Dados Biográficos do Finado Marcelino

Dados Biográficos do Finado Marcelino Herberto Sales

Resenhas - Dados Biográficos do Finado Marcelino

Jornal Nota 03/07/2020

Sem dúvida, foi um dos melhores livros nacionais que li nos últimos tempos, uma obra de muita sensibilidade e que nos leva a uma grande viagem ao mundo da memória! Além disso, traz uma série de reflexões sobre a questão da reconstituição do passado através de ruínas, fotografias e testemunhos!

vinicius.bragac 19/04/2017

Dados Biográficos do Finado Marcelino
Um sobrinho tenta recompor, através do testemunho dos contemporâneos e de impressões pessoais, a personalidade de um tio a cuja guarda os pais confiaram parte de sua infância. E vemos crescer, sob a silhueta de parentes e comensais, esboçada a largos traços, o vulto de um homem singular, absenteísta e contraditório, sobre quem vem a pairar a suspeita de ser doido.
A preocupação do narrador em perseguir e juntar fragmentos deixa, em certo ponto, de ser a resultante de um simples interesse familiar. Transcende-o de muito, e, sem que precise claramente, ele termina procurando é a essência de um ser, não como abstração, antes como individualidade que detém um sinal do humano e do existencial.

(Crítica de Haroldo Bruno)

prandi 09/07/2009

Reconstituição de uma vida
Apesar de seu texto irrepreensível e da sensibilidade e sutileza do autor, faltou ao livro um enredo e uma evolução capazes de prender o leitor, de levá-lo, no final de um capítulo, a querer ler em seguida o próximo.
O narrador conta, em idas e voltas cronológicas, a história de seu curto convívio com seu tio Marcelino e da busca, décadas depois, de dados para reconstituir a vida peculiar desse personagem. Nessa busca, descobre que o pequeno grupo de amigos que rodeava o rico Marcelino dependia dele, não só financeiramente, mas também afetivamente, tanto que sua morte representou para todos a decadência profissional e de ânimo.