que se pensamos diferentes do outro, esse outro já não presta e isso tem que parar, temos que ouvir, pensar e conversar, claro que se essa pessoa não for um idiota xiita.

Esquerda Caviar, escrito por Rodrigo Constantino é um livro que nos trás diversas reflexões de viés político direita, nos fala muito sobre o politicamente correto e como isso está avançando de forma inclusive a podar a liberdade de expressão de algumas pessoas, sobre a hipocrisia de alguns famosos milionários que pedem um país mais socialista, mas que adoram viver no fruto do capitalismo, como idolatram líderes da América do sul, mostrando apenas as supostas qualidades e escondendo os horrores que esses mesmo líderes tratam quem pensa diferente de seus ideais, ou seja, um livro que mostra todos os horrores, segundo o livro, da posição esquerdista e as maravilhas do capitalismo. Cita também o quão é perigoso ficarmos na mão do Estado, o quanto estarmos refém de políticos, controlando e dominando nossas vidas é algo realmente tenso, Todas as Ditaduras começam com poder excessivo do estado, porém, toda obra tem que ser analisada e não ser seguida cegamente, e isso é o bom de não ser xiita em nenhuma posição política. Nesse livro eu tirei muitos pensamentos que batem com os meus, mas outros, eu considerei verdadeiros absurdos. Quer você seja de direita ou esquerda e tiver a mente aberta para ler uma opinião contrária, o livro vale a leitura, porém, filtrando e formando as suas idéias em cima do que você está lendo, se assim o fizer, pode tirar bons trechos que o ajudarão a formar determinados pensamentos e conclusões e outras que o autor afirma, você discordará e terá certeza do que está discordando. Eu particulamente gostei e recomendo, não tenho essa de que o livro porque é de um posicionamento político é bom ou ruim, mas esse Constantino que escreve é um cara que sabe o que está escrevendo e quer te fazer ter certeza que ele tem razão, porém isso só faz que você filtre os pontos positivos e negativos e monte o seu livro.

Uma leitura bem interessante e que curti demais nesse ano de 2020.

Thiago 09/11/2020

Interessante, porém raso
O livro trata de um tema muito interessante da política, mostrando um ponto de vista geralmente oculto do público. Contudo, o autor também se torna raso e repetitivo em diversos momentos, especialmente no final, o que cansa o leitor.

Provérbios 2 17/10/2020

Leitura essencial e prazerosa
Ao contrário do que eu pensava, a abordagem dos ícones da Esquerda Caviar só se dá a partir da página 327. Portanto, tudo que se sucede são lições inestimáveis que abordam de tudo um muito. Valiosíssimo para compreender o fenômeno, suas origens, suas bandeiras, hipocrisias e táticas de perpetuação.
O autor surpreende ao demonstrar vasto repertório cultural e intelectual, citando inúmeros pensadores, filósofos e personalidades com profundidade e até mesmo demonstrando que conhece os pensadores da esquerda (e que de fato leu suas obras) muito mais do que as grandes massas esquerdistas. Tamanho era meu contentamento ao iniciar a leitura, que não parava de comentar com amigos o quanto o livro era bom, e que mesmo antes de chegar às 100 páginas o livro já tinha se pagado.
Como ponto negativo, obviamente não poderia deixar de citar que há sim várias passagens em que discordo do autor, seja por forçar a barra ou seja por errar mesmo - o que nem de longe retira o brilho do obra, vez que inefável mesmo só existe a Palavra que sai da boca de Deus.

Felipe González 07/06/2020

Hipocrisia: o mantra dos vigaristas!!
Uma radiografia da "geração Imagine". Aquela, cujo profeta e deus é John Lennon, com as idiossincrasias típicas de uma elite que vive na sua "caixinha", que pratica o oposto do que prega e vive de imagem, sem qualquer compromisso com resultados e mudanças que realmente façam a diferença na vida das pessoas. Uma crítica mordaz a uma horda de revisionistas reacionários, prepotentes, de ignorantes e canalhas narcisistas que pregam o humanismo e o igualitarismo, mas que têm como ferramenta de persuasão as angústias e as demandas justas das minorias, que são utilizadas como "crias de estimação" - termo do autor - para a obtenção de dividendos políticos e econômicos. É o triste e atual retrato das nossas elites política, econômica, artística e intelectual maniqueístas, que não contribuem para a solução das desigualdades, mas para a perpetuação e o aprofundamento delas.
Niájera 07/06/2020minha estante
Até estranhei ver alguém do Skoob lendo um livro que não fosse justamente o contrário rssss ufa!! Não me sinto mais numa ilha rsss

Felipe González 08/06/2020minha estante
Estamos juntos.... rsrs

Revisionistas ahhaahahahahahahahahhahahahaa

Chegou o adorador de autoritarismo disfarçados de liberdade falando q liberdade é explorar pessoas, animais e meio ambiente
Parabéns, inútil

Revisionistas reacionários*
Pior ainda ahhahahahahagagaahahaha

Ainda bem q só meia dúzia aqui lé essas merdas de autores autoritários

Felipe González 02/01/2022minha estante
Bruno, minhas adjetivações restringem-se ao assunto e às personagens do livro. Se a sua régua para medir bons leitores e exímios intérpretes da nossa quadra atual for a mesma que põe em boa conta a sua deplorável postura em uma rede social que promove a PLURALIDADE de ideias, ótimo, pois felizmente concluo que estamos em prateleiras distintas, meu caro.

Sugiro um especialista para tratar o fígado e outro para tratar o déficit cognitivo, que o faz enxergar o mundo preto e branco.
Quanto à preguiça, pois certamente não deve conseguir ler - e interpretar - uma orelha de livro, a vergonha na cara resolve.

Feliz ano novo, querido!!

Diversidade ahahahhaaha
Cara, vc não sabe oq tá falando, perdao
Feliz ano novo seria qd NINGUÉM desse espaço pra um merda autoritário, antivax e que defende miséria, fome baseado no Papinho furado de liberdade. Oq ele não é libertario, jamais o sera, tudo jogo de fumaça pra inúteis q acha q ler ele é diversidade

Felipe González 02/01/2022minha estante
Vai se tratar, amigo. Estude mais, não leia somente aqueles que corroborem as suas premissas e seja mais cordial e educado. Um bom final de domingo!! rsrs

Bruno Palmeiras 02/01/2022minha estante
Diversidade em ler livro de facho travestido de liberaleco?
Eu não li isso em pleno 2022
E pior q o otario acha q eu q tenho q me tratar
Cordial com quem defende facho? JAMAIS fui e jamais serei. Quem defende est@ escória genocida, autoritária, tem q ser exposto e voltar pro obscurantismo.
Ain, vamos ser cordiais com defende fascistas. 1938, Alemanha: por obséquio senhor nazi, não agrida este membro do partido comunista
Por obséquio soldadinho da SS, não espanque este deficiente físico
Por favor soldadinho nazi, não estupre esta judia
E podemos repetir as mesmas frases em QQ ditadura q existiu da América latina no século passado. E veja só: TODAS patrocinadas pelo ideal q o facho q escreveu este panfleto de merda, defende

Bruno Palmeiras 02/01/2022minha estante
E não sou seu amigo, pare de pagar de cordial, vc tá defendendo ideias escritos por um fascista.
Ain leia quem não corrobora com oq pensa. Blz, mas jamais livros de quem compactua com fascistas, JAMAIS

Ideais*

Felipe González 02/01/2022minha estante
Óh céus...????. Não se esquece de tomar o remedinho.

Amanda.Gomes 11/09/2019

Minhas palavras sobre as palavras deste livro
Caramba!
Essa leitura foi uma aula de história. Li como se não houvesse o amanhã. Vibrei com 90% das afirmações do autor e concordei com muita coisa. Não concordo com 100% das afirmações neste livro, justamente porque desconsidero opiniões radicais demais - oi, esquerda caviar :) - e algumas informações me soaram muito extremistas.
Veja bem, entendo e respeito o pensamento do autor, mas, por poucas vezes, acabei discordando.
Nos frigir dos ovos, o livro me acrescentou muito conhecimento e me fez vibrar, salvar, fotografar e grifas inúmeras partes.
Vale muito a pena!

Boa leitura :)

Alex L.S. 19/08/2019

Coletânea de hipocrisias
Ótimos exemplos de humanos que só pensam em si mesmos, mas finge se importar com a sociedade.

Davi.Rezende 14/07/2018

TODOS OS BRASILEIROS DEVERIAM LER!
Por que todo brasileiro deveria ler Esquerda Caviar? Por um motivo talvez mais estarrecedor do que o próprio livro (que também deixa isso claro): provavelmente não existe no mundo país onde a esquerda tenha obtido tanto êxito através do POLITICAMENTE CORRETO (teoria e tática de Gramsci) do que no Brasil. Inclusive (agravado) por nossa dimensão demográfica e territorial (continental). Como essa verdadeira tragédia se deu na prática, em detalhes, o livro não explica e nem se destina a isso - o que daria margem a uma profunda discussão. O objetivo principal foi na verdade desmascarar toda a HIPOCRISIA das SEITAS esquerdistas - ou A SEITA, se entendermos como um organismo ou quadrilha INTERNACIONAL, que de fato são. E isso o autor Rodrigo Constantino faz com maestria de quem observa e estuda essa imundice há um bom tempo.

O livro é extremamente revelador para o Brasil. É daquelas obras que, verdadeiramente, te tiram de uma espécie de MATRIX real! É como se tirassem seu óculos de realidade virtual que lhe "obrigaram" a usar desde o nascimento. Aquela realidade totalmente desvirtuada que o politicamente correto DEFORMA. O curioso disso tudo é que, ao mesmo tempo que "saímos" da Matrix, não é com a sensação de que estávamos em sono profundo ou em uma espécie de outra dimensão. A sensação é de que a realidade esteve ali na sua frente o TEMPO TODO (como de fato esteve!), mas alguma coisa - no caso, o veneno do politicamente correto - distorcia sua visão da realidade! E então você percebe que essa "doença" é uma EPIDEMIA MUNDIAL! Sim, no Brasil o politicamente correto mais do que vingou, TRIUNFOU! Mas em boa parte do mundo também - senão no mundo inteiro! O autor foca os temas na realidade brasileira, mas que muitas vezes têm uma abrangência mundial, pois como já me referi, as ideologias de esquerda, ou o COMUNISMO de modo geral, nasceu e se desenvolveu tomando a forma de uma grandiosa e - aparentemente - incontrolável SEITA, ou seja, uma poderosíssima IDEOLOGIA, no mesmo patamar das religiões (que, não à toa, condenam, pois sabem que rivalizam).

Constantino, com fina ironia e notável clareza, explica as origens de como as pessoas são fisgadas pelo politicamente correto, que na prática eu defino como UM ESCUDO DA MALDADE. Que vai desde, por exemplo, o oportunismo hipócrita, passando pela alienação, e chegando até o EGO, que os artistas adoram usar como ópio.

Explora bem o que chama de "duplipensar", que é mais uma tática sórdida dos esquerdopatas de confundirem o pensamento do interlocutor e terem razão.

Na terra do PT, Lulas e afins, um livro importantíssimo como esse deveria ser leitura obrigatória. Uma corajosa tentativa de fazer entrar alguns raios de luz arrastando um pouco a pedra da entrada da caverna onde aprisionaram o povo brasileiro - assim como muitos idiotas úteis espalhados até pelos países mais desenvolvidos - como também as FANTÁSTICAS INDICAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS que nos trazem um mundo de VERDADES no meio de tantas armadilhas do pensamento.

Merece ser relido várias vezes, até como forma de antídoto contra essa doença que se apossa da alma.

Nota: 9, ÓTIMO!

Término em 18-12-2017
Ribeirão Preto-SP.

Biblioteca do Sesc (quem diria encontrar essa obra lá, risos).
Leticia 29/12/2018minha estante
Lendo e amando cada pagina dessa obra prima! Deveria ser leitura obrigatória nas escolas e instituições de ensino sérias. Mas sei que preciso colocar os pés no chão. Enfim, cada pagina desse livro é uma verdade ácida lentamente derramada.

Claudia.livros 02/10/2020minha estante
Estou louca pra ler!! Adoro Constantino. Ele lançou agora um curso sobre os pensadores. Você viu?

Davi.Rezende 11/11/2020minha estante
Sim, eu sigo ele desde que li o livro.

Auriane Brito 12/04/2018

Recomendo!
O autor fez um levantamento minucioso sobre os fatos. O livro tem uma escrita fácil de compreender. Não concordei com um ponto: quando ele fala sobre a lei Maria da Penha.

Abimael 25/01/2018

Um livro que TODOS deveriam ler no BR atual (2017)... Seja pra refutar, seja pra constatar.