Os Guardiões do Tempo

Os Guardiões do Tempo Nelson Magrini

Resenhas - Os Guardiões do Tempo

Daniel Pedrosa 07/08/2009

Uma aventura Surpreendente

Um mundo que sofreu as conseqüências da nossa exploração precisa de ajuda para voltar a ser o berço da humanidade.

Um viajante do tempo, busca através dos séculos um DNA compatível ao de um grande cientista.

Personagens com um fantástico alto astral; Enigmas e revelações surpreendentes, além de ação a todo o minuto, é o que posso falar deste livro.

Os amantes de literatura de ficção de todas as idades irão gostar de conhecer a história dos três jovens que enfrentam um desafio fantástico, além do tempo.

Uma leitura fácil e bastante divertida.

Recomendo !

Daniel Pedrosa

Adriana F. 30/08/2010

Tatu é seu nariz!
Comecei dando boas risadas, terminei dando boas risadas. Mas este não é um livro de humor.

A história de ficção científica infanto-juvenil proposta pelo Nelson Magrini amarra aventura, ação e humor com uma dose de mistério e terror. Algumas passagens são realmente tensas. Toda a passagem por Tiffan é apavorante! E deixa um excelente gancho para uma continuação, quem sabe?

A narrativa é simples, dinâmica, flui com facilidade e descontração. O autor não perde tempo em descrições cansativas, ao passo que explica com autoridade os fenômenos da Física Quântica e as viagens pelo espaço-tempo. Pelo menos para mim, que sou leiga no assunto.

A criatividade quanto aos nomes é incrível. Cada um melhor que outro. E a confusão das línguas, as pronúncias que as crianças terrestres não conseguiam acertar, a História das Línguas, Dig e Dreg cada hora voltando com um jeito de falar diferente... realmente, toda essa parte é de uma criatividade muito grande. E muito engraçada! Sem contar o xingamento "tatu". Ficou tão verossímil, tão pertinente às crianças... por isso, muito engraçado também!

Porém, os erros de revisão ficaram acentuados da metade para o final do livro. Senti como se o revisor tivesse cansado de corrigir e falou "Ah, deixa pra lá! Ninguém vai perceber!". Estou realmente muito chateada com as editoras brasileiras. É como se nosso idioma não precisasse mais ser escrito da maneira correta, uma vez que a demanda por livros é baixa e a maioria do povo é classificada como sendo de analfabetos funcionais. Lamentável! E esse erro de revisão acaba gerando uma culpa para o autor, o que acaba sendo injusto, pois por mais que o próprio autor revise, muita coisa passa despercebida. Por isso o serviço de revisão é necessário!

Outro ponto "negativo" do livro é que senti falta de desenvolver mais alguns personagens. As cenas de ação eram tantas e tão intensas que acabou "faltando espaço" para falar mais de um ou outro personagem. Os protagonistas estão ok, mas um personagem específico ficou meio que jogado no meio da história. Quando li sobre ele, mais para o final do livro, pensei "quem mesmo é esse personagem?". Ele poderia ter aparecido mais, na minha opinião. E uma outra passagem ficou sem explicação, mas como acredito na continuação, vamos ver como será resolvida!

Uma cena impagável é a do Abelhudo. Espero sinceramente que ele reapareça.

Por fim, Os Guardiões do Tempo daria um excelente filme de ficção científica com humor, no melhor estilo O Guia do Mochileiro das Galáxias, porém, voltado ao público infanto-juvenil. Ficaria realmente muito bom!

Só tatu não gostaria de ver isso acontecer!

Heidi Gisele Borges 05/03/2010minha estante
Gostei bastante da sua resenha, Dri. Você pegou os pontos que gostou ou não e os descreveu sem soltar Spoiler! Quero muito ler este livro. ^.^

Fabius 06/03/2010minha estante
Sua evolução, enquanto resenhista, é notável. Percebe-se claramente a grande facilidade em destacar pontos positivos e negativos, sem que, no entanto, venha a estragar a surpresa dos eventuais leitores. Não se faz de rogada em "descer a lenha" na obra, em suas análises, mas também, e sobretudo, é generosa nos elogios quando esses se fazem necessários.

Aguardamos ansiosamente as próximas resenhas!

Felipe 03/04/2010minha estante
Excelente resenha! Me deu muita vontade de ler esse livro. Parece ser ótimo!

Vincent Law 11/09/2012

De fato, é uma ótima história.. Preparado para a aventura?
A trama envolve três crianças - Duda, sua irmã mais nova Ciça e Rogério -, todas levadas para o ano 4.612 por um estranho personagem. Para a surpresa geral, em poucos minutos elas aprendem a manusear a tecnologia daquele mundo com uma máquina neural e, em uma corrida pela galáxia, têm de desvendar um mistério através de pistas e enigmas que são decifrados no decorrer do enredo.

Ao longo do livro, outros personagens também ganham a chance de brilhar, como o Tenente Vus e Fyscat, ambos tão importantes que poderiam inclusive ser chamados de protagonistas. Em sua escrita, o autor é extremamente hábil em explorar a emoção na obra sem ser piegas, além de deter uma narrativa bastante ágil, de modo que o leitor esteja sempre imerso no desenrolar da história.

A temática de viagem no tempo poderia dar a impressão de que Os Guardiões do Tempo é uma obra muito derivativa, mas a realidade é bem diferente. Seu enredo é intrigante, a combinação de suspense com humor é ótima, os personagens são simpáticos e o característico clima de suspense só se faz somar a tudo isso. Como resultado, a obra é divertida do começo ao fim.

Um ponto interessante a se destacar é o esclarecedor tratamento de temas quânticos. Com uma densidade notável, a história demonstra e explica certo fenômenos da física quântica, mas sem nunca confundir a mente do leitor. Tudo flui com uma agradável naturalidade, sem embromação. Outras questões dignas de ressalva são as abordagens sobre política e economia.

Nesse momento, é importante salientar que, mesmo tocando em diferentes assuntos, o livro em si não é de teor filosófico ou educacional, e sim de entretenimento, função que realiza com exemplar maestria. A história se desenvolve sem buracos no roteiro e praticamente todo pequeno detalhe ao longo da obra terá reflexos importantes no final.

Portanto, Os Guardiões do Tempo é uma obra voltada para todas as idades. Com uma mistura eficiente de aventura, mistério e humor, este livro é capaz de agradar qualquer tipo de leitor, principalmente os que estão à procura de uma história que transborde diversão.

---
Resenha por Vincent Law
autor de O Mundo de Avalon
julia 11/09/2012minha estante
gostei da resenha e dos comentarios ao longo de sua leitura.
vou acrescentar esse livro em minhas leituras!
abraços...*_*

Vincent Law 14/09/2012minha estante
Que bom, julia.
Abs.

J. Modesto 24/08/2009

Universal!!!
Quando me deparei com o novo livro de Nelson Magrini, onde a temática era Viagem no Tempo, com protagonistas de aproximadamente 12 anos de idade, confesso que fiquei com um pé atrás, afinal, o estilo do autor era calcado em suspense e terror, uma leitura mais adulta. Todavia, ao iniciar a leitura de OS GUARDIÕES DO TEMPO não consegui mais parar. Numa história ágil, envolvente e muito bem elaborada, Magrini consegue prender a atenção até o fim e, mesmo numa obra que pretende atingir o público infanto-juvenil, deixa sua marca de supense e terror na medida certa para identificar seu estilo narrativo. OS GUARDIÕES DO TEMPO, guardada as devidas proporções, é um Harry Potter do espaço, onde ao invés de magos e feiticeiros, nos deparamos com viagens no tempo e seres extraterrestres muito divertidos. Um Livro para todas as idades. Enfim, uma obra Universal! RECOMENDADÍSSIMO!!!!

Nana B. 02/09/2009

- Calma aí, seu Chiclete!

Olha, quando abri a primeira página de Os Guardiões do Tempo, eu esperava algo que remetesse as outras obras do Nelson, como: Isabella, de "Amor Vampiro"; ou algo do gênero da saga de: Anjo - A Face do Mal.

Mas tenho de reconhecer que, mais uma vez, o Nelson me surpreendeu com um texto leve, divertidíssimo e inovador.

Compartilhar das aventuras futuristas e interplanetárias desses 3 moleques doidos e ultradivertidos, foi uma deliciosa viagem!

Com toda a sinceridade que me é peculiar, - (Que Allah me perdoe o pecado da soberba!) - Duda, Ciça e Rogério...são um trio de parar a galáxia!

Que o digam, o sempre surpreso Tenente Vus - haja paciência pra aturar aqueles 3 discutindo -, os gêmeos alienígenas Dig e Dreg, e claro, não poderia esquecer do pobre do seu "Frizi-Quéty".(rsrs)

Gentem, e tem umas coisas que acontecem que, Karaka maluko, muito sinistro!

Olha, eu achava que já estava acostumada com o jeito do Nelson de apavorar a gente, qual nada. Tem uma passagem dos meninos e do seu Chiclete que foi de assustar até os cabelinhos do sovaco do Drácula! rsrs

Na boa? Eu juro que não esperava por isso em "Os Guardiões do Tempo"!

Mas como sempre, o Nelson consegue nos tapear direitinho, achando que tá tudo bem, e aí, do nada ele, sai com uma parada tão sinistra que faz a coluna da gente arrepiar de verdade!(rsrs)

Relutei, por uma semana em ler as últimas 20 páginas, pois para mim, o fim da saga de "Os Guardiões do Tempo", me fez rir como a muito não fazia, além de me transportar pra um tempo onde tudo era mais fácil e divertido...minha infância!

Amigos Skoobers, leiam... Pois, "Os Guardiões do Tempo", vale muito, muito a pena!

Ps: Acabou, estou arrasada, eu quero ler maaaaaisss!

Heidi Gisele Borges 02/09/2009minha estante
Eu quero! Poxa quero tanto ler =/

Karine Coelho 20/04/2010minha estante
Kkkkkkkk!! Chorei de rir com as brigas desses três! E o seu Chiclete, tadinho... Tinha hora que dava pena. Rsrsrs.

James Andrade 23/09/2009

"Os Guardiões do Tempo"
de Nelson Magrini.

Viagens no Tempo. Planetas desconhecidos. A Terra como o centro de um Império Galáctico. O futuro da humanidade ameaçado. Um simpático trio de jovens. Uma aventura recheada de perigos... e muito humor.
É com estes saborosos ingredientes que Nelson Magrini nos brinda em seu mais recente trabalho, uma obra voltada para todas as idades, onde o autor nos mostra toda a sua versatilidade.
“Os Guardiões do Tempo” é uma fantástica viagem pelo maravilhoso mundo da ficção científica da mais alta qualidade. Embalada por personagens carismáticos; daqueles com os quais nos identificamos de imediato. Com muita, mas muita ação a história flui com tanta naturalidade que, quando menos se espera, a aventura termina, deixando para trás aquele gostinho de quero mais... Que venha logo!

James Andrade.
22/09/09.

Claudinei 08/12/2009

Incrivelmente Fantástico!!!!
Quando li o primeiro livro do Nelson, Anjo- A face do Mal, achei incrivel a forma que ele usou para criar um mundo tão incrivelmente fantastico, com elementos que pairam a nossa imaginação, seres e tipos de situação que muitas vezes fantasiamos em nossa mente.
Agora com esta obra, me tornei FÃ mais uma vez deste talentoso autor.
Viajei num mundo maravilhoso, um futuro muito bem criado, personagens super carismáticos.
Com um ritimo rápido, sem se ater a detalhes que tornariam a história cansativa, você se envolve com os personagens a medida que a história vai se desenrolando, é o tipo de aventura que faz você torcer pelo seu personagem favorito,Além do que, Nelson deixa muito bem explicado, todos os mistérios que envolvem a trama, com uma pitadinha de politica e ecônomia, foi muito inteligente a teoria de uma unificação universal através de governos, idiomas enfim das fronteiras que conhecemos atualmente, mas o melhor, foram as partes que fazem esta aventura uma recomendação para o termo ficção cientifica. Várias vezes me senti a bordo da Katana, fugindo em perseguição pelas naves inimigas, ou até mesmo explorando o desconhecido em vários planetas.
Muita aventura, humor e mistério tornaram esta obra uma de minhas favoritas.
Nota 10. mais que recomendado.

Mari 23/02/2023

Guardiões...?
A história tinha tudo para me agradar, e embora pegar o livro esse ano parecesse fora de época, ainda assim eu poderia me entreter bastante. Só que não foi o que aconteceu. Mesmo se eu tivesse lido anos atrás, teria desgostado.

Não vou entrar nos pontos que me desagradaram seriamente, pois seria uma discussão gigantesca. Mas um sinal bem evidente dos problemas da edição que li são erros de escrita e polimento. Outro fator é a trama ser inteiramente de diálogos expositivos e pouquíssima narração. E quando a tem, não é tão elaborada.

MÁRSON ALQUATI 19/03/2010

UM GRANDE LIVRO, PARA TODAS AS IDADES!
Os Guardiões do Tempo me surpreendeu pela capacidade de logo no início já prender a atenção do leitor e continuar assim até o desfecho final. Uma maravilhosa aventura no espaço-tempo, capaz de encantar a todos os públicos, de todas as idades, alternando momentos de grande tensão e suspense com piadas impagáveis, muita ação e aventura... O Nelson Magrini pode ser considerado, na minha opinião, um dos melhores contadores de histórias da atual literatura fantástica nacional. Recomendadíssimo!

Andréa Cisne 19/08/2009

Recomendadíssimo
é uma fantasia, com muita aventura, suspense, mistério e humor, vivida por três adolescentes, Duda e seu amigo Rogério, de treze anos, e Ciça, irmã de Duda, com doze.
A ventura começa com viajantes do tempo futuro fazendo contato com os garotos e relatando uma história surpreendente, onde o futuro da Terra, da humanidade e do então “Império Galáctico” depende dos três garotos. Eles têm de encontrar um cientista desaparecido e sua principal invenção, mas para isso, contam apenas com uma sequência de pistas deixadas ao longo da galáxia, cada uma levando à próxima pista.
Inicia-se, então, uma corrida contra o tempo, em uma sequência de eventos rodeados por perigos, traições e surpresas mil.
Há também a participação de dois alienígenas, Dig e Dreg, com um jeito peculiar de falar, além de outro, um mercador, cujo nome os adolescentes simplesmente não conseguem pronunciar de modo correto.
A história passa por muitas reviravoltas e coisas engraçadas acontecem, como a parte em que os três personagens vão parar em um Planeta Escola, que literalmente conseguem deixar de pernas para o ar, em sequências de tirar o fôlego e ao mesmo tempo, hilárias.

Luz 22/03/2011

Anos luz depois, muitos anos luz depois
.... Com os Guardiães do Tempo aprendemos que para vivenciarmos o futuro, de acordo com tudo que puder ser possível de ser realizado, concretizado, alcançado e imaginado, é preciso, acima de tudo, a cada instante, cuidarmos de todas as ações do presente que vivemos.
Diante disso, preservando cuidadosamente cada momento, vivenciado cada instante, faremos de nosso presente, um futuro palpável e sem riscos, e quando olharmos o que ficou para trás, o que foi presente um dia e acabou se tornando passado, as raízes que foram fincadas de modo sólido serão o sustentáculo de todas as outras futuras ocorrências e daí, paulatina e sucessivamente, sempre teremos a importância de cuidarmos cada vêz mais de atos do dia à dia, para que se tornem acontecimentos à longo tempo.
Diante de tudo isso, e apresentando a possibilidade de convergir passado ao presente e intermediando o futuro longíncuo, o autor, de forma brilhante e muito concisa, nos mostra o quanto será possível viagens e traslados no espaço-tempo e nos mostra com imensa clareza de raciocínio, que a mobilidade do tempo é de fácil compreensão, como se o passar de uma época retroativa à outra nada mais fôsse do que algo maleável e elástico, podendo avançar ou regredir, de acordo com as premências necessárias.
Nesse caso, diante dessa física móvel, que pode oscilar as variações do espaço-tempo ficou bem claro de ser entendido que um dia, quem sabe, o homem terá condições de moldar o que faz de acordo com o que foi feito e o que ainda fará, indo e vindo ao seu bel prazer e conveniência, sem no entanto modificar de modo radical os liames que sustentam uma existência inteira, quer seja intergaláctica ou não.
George Facundo 11/04/2011minha estante
Tenho que ler esse livro pra ontem!!! Valew pela esclarecedora resenha... Não é à toa que vc se chama Luz! :-)

Vincent Law 04/02/2012minha estante
Ótima resenha, Luz!

Tsuyuri 22/06/2010

Uma simples pescaria nas férias, amigos brigando como todo bom adolescente e de repente... Uma nave?
Futuro? Salvar o futuro? Como assim?

Somos levados para o futuro nesse livro do Nelson, tudo isso para salvar a humanidade, muitos desastres, encontros e desencontros estão nesse livro.
Um novo mundo nos é apresentado, uma humanidade intergaláctica inteira.

E o que posso dizer? Fui tragada para o livro tal como eles pelo futuro.
E com certeza, esse não deixou um gostinho de quero mais.
Mas um gosto de PRECISO de mais.

Simplesmente excelente!

Diego Roxo 01/12/2009

Livro bom, porém acho que seria complicado um adulto comum gostar...
Crianças e aqueles que gostam de ficção tem neste livro um prato cheio de teorias e viagens, bem interessante.
Tem um bom gancho para próximos livros, gostei.

Fimbrethil Call 14/03/2010

Ficção científica divertida.
Muito bom esse livro que traz uma ficção científica cheia de aventura e situações divertidas. Três crianças que se vêem responsáveis por salvar o planeta Terra de 2 mil anos no futuro, então além de viajarem no espaço, viajam também no tempo, adquirindo conhecimentos avançadíssimos.

Muito legal, essa mistura de Star Trek, Star Wars e Isaac Asimov. A idéia de um guardião do tempo, que se desloca nel para preservar a história me lembrou muito "O Fim da Eternidade".

Esse livro tem muitas situações didáticas, porém essas situações são diluídas no meio do livro, então não parece que você está tendo uma aula. Numm lugar para onde eles vão, as nuvens de Gushov, o autor dá uma aula de formação de estrelas, além de uma descrição maravilhosa, relembrando a foto do berçário de estrelas tirada pelo Hubble.

Realmente o livro é muito bem escrito e muito bem fundamentado.
Recomendo a qualquer um que goste de aventura.

Eiden 17/01/2022

Relendo essa obra que tanto amo e me encantando mais uma vez com uma história tão bem escrita, eu percebo o quanto ainda desvalorizamos tanto a literatura brasileira. Esse livro é digno de uma adaptação no cinema, tem alguns erros da editora na escrita, mas nada que atrapalhe e o único ( mas nem tão incômodo) defeito é o fato de Duda, Ciça e Rogério brigarem o tempo inteiro ( e que criança não é assim?).
Eu me encanto toda vez que me proponho reler a história e mesmo já sabendo de tudo que vai acontecer, eu me encontro admirando cada detalhe que o autor pensou pra agregar em casa cenário.
É muito gostoso de ler esse livro, mas é muito triste saber que poucas pessoas o conhecem.
É uma ficção científica que de inicio você pensa ser algo mais infanto juvenil, mas a riqueza de detalhes é o que torna tudo especial.
Livro perfeito para todas as idades, sonho em um dia poder assistir um filme, série, curta, qualquer coisa inspirado na obra ? valorizemos os escritores nacionais!!!!