Animalescos

Gonçalo M. Tavares

Resenhas - animalescos

Flavia Motta 05/08/2020

Uma grande loucura!
Aqui você vai ver que quando beiramos a loucura, perdemos a razão. E isso nos torna animais em essência.

Impossível não se deslumbrar com a escrita do autor. É realmente uma maluquez, mas que sempre chega a algo importante.

Paula 28/05/2020

sobre a forma
Não sei se consegui captar bem uma "história". Acho que pra mim esse livro é mais sobre a "forma" da escrita, bastante plástica e moderna.

Lusia.Nicolino 05/02/2020

Não se demore
É um livro curto. Não se demore, mas ajuste as expectativas. Não é um livro fácil.
De Gonçalo, dizia Saramago que “ele não tem o direito de escrever tão bem apenas aos 35 anos”. E sim, escreve bem, mas também perturba com seu texto rápido, sua história de retalhos de histórias. De loucos, de comedores de moeda, de urubus que devoram cães.
De nós – humanos que não lidamos bem com deus – com a máquina, com a natureza, a nossa natureza animalesca, aprisionada em comportamentos sociais aceitos pela maioria.
Uma mistura de gêneros, reflexões, ensaio, conto? Uma construção de texto muito particular que você pode não gostar, mas precisa conhecer. Começa com Deleuze: “quarta pessoa do singular: é ela que se pode tentar fazer com que fale”.

Quote: “...eis como são as coisas e como a queda substitui deus nos pormenores, eis que a queda nivela”

“...deito-me e tento adormecer com os olhos abertos, quando penso que estou a conseguir percebo que falho.”

site: https://www.facebook.com/lunicolinole

daparafuseta 09/01/2020

A máquina do mundo
penso neste livro ao lado de Drummond e eles conversam.

"e tudo que define o ser terrestre
ou se prolonga até nos animais
e chega às plantas para se embeber

no sono rancoroso dos minérios,
dá volta ao mundo e torna a se engolfar
na estranha ordem geométrica de tudo,

e o absurdo original e seus enigmas,
suas verdades altas mais que tantos
monumentos erguidos à verdade;

e a memória dos deuses, e o solene
sentimento de morte, que floresce
no caule da existência mais gloriosa,

tudo se apresentou nesse relance
e me chamou para seu reino augusto,
afinal submetido à vista humana..."

Meirelles 06/09/2017

Decepção
Esperava muito mais, pena que gastei dinheiro.

Andreia Santana 16/03/2017

Um livro sobre a brutalidade da vida
Animalescos, de Gonçalo M. Tavares, é um livro árido, do tipo que pode causar estranheza em leitores que preferem histórias mais lineares e suaves. Mas a aridez justifica-se pela temática central: o caos selvagem da vida humana e a frieza mecânica das máquinas, que ao mesmo tempo em que trazem benefícios, nos desumanizam.

O livro é formado por uma colagem de pequenos textos que flertam com o conto, o ensaio e as livres reflexões filosóficas do autor sobre a brutalidade da existência.

Enxuto, com apenas 128 páginas, o que Animalescos tem de diminuto (nas dimensões de um livro de bolso), tem de intenso, verborrágico, perverso e insano.

É um grito em forma de escrita, que rasga a alma do leitor…

site: https://mardehistorias.wordpress.com/