Uma Escuridão Bonita Ondjaki

Resenhas - Uma escuridão bonita

O Amor em Letras 15/02/2022

Encantador
Uma escuridão bonita é uma narrativa poética curta e faz toda diferença ler no livro físico. É muito imaginativo, realmente em um verso se tem muitas possibilidades de ir além.
Adorei a ideia simples e ao mesmo tempo cheia de entrelinhas, demonstra o que é poesia.
?A poesia não é a chuva, é o barulho da chuva.?

Blenda Costa 18/04/2023

É uma leitura bem rápida, é maravilhoso a leitura algo simples ? faz você quer ler mais...a escrita e perfeita, amei o livro todo Preto com a escrita branca, as ilustrações perfeita..??

Gio 01/07/2021

Pensar q era em pt br tinha mais encanto
Eu gostei. É leve, poético e confortável e, apesar de ser em Português de Portugal, deu pra entender tudo certinho, só percebi que não parecia o nosso português usual no meio do livro.

Ele tem umas reflexões sobre a falta de claridade que são bem subjetivas e parece que você chegou no meio da conversa, claramente uma poesia em prosa. Li pra aula de Português e, por incrível que pareça, foi bom.

Letícia 21/08/2023

Achei um romance bonitinho, adorei a edição do livros, as págs são lindas!! É um história curtinha, super rápida de ler e bem de entender

L.Felipe 18/02/2021

RESENHA: Uma escuridão bonita
Estamos sempre rodeados de luzes elétricas em todos lugares, desde os postes altos das ruas até no brilho de telas e aparelhos celulares. Luzes essas que nos cegam e nos impedem de ver o brilho das estrelas como pirilampos no céu e até mesmo a beleza que pode existir na escuridão.

Beleza essa que podemos enxergar no livro “Uma escuridão bonita” do autor angolano Ondjaki. Que apaga todas as luzes elétricas do nosso dia a dia, e com a amena chama de uma vela nos leva na escuridão de uma varanda! Onde juntos, vamos viajar e ser cúmplices das histórias e reflexões de um casal que em meio aos toques tímidos, desejam acender uma luz dentro de si que a muito faísca.

No escuro de Ondjaki voltamos para sua infância, seus sonhos, reflexões, história do passado, dores da guerra que ainda o assombras. Mas que o possibilitam viajar de avião para outros cosmos e acender luzes que não são vistas pelos olhos, apenas através deles.

É na falta de energia elétrica, numa escuridão que acedemos a chama da imaginação e dos sonhos, é no escuro que acendemos uma vela sentados ao redor de amigos e familiares para trocar segredos, contar história de terror, inventadas, verídicas e até mesmo história que almejamos que um dia se torne real !!

A luz faltou de repente ..

emclara 11/07/2023

"Dá-me só um beijo..."
? // ?

O livro é, em sua maioria, uma conversa poética e reflexiva entre dois jovens, um menino e uma menina. Ambos compartilham os seus desejos e pensamentos mais íntimos, enquanto a ansiedade do primeiro beijo dança nas sombras de uma única vela.

A forma como as ilustrações brincam com o preto e o branco é encantadora, tive que me segurar para não tirar fotos de todas as páginas. Por isso, recomendo que leiam o livro (se puder, físico) e admirem a beleza de um apagão.

Gabrielle 07/04/2023

Aconchegante
Ler esse livro em uma única tarde chuvosa era tudo o que eu precisava pra hoje e não sabia.
Que leitura doce e aconchegante.
O livro acontece em um único momento, quando acaba a luz e a noite fica toda escura. O interessante é que as páginas são escuras com letras e desenhos claros, pra sentirmos que estamos ali com os personagens.
Amei!

livrosdarach 08/08/2021

Uma escuridão iluminada
Ganhei este livro de presente. Nunca tinha ouvido falar antes sobre ele. E que bela surpresa o livro foi!

É sobre um momento simples do cotidiano: uma falta de luz momentânea. Mas a forma poética como o autor explora o tema e traz luz no meio da escuridão aos dois personagens principais é encantadora. Não sei decidir qual é minha parte favorita. Quando terminei a leitura, estava toda arrepiada.

Uma história leve, bonita, reconfortante e que nos lembra que momentos simples podem se tornar gigantes se bem apreciados.

Raquel1529 12/11/2022

Me senti macia por dentro, lendo esse livro. Como se algumas partes de mim tivessem sido vistas, acolhidas e compreendidas.

LuAsa98 20/08/2023

Uma escuridão bonita
Uma pequena e bonita história sobre um romance de dois jovens. Apresenta uma leitura muito rápida e simples de ler.

Jeyza 12/03/2021

"A poesia não é a chuva, é o barulho da chuva"
Leitura leve e poética. Uma escuridão bonita é tão sensível, o gosto de um beijo.

Ana Elisa 14/07/2021

Encantada
Que livro mais gostosinho de ler, uma leitura leve, tranquila e linda. Não conhecia o autor, nem a obra. Estava cumprindo horário no trabalho e encontrei essa preciosidade perdida na biblioteca.

De quais formas uma escuridão pode ser bonita? O que pode acontecer para que um apagão não seja chato? O que fazer quando uma escuridão envolve dois jovens?

"Uma Escuridão Bonita é, talvez, a simples estória de um beijo."

anna bia 16/08/2021

Uma Escuridão Bonita
um livro muito lindo, poético e que abre espaço para a imaginação. Uma delícia de ler, adorei ler no português angolano?

Nalva 13/01/2022

Romances na luz da lua
Uma leitura leve e rápida, com muitas ilustrações.
Me faz lembrar da época em que eu era um castiçal para as minhas tias, lá no sítio em que minha vó vive até hoje, na época não havia energia elétrica (só foi colocado energia em 2006).
Foi muito fácil imaginar elas vivendo essa estória.

Mirella_Hellen 05/02/2021

Uma Escuridão Bonita
Um livro bonito e poético, contando a história de um simples beijo.

"É bom dividir uma escuridão com outra pessoa, em concha e aconchego, como se dois mundos, nessas gotas de negrume, fossem um só."