Pensar Bem Nos Faz Bem!

Pensar Bem Nos Faz Bem! Mario Sergio Cortella

Resenhas - Pensar Bem Nos Faz Bem!- Filosofia, Religião, Ciência, Educação - Vol. 1

Fer.Mac 17/09/2021

Sempre a algo para de refletir...
Neste livro pude aprender muitas coisas sobre o modo de pensar e viver. A cada página uma temática diferente e que pra mim foi fantástico, pois mudou( pra melhor) meu modo de pensar e de viver sobre certos assuntos.

Recomendo está obra do Grande Cortella, para aqueles que buscam ver um pouco mais de Filosofia com temas diversos.
Em breve vou buscar ler os demais livros dessa coleção.

Paulo2175 25/02/2024

Um boa reflexão sobre o pensar
O livro nos traz uma série de máximas do dia a dia, como educação, religião, família ...e dentro deste contexto o autor vai tecendo comentários e como sempre o faz, trazendo exemplos de outros autores, filósofos antigos ou dele próprio. É um livro bem simples que se faz a leitura em dois dias e se pararmos para refletir ou fazer outros tipos de pesquisas, pode-se levar um pouco mais de dias. Alguns assuntos são interessantes, mas outros nem tanto, não pelo fato de serem fúteis ou sem importância, mas que talvez já o tenhamos visto ou lido em outros livros e aí aquele tema se torna repetitivo. Porém é um bom livro, e vale a pena parar um pouco para refletir sobre .

Taiki 15/08/2021

Ser humano.
" A diferença entre o homem e o animal aplica-se à própria espécie humana: Só os melhores que constantemente provam ser os melhores e que preferem a fama imortal às coisas mortais são realmente humanos. Os outros, satisfeitos com as coisas e prazeres que a natureza oferece e com o que já possuem, vivem e morrem como animais."

Joao 21/05/2021

Pensar nos faz mais que bem
Utilizei este livro como leitura diária durante meu mês. Fiz da seguinte maneira: a cada momento que eu pegava uma obra para ler, antes de lê-la, lia 2 páginas deste livro. E admito: foi muito gostoso.

Não é um exemplar, na minha opinião, para lermos de uma só vez, durante 30, 60 ou 90 minutos seguidos. Não, penso que deve ser lido como um acompanhamento diário, pois faz o leitor melhorar mais e mais a cada dia.

Neste primeiro volume, Mário Sérgio Cortella aborda quatro temas: filosofia, religião, ciência e educação.

Cristiane 10/09/2022

Pensar bem nos faz bem!!
Cortella proporciona a cada leitor a oportunidade de olhar para questões diversas com um olhar mais apurado e voltado para a melhor compreensão das mesmas.
Nessa obra, ele conversa com o leitor de modo que grandes e complexos assuntos sejam discutidos e debatidos através de pequenas porém claras reflexões, e isso torna a leitura muito mais fácil e fluida.
Assuntos como: filosofia, religião, educação, disciplina, ciência, humildade intelectual, entre outros, são abordados nesse livro de modo que se torne fácil a sua compreensão resultando também em um pensar analítico sobre o mesmo.
Recomendo imensamente tal obra, pois bem sabemos o quão sábio é o Cortella com as palavras.
Vale muito a pena essa leitura!

Nilton 02/03/2016

Temas prontos
Muito se discute em se questionar tudo e todos. Na verdade, um dos princípios filosóficos é a dúvida, irrefutável acima de tudo. Porém, acredito que em temas básico podemos chegar a definições universais, com sentindo para todos, claro, se esta definição chegar na realidade, na verdade própria daquilo que se está definido. Neste livro, percebi diversas definições claras e corretas, por mais que eu não concorde no primeiro momento, com a calma da releitura pude ver que se trata de definições ou análises reais de muitos temas. Muito interessante!

Di Noronha 04/04/2023

É um livro bem simples. Parece um guia de bolso.
Com textos extraídos de outra autorias do Cortella e algumas entrevistas.
Mas que são valiosas se entendidas.

Peu ;) 04/12/2021

Tudo é motivo para reflexão!
Esse livro me indagou a refletir sobre uma outra perspectiva humana, a capacidade de refletir sobre tudo o quê você enxerga, sente ou se pergunta.

Ele me mostrou que a sempre uma outra opção, me possibilitou ter análise crítica a situações cotidianas. Você já se perguntou, qual o sentido da felicidade? O que é esperança e como ela se apresenta nos nossos dias. Este livro, não te dá respostas para isso, pelo contrário ele te dá forças, para você pensar e tirar sua própria conclusão a diversão situações, independente de quais são.

Biblioteca Álvaro Guerra 11/03/2020

Mario Sergio Cortella traz nesta obra um provocativo convite> pensar grandes temas a partir de pequenas reflexões, tendo a filosofica num lugar especial no campo dos nosses conhecimentos e saberes: para pensarmos melhor.

Empreste esse livro na biblioteca pública.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788532646552

arthur.1 28/02/2022

O livro é bom
Apresenta muitos conteúdos legais, eu mesmo me interessei bastante sobre a Filosofia apresentada no livro. Totalmente diferente da que é apresentada para todos os seres humanos que é sempre contrária a Teologia e afins.
Seus ensinamentos são ricos, porém, alguns sao difíceis de compreender.

Rafa Doresi 20/11/2021

"Pensar bem 'sempre' nos faz bem."
Livro agradável e de fácil entendimento.
Leitura simples e de grande relevância para o viver.
O autor aborda temas importantes, sempre de forma simples e muito didática.
Essa natureza didática do texto faz com que se torne muito natural a aplicação dos conceitos à vivência em sociedade.
Cortella nos traz à necessidade de pensar, não um pensar de qualquer forma, mas pensar com qualidade e propósito.
Livro indicado a todos que desejam breves reflexões em torno dos assuntos do cotidiano humano, tanto o humano indivíduo quanto o social.

André 22/07/2016

Esperava mais
Se você nunca leu absolutamente nada sobre filosofia e gostaria de começar por esse livro, vá em frente, pois ele é bem acessível. Porém é superficial demais, até pelo fato de que cada assunto do livro é baseado em recortes das falas do Cortella na Rádio CBN.

O problema é que cada assunto ocupa unica e exclusivamente uma página (cada página tem um título), então quando tá ficando interessante, acaba, e o assunto muda.

Comprei o box e lerei os volumes 2, 3 e 4 com a esperança de que isso mude.
Silvio 11/07/2017minha estante
Penso da mesma forma. Também comprei o box e lerei os outros volumes com a mesma esperança.

André 03/04/2018minha estante
Já os quatro, amigo. Todos são iguais, uma pena.

Cleidiane.Oliveira 21/04/2021

Pensar bem nos faz bem
Essa leitura traz à baila a necessidade que temos não somente de pensar, mas especialmente de repensar acerca de tudo o que fora, pelo tempo, pela sociedade e pela cultura, engessado e/ou tudo que é visto como certo/ errado/ normal/ anormal. Com isso , percebemos que a vida, e tudo que nela habita, é mutável e precisa ser revisado e revisitado constante e incessantemente.

Thalia.Stephanie 13/07/2020

Leitura que nos leva a refletir
Diversos temas abordados pelo Cortella, leitura fluída, nos fazendo refletir sobre nossas ações e conceitos.

Pedro.Henrique 18/08/2020

Pensar bem, nos faz muito bem!!!
Livro maravilhoso, Mário Sergio Cortella se propõe a escrever temas de grande relevância social, política e educacional com pequenas reflexões, um assunto por página. No entanto, não são temas que nada tem a ver uns com os outros, há bastante diálogo dentre as mais variadas propostas. Eu recomendo demais esse livro, uma obra que nos faz crescer nos mais variados aspectos da vida cotidiana.