O Livro do Silêncio

Resenhas - O livro do silêncio

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Camilli.Meirelles 09/02/2020

Estranho
Tive muita curiosidade em relação à esse livro desde a primeira vez que soube de sua existência. Sou completamente leiga no que diz respeito à mitologia dos orixás, ao "lore" das religiões de matriz africana. A promessa de uma entrada nesse mundo, junto com a sempre bem vinda expectativa de quando se começa um bom livro de fantasia, era imensa - e sinto que apenas se cumpriu em parte.
Gosto da alternância na estrutura dos capítulos e de suas respectivas abordagens, mas sinto uma certa superficialidade nas construções, principalmente nos capítulos dirigidos à contar a história das figuras religiosas. Em muitos momentos me senti muito mais impelida a continuar a leitura por curiosidade quanto ao destino de Newton - e não que ele fosse um ótimo personagem, pelo contrário, achei-o bastante asqueroso.
O clima de mistério foi muito bem construído nos capítulos "email", enquanto todo o resto me pareceu até mesmo juvenil demais.

FP Neto 29/01/2019

Apesar do contexto curioso da mitologia orixá (o que chamou minha atenção), a narrativa foi desenvolvida de forma bem boba, com vários nadas e muitas superficialidades....... E pensar que o autor tinha todos os recursos narrativos para escrever uma história épica sobre o folclore BR em um contexto contemporâneo... E eu comprei os 2 primeiros volumes de uma vez... Vou jogar de apoito... kkkkk

Luh 07/08/2018

Silêncio?
Como não refletir sobre ?! (Palmas)

Thuany 28/05/2018

Adorei!
Eu adorei esse livro. Mil motivos, mas o primeiro deles é o fato de trazer uma cultura pouco trabalhada, que sabemos tão pouco e por pura ignorância sofre tanto preconceito. O livro trata de uma cultura que deu origem à religião candomblecista aqui no Brasil; fala dos Orixás, dos costumes, mas também da ganância humanda, da falta de crença.
Misturando fantasia e cultura o livro ensina e encanta muito. Ele é divido em duas narrativas, uma em primeira pessoa, que são e-mails trocados por New e um ser que diz poder ajudar ele com suas recentes confusões. E, a outra narrativa, em terceira pessoa, que conta a história de sete guerreiros em uma missão de resgate.

Só não dei 5 estrelas porque achei que o início poderia ser um pouco menos confuso, mas acredito que seja proposital, uma vez que a personagem principal também está confusa. E claro, o fato de que tenho pouco conhecimento de tal cultura.

Vale muiiiiitooo. Leiam!

Pedro 19/05/2018

O ambicioso jornalista New investiga uma série de crimes associados a uma grande empresa do país. A cobertura do caso rende uma promoção e contatos cada vez mais promissores – e perigosos – nas esferas mais restritas do mundo corporativo, incluindo uma misteriosa seita. Enquanto lida com essa fogueira das vaidades, o cético New recebe surpreendentes visitas sobrenaturais e é incumbido de uma duvidosa tarefa: ajudar os orixás, os deuses iorubás, a resgatar os príncipes do destino, evitando que feiticeiras ancestrais definam o futuro da humanidade. Ogum, Xangô, Iansã e Oxum são alguns dos deuses a desfilar nessa épica aventura rumo ao inevitável confronto com as temidas feiticeiras. Mesclando mito e realidade, PJ Pereira organiza uma verdadeira procissão de deuses deste e de outros mundos, borrando a linha fina entre o divino e o humano.

Renata Fernandes 17/12/2017

Um grandioso presente
Deuses de Dois Mundos - O livro do Silêncio é o primeiro livro de uma trilogia épica que desbrava a mitologia dos orixás. A obra é de autoria do carioca P.J. Pereira que, além de escritor, é publicitário e produtor de filmes. De acordo com o Institute for Cultural Diplomacy, com sede nos EUA e Alemanha, o Brasil é o maior país com população negra fora da África, no entanto, sabemos tão pouco a respeito da nossa ancestralidade; obviamente há uma explicação para esse desconhecimento: o Brasil possui uma trajetória de perseguição, omissão e intolerância que impede a propagação de uma herança cultural que também é nossa. Deuses de Dois Mundos acaba por se tornar um grandioso presente a nós brasileiros, por inserir de forma deleitável e leve uma mitologia tão rica e magnífica que, infelizmente, ainda é distante e envolta em preconceitos.

site: http://multifocada.blogspot.com.br/2017/11/deuses-de-dois-mundos-o-livro-do.html

Felipe Pincelli 07/10/2017

Poderia ser um bom livro...
- Eu encontrei esse livro por indicação no site da amazon.com.br, ao ler as resenhas sobre ele, vi que e uma obra bem criticada, em diversos aspectos, porem a temática dele me atraiu muito, me deixando com vontade de lê-lo, então paguei para ver.

- Hoje posso dizer o por que ele é tão criticado, ao começar a ler já notei que a leitura em si beira o jovial simples e rasa, com personagens com pouco carisma e desenvolvimento da trama superficial, sem sentimento, chega ao ponto do altor descrever 2 personagens secundários como bandido negro e bandido branco, isso e ridículo, e não preciso dizer que é decepcionante.

- Obviamente, a história narrada na trilogia não é uma reprodução fiel das lendas iorubás, mas sim, uma ficção, um romance montado usando trechos destas lendas como base, somados a algumas liberdades criativas do autor

- O desfecho da estoria em minha opinião foi muito fraco deixando a desejar, o livro em si tenta estingar o leitor a ver a sua continuação no Epilogo.

- Em minha opinião tem muito a melhorar, infelizmente não recomendaria este livro a ninguém, somente aqueles que queiram olha-lo por uma outra temática ou angulo.

Rhaisa 14/02/2017

Resenha O Livro do Silêncio
"Esse livro nos traz uma nova escrita, uma nova história. Além de ter a informalidade das passagens em e-mail, apresenta uma cultura desconhecida, personagens diferentes em vários sentidos e uma riqueza cultural enorme. Imaginar personagens negros em uma selva e em seguida voltar para o caos de São Paulo faz nossa mente ser bombardeada de informações novas e de imagens de um mundo riquíssimo em história e cultura."
Para saber mais sobre esse universo, ficar por dentro dos orixás do Candomblé e ainda conhecer um pouco do carnaval 2017 em São Paulo, acesse alivreirasite.wordpress.com

site: https://alivreirasite.wordpress.com/2017/02/14/12-postagem-resenha-livro-do-silencio/

Naicon Martins 10/02/2017

Tinha tudo para ser bom...
Fiquei apaixonado por esse livro quando vi o book trailer e a capa. Ganhei de um amigo e a decepção veio já nas primeiras 100 páginas. Li até o fim de forma arrastada. O autor tinha a faca e o queijo para produzir uma obra espetacular, mas não soube organizar o enredo e transcreve-lo. Não é mimimi da minha parte, mas uma opinião sincera de quem está acostumado a ler livros mais bem escritos.

Mya 15/10/2016

"Por conta de sua narrativa dividida, o livro tem um andar bem fluído, com personagens bem demarcados por suas características. Devo admitir que o protagonista humano New em muitos aspectos pareceu ser bem desprezível, mas creio que isso tenha alguma justificativa para a história. No começo a leitura para quem não está habituado com a mitologia dos orixás, pode parecer um tanto confusa, mas nada que atrapalhe por muito tempo."
Resenha completa no site da Armada de Escritores

site: http://www.armadadeescritores.com.br/2016/09/resenha-o-livro-do-silencio-deuses-de.html

rafael.deirane 14/09/2016

Decepção
A ideia do livro é instigante: explorar a cultura africana/iorubá através de uma história romantizada, algo que possui tons inéditos no mercado editorial brasileiro. Afinal, as mitologias gregas, romanas, nórdicas e até mesmo egípcia já foram adaptadas para a literatura moderna, mas a africana passava ao largo dos escritores, como se não fosse capaz de gerar uma boa história.
Porém, ao ler o primeiro livro da saga “Deuses de Dois Mundos”, a impressão que remanesce é a de que o autor teve apenas a “sacada” da transposição da mitologia africana para os tempos modernos, mas não sabia como fazê-lo. E então, criou um enredo risível e superficial para inserir os mitos dos Orixás, que em nenhum momento empolga ou instiga o leitor a continuar a leitura.
Os personagens são fracos. E, nesse ponto, discordo da maioria dos que atribuíram notas negativas ao livro: não é apenas o “núcleo real”, capitaneado por New (!!!!), que padece de protagonistas empáticos; os próprios personagens da mitologia africana são desprovidos de complexidade, todos possuem características que são repetidamente declaradas, em uma espécie de “muleta” narrativa. “Exu”, a título de ilustração, é apenas alguém que adora comer, que está sempre guardando caminhos e repassando mensagens.
Em certos momentos, tive a incômoda sensação de estar lendo a um livro infantil, no qual o elenco de personagens é um modelo inflexível de características: “Fulano é o inteligente, Beltrano é o medroso, Sicrano é o preguiçoso...”. Ainda que se tratem de mitos, deveria o autor ter ido além do trivial relatado nos contos tradicionais.
Talvez a ausência de tridimensionalidade nos personagens se explique pela inexperiência do autor (este é seu primeiro livro), que procurou traçar limites bem delineados de personalidade para cada um dos componentes de sua história. Ou então, é possível que o escritor tivesse receio de acrescentar características aos mitos que não existem tradicionalmente, preferindo identifica-los por signos e aspectos que não “incomodassem” quem tivesse o conhecimento da religião abordada. No entanto, a razão da pouca profundidade dos protagonistas não importa: uma boa história se faz com personagens interessantes e que não se esgotam nos primeiros capítulos.

@Vicahelena 21/06/2016

=( nada do que parece
Parei na página 70. Não é um livro atrativo. Não é um livro envolvente. Tentei prosseguir com a leitura e não consegui. Cada vez que pensava em ler era um martírio.

Se você espera ler um livro que envolva os orixas e a mitologia yoruba, não compre esse livro. Até onde li falou mais da vida de um jornalista arrogante do que de orixas.

Thiago 23/03/2016

Fascinante. Tem gente chata que diz que esse primeiro livro é enrolado e é superficial com relação à informação sobre os orixás. Oras é para ser uma história envolvente, se alguém quer saber detalhes sobre os orixás que pesquise antes de ler o livro. Afinal este não foi feito com a finalidade de ser um compêndio sobre características e rituais sobre os mesmos e nem haveria necessidade de que fosse assim. Ninguém precisa conhecer nada à respeito das religiões afro-brasileiras para poder se deliciar com esse livro. Enfim, sobre o livro ele é ótimo e estou ansioso para ler os outros dois.
Prix 19/05/2016minha estante
Estou lendo ele agora ...

Thiago 08/08/2016minha estante
É muito bom, vou começar a ler o último livro agora...

1 | 2 | 3 | 4 | 5