Morte e Vida no K2

Morte e Vida no K2 Graham Bowley

Resenhas - Morte e Vida no K2

Ingrid.Boni 23/01/2024

K2, a montanha que não gosta de seres humanos!
O livro é baseado em entrevistas coletadas pelo jornalista que escreveu o livro e em alguns momentos eu fiquei confusa e tive que voltar na leitura. Acho que a história não conseguiu me prender em 20% do livro.
Ao narrar as histórias e os momentos de perigo que os alpinistas viveram parece que o leitor esta na montanha junto com eles e a agonia que eles vivem, tanto na subida quanto na descida, é sentida muito forte.
O livro mostra como a mente dos atletas, no caso os alpinistas, funcionam quando um ser humano é levado ao extremo e em altitudes elevadas.
Confesso que a agonia que tive em determinados momentos da história me fizeram questionar o motivo de eles arriscarem tanto a vida para chegar ao cume de uma montanha que claramente não quer seres humanos subindo nela mas, ao mesmo tempo, eu entendo como isso é importante para eles e foi com as emoções todas em conflito que eu li o livro até o fim!

Alan kleber 19/07/2022

Impiedosa e assustadora A "Montanha das Montanhas". K2
No dia 1o de agosto de 2008, um grupo de experientes alpinistas ergue os braços em comemoração. Tinham acabado de se juntar à elite que conquistou a mais perigosa montanha do mundo. Enquanto comemoram, um imenso bloco de gelo cai logo abaixo deles arrastando as cordas fixas. Ainda não sabem, mas serão obrigados a descer na escuridão e sem o apoio das cordas. Dos trinta que partiram, 11 jamais retornarão.

O livro é baseado em várias entrevistas que o jornalista fez com os alpinistas sobreviventes, xerpas, carregadores e familiares e amigos dos falecidos.
As entrevistas viraram esse livro, que narra toda a tragédia e tensão que aconteceram naquele dia na montanha. Naquelas horas houveram histórias de coragem, insensatez, abnegação, solidariedade, sobrevivência, e perdas devastadoras. Tudo isso num dos lugares mais lindos, inóspitos, selvagens e mortais do mundo.
A narrativa nos coloca tão dentro dos acontecimentos que é possivel sentir em vários momentos, o medo e a aflição daquelas pessoas. Você entra dentro da mente daqueles homens e mulheres.
É uma leitura que mostra a força do instinto de sobrevivência humana, e a grande vulnerabilidade de se encontrar totalmente desamparado.

Carol Kowalski 03/04/2022

O livro é bem escrito, baita história, sobrevivência punk; mas por algum motivo não consegui me apegar aos envolvidos como no relato da Cordilheira dos Andes e no desastre do Everest.

DrAlu 09/02/2022

Leitura fácil, baseada numa tragédia real, no K2. O mais interessante é que os envolvidos no livro, mesmo os falecidos, tem seus perfis no Instagram, e da pra você ver as homenagens e biografias.

Simone de Cássia 20/07/2021

Livro bem escrito, situação muito bem reconstituída dando total ideia das angústias(procuradas) vividas pelos alpinistas. E agora, mesmo correndo o risco de ser abominada pelos plantonistas mi mi mi, assumo que não tenho a menor piedade nem dos que morreram e nem dos sobreviventes sequelados. Quem se lança a essas aventuras sabe muito bem dos riscos que está correndo. E ainda acho um absurdo colocar em risco outras vidas na tentativa de salvamento que, em muitas vezes, acaba na morte da vítima e do socorrista. Pena eu sinto de quem morre trabalhando, de quem morre pela violência que impera em nosso país, de quem morre por uma doença cruel. Por esses eu me sensibilizo... agora, os que procuram a morte.... pois é, acharam!
Riva 20/07/2021minha estante
Não vou te massacrar e concordo com você. Ir, com segurança, é uma coisa! Sair da base já em situação de risco, é bem diferente.
O problema e digo isso por mim, que não sou escaladora, mas era corredora, é que a gente sempre acha que dá para forçar um pouquinho mais!

Alexandra 14/03/2021

É de gelar a alma
Do começo ao fim participamos dos acampamentos, das trilas em caminhos perigosíssimos, onde o mal tempo não era propício para essa excursão para o K2 ter sucesso.

Joao.Gabriel 06/03/2021

Pra quem gosta de histórias de sobrevivência, esse livro é um prato cheio. Conheci por me interessar pelos desastres no Everest e acabei viciando.

Julia.Miquelini 06/07/2020

K2 - meta
Talvez esse ano eu tenha lido todo os livros de montanha que topei por aí!
Raul 24/11/2020minha estante
Já leu DEPOIS DAQUELA MONTANHA??? É Adrenalina pura! Muito bom!
Saudações.

Sarja 05/04/2020

A história é contada e tratada com respeito. leitura envolvente, livro muito bem estruturado. Difícil não se imaginar na situação que o livro descreve. Muito bom

Tassiane 27/03/2020

Inspirador
Me fez refletir bastante sobre resiliência, e sobre a fragilidade da vida humana.
Um pouco tenso, um pouco angustiante, mas uma leitura interessante, afinal.

Tiago Queiroz 16/03/2020

Uma boa história de sobrevivência
Para quem curte histórias verídicas de sobrevivência, este livro é um prato cheio.
Recomendo que quem o ler tenha especial atenção com os nomes, pois grande parte dos personagens são de localidades que geralmente não são muito familiares para brasileiros, como Holanda e Nepal, portanto os nomes são muito estranhos para nós, daí a necessidade de prestamos muita atenção aos nomes para ligá-los aos personagens ao longo da história.
No mais, o livro é conciso, objetivo, de rápida leitura e a história é muito interessante.