Contos de Crime

Contos de Crime Flávio Moreira Da Costa

Resenhas - Contos de Crime

Boris 04/02/2015

Complementando a resenha de meu amigo abaixo, devo dizer que como toda coletânea, o livro oferece contos bons (que são um pouco mais da metade), contos médios, e contos ruins (e os contos ruins não chegam a estragar o livro, pois não são muitos).

O legal é que eu comprei ele novo em um super-mercado, por apenas R$10,00, e descobri que foi organizado por um brasileiro.

Outra curiosidade do livro é que a maioria dos contos foi escrito a mais de 100 anos atrás (pois assim não é preciso pagar direitos autorais por eles!), e a maioria são de escritores europeus ou americanos.

Concluindo, os vários contos bons do livro valem a pena! Se puder comprar por 10 pila, compre!

Mário Jorge 11/01/2014

O crime compensa?
Antologia bem diversificada, com autores de diversos países e épocas. Cada conto é precedido de uma pequena apresentação sobre seu autor e sua importância na literatura de seu país. Um fato curioso é que em vários desses contos não vemos a punição do criminoso, ou seja, o livro é mais voltado aos crimes do que aos detetives e policiais, como geralmente vemos. Daí meu título para essa resenha.

Única ressalva é se tratar de um livro de bolso, onde a capa e as páginas não parecem muito duráveis, mas é muito bom para carregar com você e ler onde quiser. Os 25 autores e seus contos trazidos aqui são:

Guy de Maupassant - Um Louco
Fiódor Dostoiévski - O Crime de Raskolnikóvi (um trecho do célebre Crime e Castigo)
Edgar Allan Poe - Os Assassinatos na Rua Morgue (primeira aparição de Auguste Dupin, considerado precursor dos detetives)
Machado de Assis - A Cartomante
Robert Louis Stevenson - Markheim
Cayetano Coll y Toste - O Matador de Barmejales
Villers de L'lsle-Adam - O Segredo da Guilhotina
O. Henry - O Arrombador Aposentado
Arthur Conan Doyle - Um Escândalo na Boêmia (primeiro conto de Sherlock Holmes, publicado após os romances Um Estudo em Vermelho e O Sinal dos Quatro)
Jacques Futrelle - A Brecha (traz outro detetive conhecido, Augustus S.F.X. Van Dusen, o Máquina Pensante)
Guillaume Apollinaire - O Marujo de Amsterdã
Wilkie Collins - A Parte Amarga (achei este o conto mais engraçado da coleção)
Marcel Schwob - O Homem Embuçado
Leon Bloy - A Tisana
W. W. Jacobs - Na Biblioteca
Thomas Bailey Aldrich - Marjorie Daw (boa história, mas alguém entendeu qual foi o crime aqui?)
Coelho Neto - A Sombra
Louis Coperus - A filha do Barba-Azul
Saki - A Matilha do Destino
Ambrose Bierce - Prisão
Edgar Wallace - O Código 2 (mais espionagem que policial)
G. K. Chesterton - O Homem Invisível (um conto do Padre Brown, outro detetive famoso da literatura)
Ryunosuke Akutawa - Num Bosque
Flávio Moreira da Costa - Drácula, o Rei dos Hunos (Para fechar, uma história do próprio organizador da coletânea. Apesar do título, não tem nada a ver com o vampiro.)

Não comentei todos porque é difícil falar sem dar spoilers, mas a maioria deles é muito boa, fica na opinião de cada um.