A Arte da Guerra

A Arte da Guerra Maquiavel

Resenhas - A Arte da Guerra

Marcos 17/05/2011

Inteligente, mas cansativo!
A Arte da Guerra, de Maquiavel, traz uma forma inteligente de abordar a arte de manter-se no poder através dos históricos embates militares. Dita regra, em muitos casos até hoje. Afirma que o poder só se obtém com um Estado armado. Mostra verdades incontestáveis, mas em sua maioria é tão técnico que se torna cansativo para quem não está envolvido no contexto apresentado pelo livro. Vale a pena ler, mas há que se ter paciência.
Keila 06/08/2014minha estante
Os livros de Maquiavel são assim, ricos em detalhes, cabe ler e parar para uma reflexão sobre o texto, são histórias bem de acordo não só com realidade do tempo dele, mais que se assemelha e muito com a realidade atual.

Lohan 18/07/2021

A arte da Guerra.
Um livro que aborda questões interessantes sobre os exércitos, ordenações, certos comportamentos e etc, mas ele é muito maçante para ler, o que faz a leitura ser bem parada. Não gostei.

daniel.vasco.716 05/06/2021

A arte da guerra apresenta uma das principais preocupações e um dos principais projetos de Maquiavel: a criação de um exército comunal, que deveria ser constituído pelos habitantes de Florença. A criação dessa força militar deveria livrar a cidade das tropas mercenárias (sobre as quais, para Maquiavel, era impossível fundar uma República bem ordenada e que fosse capaz de enfrentar a fortuna) e combater não por dinheiro, mas pela salvação da República, pela segurança de todos os florentinos.

Matheus656 18/03/2023

Pouca serventia prática.
De fato é uma obra com ensinamentos valiosos porém ao contrário de "O Príncipe" e "A Arte da Guerra", de Sun Tzu, este livro possui pouca serventia prática. Ou seja, não é um bom livro para desenvolvimento pessoal e não cabe na nossa vida cotidiana. Com exceção do primeiro capítulo, o livro trata de táticas de guerra no campo de batalha q não tem valor para um cidadão comum, ainda mais do século 21.

Hudson 14/03/2011

Livro plenamente "Estatal" o fato é que Maquiavel é a palavra estado
são coisas difíceis de terem outra associação.

A obra descreve quase todo o modus operandi do estado em vários aspectos
que são amplamente vinculados com a ciência da Guerra, em geral todas as
passagens são sempre "cruzadas" com isso.

Ao decorrer da leitura nota-se que é em Maquiavel que a guerra ganhou
conceito amplamente difundido de continuação da politica estatal, embora
seja mais firme, esse conceito em Clausewitz, que ainda que quase
"idênticos" a raiz é a mesma ideia mas a estrutura não, sendo assim
pode-se dizer que são duas abordagens diferentes muito mais bem explicado
e estruturado também maior abrangência está em Clausewitz leia-se.

Maquiavel observa tudo de maneira muito perspicaz, mostrando-se um grande
estudioso do assunto, o que não acho errado afinal ele era um homem do
estado, os exércitos naquela época tinham uma função muito mais ativa em
questão de "recontros e refregas" ou seja combatiam mais, e quase que diariamente.

As exposições e regras sobre o exército perfeito, são bem densas concisas
e claramente explicadas, de certa forma pensando friamente após uma breve
reflexão das situações propostas, alguns conceitos permanecem até hoje.

Além de ser abordado, os pontos de "modus operandi" de vários exércitos
da Europa, as considerações sobre a formação do estado maior, do comando
em geral normas de conduta das tropas, disposição das tropas entre muitas
outras coisas que deixam tudo brilhantemente explicado dando uma idéia de
como tudo funcionava na Europa de seu tempo.

Quem leu Clausewitz, com certeza fará grande aproveitamento dessa obra
ainda que não sendo a magnum opus de Maquiavel ainda sim, se destaca
muito, pela sua forma de explicar rigorosamente clara a necessidade de uma
estruturação para a Arte da Guerra.

O livro é um show a parte, quando se tange a história militar antiga
suas explicações de estudioso nos dão uma visão única, do que depois
iria ocorrer de uma certa forma em Clausewitz, e que ainda sim por mais
que tenham se passado tanto tempo, ainda resiste conceitualmente nas
estruturas militares do Estado.

Eduardo Cavassana 17/11/2020

Cansativo
Livro em forma de diálogo, conversas longas que não chegam a conclusão.
Tem partes interessantes, mas no geral cansativo e enfadonho.

Bruno 31/01/2021

Vencer lutando
Entre as diversas estratégias e formas de guerrear nenhuma supera a do Filipe da Macedônia o qual pôs seus cavaleiros mais fiéis a matar qualquer um que fugisse do seu exército, sendo assim preferindo morrer combatendo o exército forte inimigo a morrer fugindo, venceram. Quando não resta nada mais do que ser forte, avançar e superar seus medos, vencer é certo.

Nalia 09/05/2020

Sensato, inteligente e um tanto entediante.
Um livro de caráter fantástico, feito em forma de conversação, Maquiavel explica de forma clara e direta como se fazer uma guerra bem sucedida, apontando curiosos casos de guerras passadas fracassadas e vitoriosas.
No meio, o livro fica cansativo por lidar com números a todo momento, porém o sucesso dessa obra se deriva da forma mais simples e eficaz de vencer a guerra, descrita pelo escritor com um ponto de vista filosófico, prevendo as guerras da atualidade com exatidão.
Pra uma pessoa leiga no assunto, é um livro essencial para o construção de qualquer pensamento sobre política e guerra.

Jhon.Willer 30/08/2021

Livro interessante
Que leitura interessante, achei um pouco cansativa em alguns momentos, mas saber como os exércitos, principalmente os romanos, organizavam-se, como eram as táticas de guerra, as formas de alistamento dentro outras necessidades.
A tradução é boa e tem notas de rodapé de quem e de que época eram os nomes citados.

NicholasJade 21/10/2021

A filosofia da Arte da Guerra
Antecipo a vós que sou um verdadeiro amante da história da antiga Roma, assim como sou da renascença e do próprio Maquiavel.
Este livro foi verdadeiramente aproveitado por mim, pelas lições e as referências sobre as Guerras e sobre como os antigos as faziam, mas não apenas sobre isso, Maquiavel também trouxe a filosofia dos antigos, o que de fato compunha um soldado e a virtù de um exército.
Uma verdadeira aula sobre a glória dos romanos, e sobre o que levou à ruína os principados da renascença.

Rômulo Sufi 19/01/2022

Bem ruim
Aborda estrategias de guerras dando muutos exemplos dos Romanos ou gregos nas tecnicas de guerras.
Apesar de trazer coisas curiosas a respeito de técnicas e estrategias, logisticas de guerra, o livro em si é muito monótono, chato, eu lia pra terminar de tão insuportável. Apesar de trazer pequenas partes que achava curioso desta área de guerra.

Lourenço 11/03/2022

Massivo... Porém rico.
Se trata de um livro massivo, exige bastante paciência para ler e compreender o livro. De certa forma, pode-se dizer que é um livro com táticas obsoletas, mas se não deixar-se levar pelo lado literal e for um bom entendedor de roma, lhe garanto que é uma experiência única.

De certa forma, é um ótimo livro, Maquiavel é referência para qualquer estadista ou governante, apesar de poucas ideais suas serem obsoletas. Mas no fim, é um livro rico em detalhes e idéias.

cfsardinha 14/07/2011

Gênio da ciência política, Maquiavel montou métodos peculiares à conquista e ao exercício do poder. É um texto de leitura obrigatória, pois é estratégia pura e facilmente aplicada ao nosso dia-a-dia. uma mente lógica / racional fora do comum, Maquiavel entrou para a história com esses conceitos. Em Escritos Políticos temos uma coleção de seus principais textos sobre o assunto, já mundialmente comentados. Já em A Arte da Guerra, o autor preconiza a extinção de forças armadas permanentes, por ameaçarem a República, e a criação de milícias populares.

Sora Matsuda 04/03/2022

Cansativo
Ele é um livro bem cansativo de se ler, mas é bem inteligente a forma do jeito que foi escrito. É apenas sobre como os romanos organizavam-se nas guerras, nada de mais...

" Os dois cornos do exercito "