O Sonho de Um Homem Ridículo

O Sonho de Um Homem Ridículo Fiódor Dostoiévski

Resenhas - O sonho de um homem ridículo

1 | 2 | 3 | 4

Madu Olifotet 31/03/2024

Em "O Sonho de um Homem Ridículo", Fiódor Dostoiévski apresenta uma análise profunda do niilismo e sua superação, explorando as profundezas da psique humana com maestria narrativa. O protagonista, um homem sem nome que planeja tirar a própria vida por se considerar ridículo, personifica o niilismo em sua forma mais extrema. Sua visão de mundo é marcada pelo desespero, pela falta de sentido e pela negação de qualquer valor ou propósito.No entanto, é por meio de um sonho revelador e transcendental que Dostoiévski introduz a possibilidade de redenção e superação do niilismo. Nesse sonho, o protagonista é levado para um reino além da compreensão humana, onde experimenta uma sensação de unidade e plenitude cósmica. Essa experiência transformadora desafia sua visão de mundo limitada e desperta nele um profundo senso de arrependimento e anseio por mudança.A jornada do protagonista rumo à superação do niilismo é uma exploração das profundezas da alma humana, onde Dostoiévski examina questões existenciais fundamentais. Ele nos convida a refletir sobre o sentido da vida, a natureza da felicidade e a busca pela transcendência em meio ao vazio aparente. Através da experiência do protagonista, o autor sugere que a redenção e a superação do niilismo não surgem da negação ou da fuga da realidade, mas sim do enfrentamento direto das próprias angústias e da busca por um significado mais profundo.Ao final da narrativa, o protagonista emerge do sonho com uma nova perspectiva sobre a vida e o mundo ao seu redor. Sua jornada de autoconhecimento e transformação serve como um lembrete poderoso de que, mesmo nas profundezas do desespero e da desilusão, há sempre a possibilidade de renascimento e renovação. "O Sonho de um Homem Ridículo" não apenas encanta como obra literária, mas também desafia filosoficamente, convidando-nos a confrontar as questões mais difíceis da existência humana.

Max 14/03/2024

Emociona quando você se identifica ou observe o Estado terrível que está a vida do protagonista. Além disso, devido ao modo complexo como é contada a história, o livro exercitar a interpretação e imaginação em qualquer um que se esforçar para entender. Quero conhecer mais sobre o autor.

Iaraz1nha 26/01/2024

Eu achei esse audiobook na Internet e pensei : "por que não?" e, então, decidi ouvir enquanto arrumava a casa. Parei diversas vezes o que estava fazendo para pensar no que o livro dizia. Não esperava nada e recebi o contrário. Já havia ouvido falar no autor, mas nunca me preocupei em ler algum livro dele. Magnífico! Acho que vai me render uma boa crise existencial por um tempinho... Hahaha!

Mendonca9 16/01/2024

Não sei o que aconteceu aqui, não entendi nada da historia.
Estava completamente perdido ao ler isto.

Nina Pina 24/12/2023

Transformação
Enquanto anda pelas ruas de São Petersburgo, essa linha de pensamentos o leva a ideia de cometer suicídio. Com a insatisfação da sua vida, e de todas as coisas ruins que acontecem ao seu redor, ele cogita a possibilidade de acabar com sua miserável existência, mas, de repente, já em casa sobreveio o cansaço, adormecendo num sono profundo e agitado, entendeu o propósito da vida, e ao acordar a transformação começa.
Um livro perfeito com muitos ensinamentos e reflexões para a vida.
Leitura 5 estrelas?

julia 25/10/2023

Engual eu
Um homem todo triste fudido querendo se matar tem um sonho e percebe que a humanidade se tornou um lixo e ele se sente horrível e culpado e sofre por toda a maldade que acontece no mundo, mas diferente de mim ele vê o lado positivo da coisa no final e decide amar todo mundo e confiar que a humanidade ainda tem salvação. Infelizmente, com essa última parte eu não me identifico mas vai que um dia acontece né.

Tiago.Guedes 27/07/2023

Viver
É uma crítica acerca das nossas escolhas, uma demonstração de que o sofrimento permite uma experiência moral diferenciada e faz com que a nossa percepção acerca da vida e do amor seja alterada.
Gostei muito de uma leitura facil, mas impactante.

Gabrielly.Santos 14/07/2023

Sensacional!
A terceira obra que leio do autor e é simplesmente incrível como em poucas páginas, Fiodor descreve da doce inocência até decadência da humanidade, valeu apena ler cada palavra.

"Eu não quero nem posso crer que a maldade seja o estado natural do homem".

Sara.Adganiel 01/02/2023

Pequeno mas grande
Ouvi o áudio book, e foi fantástico!
Uma história pequena mas profunda!
Posso está errada, mas ouço pouco falar sobre esse conto, o que é triste!
Juba 29/06/2023minha estante
ONDE POSSO ENCONTRAR O AUDIOBOOK?

nanarissa 03/09/2022

Rapaiz...
Primeiro livro do autor que tenho contato e já estou entendendo porque é tão aclamado. Tirando o certo pieguismo com que encerra o livro (e que parece que é uma certa constante em sua obra pelo que ouvi dizer por aí), a narrativa é fantástica e se torna mais um motivador pra botar umas histórias no papel. Feliz ou infelizmente, não tenho certeza; uma de minhas nem tão antigas versões se sentiu bastante representada pelo narrador.
Estou encantada. De um jeito estranho, mas encantada.

Erich 11/07/2022

O conto pode ser dividido em duas partes. Na primeira metade temos o personagem numa progressão decadente. Na segunda metade temos o personagem narrando um mundo paralelo fantasioso e assumindo um caráter pregador. A primeira metade é trágica e muito interessante, reflexiva. A segunda metade é recheada de um exagero que o torna desagradável. Talvez alguém que goste de cristãos de esquina adore essa segunda metade, eu a achei medíocre e deplorável. O que talvez seja também a intenção do autor.

O personagem parece a encarnação do problema central que surge para muitos ao não crer: se nada existe pós-vida, de que vale a vida? Questão essa que é intensificada por ele reconhecer sua mediocridade. Nesta parte seleciono algumas passagens que considerei reflexões interessantes:

"Sou um homem ridículo. [...] Toda a gente se ria de mim. Mas ninguém sabia, nem suspeitava sequer, que, se existia no mundo um homem que soubesse melhor do que todos eles como eu era ridículo, esse homem era eu próprio."

"Naquele momento era para mim absolutamente evidente que a vida e o mundo dependiam quase unicamente de mim. Posso dizer mais ainda: que o mundo, agora, parecia quase criado para mim apenas… pois quando tivesse dado o tiro, o mundo deixaria de existir, pelo menos para mim."

"Há cinco anos que morreu o meu irmão, mas eu costumo vê-lo freqüentemente nos meus sonhos, toma parte em tudo quanto me interessa, falamos longamente de tudo quanto se possa imaginar"

E, no que considero a finalização da primeira parte temos

"Queres me castigar pelo meu insensato suicídio com a insensatez de continuar a existir"

Após isso somos levados a uma situação utópica e ele retorna do seu sonho como um pregador louco e insensato. Dessa parte não tiro nenhuma passagem memorável.

Gabrielli 05/06/2022

Ótimo conto
Lido depois de terminar memórias do subsolo, parece-me uma ótima continuação. Dostoiévski é um autor incrível e profundo

Rayza.Figueiredo 27/05/2022

Poético e Genial
Dostô consegue, em um conto super curtinho, abordar temas importantes, como niilismo e suicidio, religião, política, vida!
quão ridículo é um homem por achar que a vida é desinteressante e sem sentido.

1 | 2 | 3 | 4