O Acumulador de Troféus

O Acumulador de Troféus Camila B. Monteiro

Resenhas - O Acumulador de Troféus

Mari 27/07/2015

Surpreendente
O Acumulador de Troféus é narrado em terceira pessoa e se passa em uma cidadezinha rural no interior de Goiás, e conta a história de uma família completamente desestruturada.
O patriarca se chamava Leônidas, conhecido na cidade por Lalau ou Coronel. Era um homem grosseiro, frio, egoísta e rude. Sem motivo algum, chegava em casa carregado de bebida e descontava isso em sua doce esposa, Maria. O casal tinha duas filhas, Melissa e Cristina. Lalau nunca as agrediu, mas elas sentiam a forma como a mãe era tratada, mas nada podiam fazer quanto a isso.
Maria era uma mulher sem estudo e seu maior sonho era ter a chance de evoluir, ser feliz, ter uma família de verdade. Ela amava seu marido, mas o marido que ela conheceu, não o homem que ele acabou se tornando, e isso deixava seus dias cada vez mais tristes.
Eles eram proprietários de uma enorme fazenda. Ela atraia a atenção de muitas pessoas. Foram muitas as ofertas de compra que o casal recebeu durante os anos em que viveram lá. Inclusive, a bastante tempo tinha um homem em especial que era muito insistente para comprar a terra, mas o casal nunca abriu mão da fazenda por qualquer oferta que fosse. Esse corretor então do nada sumiu, deixando finalmente o casal em paz.
Anos e anos depois, outro homem surge, outro corretor, e também tenta insistentemente comprar a fazenda do casal; e quase conseguiu, pois pegou Lalau em um momento que ele se encontrava muito bêbado. Se não fosse Maria, eles estariam sem ter onde morar.
Em um belo dia, as filhas de Maria e Lalau, Mel e Cris, decidiram fazer um piquenique na fazenda, mas acabaram se surpreendendo com algo que encontraram. Uma caveira!
Depois de muitas investigações descobriram que os ossos pertenceram ao antigo corretor insistente. Só que Lalau mentiu sobre nunca ter conhecido aquele homem. E acabou se tornando o principal suspeito da morte do corretor.
Maria já estava desacreditada de ter uma vida feliz e normal até que um dia conhece Geraldo, um homem gentil e extremamente bondoso. Não demora muito para que eles se tornarem grandes amigos.
Geraldo percebia o que se passava na casa de Maria, mas ele não podia se envolver em briga de casal, até porque, Maria não comentava esse tipo de coisa com ele. Sempre dava um jeito de esconder os ferimentos de suas brigas com Lalau, mas Geraldo percebia. Todos na cidade percebiam.
Até que um dia, pela fúria de imaginar que sua esposa poderia estar traindo-o com Geraldo, Lalau a agride como nunca havia feito antes. Movido pelo calor do momento e pela bebida que havia ingerido, Lalau golpei Maria tentando matá-la. Ele até mesmo atinge a barriga de Maria, que estava esperando um terceiro filho de Leônidas a poucos meses. Mas ele não se importava. Estava cego pelo ódio da suposta traição.
Maria nunca reagia as agressões de seu marido, mas pela primeira vez ela precisava fazer algo pois a vida de seu filho estava em risco. Ela pegou a primeira coisa que encontrou pela frente e golpeou a cabeça de seu marido com toda força que conseguiu. Ele caiu no chão desacordado. Maria então pegou o celular, foi se arrastando até o banheiro, e resolveu ligar para sua irmã, Dani. Dani foi a primeira pessoa que veio na cabeça de Maria na hora do desespero. Claro que Dani não entendeu nada que sua irmã dizia, faziam dois anos que elas não se falavam (por culpa de Lalau) e por estar nervosa demais, Maria não soube explicar direito o que se passava.
Mel e Cris acabaram presenciando toda a cena e sairam correndo para pedir ajuda, e pela primeira vez Geraldo decidiu que se fosse necessário, ele inferiria na briga. Mas quando chegou lá viu que não tinha necessidade, Lalau se encontrava desacordado em uma poça de sangue no chão e Maria no banheiro em choque. Geraldo chamou uma ambulância e o casal acabou indo parar no hospital.
Dani sem entender nada, entrou em desespero. Ela morava em São Paulo e não sabia o que poderia fazer para ajudar sua irmã. Então decidiu pegar o dinheiro que ela estava guardando para passar férias em algum lugar bacana e partiu para Goiás para ajudar sua irmã.
Já no hospital, Dani deu de cara com Geraldo que estava cuidando das meninas para Maria e logo depois ficaram sabendo que Lalau havia desaparecido do hospital.
Alguns dias se passaram, e ainda restava muita tristeza por tudo o que havia se passado. Lalau ainda estava desaparecido e acabou se tornando o principal suspeito pela morte do corretor que apareceu enterrado na fazenda.
Como se não bastasse isso, em um dia, depois de ouvir muitos sons estranhos do lado de fora da casa durante a madrugada, Maria acorda de manhã e abre a porta dos fundos, eis que se depara com o corpo de um homem. Era o segundo corretor. Quem seria capaz de fazer aquela atrocidade? Lalau ainda estava desaparecido e mais crimes indiciavam que ele era o culpado de tudo. Uma série de acontecimentos envolvendo a família e nenhum rastro de quem seria o real assassino foi deixado. Todos agora eram suspeitos.

"Seus olhos, já acostumados com o escuro agora, passaram a distinguir sombras e isso parecia ainda mais assustador para ela."

As últimas páginas do livro acabaram ficando molhadas de suor, tamanho era o meu nervoso e desespero com o fim da leitura.
Maria foi uma personagem que a meu ver evoluiu mais do que qualquer outro. No início ela era uma mulher submissa, dava pena, mas isso fazia dela uma personagem chata. Mas no final, acabou me surpreendeu completamente, acima de tudo pela sua inteligência e maturidade.
Me preocupei, me enganei e me emocionei em muitas partes. O livro é simplesmente surpreendente. Pouco depois da metade, dá para saber quem é a pessoa que está por trás de tudo o que andava acontecendo, mas eu ficava me perguntando: "Caramba, como vão descobrir isso? Como vão descobrir aquilo? E como pode ter acontecido isso? Nada a ver!!! Vamos ver no que isso vai dar."
Gente, no fim tudo se encaixou perfeitamente. A autora foi muito feliz em cada detalhe acrescentado a história. Arrasou, Camila!
Recomendo demaaaaais a leitura. Esse foi um dos poucos livros de romance policial que li e até o momento foi o melhor. Preciso ler mais pois adoro livros desse gênero, principalmente quando envolvem psicopatia, que foi o caso de O Acumulador de Troféus. INCRÍVEL!

Gostou da resenha?! Ficou curioso(a) para ler o livro?!! Então fica ligadinho no blog que amanhã vou liberar um post explicando como faz para participar do SORTEIO concorrendo a um exemplar do livro + marcadores de páginas.
Beijinhos

site: www.docesresenhas.com.br

Página 394 12/09/2014

Romance, suspense, terror ... Tudo que um leitor espera encontrar em apenas 297 páginas.
Em uma cidade do interior de Goiás, vive uma família não tão feliz. Maria faz é a matriarca dessa família, uma mulher bonita, mãe de duas meninas, Cristina e Melissa, que poderia ter uma vida normal se não fosse casada com Leônidas, ou Coronel, que com o passar dos anos criou o péssimo hábito de agredir sua mulher, verbal e fisicamente.
Maria vivia com medo, porém sabia que com ele tinha segurança. Toda segurança acaba quando um cadáver aparece em sua fazenda e o amor, se ainda existia, se vai quando Maria conhece Geraldo, o dono de novo armazém que abriu ao lado de sua fazenda.
Quando Coronel decide viajar a "trabalho", Maria, mesmo sendo fiel ao marido faz um jantar em sua casa para Geraldo e suas filhas, porém no dia seguinte Coronel descobre uma garrafa de vinho esquecida e agride sua mulher, a partir desse momento Coronel some do hospital em que estava, mais cadáveres aparecem em sua fazenda e uma pergunta não é respondida: Quem está fazendo da vida de Maria um inferno?

É difícil encontrar palavras para descrever um livro tão completo. No inicio do livro é possível se envolver como se fosse um romance, os detalhes da vida de Maria são descritos para que nos envolvamos e é possível entender Maria com se entende uma amiga, depois de passada a fase de reconhecimento somos colocados no meio de um livro de mistério e suspense, com aquele terror que faz o leitor se apaixonar, admito que descobrir o assassino virou minha meta enquanto lia.
A narrativa é em terceira pessoa e apesar do livro ser construído em volta de Maria é possível conhecer todas as personagens, podendo assim saber os pontos de vista e desconfiar de todos.
A parte policial da história é abordada em doses pequenas, de forma leve porém direta, assim até os que não estão acostumados com o tema podem ler sem se preocupar.
Esquecendo um pouco a parte do suspense, Camila soube chamar a atenção do leitor até mesmo ao escrever sobre uma família de uma cidade pequena e uma mulher como qualquer outra, que passa por uma situação vivida por muitas mulheres, há momentos no livro em que é possível perceber como as pessoas não se envolvem e não ajudam por causa do medo que um marido agressor pode causar.
O final é muito bom, cada personagem tem um fim merecido, Maria mostra ser forte e a submissão inicial já não existe mais.
Enfim, uma obra nacional completa e que me deixou orgulhosa da nossa literatura.

"- As vezes as coisas se resolvem de uma maneira diferente da que esperamos e nem por isso se torna ruim."

E se você gostou da resenha, está acontecendo um top comentarista no blog e o prêmio é o livro.

site: http://pag394.blogspot.com.br/2014/09/resenha-o-acumulador-de-trofeus-top.html

Greice Negrini 05/03/2014

Um suspense brasileiro ritmado pelo terror.
Na cidade de interior de Goiás, uma família, particularmente a de Maria Stelmann era bastante conhecida por sua gigante fazenda. Suas duas filhas Mel e Cristina eram para ela uma benção e Maria fazia tudo para sempre a verem felizes, mesmo que os tempos difíceis estivessem presentes já há algum tempo. O marido de Maria, Lalau, já fora um marido romântico e querido, mas agora a única coisa que fazia era beber e maltratar a esposa de forma a fazer sentir-se triste e a perguntar-se a razão de seu marido ter mudado tanto.

De repente a vida da família mudou drasticamente quando corpos começaram a aparecer na fazenda. A cidade entra em polvorosa e Lalau que já não é mais bem visto pela sociedade, agora tem em cima de si mais suspeitas ainda. Muitas pessoas sempre desejaram comprar aquela fazenda, mas Lalau sempre disse que jamais aceitaria aquilo e quem o propusesse, aparecia morto.

Maria estava desesperada com a situação. Não tinha família mais, além de sua irmã que morava longe. Mas Maria descobriu uma luz no fim do túnel. Seu novo vizinho Geraldo, que abriu um mercadinho ao lado de sua casa e que começava a perceber a grosseria e a violência com que Maria era tratada e passou a ajudá-la em tudo o que era preciso.

Mas um dia não houve como a ajuda chegar rápido e a violência acabou acontecendo. Maria foi parar no hospital e Lalau acabou sumindo. Maria obrigou-se a chamar a ajuda de sua irmã Dani, que correu ao seu encontro.

Após este dia, Lalau desapareceu completamente e a vida de Maria, suas filhas e sua irmã se transformou em um inferno. Coisas desapareciam do nada, barulhos amedrontadores, bichos mortos e a ameaça constante de que elas estavam em perigo.

O que poderia ser capaz de causar este suspense? Quem seria capaz de sobreviver agora? Uma corrida contra o tempo para garantir que nada aconteça ou que talvez ninguém sobreviva...

O que falo sobre o livro:

Conheci a autora Camila pelo Skoob e ela gentilmente me enviou a obra para avaliação.
Quem lê minhas resenhas sabe que eu adoro o suspense e esta é minha primeira obra brasileira de suspense que leio.

O Acumulador de Troféus é um livro bastante interessante pela história que conta. Camila utilizou o cotidiano e o estilo de uma pequena cidade para introduzir o modo de como uma família tradicional é vista pela sociedade e como as pessoas de certa forma não se envolvem e não são capazes de ajudar em certos pedaços do livro pelo medo imposto pelo marido de Maria. Isso é algo que foi muito bem estabelecido, pois é a mesma forma que muitas cidades pequenas tem da mesma visão.

O suspense gerado em certos momentos causa uma dúvida bem composta e isso é o que eu gosto pois não deixa claro em nenhum momento qual é o personagem que está cometendo os crimes e amedrontando a população.

Também é um fato que, apesar de Camila ter utilizado Maria como plano de fundo, também demonstrou a personagem como uma mulher que fortalece as cenas e sai da submissão inicial para impor sua vontade.

Uma obra brasileira muito bem elaborada.

site: www.amigasemulheres.com

Gabrielle 25/12/2013

ABCD dos Livros
Quando você lê um livro em dois dias, isso quer dizer que ele não é bom, ele é ótimo! E foi isso que aconteceu, em dois dias eu li 292 páginas. Ele é um livro tão gostoso que dá para lê-lo em horas, mas eu quis prorrogar um pouco mais, só para sentir um gostinho a mais.
Esse livro superou minhas expectativas, enquanto conversava com a Camila já sabia que ele seria bom, mas ele foi melhor do que eu imaginava!

Em um cidadezinha do interior de Goiás, vive uma família, que não é tão feliz assim. Maria, uma mulher bonita, forte, que tinha tudo para vencer na vida, mas que sofria agressões físicas e verbais de seu marido, mãe de duas filhas Cristina e Melissa, casada com Leônidas, mais conhecido como Lalau ou Coronel.
Maria vivia assim, com medo e segura ao mesmo tempo! Até que um armazém abriu do lado de sua fazenda e tudo mudou. Maria conheceu Geraldo, o dono do armazém. Ela o visitava todos os dias, e isso foi crescendo e virou amizade e depois amor. Mas Maria não admitia de jeito nenhum, pois era fiel ao seu marido.
Quando Lalau decide ir "viajar" a trabalho, Maria faz um jantar especial com suas filhas e com Geraldo. E por causa de uma garrafa de vinho esquecida na geladeira, torna sua vida um inferno!
Lalau, pensando que sua mulher o havia traído, parte para agressão física. A briga uma hora acabou, mas para essa família é só o começo!
O Coronel misteriosamente desaparece do hospital em que está, e ninguém sabe onde ele está! E cadáveres começam a aparecer, barulhos estranhos a noite na fazenda. O que será que está acontecendo? Quem quer fazer mal a Maria e sua família?
Maria não está sozinha, tem o apoio de sua irmã, de policiais e do seu amigo Geraldo, que está sempre ao seu lado nas horas mais difíceis. Todos julgam Lalau o culpado desses acontecimentos, mas será ele mesmo?
As vezes temos o inimigo tão perto e não percebemos, as aparências enganam!

Esse é um dos meus gêneros preferidos, romance policial. Mas eu nunca pensei que choraria litros lendo um gênero desse. Já chorei é claro, mas com esse livro eu chorei da primeira a última página! Por mais que seja fictício, é triste pensar na forma que Maria levava a vida com seu marido. Uma vida deplorável, que por mais que não queremos acreditar, isso ainda acontece nos dias de hoje. Bater em mulher é covardia e é crime!
Eu engolia cada página e nem percebia, é uma leitura gostosa. Apesar de ser um livro forte, vai entender kk. Mas se você gosta desse gênero com certeza esse é um livro que você tem que ter na estante.
Conheci personagens ótimos, cheguei até colocar pessoas que conheço ou que de alguma forma fez parte da minha vida como alguns personagens. Acho que foi por isso que me afetou tanto.
Maria, nome de Santa. Uma mulher forte, que realmente me surpreendeu no final do livro.

O Acumulador de Troféus

site: http://abcddolivro.blogspot.com.br/2013/12/resenha-o-acumulador-de-trofeus-nacional.html

Cameron 22/11/2013

Amei demais ter lido esta obra
O livro conta a história de uma família que mora numa pacata cidadezinha de Goiás, onde sempre acontece a mesma coisa... Só que tudo começa a mudar quando misteriosamente cadáveres começam a surgir no casarão onde a bela família, composta por Maria, Mel, Cris e Lalau, mora. Mas então fica um suspense no ar, quem que matou essas pessoas? E por quê esses corpos sempre aparecem nos arredores da mansão?
A narrativa do livro é em terceira pessoa, visando todos os personagens da história e não somente uma pessoa. Os personagens são bem desenvolvidos e com personalidades distintas umas das outras, que faz com que você de ódio passe a amá-los rapidamente.
Para quem não gosta de tema policial, não deve se preocupar muito com esse livro, pois este tema é abordado, porém leve e subjetivamente, tem mais como foco principal os personagens em si, e a amizade dada entre Maria e Geraldo - esses dois são uns lindos juntos.
No começo do livro você se esquece que é um policial, parece mais ser um romance, bem aconchegante e bem envolvente, mas quando você menos percebe... você está em meio a um mistério e quer descobrir de qualquer jeito quem é o assassino.
Eu no início fui desconfiando de todos os personagens, mas então eu fui descartando uns e outros e de repente... no final do livro, me pego de surpresa com o assassino e me senti meio idiota por ter descartado este personagem.
A Camila Monteiro fez um ótimo trabalho, o livro é perfeito, contém tudo para um livro de grande sucesso, suspense, romance, ação, um quebra-cabeça perfeito e o melhor de tudo, não é uma leitura cansativa ou algo do tipo. É um livro perfeito. Amei demais ter lido está obra.

site: http://devoradoresde-livros.blogspot.com.br/
Camila B. Monteiro 23/11/2013minha estante