Como Pensar Sobre as Grandes Ideias

Como Pensar Sobre as Grandes Ideias Mortimer J. Adler

Resenhas - Como Pensar Sobre as Grandes Ideias

tiagonbraz 30/01/2023

Como Pensar Sobre as Grandes Ideias, de Mortimer Adler
"Nós, pelo menos, tentamos hoje começar nossa compreensão sobre filosofia através do pensamento de que ela é um discurso racional sobre os problemas básicos da humanidade. Ela consiste em seres humanos pensando juntos."

O livro é uma transcrição dos 52 programas que o Dr. Adler apresentou na televisão norte-americana em 1953 e 1954, na série The Great Ideas. Neles, Adler apresentava, em 30 minutos de programa, as Grandes Ideias discutidas incessantemente na história da sociedade ocidental - e, talvez, da humanidade como um todo.

É evidente que em tão curto período de tempo não seria possível apresentar com profundidade todos os argumentos e discussões que ocorreram na história, e o próprio autor admite que tais apresentações são meras introduções aos assuntos discutidos. No entanto, é impressionante sua habilidade em ao mesmo tempo tornar a discussão filosófica relativamente simples, para que qualquer pessoa consiga entender, e apresentá-la tão detalhada quanto possível em um espaço de tempo tão curto.

Por meio da leitura deste livro, é possível ter uma compreensão geral de diversas "Ideias" fundamentais na história da humanidade, como o entendimento de cada uma evoluiu ao longo do tempo e qual é o estado da discussão atualmente (ou pelo menos era em 1950 - apesar de ter havido pouca evolução, afinal estamos falando de ideias discutidas há mais de 2000 anos). Exemplos de tais ideias são a Verdade, a Emoção, a Justiça, o Governo, a Beleza, o Trabalho, o Homem e sua origem e a Arte. São ideias que temos contato diariamente - e sobre as quais pensamos, conscientemente ou não.

Adler, por meio deste livro, democratiza a discussão das Grandes Ideias, tornando-as acessíveis a todos. Afinal, sintetiza a história de cada uma em poucas páginas, apresentando os principais pontos de vista de diversos gênios da humanidade - Aristóteles, Newton, Darwin e John Locke, para citar alguns - e de que modo devemos pensar sobre cada uma das ideias apresentadas, levando em conta os argumentos de cada lado. Poderia pensar-se que esta estratégia é uma simplificação de cada conceito apresentado, e Adler provavelmente concordaria. O ponto é que o objetivo da série e do livro não é esgotar a discussão, mas meramente introduzi-la. A partir deste despertar de interesse produzido, é fundamental que o leitor busque, então, as referências dos grandes autores e dos grandes livros apresentados, para que tire suas próprias conclusões sobre as Ideias.

É um livro fenomenal, a partir de apresentações de televisão de um gênio que democratizou a filosofia, Dr Mortimer Adler. Por vezes, é provável que se tenha dificuldade na leitura de certas passagens,  mesmo com a sempre didática apresentação do tema pelo autor. E não se esperaria outra coisa, levando em conta com o que estamos lidando: ideias discutidas desde a Grécia Antiga, e que provavelmente ainda o serão até o fim dos tempos.

Marion 09/12/2022

Programa de Tv
Programa de TV que o sr Adler esplanada sobre importantes ideias, dessa forma a linguagem sobre temas difíceis fica simples.

Victor.Oliveira 30/03/2022

Um bom livro para apresentar algumas das grandes ideias
O livro é a transcrição de episódios de um programa de TV dos anos 60 sobre algumas das grandes ideias da tradição ocidental. O objetivo do programa era de apresentar a cada dia uma grande ideia diferente (alguns temas demoravam mais que um dia), comentando alguns livros e autores clássicos do tema e mais os comentários do apresentador Mortimer Adler, que era professor universitário de filosofia. O programa ficava em um público leigo, como a esperança de ser uma fonte de reflexão e despertar interesse pelo estudo da filosofia e leitura de livros clássicos.

O livro faz um bom trabalho de apresentação e cita uma bibliografia muito interessante, tendo em mente que não tem como objetivo um debate acadêmico, mas sim uma divulgação de ideias filosóficas. Apesar dos temas serem apresentados como forte viés do apresentador (as vezes dizendo coisas que soam meio absurdas, como ser contraditório acreditar em Darwin e ser cristão), ainda assim eu achei um bom trabalho de divulgação e um bom primeiro contato com os temas, o professor tem uma excelente didática e achei brilhantes seus comentários sobre os assuntos relacionados a educação. Se tiver um certo filtro e mente aberta para esse e outros autores, recomendo a leitura.

13marcioricardo 12/06/2021

Um bom livro, daqueles que volta e meia terei que voltar para consulta. Alguns temas me surpreenderam, estava na expectativa por outras coisas. Outros assuntos, mais importantes, estão divididos em vários subtemas. O autor prima pelo bom senso, mas nem sempre concordo. O ponto negativo é que o autor gasta 570 páginas para dizer o que poderia ter dito em 400. É preciso paciência..

Polliana 15/12/2020

Claro, objetivo e ordenado
Eu amei o livro como um todo. Embora eu tenha algumas discordâncias de opinião com o Dr. Adler, como ele mesmo diz essa é a essência da filosofia.
O livro é muito bem organizado, Dr. Adler consegue expor todas as ideias de forma ordenada, concisa e clara, expondo as subdivisões pertinentes e as opiniões concernentes a cada uma delas, mesmo as mais absurdas opiniões estão contidas no livro, o que eu achei memorável, pois não acho que as possamos desprezar.
Basicamente ele expõe a ideia principal, a define, e vai destrinchando, mostrando as principais opiniões ao longo dos séculos, e também a sua própria.
É um livro que muito provavelmente utilizarei no futuro como consulta quando estiver estudando de forma mais detalhada cada uma das grandes ideias da nossa civilização.