Quando Tudo Volta

Quando Tudo Volta John Corey Whaley

Resenhas - Quando Tudo Volta

Carolina165 17/04/2019

Uau, que livro doido! Surpreendente!
Olhando a capa e a sinopse desse livro temos a impressão de que se trata de um Young Adult fofo e gostosinho de ler. Nada disso. O livro é bem mais profundo do que se pode imaginar. É um livro denso, com muita tensão e suspense.
Os capítulos são intercalados entre os narrados em primeira pessoa pelo protagonista; e os narrados em terceira pessoa, que contam uma história que a princípio nada tem a ver com a do protagonista.
O começo é meio monótono e quase me fez querer parar de ler. Ainda bem que não fiz isso, porque chegou um momento em que não consegui mais largar a leitura; o mistério me fisgou por completo e eu queria muito descobrir o que estava por trás de tudo aquilo e qual era a ligação entre as histórias dos personagens que aparentemente nada tinham a ver uns com os outros. Fiquei me perguntando aonde o autor queria chegar, e devo dizer que ele me enganou direitinho e adoro quando isso acontece.
Conseguimos sentir a angústia de Cullen durante todo o livro, e as partes tristes são mesmo dolorosas (a história de Benton Sage realmente doeu muito, muito triste).
Quando finalmente entendemos o que está acontecendo e o que aconteceu, tudo faz sentido, todas as pontas são amarradas e ficamos refletindo como tudo está perfeitamente entrelaçado e como coisas tão distantes podem se interligar.
Esse livro deu um nó na minha cabeça e ainda estou processando tudo que li, não é fácil, pois é um livro triste, com uma história complexa e muito bem estruturada que não agradará a todos, somente aqueles que são capazes de perceber nas entrelinhas as mensagens por trás das metáforas utilizadas pelo autor (o próprio pássaro é uma metáfora).
O final foi genial, pois ao mesmo tempo que foi um final fechado o autor conseguiu dar margem para outra interpretação. Incrível.

"Então, comecei a pensar no que me tornava diferente dele. [...] .Eu não tinha um futuro de verdade. Não tinha objetivos. Não tinha aspirações. Não tinha vontade de fazer nada além de esperar que algo grande acontecesse, que algo milagroso ocorresse. Talvez Oslo tivesse se sentido da mesma maneira [...] Mas ele estava errado. Eu também estava? Ficar esperando pelo impossível? E a tia Julia estava certa? Todos nós voltaríamos a ser bebês quando morrêssemos? Se era assim que começávamos a vida, não fazia sentido pensar que voltaríamos à forma original? Que seríamos totalmente inocentes de novo? Que não conheceríamos tristeza, solidão nem tédio?" Pág. 110
Maria4043 10/03/2024minha estante
É um dos meus livros favoritos da vida!

Carolina165 10/03/2024minha estante
Meu tbm Maria ?

Fabio 11/03/2024minha estante
Carolzinha, minha querida, resenha impecável!!!????????????
Adorei!

Carolina165 11/03/2024minha estante
Obrigada Fábio, meu amigo!! ???

Angela311 11/04/2019

Quando tudo volta
São 4 histórias diferentes mas todas interligadas de alguma forma, tem diversão e tristeza. Um livro que faz você refletir sobre o que é importante na sua vida.

Bruno.Dellatorre 07/05/2018

ESSE LIVRO NÃO TEM ACONTECIMENTO NENHUM
Odiei esse livro pelo simples motivo: o livro não tem acontecimento nenhum. Nada é interessante. O livro todo é maçante, irrita desde a primeira página. O livro começa e termina no mesmo lugar. A história não avança nunca e você nunca sai do mesmo ponto: que Gabriel está desaparecido.

Mas os personagens (pai e mãe) nem parecem se importar muito. Cullen, o protagonista, não tem nada de interessante, assim como ninguém à sua volta. Ele vive se deslocando para a terceira pessoa para falar de seus pensamentos.

Além do livro não ter atrativo nenhum, ele tem um final aberto, o que só complementa ainda mais a minha opinião de que o livro termina exatamente como começou. A escrita não é excepcional mas também não é ruim. Não tem nenhum ponto positivo que eu possa destacar. Só o fato de que o livro termina e, por sorte, não abandonei, mas cheguei bem perto.

Maria.Luiza 28/04/2018

Quando tudo volta
Cullen Witter é um adolescente comum, com uma imaginação muito fértil e passatempos normais. Gabriel, seu irmão mais novo, no entanto, é um garoto talentoso e popular, que sempre chama a atenção de todos.
Um dia Gabriel simplesmente desaparece de casa, na mesma época em que um estranho evento agita a pequena cidade: um homem diz ter visto um pica-pau lázaro, que está extinto há muito tempo.
Cullen ama seu irmão, mesmo que ele sempre receba toda a atenção e se destaque sempre, e se pergunta se ele foi raptado ou apenas fugiu.
Este é um livro que li sem expectativa alguma, pois nunca tinha lido uma opinião, e que me envolveu muito. A maior parte do livro é narrada por Cullen, que é um personagem bem louco e com pensamentos realmente engraçados e criativos.
Alguns destes pensamentos são confusos e os parágrafos ficam grandes demais, embolando-se, mas não é nada que atrapalhe a leitura. Ele tem grandes desejos, alguns absurdos, mas realmente divertidos e que deixam a leitura leve apesar do mistério.
Quando comecei a ler, me perguntava se todos estes elementos teriam alguma ligação ou se tratava de apenas fatos do cotidiano do protagonista mas, de fato, muitos têm a ver e é surpreendente. O autor brinca muito, na verdade, com a ideia de destino e como uma coisinha aqui pode causar um turbilhão em outro lugar, no futuro.
O mistério sobre o desaparecimento de Gabe é envolvente, e passei a leitura toda tentando desvendar junto á Cullen. O final é um pouco confuso, pois como eu mencionei antes, os pensamentos do protagonista por vezes ficam confusos e embolados, então muitas vezes, se não prestarmos atenção, podemos ficar sem distinguir se é tudo sua imaginação ou está acontecendo de verdade. Quando Tudo Volta é um ótimo livro, que me prendeu muito e traz um personagem cativante e peculiar.

Vanessa Vieira 06/05/2017

Quando Tudo Volta - John Corey Whaley
O livro Quando Tudo Volta - premiado pela American Library Association e ganhador dos prêmios William C. Morris Award e Michael L. Printz Awards -, do autor John Corey Whaley, nos traz um young adult com certas analogias interessantes. Apesar de ser uma história inteligente e repleta de metáforas, confesso que faltou um pouco de desenvolvimento em alguns pontos da trama e que o desfecho final foi corrido demais.

Cullen Witter é um adolescente normal como qualquer outro, apesar de não levar uma vida tão agitada. Ele trabalha em uma lanchonete, é um pouco antissocial e tenta entender as garotas com cada fibra de seu ser. Já Gabriel, seu irmão de 15 anos, é o centro das atenções por onde passa, mas Cullen não sente ciúmes disso, pelo contrário, ele é um dos seus maiores admiradores.

Porém, inesperadamente, Gabriel desaparece do seio do lar e a fuga do jovem fica em segundo plano na cidade, diante das notícias sobre o pica-pau Lázaro, uma espécie de ave rara em extinção que resolveu dar o brilho de sua aparição por aquelas bandas.

Em meio a uma cidade eufórica com a vinda de um pássaro que talvez nem mesmo exista, Cullen sofre absurdamente com a falta do irmão e deseja, dia após dia, que seus sonhos se tornem realidade. E em um tempo consideravelmente rápido.

Quando Tudo Volta é um livro interessante e que tem uma sinopse promissora e atraente. Confesso que o que mais me chamou a atenção na obra de John Corey Whaley foi o embate entre o desaparecimento de Gabriel e os burburinhos enlouquecidos criados em torno do pica-pau Lázaro, que propiciaram uma analogia bacana sobre os tempos atuais, onde não damos a devida importância ao que realmente importa enquanto nos alienamos com outros fatos completamente sem conteúdo. E sim, o autor conseguiu sustentar muito bem o seu parecer a respeito disso, mas acabou se perdendo em outros pontos da história, que careceram de um desenvolvimento melhor. Narrado em primeira e terceira pessoa por Cullen, o livro possui uma narrativa bem coloquial e repleta de sentimentos, mas não conseguiu me impactar como eu gostaria.

Cullen retrata bem o perfil de muitos jovens que conhecemos (e que, no passado, também fomos) ostentando uma imagem um pouco antissocial e restrita. Porém, logo no decorrer do primeiro capítulo, é possível constatar o quanto ele é sensível, sem contar o seu forte apreço e amor pelo irmão. Seus relacionamentos amorosos - como muitos que surgem nessa época da adolescência - são confusos e tumultuados, lhe passando uma imagem extremamente complexa e difícil do sexo oposto, apesar dele ser um garoto persistente neste campo. Vale ressaltar também que a vida de Cullen é repleta de coisas diferentes e até mesmo bizarras, como se deparar com a morte de seu primo por overdose e até mesmo ter pesadelos medonhos envolvendo zumbis, Gostei do personagem por sua sinceridade e por expor seus sentimentos para o leitor de uma forma aberta e clara, inclusive sua dor e sua raiva.

Gabriel é um menino muito inteligente e articulado e que atrai a atenção de todos por onde passa. O seu desaparecimento é o cerne do livro e apesar de ter sido bem enigmático no começo, da metade da obra em diante tomou ares um pouco monótonos e cansativos. Digo isso não pelo personagem em si, mas pelo rumo que a história tomou a partir deste momento, conduzindo em um desfecho rápido e impreciso. Em meio ao sumiço de Gabriel, também nos deparamos com um fanático estudioso da Bíblia e com relacionamentos amorosos improváveis e um tanto imaturos.

Em suma, Quando Tudo Volta é um livro interessante e que traz uma temática atrativa sobre o mundo adolescente e a devida importância que damos as coisas que acontecem ao nosso redor. E apesar de ter um tema amplo e inteligente, senti que o autor não o explorou totalmente em todas as suas vertentes, faltando desenvolvimento e um desfecho final mais trabalhado. A capa nos traz o desenho do lendário pica-pau e a diagramação está ótima, com fonte em bom tamanho, revisão de qualidade e ilustrações de pequenos pássaros no começo de cada capítulo. Apesar das ressalvas, não deixo de recomendar.

site: http://www.newsnessa.com/2017/05/resenha-quando-tudo-volta-john-corey.html

Cah 08/04/2017

RESENHA: QUANDO TUDO VOLTA
Inicialmente, o livro quando tudo volta, não me prendeu. Uma vez que, a forma de Cullen pensar e seu jeito sarcástico não me chamou muita atenção. Contudo nessas quase 220 páginas de livro, pode-se perceber a evolução dele, ou melhor dizendo, conseguimos ver um adolescente amadurecer e analisar que as coisas que ele achava péssimo na sua vida antes, nem se compara com aos verdadeiros problemas.
Esse livro também nos mostra como cada pessoa reage à grandes desafios. Alguns se fecham, outros se mostram totalmente esperançosos onde não há como se ter esperanças, e tem até aqueles que se desabam perante ao que está passando.
Pode-se perceber a forte ligação que existe entre uma mãe e um filho, entre irmãos. E nos faz refletir e pensar no “e, se isso acontecesse” quem seria eu nessa trama. O amigo presente, a namorada com compaixão, o pai esperançoso ou a mãe que não vê mais sentindo na vida?
Recomendo a todos a leem esse livro, pois ele estará um bom tempo em meus pensamentos. Uma palavra mal dita, ou uma expressão mal explicada pode ter consequências terríveis e que muitas vezes nos torna pessoas totalmente diferente do que éramos.

Michel.Rodrigo 22/03/2017

Me surpreendeu!
A leitura flui bem, daria um ótimo filme para adolescentes rs , o que mais me chamou a atenção foi os laços de amizades entre os personagens do livro. O sumiço do Gabriel deixa você muito curioso, gostei muito do final, apesar de achar um tanto vago.

ana flavia 19/02/2017

Bem estruturado e reflexivo
Tinha muitas expectativas para este livro, ele me chamou atenção, talvez tenha sido esse o problema.
"Quando Tudo Volta" vai contar sobre Cullen Witter, o desaparecimento de seu irmão Gabriel, um fanático pela Bíblia, a volta de um pássaro que estava supostamente extinto e como tudo isso se interliga.
O livro é muito bom, uma história interessante. Todo esse enredo do pássaro, sobre segundas chances e coisas que voltam um dia depois de um certo é bem profundo, mas você tem que interpretar, tem que sentir o que o autor tentou passar ao escrever.
Além de tudo, eu achei muito criativo o modo que os capítulos vão se intercalando, com histórias "diferentes" narrados em primeira e terceira pessoa, que no final se interligam.
Achei o final um pouco vago, poderia ter dito um pouco mais, contudo o capítulo final é bem reflexivo e o na última cena você sente um alívio.
Recomendo o livro se você está querendo passar o tempo, não é um livro ruim, só não é dos melhores.
Renan 09/07/2019minha estante
Eu senti um alívio e ao mesmo tempo senti um desconforto por não saber se era os pensamentos de Cullen ou se realmente o Gabriel havia voltado. Enfim, quem conseguir entender por favor comente aqui. Já li o livro duas vezes e ainda vivo com essa dúvida.

Dayenne Machado 16/02/2017

Surpreendente
A história começa com a morte do primo de Cullen, que teve uma overdose. Cullen tem uma vida sem graça, trabalha em uma lanchonete não é muito sociável, seu irmão mais novo Gabriel chama atenção por onde passa. Cullen não sente ciúmes do seu irmão na verdade ele e seu admirador. O desaparecimento de Gabriel deixa Cullen desesperado para encontra seu irmão mais novo.
E uma história que deixa o leitor de boca aberta com os acontecimentos, deixa o leitor confuso e curioso para saber o final daquela incrível história que não parece ser real nem mesmo no papel.

site: https://palavrasseletas3.blogspot.com.br/

Carlos.Jose 04/02/2017

Quando tudo volta
A leitura do livro é bem suave, apesar de não chamar muito a atenção no começo. O personagem de vez em quando faz reflexões interessantes sobre o mundo e as pessoas em determinadas situações. O drama chega a ser enfadonho e os romances não são lá essas coisas. Mesmo assim, o autor surpreende o leitor no final do livro. Para aqueles que gostam de tentar prever o final do livro, é bem interessante, porque não se tem a menor ideia do que o doido do autor vai fazer no final da história, deixando o leitor curioso e ao mesmo tempo apreensivo. Os personagens Gabriel Winter e Cullen Winter são bem interessantes. Me fez pensar em como seria ter um irmão da mesma idade.

João Gabriel 28/01/2017

Gostei de como o livro é escrito, a forma como ele conta duas histórias paralelas que acabam se relacionando, o enredo é interessante, após um pouco de insistência acaba prendendo o leitor que quer saber como aquilo tudo acaba. Como pontos negativos eu aponto as personagens, não tive afeição por nenhuma, achei a maioria um pouco pobre, principalmente a personagem principal.