Raylan

Raylan Elmore Leonard

Resenhas - Raylan

Fátima Lopes 11/08/2021

Comprei após ter assistido e gostado da série Justified, baseada em obra do autor. Infelizmente a leitura foi decepcionante , o livro parece truncado e traz personagens nada convincentes.

douglaseralldo 23/05/2021

10 CONSIDERAÇÕES SOBRE RAYLAN, DE ELMORE LEONARD OU SOBRE WESTERN'S CONTEMPORÂNEOS
1 - Western contemporâneo, Raylan, o agente federal no romance e que dá o título ao livro protagoniza uma destas narrativas que adentram ao profundo de uma nação, em territórios onde vale a máxima roseana que "viver é muito perigoso", onde a bala e instintos ainda muito primitivos vigoram sempre num pêndulo de movimento delicado em corpos que se movem por meio de uma lógica peculiar - a alguns, talvez arcaica;
2 - Mas antes de avançarmos pela leitura do livro, vale dizer que Elmore Leonard era um daqueles autores que está na sua lista por conhecer. Nutria alguma curiosidade por seu trabalho, e no caso da minha lista, era um nome que há tempos esperava ler. Esse primeiro contato não se deu sem algum estranhamento, pois há em sua estética alguma peculiaridade - ao menos neste livro - em relação aos romances considerados policiais. No caso deste leitor, certa estética do drama, marcada pela enunciação dos diálogos parece tornar a narrativa mais pesada, casando com a atmosfera do romance;

3 - Sim, a aridez é necessária ao ambiente que Leonard quer transmitir. Uma região marcada pelo passado, ultrapassada em que o carvão mineral traça o destinos da personagem. Há certa tentativa de transparecer esse lugar irrespirável marcado pela cobiça das grandes companhias, o abuso do capital e a criação de miseráveis explorados pelo poder financeiros destas empresas;

site: http://www.listasliterarias.com/2021/05/10-consideracoes-sobre-raylan-de-elmore.html

Guilherme.Gomes 18/02/2020

2,5 / 5
O enredo é interessante, mas parece que pegaram o roteiro da série e transformaram em um livro, sem adaptação alguma. Os diálogos são confusos, algumas metáforas utilizadas pelos personagens não fazem sentido (mas aí pode ser problema da tradução, sei lá). Falando em personagens, esses não são nada carismáticos e bem genéricos. Uma pena pois, como disse, a história, os casos aos quais Raylan procura solucionar, tem potencial, causam interesse, mas são ofuscados pelos problemas citados.

Crítica, eu? 01/02/2019

Raylan
Raylan, de Elmore Leonard, é mais uma trama protagonizada pelo delegado federal Raylan Givens, personagem que ficou muito conhecido graças à série de TV Justified. Neste título, o agente vai precisar lidar com o tráfico de órgãos e encarar de frente a morte por diversas vezes quando novos e velhos adversários cruzam seu caminho.

A história do livro se inicia quando Raylan Givens vai a um quarto de hotel prender um velho conhecido, mas o encontra mergulhado numa banheira de gelo sem os seus rins. O hospital recebe uma ligação oferecendo os órgãos de volta em troca de dinheiro. É então que Raylan entra em ação e decide procurar os culpados, tentando desvendar quem está por trás do comércio de órgãos e quais as ligações entre os participantes do tráfico.

Resolvidas as questões da primeira parte da história, o delegado federal que protagoniza o livro precisa servir de guarda-costas a Carol Conlan, uma mulher que representa uma empresa de carvão. Raylan acaba encontrando velhos conhecidos e é, então, levado a procurar uma fugitiva, Jackie Nevada, presa por jogar pôquer a dinheiro.

A narrativa de Raylan é rápida demais e envolvente de menos. Os diálogos são secos e frios, a ambientação dos espaços é pobre e o texto se torna, muitas vezes, confuso. A progressão do enredo é mal desenvolvida, deixando o desenrolar da história difícil de compreender. As conexões que o autor busca fazer entre os personagens e as ligações que levam o protagonista de um canto a outro acabam perdidas. Raylan é um livro que faz o leitor se esforçar demais se quiser entender seu enredo. Elmore Leonard puxa muitas linhas de raciocínio para desenvolver esta história, tantas que acaba enrolado e sufocado nelas.

Os personagens criados por Leonard também são problemáticos. É bem claro, desde o início, que não há mocinhos e vilões em Raylan e isso não é um problema. A parte ruim é que não é possível se identificar nem criar empatia por nenhum tipo da história. O protagonista é uma caricatura exagerada demais de um xerife de filme do velho oeste, os fora da lei são muito clichês e os bandidos de colarinho branco são estapafúrdios. Raylan Givens, protagonista, tem uma noção muito peculiar de justiça e fica numa corda bamba entre ser o policial descolado que usa as próprias mãos e o investigador fissurado que não consegue deixar um crime para trás. Ele funciona mal nos dois papéis e, na verdade, está pendurado embaixo da corda bamba, não se segurando em cima dela.

Outro ponto negativo do livro é que o enredo parece não ter começo, meio e fim. É como se o autor tivesse escolhido um período da vida do personagem para retratar. Isso porque os acontecimentos vão se desenrolando, sendo finalizados e outros são iniciados indefinidamente. Não há um plot principal na narrativa. O final é simplesmente sem sentido, como se fosse uma parte descolada de outro enredo. O livro parece somente dar voltas em torno de seu personagem principal.

Raylan é uma obra que, enfim, não proporciona uma boa experiência em nenhum sentido. Se o objetivo era circundar o protagonista, o problema foi que Raylan Givens não é um tipo que dá vontade de observar. Se o objetivo não era esse, bem, foi exatamente isso o que o autor fez, o problema, então, está aí. Elmore Leonard não desenvolveu uma boa escrita neste livro e não conseguiu acertar nos personagens. Se Raylan for o primeiro contato do leitor com os textos de Leonard, é quase seguro que será também o último.

site: https://criticaeublog.wordpress.com/

Gus 21/11/2017

Brilhante!
É incrível como existem filmes e seriados que tem tanta dificuldade em repassar histórias para a tela e como isso não acontece com o seriado Justified, apesar de mudanças notáveis os episódios são muito bem desenvolvidos em cima do romance do Elmore Leonard. Quem é fã de contos tendo como ambientação o interior dos Estados Unidos com certeza irá gostar de Raylan.

Tauan 23/09/2015

Mais um livro que inspirou uma série de televisão, nesse caso a agitada série Justified (que eu também ainda não assisti).
Antes mesmo de começar a ler o livro, fui me informar sobre ele e encontrei uma forte — e merecida — crítica quanto à (má) qualidade da tradução, no site Opinião & Notícia.
O livro traz uma aventura do agente federal Raylan Givens, uma das criações mais populares de Elmore Leonard. Parte do sucesso é atribuída ao estrondosa audiência da série de TV Justified, exibida no Brasil pelo canal Fox. Na história, Raylan se vê em um cenário familiar, mas não necessariamente agradável. Em Harlan County, no Kentucky, os irmãos Crowe estão migrando do tráfico de drofas para o de órgãos humanos.
Com seu jeitão lacônico, chapéu de aba e dezenas de casos se empilhando sobre a mesa, Raylan é o único obstáculo entre eles e o mercado internacional de cadáveres. O problema é que, antes de dominar a situação, Raylan se vê numa banheira de gelo, com uma elegante enfermeira prestes a roubar seus rins.

Diz a crítica que "com o suspense, a ironia e os diálogos rápidos que são a marca do autor, Raylan é puro Elmore Leonard do começo ao fim."