Folhas Caídas

Folhas Caídas Almeida Garrett

Resenhas - Folhas Caídas

Naira38 30/08/2022

Arcadismo ou romantismo
Comecei a ler essa obra pq foi uma proposta da minha professora de literatura portuguesa. Em minha primeira leitura, completamente leiga, achei o livro interessante tem muitos bons poemas mas a temática é muito repetitiva o q cansa. Depois li novamente tendo estudado um pouco de teoria e posso dizer q entendo o pq de ter estudado a obra e o autor, quais as inovações q trouxe e a importância para a literatura portuguesa. Acho q a reflexão q mais gostei durante o estudo dessa obra se refere as escolas literárias em q ela transita. Um poema de Almeida Garret dedicado a camões é considerado por alguns estudiosos como o primeiro poema do romantismo e me deu a ilusão de q por isso Garret seria um autor romântico mas apesar de ter sido precursor de algumas características românticas ele tem uma formação arcade e nunca abandonou completamente essa base, o autor Massaud Moisés coloca Garret como o início da literatura romancista mas ao mesmo tempo afirma q o autor nunca, nem mesmo em folhas caídas, conseguiu se desenvolver idealmente enquanto romântico o q inicialmente me pareceu muito confuso mas depois com as orientações da minha professora me ficou esclarecido q o Almeida é arcade e q por mais q ele tenha inovado na sua escrita ele fez isso de forma genuína já q o romantismo não era uma escola literaria estabelecida com ideais pra ele seguir, ele estava simplesmente escrevendo e só hj por q já se passou muito tempo e é necessário organizar as coisas para estuda-las é q essas literaturas são enquadradas e analisadas de forma tão rígida. Aprendi a estar mais atenta e disposta a questionamentos e reflexões a respeito das obras e autores q lerei.