Lady Midnight

Lady Midnight Cassandra Clare

Resenhas - Dama da Meia-Noite

luh lantsov 20/06/2022

These pictures are my heart. And if my heart was a canvas, every square inch of it would be painted over with you.
EU TAVA COM TANTA SAUDADE DO MUNDINHO SHADOWHUNTER ????
tava com as expectativas super altas com the dark artifices já que MUITA gente fala que é uma das melhores trilogias da cassandra, e posso dizer que minhas expectativas foram muito bem sanadas!!
os blackthorns?? AMO TODOS, helen, mark, julian, livvy, ty, dru e tavvy vocês tem um lugar especial no meu coração ??
EMMA CARSTAIRS SENDO LITERALMENTE A VERSÃO FEMININA DO JACE KKKKKK te amo emma, te amo MUITO
aí eu amo tanto o julian, o coração dele é tão lindo, o jeito dele de ver o mundo, o jeito que ele é um pai pros irmãos dele e como ele faz de tudo por quem ele ama, aí, eu amo ele demais??
julian e emma é a coisa mais linda caras
meu deus a explicação do pq é proibido parabatais se apaixonarem um pelo outro, eu achava q era uma lei qualquer mas MEU DEUS, cassandra pelo amor de deus não brinca com o meu coração assim ???
JEM E TESSA FELIZES JUNTOS???? me bateu tanta saudade de the infernal devices
jace, clary, magnus e alec aparecendo, que saudade que eu tava!!!
meu deus o plot- okay, eu sou meio lerdinha pra adivinhar plots mas mds, nunca ia imaginar
me prometeram uma fantasia urbana bem escrita e personagens incríveis, e foi isso que eu tive
O FINAL QUE DORRRR, a última cena mds eu fui correndo começar lord of shadows pq não podia ser, aquilo não podia acontecer (graças a deus não aconteceu?) mas enfim, EU TÔ VICIADA, larguei todas as minhas leituras de lado, só quero ler sobre o mundinho shadowhunter

Wal 20/04/2021

Decepcionante
Já começo dizendo que o livro em si
não é ruim, o que me decepcionou foi o fato de ter colocado muitas expectativas nele com base em pesquisas e resenhas que eu li a respeito, mas tirando isso o livro é sim muito bom. Cassandra Clare tem uma escrita maravilhosa e que nos prende durante toda a leitura e além disso as personagesn desse livro são maravilhosas, muito bem escritos tendo do início ao fim atitudes coerentes com a personalidade de cada um e ao meu ver o ponto mais forte desse livro são as personagens. O desenvolvimento do plot principal achei lento, na verdade o livro todo é muito lento o que me cansou muito durante a leitura, acontecimentos que se passaram em semanas pela lentidão que são contadas parece que se passaram em meses, acho que faltou mais agilidade, faltou passar aquela sensação de desespero, de que realmente as coisas tão se passando naquele tempo aprensentado, o que não aconteceu e me incomodou um pouco. alem disso o fato da Cassandra criar situaçoes em que os persogens precisam tomar decisões difíceis mas que no final acabam não tomando porque a autora da um jeito de facilitar as coisas me incomodou bastante, assim como o segredo de uma persogem que é carregado durante todo o livro e quando finalmente é revelado, é algo relativamente bobo pra se fazer tanto drama, pois era algo facilmente resolvido com um diálogo. Tirando tudo isso e mais uma coisinha a minha experiência com o livro teria sido melhor, mas ainda sim acho esse livro muito bom e faltou pouco pra eu dar 4 estrelas.

Laris 22/03/2016

Oh, Cassandra, you've done it again.
Esse livro era um dos mais esperados do ano para mim, então eu estava com as expectativas lá no teto e posso dizer que a Cassie não me decepcionou. Amei voltar ao mundo que essa mulher brilhantemente criou, conhecer novos personagens e reencontrar alguns antigos (emoji de coração). Eu ainda estou totalmente pasma com o final e tenho muita coisa para dizer sobre esse livro e seus personagens, então essa será uma resenha longa que contém alguns spoilers.

SOBRE A HISTÓRIA
Lady Midnight se passa 5 anos após os acontecimentos de Cidade do Fogo Celestial e tem como protagonistas Emma Carstairs e Julian Blackthorn. Sim, os mesmos que vimos em Cidade do Fogo Celestial com 12 anos, enfrentando mais do que crianças deveriam enfrentar, incluindo o brutal assassinato dos pais de Emma, que a Clave julga ter sido causada por Sebastian Morgenstern, em sua busca por seguidores (escravos) para seu exercito. Emma nunca acreditou nisso e, por conta própria, decide descobrir a verdade por trás dessas mortes. Para isso, ela precisava permanecer em Los Angeles, local onde seus pais morreram, todavia, a Clave queria mandá-la para a Academia dos Caçadores de Sombras que tinha acabado de ser reaberta. Então, para não ser mandada para longe, Emma se tornou parabatai de Julian. Dessa forma, Emma poderia continuar a busca pelo verdadeiro assassino e continuar em seu lar junto de seu melhor amigo.

Ao longo desses 5 anos, Emma nunca conseguiu descobrir quem havia assassinado seus pais, todas as suas tentativas haviam sido infrutíferas, até que um dia Emma encontra uma pista (uma pista finalmente verídica) apontando que, possivelmente, a pessoa que matou seus pais é a mesma que vem causando a morte de mundanos e fadas. Essas novas mortes chamam a atenção de Emma por deixarem vitimas no mesmo estado que os Carstairs quando foram encontrados mortos.

Então, uma comissão de fadas chega ao Instituto para pedir ajuda com a investigação desses assassinatos, dizendo que estes são do interesse deles, já que havia fadas entre os assassinados. Eles alegam, ainda, que o povo das fadas da Corte Unseelie já havia começado as investigações, mas foram interrompidas porque descobriu-se que o assassino usou um tipo muito perigoso e antigo de magia e o Rei Unseelie não queria o povo das fadas se envolvendo com isso.

Essa comissão traz uma proposta: eles entregariam o material de pesquisa que tinham conseguido até então e, para ajudá-los nessa investigação, liberariam Mark Blackthorn (que fora sequestrado pela Caçada Selvagem 5 anos antes) se os Caçadores de Sombra se comprometessem a achar o assassino e entrega-lo a Corte para que esta pudesse lidar com ele.

Emma, que tem interesse pelo caso, decide imediatamente aceitar o acordo, independente da decisão tomada pelo diretor do Instituto, Arthur Blackthorn, ou por qualquer pessoa. Porém, esse acordo veio com uma condição: se eles conseguissem encontrar o assassino e entrega-lo para a Corte, as fadas não liberariam Mark Blackthorn imediatamente, ele teria que decidir se queria voltar para a famí­lia ou permanecer na Caçada Selvagem. Mark virou uma moeda de troca, e apenas poderia fazer a escolha entre os Blackthorn e a Caçada Selvagem se os Caçadores de Sombras resolvessem o caso em 3 semanas.

Em decorrência da Paz Fria, tudo deveria ser feito sem o conhecimento das autoridades dos Nephilim. A Paz Fria foi a lei criada após a Dark War e diz que Fadas não podem se envolver com Caçadores de Sombras e outros membros do submundo de forma alguma.
Então, Emma e Jules, com a ajuda dos outros irmãos Blackthorn, Cristina e Mark, começam a traçar linhas em torno desse mistério, e a cada descoberta eu ficava cada vez mais empolgada e impaciente para ver qual era a resposta de tudo aquilo. E quando tudo é resolvido, eu apenas soube ficar de pe e aplaudir a genialidade da Cassandra. O final é surpreendente e arrebatador.

SOBRE OS PERSONAGENS
Lady Midnight, em comparação com os outros livros que iniciam a série (Cidade dos Ossos e Anjo Mecânico), é meu favorito e parte disso tem a ver com os personagens, que foram muito bem criados e trabalhados pela Cassie.

Emma é uma guerreira por excelência, ela é considerada a melhor guerreira de sua geração e é extremamente forte e obstinada. Ela sempre tem uma sacada inteligente, sempre tem uma piada. Eu tinha um pressentimento que ela seria minha protagonista favorita e isso acabou se concretizando.

Julian, apesar de sempre ser a gentileza e calma em pessoa, é o pilar da família. Ele criou os irmãos sozinho e eu achei incrível ver como ele realmente abraçou essa responsabilidade, como aceitou essa carga em seus ombros, sem nem pestanejar. Eu admirei muito sua força e seu senso de proteção. Julian tem muitas faces, o que eu achei bem interessante, ele veste personalidades diferentes que se adequam para todo tipo de situação, seja na hora de ser um "pai" ou para resolver problemas do Instituto ou saber lidar com o fato de que ele tem segredos demais para esconder. Ele consegue resolver todo tipo de solução, sem nem ao menos hesitar, ele sempre parece ter pensado numa saída possível para um eventual problema mesmo antes desse problema ter acontecido. Julian é um lider nato. (Alerta de novo crush!)

Eu estou apaixonada pela relação que a Cassandra teceu entre Jules e Emma. Você literalmente consegue sentir tudo o que eles sentem. Mesmo após incontáveis casais, Cassandra conseguiu ganhar meu coração mais uma vez. Mas, apesar de ter adorado essa relação, ela foi completamente dolorosa de ler. Ver Jules e Emma juntos, descobrindo que se amam, era como ver dois trens correndo na direção um do outro, sem poder evitar a iminente colisão: desesperador e inevitável, pois não pode haver nenhuma relação amorosa entre parabatai, é o único laço proibido para eles, e a punição para isso é dura, assim como qualquer punição criada pela Clave e pelo Anjo Raziel. Cassandra se mostrou, novamente, uma mestra em criar o amor proibido/impossível, mas eu aprendi a não duvidar da capacidade dela de criar uma confusão amorosa e depois arrumar da forma mais perfeita possível. Espero que esse seja o caso de Julian e Emma.

Eu fiquei no chão com a união da família Blackthorn, é como se eles fossem uma coisa só, com muito amor e proteção envolvidos. Eu amei todos eles, Mark, Octavian, Drusilla, Livia e Tiberius, entre os irmãs, o que mais me chamou atenção foi Ty (Tiberius). Ele não é como os outros Caçadores de Sombras, ele prefere ler livros policiais e fazer pesquisas, e Julian teme que a Clave o julgue de forma errada (todos nós sabemos como a Clave é extremamente intolerante com tudo o que é diferente). Cassie disse que a personalidade de Ty é baseada em autismo e eu estou ansiosa para ver como ela vai desenvolver esse personagem ao logo da trilogia.

Mark foi um choque para mim, eu não estava preparada para o amar tanto! Mas eu estava curiosa sobre como seria a personalidade dele em Lady Midnight. Como ele passou anos convivendo com as fadas, ele não é mais o mesmo Mark de antes, então os irmãos Blackthorn devem lidar com o baque de ter um irmão amado de volta, mas que não é exatamente a mesma pessoa que eles conheceram. Mark está sempre dividido pelo sangue, em dúvida se pertence ao povo das Fadas ou com os Caçadores de Sombras. Frequentemente, ele sente que não se encaixa, mas ao longo do livro ele começa a entender mais sobre si mesmo e onde quer estar.

Preciso falar também sobre a amizade entre Cristina e Emma. Que dupla, meu Deus! Eu adorei a amizade delas, eu sei que Emma tem Julian, que é seu melhor amigo, mas achei legal que ela tenha uma amiga como a Cristina que está sempre ali para ela, companheirismo total!

Uma personagem nova que eu achei muito interessante foi a tutora do Instituto de Los Angeles, Diana Wrayburn. Ela se mostra sempre muito preocupada pelo bem-estar dos irmãos Blackthorn, mas Diana tem segredos que procura manter sob a superfície, então fiquei muito curiosa sobre ela e seu passado. Também somos apresentados (acho que o certo seria "reapresentados", né? Porque ele ja apareceu antes, em Cidade do Fogo Celestial, mas agora o conhecemos melhor) a Malcolm Fade, o Alto feiticeiro de Los Angeles. Apesar de também ter seus próprios segredos, ele é o que eu chamaria de excêntrico e é inegavelmente romântico e engraçado. Malcolm é amigo dos Blackthorn e os ajuda na investigação.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Assim como outros livros que iniciaram as séries, Lady Midnight foi bem introdutório. Mas isso é ótimo, pois toda história precisa de uma base e Cassie criou uma extremamente boa, com personagens bem desenvolvidos, com uma trama bem detalhada. O enredo foi tão solido, mesmo sendo um livro muito grande, Cassandra nunca foge do tema principal, nunca desacelera ou corre demais com a história, dando um timing perfeito ao livro. Tudo foi construído para fazer a história ter um sentido impecável.

É o primeiro romance da Cassandra que eu leio em inglês, mas posso ver o quanto ela cresceu como escritora. Em Cidade dos Ossos, ela se mostrou uma grande escritora, mas em Lady Midnight ela se torna uma escritora excepcional.

Mais uma vez, Cassandra Clare nos deu um livro incrível com um final devastador, o que apenas me faz querer mais ainda a continuação que está prevista para sair no primeiro semestre do ano que vem!

luahmoller 07/01/2024

Uma das coisas que mais gosto ao ler livros é poder imaginar cada parte daquele universo, guardando e preenchendo os espaços à medida que avanço na leitura. E acho que é por isso que gosto tanto da Cassandra: o modo como ela descreve cada pedaço do universo, cada visão e sentimento dos personagens principais, seus quartos, a casa, o ambiente que estão no geral e etc. Ela constrói personagens como ninguém. Honestamente, acredito que este é o melhor primeiro livro de uma trilogia que já li dela. Ansiosa pelos próximos :)

inocencio 13/07/2021

Envolvente
É inegável a evolução na escrita da Cassandra Clare desde os instrumentos mortais, os capítulos, apesar de grandes te envolvem de uma forma absurda.
Iniciei a leitura da trilogia sem saber ao certo onde e quem seria o núcleo principal da história, e amei o escolha, tem muita história pra ser desenvolvida com eles.

O vilão foi um pouco inesperado pra mim, mas acho que o melhor de tudo é que no final reforça a ideia de que os próprios caçadores das sombras (principalmente a clave) que influenciam ao menos indiretamente os vilões da história.

Recomendo sem dúvidas a leitura, é fluida e sem problemas pra quem já está acostumado ao universo shadowhunter, mas acredito que seja interessante a leitura das histórias anteriores pra melhor entendimento.
Mandha 13/07/2021minha estante
Realmente, a escrita dela é outra!!

CarolReads 25/07/2021minha estante
A leitura foi em inglês? Se sim, é uma leitura muito difícil?

inocencio 25/07/2021minha estante
Não achei muito difícil, mas eu já tinha lido instrumentos mortais e peças infernais em pt, então já conhecia o universo, acho que isso ajudou bastante.

CarolReads 25/07/2021minha estante
Também li instrumentos mortais em pt, vou investir nessa nova leitura em inglês, obrigada pela resposta ?

izzystorm 03/01/2022

Resenha #1 - 2022
Foi maravilhoso fazer essa releitura e estava precisando de um universo fantástico familiar para me aconchegar.
No início da leitura a minha imersão na história não foi lá essas coisas principalmente porque faz mais de um ano que não lia nada desse universo, mas chegou em um quarto da história e fui relembrando de umas coisas, ficando chocada de ter esquecido outras e no final me diverti horrores nessa leitura

Ananda.anandareads 12/04/2016

Implacavelmente maravilhoso
Esperei por muito tempo para ler esse livro. Todos os livros da Cassandra tem essa magia que conquista os leitores. Pessoalmente eu sempre gostei mais de peças infernais do que de instrumentos mortais. Mas posso dizer que Lady Midnight foi diferente de tudo dela que eu já li. Foi maravilhoso, me tocou de uma forma que nenhum livro depois de Harry Potter que é minha saga favorito, já tocou.

Eu não tenho palavras na verdade para expressar o quanto amei esse livro. Quero reler ele mil vezes que acho que vou sentir isso de lindo e intenso que ele passa todas as vezes.

Aqui vemos Emma e os Blackthorn 5 anos depois da guerra maligna, onde os shadowhunters foram quase dizimados e onde se estabeleceu a paz fria onde os shadowhunters foram proibidos de prestar ajuda ou ter qualquer tipo de relação com as fadas. 5 anos desde que Helen Blackthorn foi exilada e que Mark foi levado pela caçada selvagem, 5 anos que Julian assumiu o papel de pai da família e administra tudo. E, que os pais de Emma morreram.

Pra quem leu o último livro de instrumentos mortais e os contos da academia dos caçadores de sombras, vai entender muita coisa e muitas referências uma delas é sobre como Emma e Julian viraram parabatai.

A guerra destruiu de certa forma, a família Blackthorn ,principalmente porque Julian teve que cuidar das crianças mesmo tendo 12 anos de idade. Eu chorei em alguns capítulos pelo fato da intensidade que é passada, do amor da família, de uma família que foi destruída praticamente mas que fazem de tudo para se manterem unidos.

Emma ainda está em busca do assassino do seus pais, e os assassinatos continuam pelas ruas de LA, e quando esses assassinatos começam a envolver as fadas, elas buscam os nephilim -mesmo com a lei da paz fria- e fazem um acordo, darão Mark, em troca dos nephilim acharem o assassino das fadas.

Várias assuntos são abordados no livro além da busca pelo assassino. Vemos mais um pouco sobre as fadas - que foi um tópico que amei - e vimos sobre laços familiares, como foi pra Jules suportar tudo isso ,tanta coisa sozinho. Vemos uma segunda coisa importante que é sobre o amor entre parabatai. Acho que essa parte foi a mais angustiante pra mim. Saber sobre o amor proibido e tudo mais, sofri.

Nos envolvemos com os personagens criamos laços com cada um de um jeito inexplicável.
Me apeguei a todos amei todos. Amei tudo nesse livro não tenho do que reclamar.
Pra mim foi o melhor livro da Cassandra. Eu já estou ansiosa pro próximo livro. PRECISO!

Não tenho mais o que dizer, leiam
Leiam leiam Lady Midnight leiam
Porque vale muito a pena. Minha espera foi mais do que valida, me surpreendi! Me apaixonei.

Lariwoon 28/06/2022

De volta ao mundo dos Caçadores de Sombra foi fácil me lembrar do motivo pelo qual gostava dessas histórias, em primeiro lugar. Apesar disso também foi fácil perceber o motivo pelo qual ele é recomendado para quatorze anos. Quando li o primeiro livro de Instrumentos Mortais eu tinha quatorze e achei incrível. Foi tão perfeito que fui escrever meu próprio livro e enchi ele de pequenas coisinhas parecidas com os dele. Agora, quase dez anos depois, as "bobiças" do livro me irritaram consideravelmente.
Coisas como ameaças de transformar pessoas em coisas (por parte de adolescentes que não tem como transformar nada) e os joguinhos, novamente, de adolescentes, que escondem coisas ao invés de ser claros e resolver os problemas.
Por outro lado, a história, de modo geral, continua tão boa como sempre foi e estou ansiosa para começar a sequência.

ju 01/02/2021

apesar de ter demorado um pouco pra realmente começar a acontecer alguma coisa, o livro é muito bom!! amo muito todos os personagens e absolutamente não esperava aquele final

Roger 15/02/2022

Lady Midnight
O livro é bom, ele não é um livro maravilhoso mas foi legal de ler, acho que esse série poderia ter um começo melhor? Acho, mas ok.

Eu gosto desses personagens desde o último livro de instrumentos e nesse livro eu continuo gostando deles, a Emma e o Julian são personagens muito fortes, a relação parabatai deles é um das melhores do universo, eu acabei não me conectando muito com os outros Blackthorn além do Mark mas espero que nos próximos livros eu consiga me apegar mais a eles.

O Plot desse livro eu achei fraco a única coisa legal é que ele tem uma ligação com the last hours mas provavelmente se eu não tivesse lido Chain of iron eu não teria pegado a referência, de resto é tudo qualquer cosia, no final tem a cana do vilão contando todo seu plano oque é uma bosta.

No final desse livro a Cassandra faz outra ligação com coisas que foram apresentadas em outros livros e essa ligação específico do final é muito legal e quero muito ver o que vai sair disso. Já deu para ver que essa série vai ter um foco no romance assim como é em peças e que vai ser um romance para fazer o leitor sofrer, eu espero que todo o plot do romance seja bem feito igual é em peças.

Rebeca â® 02/07/2021

No fim, é sangue Blackthorn de verdade.
Eu sou completamente apaixonada por esse universo, COMPLETAMENTE, e estava morrendo de saudades das intrigas desses malucos tatuados (se eu ler que "a Lei é dura, mas é a Lei" em mais eu livro, juro que tenho um treco). Ah, e eu surtei como uma mãe orgulhosa toda vez que os personagens das antigas sagas apareciam. Um beijo para Tessa e Jem, porque eles são a razão de eu acreditar no amor.
Sendo uma enorme fã de Os Instrumentos Mortais e As Peças Infernais, é impossível não comparar essa história com as antigas. Acho que a evolução da Cassandra desde seu primeiro livro até esse foi evidente, mas não consegui achar A Dama da Meia Noite tão fantástico como diziam até mais ou menos as últimas 200/300 páginas.
O final sim, foi de tirar o fôlego. Um desfecho que faz você gritar por mais. Não acredito que cai de novo no conto do tutor bonzinho (Ah, Cassandra Clare...)

O segredo da Cristina? Achei muito bobo. Gostei MUITO do Julian e do Mark. Pra mim, eles foram o ponto mais alto da história. O Mark com esse dilema de balancear a vida antiga com a nova, tentando descobrir quem ele é, mas sempre sabendo lá no fundo, me prendeu muito na história. Já o Julian, eu o amei pelo simples fato de ser quem ele é. Tudo o que fez pela família, tudo o que ele sacrifica e sacrificou pelos irmãos, toda a dor e o fardo que ele carrega, e o fato de ainda precisar esconder, de precisar ser o doce, o forte e o corajoso o tempo todo fazem dele um dos personagens mais fortes e profundos da Cassandra. Parabéns por Julian Blackthorn.
Gostei da Emma, ainda mais pelo fato de ela ser uma Carstairs e eu amar a Cordelia e ser completamente cadelinha do Jem. Mas as vezes, a voracidade dela me irrita um tiquinho.

Ellie 28/08/2016

Primeiramente, nunca vou perdoar a CC por ter tirado o cigarro do Julian. Sim, cigarros são ruins - cigarros matam. Mas esse pobre bolinho precisava de alguma coisa pra lidar com a ansiedade dessa vida hard e só mastigar os dedos não deu muito certo. Also, Jules fumando ia ser muito hot - JUDGE AWAY.

Ainda falando em Julian, porquê é tudo que eu consigo pensar nesse momento, ninguém vai ter a capacidade de cuidar de toda essa fofura que by the way vai sofrer horrores - já vou abrir uma petição pra conseguir a guarda dele pra mim.