Cristal na Veia

Cristal na Veia Nic Sneff

Resenhas - Cristal na Veia

Anala 06/01/2024

Sincero
Não se pode negar o quanto esse livro é real no relato. É sincero, cru, direto. É um livro bom que se diferencia principalmente por sua honestidade. Faz a gente sentir muitas coisas. A escrita é boa e fluida, ele tem sacadas bacanas também ? apesar de que eu sinto que às vezes as sacadas tentavam ser na pegada das dos livros do Nick Hornsby e não funcionaram. Além disso, me incomodou muito algumas descrições de pessoas que ele faz, às vezes você pode só ser direto ou pesquisar pra não ser ofensivo.
Vick146 27/01/2024minha estante
Aaaa queria tanto ler esse livro... pena que esta muito caro

Thayza.Karen 19/10/2023

Excelente!
O livro retrata a vida de um jovem viciado e é perfeito no sentido de que me deixou em agonia. O vício é cruel. Tem uma parte do livro em que eu me senti má por desejar a morte de uma pessoinha pra salvar o protagonista hehe

Canoff 12/04/2023

Uma bela obra para entendermos a vida dos adcitos. Nic Sheff não poupa detalhes e isso faz toda diferença no relato.
"Cristal na Veia" é um relato autobiográfico do autor Nic Sheff, um ex-dependente químico que passou por vários centros de reabilitação, mas não conseguiu se recuperar completamente do vício em drogas pesadas. O livro é uma leitura emocionante e, ao mesmo tempo, desconcertante, que mostra a luta de Nic contra a dependência química e suas tentativas fracassadas de se recuperar.

A história começa com a narrativa da infância de Nic e como ele foi apresentado às drogas pela primeira vez. O autor descreve vividamente suas experiências com diferentes tipos de drogas, incluindo heroína, cocaína e metanfetamina. Nic também fala sobre suas tentativas de se livrar do vício, incluindo a participação em diversos programas de reabilitação.

Ao longo do livro, Nic conhece outras pessoas que também lutam contra o vício em drogas e relata suas experiências com elas. Ele também discute o impacto que seu vício teve em sua família e amigos, incluindo o fato de ter roubado dos próprios pais para conseguir sustentar seu hábito.

O livro é uma leitura desafiadora, pois muitas vezes é difícil entender as ideias e atitudes de Nic. No entanto, isso também torna a história mais realista e autêntica. O autor é muito honesto em relação às suas emoções e aos seus pensamentos mais sombrios, o que torna a leitura ainda mais envolvente.

Em última análise, "Cristal na Veia" é um livro essencial para quem deseja entender a luta contra a dependência química. A história de Nic é uma leitura poderosa que mostra a realidade brutal do vício em drogas e a luta para se recuperar. Este livro é altamente recomendado para aqueles que buscam compreender melhor essa questão complexa e como ela afeta a vida das pessoas.

- Resenha revisada por Inteligência Artificial(IA).

giomcs 06/01/2022

UM LIVRO PARA SER MAIS EMPÁTICO
Esse livro conta sobre a visão do Nic, que era dependente de drogas, sobre as vivências que ele teve nesse meio. É um livro interessante, ainda mais quando também lê a perspectiva de seu pai, no livro "Querido Menino".
Eu recomendo que leiam esse livro. Ainda mais porque fala o que uma pessoa que teve dependência química sente e pensa. Sem contar das experiências desgastantes que ele teve ao longo do livro.
Mas, esse livro pode ser um gatilho para alguém que seja sensível ou já passou por algo parecido, então talvez não seja uma boa leitura caso alguém não esteja preparado para o que vai ler. Mas de qualquer forma, é livro que traz empatia e mais conhecimento de que, as pessoas que sofrem com dependência química, precisam de ajuda e não são totalmente culpadas pelo o que estão passando.

Simone de Cássia 29/04/2018

Livro assombroso! Assombroso no sentido de detalhar os absurdos a que se submetem os dependentes. É um relato sofrido de alguém que até deseja mesmo se afastar das drogas, mas que não consegue vencer seus próprios demônios interiores. Talvez, no caso dele, tenha se iniciado mesmo com o desajuste familiar , e os demônios foram tomando força ao longo do caminho dominando por completo sua vida. Acrescente à essa fórmula destrutiva péssimas companhias e pronto, está formado o inferno! Não dá pra entender como uma pessoa entra num caminho desses sabendo o que vai encontrar lá na frente.. O ser deixa de ser humano e passa a viver no limbo com sujeira, dor física, alucinação, fome, prostituição, doença, perda de dignidade... meu Deus, é um preço muito alto para seja lá qual for o benefício !! Livro muito interessante!

Luiz Miranda 03/07/2015

Inferno do vício
Você conhece essa história, não faltam filmes e livros tratando da vida decadente do junkie. Mesmo assim, o livro consegue impressionar: começa com o protagonista já completamente viciado, que em meio a luta diária pra conseguir drogas (heroína e metanfetamina), relembra como chegou nesta situação. O cara vira literalmente um lixo ambulante: ladrão, garoto de programa, fedorento, mentiroso, esquelético e coberto de picadas de agulha. Vale conferir sua trajetória.

Way to Happines 11/03/2014

[Resenha] Cristal na veia - Nic Sheff (por Priscilla Moitinho)
Com 11 anos, ele experimentou sua primeira droga: o álcool. Depois vieram maconha, cocaína, ectasy, heroína, crack e principalmente a metanfetamina ou cristal. Ele conta que quando usou cristal pela primeira vez foi como se tivesse recebido um presente de Deus. Foi mais de uma década de dependência, durante boa parte deste tempo morou nas ruas, prostituiu-se, vendeu drogas e tirou seu próprio alimento do lixo. Filho de pais separados, Nic foi criado pelo pai no norte da Califórnia, e, a partir de uma certa idade, sua convivência com ele era ocasional, muitas das vezes para roubá-lo, uma forma de conseguir sustentar o seu vício.

Nic não poupa detalhes, conta seus encontros com a lei, as várias tentativas de tratamento fracassadas, a vez em que quase morreu de overdose e o episódio no qual quase perdeu o braço devido uma agulha infectada. Um relato vivo, um desabafo atormentado, mas cheio de esperanças.

Nunca gostei de biografias, mas tenho que admitir que esse livro auto biográfico é muito bom. Eu ganhei esse livro de uma promoção em um site e logo quando eu recebi fui ler, pela capa ser simples eu podia ter deixado de lado por não ter interesse mas o que me chamou atenção não foi a capa, eu fiquei curiosa em saber como seria a vida de um viciado em entorpecente antes e depois do vicio. Sei que existe muitos livros sobre esse assunto mas Cristal na veia é diferente.

site: http://www.way-2happiness.com.br/2012/02/resenha-cristal-na-veia-nic-sheff.html

Li 01/05/2012

Viajei junto com livro, passei de viciada, a abstêmia junto com Nic Sheff. Me senti como uma personagem, e pude até ver as imagens que o autor descrevia. Recomendo de tantas formas, todo mundo devia ler pra se manter longe do "inferno das drogas".

Paulatictic 26/10/2010

Chocante
Sabe... eu nunca fui fã de auto biografias, sempre achei "forçado" em alguns aspectos, mas tive que admitir que mesmo esse livro sendo auto biográfico é muito bom. Eu ganhei esse livro em uma promoção de um site, já faz algum tempo e o coloquei na estante e assim deixei por muito tempo, mas... não podia deixar ele assim pra sempre e decidi ler, e devorei o livro! Nic Sheff conseguiu fazer da sua história que é muito pesada, em que drogas, sexo e violência contra ele e contra os outros está estampado em cada linha em uma história emocionante. Além disso, ele também aborda o seu sofrimento e a dor ao abusar das drogas de forma incoerente, sempre apontando o seu lado mais fraco que por vezes, ele não queria ver.
Um livro muito real e cheio de vida ao mesmo tempo em que choca!

Danilo Couto 07/06/2010

O Vício é mais forte do que você!!
Um livro que não dispensa uma realidade de um viciado em drogas!
Contém situações que comcerteza todo viciado já passou..
Recomendo para todos aqueles que nunca experimentaram drogas e que querem saber como é viver com elas, pois o vício é mais forte do que a sua vontade..

andressa f. 19/05/2010

Me identifiquei demais com essa auto-biografia do escritor, apesar de não ser viciada em drogas. Mas tenho minha parcela de vícios autodestrutivos, e entendo o quanto sofremos sem eles, e o quanto também sofremos com eles, pois é nesses momentos que a culpa e a dor vêm dobradas. Seria tudo tão fácil pra todos, se pudéssemos apenas desligar a parte de nós que anseia por destruição, que não nos deixa largar o vício. Mas infelizmente as coisas não são dessa forma, não são fáceis. Mas a parte boa é que sem tudo isso não teríamos obras maravilhosas como essa de Nic, que nos faz conhecer um mundo completamente diferente, desde o céu até o inferno, junto com ele.

Anica 29/07/2009

Cristal na Veia (Nic Sheff)
Livros sobre ex-viciados relatando o período no qual consumiam drogas dificilmente são muito diferentes entre si. Quando você começa a ler algum título como Christiane F., Trainspotting ou mesmo o lançamento da editora Agir, Cristal na Veia, invariavelmente somos apresentados à personagens que começaram a drogar-se para escapar de uma realidade incômoda, acreditavam ter controle sobre o consumo e em dado momento se dão conta do estrago que fizeram em suas vidas por causa da dependência química.

Por causa disso, o interessante em livros desse tipo não é exatamente o que se conta, mas como se conta. No caso de Nic Sheff, ele consegue se destacar com o segundo. A escolha é a de uma narração em primeira pessoa, carregado de marcas de oralidade que dão a sensação de que ele está ali, na sua frente, contando como um rapaz de 18 anos se envolveu com a metanfetamina e luta para retomar (e agora manter) o controle da própria vida.

Apesar de marcar o tempo desde uma primeira recaída e o encontro com uma namoradinha dos tempos da adolescência, Sheff recorre várias vezes aos flashbacks, como que buscando explicar as razões pelas quais se envolveu com drogas. Com isso ele vai conquistando aos poucos a atenção do leitor que em um primeiro momento acredita que não há o que leve um menino inteligente e bem de vida para esse caminho. Com sua história, Sheff lança um alerta para todos, pais e filhos: não basta viver em um mundo cor-de-rosa para se safar dos horrores da droga.

Algo interessante em Cristal na Veia é que em nenhum momento o autor se apresenta como ex-viciado. Ele mesmo diz acreditar que isso não existe - e na orelha do livro a informação sobre ele diz que Sheff trata-se de um dependente de álcool e drogas. Além disso, há uma virada na história que parece bastante surpreendente.

SPOILER!!!

No caso, quando você acredita que o programa dos 12 passos está fazendo a diferença e Nic está se recuperando, ele reencontra uma antiga namorada e simplesmente põe tudo a perder.

FIM DO SPOILER!!

Lá fora Cristal na Veia foi fenômeno de vendas, figurando na lista dos mais vendidos de vários jornais e revistas. Lá também já foi publicado também Beautiful Boy, escrito por David Sheff e narrando o outro lado da história: o ponto de vista do pai de um viciado. Caso tenha ficado curioso e queira ler um trecho do livro, o primeiro capítulo está disponível no site de Cristal na Veia.
Julhy 24/01/2011minha estante
alguém sabe onde baixar esse livro? eu nunca acho, só encontro um trecho.

Canoff 08/03/2023minha estante
Julhy, pelo fato do livro ser bem antigo, não é possível ou, ao menos, será bem difícil achá-lo na internet. Procurei em inúmeros locais para lê-lo no Kinde, mas não o encontrei.