Jeanine

Jeanine Matthias Picard

Resenhas - Jeanine

Ana 19/04/2020

Essa hq retrata a vida da prostitutaa Jeanine de 64 anos, suas memórias e seu contidiano. A historia nada mais é do que a entrevista do quadrinista Francês com Jeanine.

Embora o leitor possa achar que devido a profissão da personagem o quadrinuo apresente histórias sexuais ou algo assim, muito pelo contrário, a história de Jeanine é de muita luta, persistência e mostra uma mulher a frente do seu tempo, que luta pelos seus direitos e não se abala pelo preconceito que a sociedade tem, vivendo sua vida de forma tão natural.

Achei uma hq leve e sensível. Agradável de se ler.

Juliana.Adlyn 09/12/2020

Encantada
Apresentar a história de uma mulher prostituta fugindo de chaves e abordagens totalizantes é o grande feito desse quadrinho. Não só isso: trata-se de uma narrativa respeitosa, leve, encantadora. Recomendo e certamente lerei novamente.

@quadrinsdobatera 07/01/2021

📚 "Jeanine", por Matthias Picard
Gosto desses livros que você olha a capa e não faz a menor ideia do que escondem as folhas nas quais a história é contada. Esse é o caso de "Jeanine", quadrinho lançado pela Editora Veneta no ano de 2019.

O quadrinho trata da vida de Jeanine, uma prostituta franco-argelina de 64 anos portadora de esclerose múltipla que apesar da debilitação por conta da doença ainda continua a desempenhar a sua profissão. Tendo sido a escrita de sua história um desejo já antigo que não passara de poucas páginas produzidas pela mesma, ela decide por definitivamente registrar suas vivências, ficando a par de seu jovem amigo Matthias Picard a realização de um resgate biográfico para elaboração de uma obra sobre a vida da já idosa "Isa, a sueca", apelido pelo qual Jeanine ficou conhecida em tempos passados devido ao fato de usar uma peruca platinada.

Ao longo de seus relatos, que muitas vezes são um tanto confusos (estive lendo que para alguns pacientes com esclerose múltipla as dificuldades cognitivas que afetam a memória e a concentração pode ser tão desafiadoras quanto os sintomas físicos) e de documentos que Jeanine o fornece, Matthias descobre mais sobre os momentos marcantes da sua amiga, como o fato da mesma ter nascido no seio de uma família pobre e trabalhadora da Argélia, a sua paixão pela natação, as descobertas e os desapontamentos sexuais, bem como a primeira vez em que ganhou dinheiro num programa; além da sua relação com alguns momentos importantes da história mundial, tais como sua presença num episódio da Guerra da Independência Argelina e o Maio de 68, período esse no qual esteve na Alemanha. Ao longo da obra podemos visualizar a evolução de seu ativismo perante o reconhecimento da profissão, fatores que nos provocam a despertar olhares necessários sobre a atuação das trabalhadoras sexuais.

Acho interessante uma correlação que pode ser feita entre a recordação das vidas que salvou em meio ao horror da guerra com os tratamentos que sempre disponibilizou aos seus clientes, respeitando seus costumes e procurando proporcioná-los condições satisfatórias, algumas delas além do prazer, como as constantes vezes em que clientes apenas queriam conversar, fatores esses que servem para destacar a humanidade presente na personagem.

A forte história de Jeanine é marcada por amores e perdas. Gostei muito desse quadrinho, considerando sua publicação um grande acerto da Editora Veneta.

#leiturasdobatera #hq #comics #quadrinho #historiaemquadrinhos #leitura #livros #books #editoraveneta #bateria #drums #brasil

Para acompanhar esse e outros textos, vos convido a conhecerem o meu Instagram voltado para leitura de quadrinhos alternativos/independentes: Quadrins do Batera (@quadrinsdobatera). Obrigado!

Anselmo 26/04/2020

Foi bom pra você também?
Não sei porque eu achei que essa Hq ia ser uma das minhas favoritas do ano. Comprei e fiquei com medo de ler( sim muitas HQs paradas na estante pq tenho pena de ler e não gostar, kkkk) ou pegar pra ler fora da "vibe", enfim, peguei e comecei a ler, só fui terminar 3 dias depois. Tudo bem, é uma hq underground?! Mas não precisava ser tão chata. Acho que para fazer hq, livro, o que seja... auto biográfica, precisa ter conteúdo. Tive que fazer um esforço, que não foi recompensado no final, para terminar a leitura. Nada nessa hq ajuda, a torná-la interesante, infelizmente. Dei 2 estrela por que não tinha como dar 1 e meia.

Danizio0 14/06/2021

Eu amo histórias dessa profissão tão maravilhosa
Jeanine é uma HQ biográfica que conta a história de vida de Jeanine, do seu nascimento até praticamente os dias de hoje.

Eu achei a história muito boa, ela tem aquela cara de conversa de bar, aquela conversa boa que vai fluindo e você não quer que a pessoa pare mais de falar, e a nossa personagem teve muitas aventuras, e a sua história é completamente fascinante, os desenhos em nanquim(eu acho), são de tirar o fôlego, o artista tem um domínio quase divino com as tintas fazendo, cenários belíssimos usando somente o preto e branco.

Mais teve uma coisa que eu não gostei nessa HQ, e que me irritou bastante pra falar a verdade, que foi a fonte de alguns balões de fala imitam a caligrafia de alguém(e alguém que tem uma letra horrível diga-se de passagem), e isso em alguns momentos dificultou a minha leitura e a minha compreensão das palavras.

Mais no geral Jeanine é um quadrinho muito bom ué.mostra a vida de uma mulher forte e pronta pra tentar sobreviver e fazer o que for preciso pra viver, e tentar ser feliz ao seu próprio modo.

Mama 05/05/2023

Leitura importante para desconstruir estigmas
Jeanine é uma prostituta que mora na França e tem 64 anos, ao longo do livro vemos que sua história vai além do imaginário social sobre como seria a vida de uma mulher que trabalha com o sexo. Jeanine já foi nadadora, salvou crianças de um tiroteio, salvou refugiados do Camboja, uma mulher com uma história linda! Vale a pena ler!

renat.of.ábriga 03/06/2023

Ótima história de vida
História pessoal da prostituta Jeanine, desde sua infância pobre na Argélia, suas aventuras como nadadora, seu início como prostituta, sua participação nas manifestações e na luta pelos direitos das trabalhadoras sexuais e pela aceitação a uma vida normal e digna por parte da sociedade. O traço de Picard é forte e meio underground, mas bastante expressivo. Ótima HQ.