A Ilha Misteriosa

A Ilha Misteriosa Júlio Verne

Resenhas - A Ilha Misteriosa

Gabriela292 18/01/2024

Gostei
O mais interessante é ver como os colonos da ilha Lincoln acabam construindo uma sociedade, utilizando de engenhocas muito bem pensadas e improvisadas com o que foi encontrado na ilha. O mistério da ilha te mantém focado até o fim para descobrir finalmente do que o título se trata. Como de praxe do Jules Verne, esse livro foi uma aventura. Recomendo!

Rosa 31/12/2023

Simplesmente fantástico.
Em poucas palavras, um livro que de início você não se apegará. Porém conforme prossegue sua leitura, ela se torna tão absorvente que você passa a ser parte integrante, porem de forma passiva, daquele pequeno grupo de homens e suas aventuras. Sem spoilers, esse livro no meio dele, você não consegue mais parar a leitura. Em seu derradeiro fim, a tendência é piorar sua fixação por saber seus mistérios. E no fim... a emoção de uma excelente leitura. Esse livro nos ensina a simplicidade da vida. Como enfrentar as algurias da vida, sem reclamar, procurando meios de resolver os mais diversos dilemas e intempéries que a vida coloca em nosso caminho. Mais ainda, a amizade sincera, a reciprocidade, a necessidade humana de afeto e reconhecimento por suas boas ações, por menores que sejam. A preocupação não somente com seus semelhantes, mas também com os animais que estão sob nossos cuidados. Enfim, o instinto humano de sobrevivência que resiste a todos infortúnios que a vida lança sobre nós. Isso admirei imensamente nessa leitura. Nada de bobo ou cômico como é demonstrado em filme já visto. Excelente leitura mesmo. Recomendo.

ValAria34 21/12/2023

Meu amor infinito por Júlio Verne
Li essa obra maravilhosa por volta dos 14 anos, foi quando conheci Júlio Verne. Hoje, aos 21, estou comprando todos os livros dele, alguns para reler e outros para ler pela primeira vez. Não há nada de ruim a se declarar sobre A ilha misteriosa, foi uma viagem fantástica para mim.

Melry.Carla 18/12/2023

A ilha misteriosa
Que livro minha gente!!! Que aventura!!! Eu fiquei muito surpresa com final, pois aparece um personagem de um outra obra. Muito interessante, como sempre as narrativas de Júlio verne são pautada em aventuras, conhecimentos científicos... Pra quem gosta de geografia, vai gostar bastante também.

Aproveitem!!!

Juliane4 03/12/2023

A Ilha Misteriosa contêm descrições detalhadas de ciência e tecnologia, bem como uma narrativa emocionante de aventura e sobrevivência.

Vania.Cristina 11/11/2023

Mistério, aventura e ciência
? ? No que diz respeito a livros, não consigo separar diversão de aprendizagem. Aprendo um pouco (ou muito) com tudo que leio e tenho prazer no processo, mesmo quando um livro é difícil (e às vezes até por causa disso). Costumo escolher livros que eu acho que vou gostar, se eu achar que pode ser ruim pra mim simplesmente não leio, e tenho acertado. A Ilha Misteriosa está na minha meta e na estante desde o começo do ano porque queria ler Verne, e gostei da experiência. A leitura é fluida, cheia de mistério e aventura.
? ? O livro é dividido em três partes e as duas primeiras são praticamente um manual de sobrevivência, estilo Magiver, com acessíveis aulas de como explorar tudo o que a humanidade aprendeu em sua história. Acessíveis mesmo, até para adolescentes que estudam ciência.
??O argumento é simples: um grupo de prisioneiros da Guerra de Secessão, nos Estados Unidos escapa em um balão e vai parar numa região bastante isolada da civilização. Caem numa ilha que não existe nos mapas mas que lhes oferece várias oportunidades de sobrevivência. Basta que usem da ciência, que alguns conhecem bem, e de esforço e colaboração mútua.
??????? Assim, eles passam alguns anos na ilha, mas não como náufragos, tornam-se colonos, reproduzindo todas as etapas da evolução tecnológica humana. Descobrem como fazer fogo, como construir fornos, utensílios, explorar e coletar o que a ilha pode lhes oferecer, inclusive minérios.
?? Obtém nitroglicerina, mudam cursos de rios, cultivam alimentos, domesticam animais, tornam-se ferreiros, e isso tudo é só o começo do que podem fazer. (Confesso que o livro me deixou com vontade de jogar Minecraft).
??Coisas misteriosas acontecem na ilha, e eles buscam explicações científicas, mas nem tudo conseguem explicar. O livro tem muitas camadas: ele trata do que significa ser humano, se é possível se regenerar de crimes cometidos no passado, se é possível admirar e respeitar uma pessoa mesmo quando não concordamos com seus atos...
?? A natureza existirá sempre pra nos servir? Ela está sob nosso controle? Trata também da importância da coletividade mesmo na diversidade, da necessidade da persistência e da resiliência...
?? Algumas coisas me incomodaram na leitura: Afinal de contas, por que um autor francês precisa demonstrar tanta admiração pela cultura estadunidense?
As mortes explícitas dos animais pela ação do homem foram chocantes pra mim, que sou uma mulher urbana contemporânea. A religiosidade excessiva também me incomodou.
?? Mas tudo isso é detalhe, a história é muito divertida e tem muito a dizer.
Silvia Cristina 11/11/2023minha estante
Não conhecia o livro, e através de sua resenha achei bem interessante .

Vania.Cristina 11/11/2023minha estante
Outros livros do Jules Verne são bem mais conhecidos né. Se tiver oportunidade de ler, depois me conta o que achou. Espero que goste.

Gleidson 12/11/2023minha estante
Boa resenha!!! Li esse livro e também gostei muito.

Vania.Cristina 12/11/2023minha estante
Obrigada, Gleidson!

Regis 12/11/2023minha estante
Adorei a resenha, Vânia, parabéns! Ainda não li A Ilha Misteriosa, mas agora vai para a lista. ??

Vania.Cristina 12/11/2023minha estante
Que bom! Obrigada, Regis!

skuser02844 08/11/2023

Meu favorito
Entre os três do julio verne q peguei para ler, este foi meu favorito. Achei a premissa bem interessante e diferente do q estou acostumada. Narrativa leve e envolvente.

CinMeireles 26/10/2023

Ignorem que dei 3 estrelas, o livro é ótimo. O problema é que não é meu estilo de livro.
Eu tinha lido esse livro quando criança, gostado muito, e agora resolvi reler. O que eu não sabia era que a versão que a Eu criança leu era a versão resumida da história, com 200 páginas, e a história completa tem mais de 700. Até aí tudo bem, esse ano mesmo li um livro de mais de 2000 páginas, então o que são 700, não é mesmo? Curiosa pra saber o que tinha de diferente nas 500 páginas a mais da versão completa, iniciei a leitura.
E sabem como foi possível transformar um livro de 700 páginas em um de 200? Fácil. Foi só tirar as 864984641354879821 descrições mega detalhadas de materiais, processos químicos, construções, detalhes de geografia, fauna, flora, enfim, todo o conteúdo do ensino fundamental e médio está descrito minuciosamente no livro. Se você tirar isso e deixar só a história mesmo, com a aventura e tals, fica umas 200 páginas mesmo.
Cara, a história é muito boa. Real. Tanto que no último terço do livro eu adorei a leitura. Mas SOCORRO eu não tenho a menor paciência pra 50 páginas de descrição de como fazer dinamite utilizando material encontrado na natureza (sério, é nesse nível de detalhe). Não é que eu não tenha interesse nesses tópicos - adoro ciência e tals - mas não era o que eu procurava nessa história, e tornou a leitura lentíssima. Um monte de nomes científicos de planta e animais, descrição de tipos de solos.... Meu irmão, se eu estivesse na escola acho que ia ter aprendido mais nesse livro do que em qualquer apostila.
Agora, isso é questão de gosto pessoal. O que eu citaria como um ponto realmente negativo da história é a extrema conveniência da ilha ser praticamente mágica. Se eles encontrassem uma loja de material de construção perdida no meio da mata, eu não me surpreenderia. Tem tudo, TUDO na ilha. Além disso, cada um dos colonos domina uma habilidade extremamente conveniente para o grupo: temos o engenheiro que consegue construir absolutamente qualquer coisa, o marinheiro que entende tudo de construções de navios e de pesca, o rapaz que sabe de cabeça o nome científico de cada matinho e formiga que aparece na frente dele, etc etc. Se fosse qualquer outro grupo de pessoas, não teria durado 2 dias na ilha.
Mas ok, por que que mesmo assim eu disse que o livro é bom? Porque é mesmo. A escrita de Jules Verne é excelente e a história, mesmo com suas conveniências, é muito boa. Temos aqui boas doses de aventura, sobrevivência e mistérios, e quem gosta de livros descritivos certamente vai amar tudo o que eu odiei. E o terço final do livro é frenético de uma forma - e traz tantas surpresas - que é impossível largar - mesmo que o final, em si, não tenha me agradado muito (eu esperava algo um pouco diferente).
Fica aí então a dica pra quem curte esse tipo de história, e o aviso pra quem não curte. Talvez eu experimente outros livros de Jules Verne, mas não agora. Preciso me recuperar desse primeiro.

carolina 25/10/2023

Muito bom!
Júlio Verne é sensacional!
não tem como não gostar desse livro, aventura do início ao fim. Leia antes o outro livro, Vinte Mil Léguas Submarinas.

Audra 09/10/2023

????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

Thiago352 03/10/2023

Surpreendente
Ótimo livro!

A história segue a evolução dos colonos da ilha Lincoln, a medida que surgem desafios e oportunidades, como uma pequena sociedade, onde a lealdade entre eles permanece intocável do início ao fim .

Ela prende o leitor usando, como uma das principais ferramentas, a presença de uma força misteriosa que atua diversas vezes ajudando os colonos a saírem de situações críticas.

Nos capítulos próximos ao fim, é criada uma conexão incrível, totalmente inesperada e que funciona como um desfecho para os acontecimentos do fim de Vinte Mil Léguas Submarinas.

Bianca 21/09/2023

Que leitura maravilhosa! Lendo este livro pude deixar a minha imaginação fluir, tanta leveza dentro dessas páginas que para mim chegou a ser poético. Amei o livro, os personagens cheios de personalidades e características que fazia me sentir conectada de certa forma a história. Esperava mais do final para ser sincera, talvez algo mais elaborado e profundo porém no geral o livro é uma obra incrível que eu super indico!

?É melhor pensarmos no pior e deixar que as circunstâncias nos surpreendam positivamente?

Love Book 06/09/2023

Para leitores de fantasía, não é muito bom, mas para leitores de ficção científica, seria ótima.
E como sou a primeira opção, foi entendiante.

Tem mistério, drama e aquela "fantasia", mas não recomendaria e nem reeleiria.