A viagem proibida: Nas trilhas do ouro

A viagem proibida: Nas trilhas do ouro Mary del Priore

Resenhas - A viagem proibida

Layla.Ribeiro 09/12/2022

Desafio literário 2022- Livro até 120 p.
Um romance histórico voltado para o público juvenil, na qual temos como personagem central, uma criança da Corte recém chegada na colônia portuguesa com seu pai, que veio no intuito de investigar a mando da rainha D. Maria I sobre os crescentes casos de roubo do ouro e o não pagamento do Quinto, depois de um certo evento, o garoto vai parar em um quilombo próximo a Vila Rica, sendo assim os capítulos são intercalados entre o ponto de vista do menino e suas descobertas no quilombo e o capítulo do pai com o pano de fundo sobre a Inconfidência Mineira. O livro é bem gostoso de ler, a autora consegue transportar o leitor para Ouro Preto e adjacências, é um livro que eu recomendaria muito para ser utilizado nas sala de aula, Mary Del Priore prova mais uma vez que historiadores também podem escrever livros históricos de forma didática sem recorrer a narrativa acadêmica.

ritita 13/07/2018

Mary não decepciona
Eu sou fã de história, logo, Hipermegaultra fã da queridísima Mary. Tenho todos os livros dela. Este é fininho e conta a história da viagem de um fidalgo português na época da inconfidência mineira, pela ótica de um dos filhos, que ao se perder do pai acaba num quilombo.

Sem minúcias desnecessárias, é contada toda a história que conhecemos, além das relações interpessoais havidas nos quilombos. Uma delícia.