História do Brasil Para Ocupados

História do Brasil Para Ocupados Luciano Figueiredo

Resenhas - História do Brasil Para Ocupados

Marcus 26/03/2023

Compre esse livro no sebo por acaso e tinha o desejo de conhecer mais sobre a história do Brasil mas fugindo de narrativas "convencionais" que muito vezes deixam muito a desejar quase sempre está repleto de imparcialidade. Fiquei bastante surpreso com o livro pois ele trás assuntos da história do Brasil que eu nunca tinha nem ouvido falar e que tem seu valor. O livro é compôs de forma não cronológica sendo um do pontos que me deixaram maravilhado pois apenas de meu interesse estar no início do Brasil colônia ao fim do Brasil império o livro traz de forma impecável cada um dos assuntos que por mais que eu não tivesse muito interesse fui surpreendido.

Luiz Souza 26/01/2023

História
O livro mostra fatos importantes do início do descobrimento do Brasil mas que não está inserido nos livros de história escolares.

Um verdadeiro acervo para quem gosta de história, cultura e informação.

Ótima leitura.
Lana101 26/01/2023minha estante
Clássico,compro ele físico?

Luiz Souza 27/01/2023minha estante
Eu comprei ele físico nas bancas de promolivros de shopping

Isac.FeijAo 21/01/2023

Bom, mas cansativo
Apesar do título cafona e chamativo, o livro realmente é o quê promete ser. Aprendi bastante sobre nosso país com ele.

Julia 04/10/2021

Recomendo muito!
O que eu conhecia sobre a história do nosso país, era apenas o básico do básico que a escola nos ensina. Com o livro consegui ampliar o entendimento a respeito da nossa cultura e compreendi grande parte do nosso cenário atual.

Volnei 25/03/2021

História do Brasil Para Ocupados
A forma de contar a história do Brasil que esta obra apresenta é bem diferente pois é contada por vários autores, cada um abordando um aspecto ou um período da história

site: https://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/

Gabslareine 02/03/2021

De fato um livro para ocupados...
A ideia de apresentar uma História do Brasil não linear, com textos produzidos por inúmeros historiadores é um ponto fortíssimo. Apesar de não ser linear, o livro é separado em grandes blocos, e seus textos são complementos um do outro.

Com capítulos curtos, seus textos não são complexos e não abordam o todo, mas se propõem a explicar seus títulos. Obviamente que alguém que não tem uma base histórica vai ficar um tanto perdido e quem já conhece vai ter belas surpresas.

Apesar dos pontos fortes senti falta de um final mai atual e que abordasse o todo, de toda forma é um livro muito bom.

Claudinha 01/03/2021

Este livro é um resumo dos principais acontecimentos e personalidades da história do Brasil, desde os tempos em que o Brasil foi recebido pelos portugueses, dando início a sua colonização, segue história destacando os protagonista das principais revolução, guerras e conquistas durante a história do Brasil. Relata vagamente a história de mulheres importantes na história do Brasil, resume transições políticas durante os séculos e faz um compilado dos governadores e presidentes do nosso país.

Marieliton M. B. 18/01/2019

Era uma vez um país que entrou no caminho de uns portugueses rolezeiros...
Contando com textos de mais de 60 historiadores, Luciano Figueredo reúne nesse livro relatos, acontecimentos e curiosidades sobre o que se passou em terras tupiniquins desde a chegada de Pedro Álvares Cabral até a redemocratização do país em meados dos anos 80.

Muito das histórias contadas no livro faz uso de alguma personalidade real, não apenas para apresentá-la ao leitor, mas também para ilustrar a época em que ele ou ela vivia. Por exemplo, pra falar do período da escravidão no Brasil, foram contadas as histórias do traficante de escravos Francisco Chachá, da ex-escrava Rosa Maria Egipcíaca, entre outros. Isso, além de ajudar a exemplificar o período histórico, ajuda o leitor a se conectar melhor com obra.

Muitos dessas personalidades eu nem conhecia e só pela oportunidade de ter contato com a história deles, coisa que dificilmente se vê nas aulas de História na escola, a leitura desse livro já valeu a pena.

Foram muitos os pontos positivos desse livro. Adorei conhecer sobre o maior traficante de escravos do Brasil e sobre as escravas Anastácia e Rosa Maria Egipcíaca. Saber que, durante o governo de Getúlio Vargas, houve uma política contra a entrada de judeus fugidos do Nazismo. Não sabia da muvuca que rolou com o embarque da família real portuguesa quando esta estava fugindo para o Brasil. Conhecer a história da soldado Maria Quitéria, da luta do Marechal Rondon em favor dos índios, descobrir o lado cronista e investidor de Machado de Assis e o de combatente contra o feminicídio de Lima Barreto. E sem falar que não fazia ideia de que Tiradentes era um baita de um bocudo.

De negativo apontaria a variação de estilo de escrita ao longo do livro. Por contar com textos de diversos historiadores, é esperado que haja uma certa variação na forma com que os fatos sejam narrados. Alguns usam do humor, outros vão mais direto ao ponto, outros usam de analogias do presente pra falar sobre o passado, enfim, não tem uma uniformidade no estilo da escrita. Devido a isso alguns capítulos são bem chatos de ler, por exemplo o que trata de Gregório de Matos, que foi bem cansativo de ler. 8/

Pra quem deseja desbravar a História do Brasil, fugindo um pouco do que aprendemos em sala de aula, esse livro serve bem como uma porta de entrada.

ROBINHO 30/03/2018

Uma redescoberta do nosso país
Como é difícil acharmos a tal da "identidade" brasileira.. Mas o que este livro nos mostra é a importância de termos intimidade com nossa própria história.
Recomendadíssimo a qualquer pessoa que queira se aproximar da história desse "pedação" do mundo chamado Brasil.