Superman: Entre a Foice e o Martelo #01

Paul Johnson

Resenhas - Superman - Entre a Foice e o Martelo

barraponto 06/12/2009

Fantástico
"Apenas pense, agente Olsen, que se esse foguete tivesse chegado 12 horas mais cedo, esse super-homem de que eles estão falando teria sido um cidadão americano!"
Nesse diálogo genial Millar expõe a que veio: uma releitura drástica do herói americano, sem jamais deixar de lado o universo imaginado originalmente para ele. Deliciosamente ambientado em 1950 e algo, Superman é absorvido pelo imaginário soviético e pela propaganda stalinista - um trabalho impressionante de Johnson e Robinson. Clássicas cenas, como o resgate de Lois (Luthor) em plena queda, Superman parando um trem ou desviando um míssil são exploradas com uma qualidade que dá até arrepio.
Millar não tem medo de carregar politicamente suas referências, relacionando as qualidades do homem à construção da sociedade, levando ao limite as expectativas de ambas estas partes a respeito do que é possível. Em um mundo que fica mais impossível a cada minuto.
Um pré-spoiler: se você não está familiarizado com o background do Kryptoniano, procure um pouquinho de informação sobre ele (veja talvez uns 10 episódios de qualquer uma das séries de tv sobre ele, ou leia o artigo da Wikipédia). A leitura é muito mais gratificante com as referências todas, mas o final seria todo perdido sem se entender quem é Kal-El. Vale a pena.

raphaeltf 26/10/2023

Definitivamente: uma obra prima!
Sem sombra de dúvidas, essa é uma das HQs já feitas! A história alternativa do Homem de Aço, que ao invés de aterrissar nos EUA, fez seu pouso na extinta URSS, é um primor da nona arte.

Trazendo uma visão mais séria da mitologia do Universo DC, essa história controversa e fantástica nos traz uma visão de mundo diferente, uma realidade utópica considerada uma "ditadura" do bem, com a dominação global do Superman no comando socialista.

Criada pelo icônico Mark Millar, essa HQ nos rende um dos maiores plot twists de todos os tempos. Além, claro, de ter rendido uma das melhores adaptações para animação que DC Comics já produziu.

Se as humildes palavras desse leitor que vos fala serve de alguma coisa: não percam tempo! Leiam imediatamente essa história e se deixem impressionar pela narrativa maravilhosa.

Abraços, e boa leitura a todos.

Totti 01/04/2021

Me frustei infelizmente
Tenho que ser sincero e dizer que esperava mais desta história. Claro que serve mais como um ?e se...? do que qualquer outra coisa.

Desse modo, nos deparamos com contextos históricos sem muito aprofundamento sobreposto na jornada do Superman.

É bem comum das suas histórias a moralidade do protagonista ser posta à prova. E que novamente ele se mostra digno e inabalável.

É na doutrina marxista que ele encontra refúgio e luta por uma sociedade mais igualitária, apesar de aqui, evidenciar que, por mais que muitos ideais sejam compartilhados por pessoas honestas sempre haverá uma disputa de poder e de controle total por aqueles indignos.

Contudo, infelizmente as personagens femininas são rasas e só servem de ponte para os masculinos. Sem mencionar que muitos dos personagens secundários dão mais raiva que qualquer outra coisa (sim o Batman está péssimo aqui).

Por fim, valeu a experiência de algo novo, uma nova releitura do super-herói mais forte da DC. Analisar como ele se mostraria útil no combate ao capitalismo voraz e desigual. Mas, poderia ter sido melhor.

Kadu Castro 08/01/2009

Uma das melhores coisas que o Mark Millar já escreveu até hoje. Só de pensar num ícone totalmente americano como um símbolo comunista, Millar já merece um prêmio!

Ele abusa das referências a este "universo DC repensado" e utiliza idéias muito boas vindas da época de ouro dos quadrinhos, quando o Super-homem era virtualmente capaz de qualquer coisa. Aplicando isso aos ideais comunistas, Millar mostra que o Super não muda muito apesar da ideologia e consegue criar uma utopia mundial na qual todos os países prosperam sob o seu regime. Muito, muito bom.

Gabriel.Lopes 11/09/2023

Desconcertante e interessante
A abordagem é b fora da caixinha, mas mesmo sob o manto vermelho e Superman ainda mantém sua essência. Obra deveras interessante

Victoria541 03/05/2022

de: eu
para: superman

expero que você abra uma exceção, eu quero a propriedade privada do seu coração

Luan 01/08/2012

Só mesmo um Super Homem para fazer uma política e ideologia tão errada dar certo.

Pe. Jeferson 01/09/2020

Do outro lado do muro ideológico
Na vida real, durante a Guerra Fria, o personagem foi muito utilizado como arma ideológica cultural pelos americanos; é muito interessante imaginar o Superman do outro lado desse dualismo entre liberalismo/socialismo.
O quadrinho é muito bom e pode levar a boas reflexões políticas, ou ser encarado somente como diversão (o que é muito mais saudável pra cabeça de qualquer um nos nossos dias). Infelizmente achei o final um tanto preguiçoso.

Bruno.Costa 12/05/2020

Uma releitura fantástica
Vamos supor que por um acaso o foguete que trouxe o super homem não caiu nos EUA mas sim na União soviética. O que isso interferiria na história que a gente tanto conhece?
É esse o cenário dessa obra de arte. Com releituras de cenas que a gente está habituado a ver mas agora com ajustes à uma realidade totalmente diferente. É uma HQ que realmente te coloca para pensar e questionar muito do que é natural e nunca paramos para questionar aquele famoso ?e se...?

Daywalker 07/01/2009

O sonho de uma vida!
Sempre sonhei em ver o superman propagando os ideais marxistas, essa foi uma hq sensacional pra mim, apesar de ainda ter aquele sabor amargo de enlatado dos estados unidos ainda é muito boa, excelente leitura!!

Heurj 02/06/2010

A Nave do Bebê Superman cai na URSS:
Neste Superman no Tunel do Tempo, ele criado no País Comunista e isso gera medo aos Americanos.

Roro 21/07/2012

Sempre fui fã do homem de aço, o penteado a carinha bonita e o biceps avantajado, só faltam anunciarem que ele também é gay, ai eu piro!

z..... 08/08/2016

Superman - Entre a foice e o martelo - Parte 1
A série Túnel do Tempo (Elseworld) é boa proposta na DC. O conteúdo inusitado geralmente é muito legal, passeando pela literatura, história, política e maluquices diversas em aventuras épicas.

"Superman, entre a foice e o martelo" explora a Guerra Fria, inserindo o herói como a arma suprema dos soviéticos. Uma ilustração coerente com o jogo de interesses que havia na guerra.

Um deles é a ostentação do poder como forma de intimidação e soberania. O Superman soviético estimula a imagem de uma superioridade invencível e, logicamente, é explorada pelos russos em suas pretensões.

Outra coisa nessa disputa é a criação de "monstros pelo poder". Os soviéticos tem o Superman (terror para os temores americanos) e os EUA, em resposta, criaram seu monstro também, o Bizarro. Não esqueçamos que entre as duas superpotências historicamente tivemos a ostentação das Bombas A e H (estadudinense) e a famigerada Bomba Tsar (URSS).

A manipulação ideológica dá as caras também. No lado soviético com o totalitarismo de Stalin, nessa HQ ele é o líder no comando russo, e no lado americano Lex Luthor, um cientista renomado, busca ascensão.

A HQ mostra o povo como um instrumento manipulável, sujeito a desdobramentos diversos e egoístas pelo poder. Stalin mantém mão-de-ferro e, numa dessas, acaba estimulando a origem do Batman (outro aspecto diferente na obra), e Luthor sacrifica seu casamento com Lois Lane por seu intentos (e tome mais inovações).
Não disse que essas histórias são interessantes... Me divirto bastante.

Caracterizando mais a parte 1: Superman parece não ter consciência de um plano pelo poder e está sendo preparado como líder para suceder Stalin, despertando ciúmes entre partidários. Há uma crítica ao Marxismo em sua ideologia de igualdade entre os homens. O cotidiano social é mantido na imposição e Superman evidencia que os homens, afinal, não são iguais.

A HQ termina com o herói descobrindo a realidade do povo e agindo a favor
Fim da edição um. Vamos ver o que a segunda nos reserva...

Juliana 26/08/2016

Uma das melhores histórias do Superman
E se a nave de Kal-el tivesse caído na União Soviética comunista? Uma ideia de tão genial que chega a ser simples.
A HQ mostra como o meio que o Superman foi criado molda sua personalidade e suas atitudes, ele ainda quer salvar todo mundo a diferença é que os meios usados agora são conforme suas crenças no Comunismo.
Uma visão muito interessante do personagem assim como do Batman, Mulher-Maravilha e outros... Leitura Obrigatória!!