O Livro da Política

O Livro da Política Vários

Resenhas - O livro da política

Pati Setter 26/11/2021

Noções gerais sobre politica
A coleção de grandes pensadores guarda dentro desta edição sobre política um apanhado geral sobre ideias e teorias políticas. Apresentando sobre uma Linha do tempo fatos que marcaram época e particularidades e linhas de pensamento de cada interventor.
Livro muito interessante para quem pretende iniciar seus estudos sobre política e também, começar a criar um senso crítico sobre quais linhas de ação que mais condizem com seus valores, mostra a importância da liberdade do povo e como estruturou-se os primeiros momentos da propriedade privada e o poder do estado e suas relações. Ótima coletânea

Filipe.Roberto 26/06/2021

Bom apanhado geral - e opinião geral sobre
O livro é bem interessante para se ter um apanhado geral do desenvolvimento do pensamento político. Pode servir de base para encaminhar para aprofundamento em alguns autores. Eu particularmente pude colocar na minha lista de leituras futuras, várias obras citadas. Um coisa que colocaria em destaque, é o quão prejudicial tem sido na história a ascensão de tiranos ao poder, independente de esquerda ou direita, a tirania, ou o querer impôr à força ideais sobre as pessoas, ou a fome de poder, só trouxe guerra, morte e sofrimento. Creio que Aristóteles tinha razão de que a democracia é um sistema de governo mais razoável, apesar de suas falhas, onde as pessoas tem mais liberdade para viver como querem. Isso, juntamente com as ideias de Luther King da não violência e justiça social me pareceram ideias mais razoáveis ao longo da história. Claro, isso é questão de opinião. Apesar disso, ainda coloco outra opinião sobre a leitura do livro, que é sobre a ótica cristã, o que talvez não interesse a alguns. Mas a partir de uma visão de mundo cristã, o que ficou claro para mim é que nenhuma ideologia trás real esperança. Todas são falhas no seu propósito, e algumas nem possuem um propósito específico. Todas falharam e todas falharão em atingir seus objetivos. Umas defendem que poucos devem governar, outras defendem que muitos devem governar. Independente de quem governe, o coração corrupto do homem sempre vai levar à miséria, seja miséria física, financeira, espiritual.. seja o que for. Enquanto o ser humano governar a si mesmo, a felicidade estará sempre um passo à frente, e quando der o próximo passo, continuará um passo à frente. O ser humano sempre vai ansiar por algo a mais que não pode ser satisfeito neste mundo. E como diz C. S. Lewis, sinal de que fomos feitos para outro mundo. Talvez se os homens não fossem tão egoístas e pensassem mais no próximo, se tivessem empatia, se buscassem ver a perspectiva do outro. As coisas talvez melhorariam. Mas isso nunca vai acontecer. Não se depender do ser humano. Eu mesmo que escrevo isso, não confio em meu próprio coração. Ainda bem que o cristão tem a esperança de um redentor. Aquele que nos liberta dessa miséria, dessa escravidão do "eu". Ele nos comprou com preço de sangue, e por isso, diante desse mundo sem esperança o cristão consegue se alegrar. Aguardando a Nova Terra que virá. Não defendo que os cristãos devam impôr seu modo de viver ao mundo, pois não é disso que se trata. Mas se trata de ter esperança em alguém fora do mundo.

Marcella.Pimenta 07/06/2021

Resumao dos pensadores políticos
O livro traz um resumo dos vários pensadores políticos mundiais, com destaque para uma lista pequena de livros básicos dos autores. Vale muito a pena pra se ter uma noção de onde vêm as ideias que vemos na boca dos políticos atuais.

Daniel Sampaio 03/09/2019

Excelente referência sobre os diferentes sistemas políticos ao longo da História
A obra é uma excelente referência cronológica e contextualizada dos diferentes sistemas políticos idealizados, concebidos e experimentados, nos diferentes continentes, em diferentes contextos e realidades. Recomendo.