O Livro da Política

O Livro da Política Vários


Compartilhe


O Livro da Política (As Grandes Ideias de Todos os Tempos #4)





Há dois anos, os títulos da elogiada coleção As grandes ideias de todos os tempos vêm se enfileirando na lista dos livros de não ficção mais vendidos no país. Destacando-se em meio a biografias, relatos ou ensaios de autores famosos, a série chama a atenção por revitalizar o gênero das obras de referência. Uma arejada abordagem editorial – que mescla riqueza de conteúdo, concisão de texto e apresentação gráfica inovadora – garantiu o êxito de O livro da filosofia, O livro da psicologia e O livro da economia entre um público interessado em se iniciar ou se atualizar nessas áreas de conhecimento.

O quarto volume da série, O livro da política, tem tudo para dar sequência a essa trajetória de sucesso. A publicação mostra os conceitos que moldam a arte da política, compreendida aqui não só como o jogo disputado nos gabinetes do poder representativo, mas sobretudo como atividade inerentemente humana. Uma prática que, desde a antiguidade da China e da Grécia, leva os homens a desenvolverem ideias essenciais para reconhecer a primazia do bem coletivo sobre o anseio individual. Seu lançamento pela Globo Livros coincide com o rescaldo das manifestações populares que varreram o Brasil em 2013, as quais desencadearam, entre outras reações, a iniciativa de uma ampla reforma no sistema político nacional.

Assim como os títulos antecedentes da série, a obra traça a evolução do pensamento político a partir de grandes máximas que entraram para a posteridade, em ordem cronológica. O livro lança um olhar panorâmico: analisa não só as reflexões dos grandes teóricos, mas também as opiniões de quem fez política na prática. Pensadores como Confúcio, Platão, Tomás de Aquino, Maquiavel, Hobbes, Rousseau, Marx, Weber, Hannah Arendt, Noam Chomsky e o o brasileiro Paulo Freire (entre muitos outros) dividem espaço, aqui, com líderes políticos do porte de Abraham Lincoln, José Martí, Gandhi, Lênin, Churchill, Che Guevara e Nelson Mandela, só para citar alguns.

Adicionalmente, o volume apresenta um inventário de outros importantes pensadores da política, com descrições sucintas de suas obras e contribuições, além de um glossário que traduz didaticamente as principais terminologias e expressões específicas cunhadas ao longo da história. A intenção expressa dos autores é despertar no leitor a compreensão de que a política diz respeito a todos os aspectos do cotidiano – e deve ser conscientemente vivenciada por todos, o tempo todo. Afinal, como alertou Charles de Gaulle, trata-se de uma questão séria demais para ser deixada para os políticos.

Política

Edições (1)

ver mais
O Livro da Política

Similares

(29) ver mais
O Livro da Psicologia
O Livro da Ciência
O Livro do Cinema
O Livro das Religiões

Resenhas para O Livro da Política (9)

ver mais
Conhecimento
on 1/8/14


"O livro da política" não te fará um doutor em política. Longe disso. Não há um aprofundamento na ideias expostas. Mas este não é mesmo o fim a que se propõe. O objetivo é dar um conhecimento da evolução histórica da política, seus principais personagens uma antevisão das suas principais ideias. Tendo este objetivo em mente, o livro é fantástico. Para quem, como eu, já gosta de política, é sensacional. Podemos ver com maior clareza tudo que nos cerca sobre discussão política. Mesmo a... leia mais

Vídeos O Livro da Política (1)

ver mais
Booktrailer de O livro da política

Booktrailer de O livro da política


Estatísticas

Desejam599
Trocam5
Avaliações 4.2 / 219
5
ranking 43
43%
4
ranking 38
38%
3
ranking 17
17%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

44%

56%

Biel
cadastrou em:
27/09/2013 17:05:14
Laura
editou em:
15/01/2019 20:58:28