O Buraco da Agulha/Na Toca do Leão

O Buraco da Agulha/Na Toca do Leão Ken Follett...

Resenhas - O Buraco da Agulha

Juliana 21/12/2020

Bom thriller de espionagem
Este é pra quem gosta de um thriller de espionagem! Um espião alemão, de confianca do Führer, que descobre o segredo dos Aliados sobre o desembarque na Normandia. Para quem já leu outros livros do autor (excelentes todos), percebe aqui que a narrativa é mais superficial, uma linguagem mais direta. Este foi o 1o livro escrito por Follett, em 1978. Ótimo para ler rápido! É daqueles que prendem a atenção e nos deixam tensos.

Henry Chinaski 18/12/2020

Recomendo!
Muito bom, me surpreendeu. É o primeiro livro de Ken Follett que li e após esse pretendo ler outros, a escrita do autor me agradou muito.

O livro é de ficção, mas possuí algumas figuras históricas e é ambientado durante a segunda guerra mundial com alguns acontecimentos reais. Tudo isso ajudou a dar um gosto de real a ficção e deixar tudo ainda mais tenso na trama!

Recomendo para todos.

Leonardo 14/12/2020

Uma excelente trama de espionagem, que prende o leitor facilmente.
Final muito bom mas não sugiro que não leia a introdução porque pode estragar a experiência.
É incrível ( e estranho) como de vez em quando você acaba torcendo pro Agulha.
Recomendo!!

Madson 13/12/2020

Verdadeira caçada de gato e rato
Ken Follet já chegou metendo pé na porta com esse clássico. A única ressalva quanto a essa edição é um spoiler que tem logo no começo, na introdução. Como eu já sabia que havia esse spoiler, pulei direto pro capítulo 1. Fica a dica.

Alipio 11/12/2020

Contextualizado na segunda Guerra Mundial, "O Buraco da Agulha " foi o cartão de visita para Ken Folkett entrar no cenário da literatura mundial (romance histórico).
Passados mais de 40 anos, a obra continua fazendo sucesso entre os leitores em todo o mundo. Tive a oportunidade de lê-lo pela primeira vez em 1986 ( emprestado) e partir daí me encantei pelas obras do autor. Ter uma edição comemorativa de 40 anos é simplesmente sensacional.
Afirmar que Ken Follett constrói muitíssimo bem as suas histórias e os seus personagens é redundância.

A história se passa em 1944 quando os aliados estão arquitentando um plano de desembarque de suas tropas na Normandia ( O dia D ) e libertar os territórios ocupados pela Alemanha de Hitler. O objetivo é fazer que os alemães acreditem que a invasão acontecerá em outra região, por isso criaram todo um cenário de um gigantesco exército de mentira, tanques infláveis e aviões feitos de compensados para fossem fotografados por equipes de reconhecimento aréreo germânico. O sucesso da operação dependerá do segredo de toda a farsa.

Do lado alemão, Hitler tem o seu Melhor agente em atividade em Londres com o objetivo de informar os passos dos aliados. Henry Faber, codinome Die Nadel ( O Agulha), um espião bem treinado,
perspicaz e que elimina qualquer pessoa que possa apresentar uma situação de perigo para a sua operação. Pelo lado Britânico, temos os agentes da MI5 (Military Intelligence, section 5) Percival Godliman e Frederick Bloggs que estão em seu alcance através de rastros de mortes por ele deixado. Era preciso contê-lo o mais rápido possivel. A balança da guerra dependia disso.

Mas a heroína da trama é uma mulher.
Lucy Rose, devido às circuntâncias vai morar na ilha da Tormenta com o seu marido, onde se dará o desfecho final da trama.
" O Buraco da Agulha " é um Romance de espiongem fascinante, instigante e envolvente com boas dosagens de informações históricas.

@livros.historia

Dai_tck 08/12/2020

Sensacional
O livro retrata o início da segunda guerra mundial, onde a Alemanha está planejando o ataque a Gran-betanha.
Tem romance, assassinato, espiões e muito mais.
O titulo faz todo o sentido levando em consideração a arma do crime, rsrs
Me tornei muito fã de Lucy, merece o mundo garota.

Rafael 22/11/2020

Cartão de visitas de Ken Follet
O Buraco da agulha como obra primária de Ken Follet já vem mostrando sua forma de escrita e como entrelaça a ficção com a realidade histórica, mas deixando claro que o romance será intrigante do início ao fim. Um espião de guerra envolvido no campo inimigo e tentando alcançar seu objetivo final, tendo para isso que passar pelos obstáculos que lhes são propostos ao longo do enredo. Recomendo!

Mariana.Wetzel 18/11/2020

Como sempre, ken follet consegue fazer uM trama envolvente e muito bem construída! É difícil parar de ler

Sara Petrova 15/11/2020

Recomendo... mas porfavor deixa pra ler a introdução no final da história.
Gostei muito, o final é maravilhoso, estilo filme de ação. Porém fiquei chateada porque a editora colocou os créditos no inicio do livro e intitulou como introdução comemorativa ... estava achando muito interessante conhecer um pouco do autor e saber como foi a escrita do buraco da agulha, quando o autor deu um spoiler sobre o final do livro, e eu fiquei muito frustrada. já ter uma noção do que aconteceria no final do livro, me fez perder um pouco do interesse pela leitura. Tenho certeza que minha esperiência com a história teria sido muito melhor sem o spoiler, mas não é culpa da história e sim da editora . Por isso dou 4 estrelas .
Adriano F. Zwierzykowski 15/11/2020minha estante
Esse autor é sensacional!!!

Leonardo 14/11/2020

Amazing
A narrativa é fantástica, misturando a realidade com a ficção. Ken Follett consegue prender o leitor, com um toque de suspense, onde ficamos curiosos esperando o desenrolar dos fatos.

Josimar.Nunes 10/11/2020

Uma excelente trama de espionagem,em que, o autor te prende do começo ao fim.

gabi 08/11/2020

Surpreendente
Foi meu primeiro contato com o autor e me surpreendi muito!! Comecei a leitura sem expectativas e cada vez que ia lendo elas foram surgindo mais e mais, e nenhuma deixou de ser atendida; escrita super envolvente e maravilhosa, personagens bem descritos é muito bem construídos!! A emoção de lidar com um fato histórico super importante deixou a leitura bem mais empolgante é aquele final?? Perfeito!! Recomendo muuuuito!
ps.: diferente de alguns comentários que vi por aqui, torci o tempo todo por Bloggs e Godliman e, mais tarde, pela incrível Lucy!

Amanda Bento 26/10/2020

Ótimo em formato audiobook
Adorei poder ouvir um audiobook pela primeira vez, já tinha lido esse livro quando era adolescente e o impacto dele foi tão positivo quanto da primeira vez. Esse livro envelheceu como o vinho!
O formato audiobook da editora arqueiro ficou impecável e deu uma personalidade ótima para a "leitura"

Livy 21/10/2020

Queria ter gostado....
Instagram @livy.mundodolivro

1944. Os Aliados estão se preparando para desembarcar na Normandia, na operação que ficou conhecida como Dia D. Para que dê certo eles montam um exército de mentira que pode ser visto do alto e enganar os alemães, aparentando ser uma grande frota. Só que Hitler tem um grande espião, o Agulha, que está pronto para desmascarar essa estratégia! Em sua jornada em busca da verdade, Agulha é caçado pelo serviço secreto britânico, deixando morte e confusão pelo caminho!

Em paralelo conhecemos Lucy, uma jovem que casou com um piloto inglês, mas que teve a vida virada ao avesso devido ao acidente que ele sofre, o deixando sem as pernas! Eles se mudam para uma ilha e lá ela vê sua vida passando sem sentido. O destino de Lucy e Agulha irão se cruzar em uma noite chuvosa e tempestuosa. O que pode acontecer desse encontro?

Amo livros que trazem a Segunda Guerra Mundial como tema, mas esperava gostar mais de O Buraco da Agulha e talvez esse tenha sido o problema! Eu acho que o livro tem muito mérito pela época em que foi escrito! Há 40 anos atrás muitos dos pontos que estão nesse livro podem ter surpreendido!

A história se inicia bem e é emocionante acompanhar a trajetória do Agulha! Parece que nunca vai ser pego! Mas conforme a leitura ia avançando e nada ia acontecendo, fui ficando realmente preocupada (risos nervosos).

Infelizmente, ele é o único personagem bem construído e envolvente nesse livro! Se tem um livro que o vilão salvou, para mim foi esse! Todos os demais personagens foram rasos e mal aproveitados! Principalmente Lucy! Que mulher rasa e vazia! Só me irritou! Eu fiquei impressionada! Mesmo entendendo a intenção do autor de mostrar ela como uma mulher livre e dona de si, achei muitas de suas atitudes forçadas e sem sentido! Ela se deixa levar por coisas que não, eu não consigo aceitar! E todos os demais personagens foram tão rasos e sem importância quanto, infelizmente!

Os pontos verdadeiramente positivos para mim ficam por conta dos fatos históricos, pela espionagem e o Agulha. Só por isso dei 3 estrelas! Ainda pretendo e vou ler mais livros do autor, espero ter mais sorte da próxima vez.

Crônicas Fantásticas 21/10/2020

O Buraco da Agulha
O Buraco da Agulha
Por Cintia Ferreira

Título: O Buraco da Agulha | Autor: Ken Follet | Editora: Arqueiro | Gênero: romance de espionagem | Páginas: 336 | Ano de publicação: 1978 | Nota: 3,5 / 5,0

O ano era 1944, época da segunda Guerra Mundial. O Buraco da Agulha é história para quem se interessa por cenários de guerra. O livro foi escrito por Ken Follett, escritor britânico, autor de thrillers e romances históricos de sucesso. Está longe de ser um dos melhores livros do autor, o Buraco da Agulha é o seu primeiro best seller, mas pela época em que foi escrito, 1978, fiquei surpresa com o quanto me pareceu um livro atual.

A história gira em torno de dois personagens principais, o Agulha e Lucy. A história de ambos se cruza em um determinado momento e é aí que ocorre o clímax da história. O serviço secreto alemão suspeitava de um grande exército na Inglaterra e para descobrir mais informações optou pelos serviços de um espião muito eficiente que viveu por anos disfarçado na Inglaterra, e que assassinava suas vítimas com um punhal. Naquela época, era comum optar por espiões para tentar descobrir onde se localizavam as bases dos envolvidos na guerra. O Agulha era o espião de confiança de Hitler na história.

Ele espiava as autoridades na tentativa de garantir o sucesso alemão na guerra. Era muito habilidoso e estava sempre se dando bem nas suas investidas. Ao longo da narrativa vemos como o espião consegue se safar e reunir provas sobre onde está localizada a base inglesa, só que ele precisa levar essas informações aos alemães, mas para isso precisa chegar ao ponto de encontro, o que não é nada fácil…

É durante essa tentativa de entregar aos alemães informações que Agulha conhece Lucy, uma mulher que vivia com marido e filho em uma ilha completamente isolada de tudo e todos. Lucy estava passando por momentos difíceis no seu casamento e a chegada acidental de Agulha abalou ainda mais a sua vida, mas Lucy não imaginava que Agulha era um espião e muito menos que era um assassino frio e sem escrúpulos.

O que mais chama a atenção nesse livro é que lá naquela época Ken Follett já sentia a necessidade de criar uma personagem feminina que fosse uma verdadeira heroína. A forma como ele introduziu Lucy na história talvez não vá agradar a todos, mas é bem interessante, pois ele construiu uma personagem que não esconde seus desejos, uma mulher forte, determinada e que fala sobre seus desejos. Características essas que estavam bem à frente se parar para comparar com a época em que o livro foi escrito.

Essa construção da personagem Lucy foi o que mais me chamou a atenção no livro. A história como um todo não é tão interessante assim e não prende tanto o leitor como os outros livro de Follett, basicamente foca na trajetória de massacre do Agulha na tentativa de espionagem.

Acompanhar a história do Agulha foi uma aventura regada de suspense, você chega a achar que ele nunca será pego, até que começam a chegar cada vez mais perto de descobrir o seu plano e o seu paradeiro. O final é maravilhoso, o autor soube amarrar as histórias muito bem.

Leia mais resenhas em cronicasfantasticas.com.br

site: https://cronicasfantasticas.com.br/2020/03/23/o-buraco-da-agulha/