Bufo & Spallanzani

Bufo & Spallanzani Rubem Fonseca

Resenhas - Bufo & Spallanzani

hell_monteiro 03/11/2021

O GÊNIO É UM MISERÁVEL
"Buffo Spallazani" é a história de um escritor pretensioso e hipócrita que por muitas vezes insiste em se fazer protagonista de histórias e sub histórias das quais muitas das vezes seria apenas figurante.

A história é muito descrita como um romance policial à brasileira, mas embora esses elementos sejam muito intrigantes e presentes na narrativa, eu nunca falaria que esse é o foco principal da obra. O que a gente realmente acompanha é a pisique dessa personagem contraditória e intrigante que muitas vezes me fez rir em voz alta só pelo absurdo do que diz e faz.

É sobre isso e tá tudo bem.

Vai com certeza para minha lista de favoritos. Tudo sobre esse livro é intencional e se encaixa, até quando vc acha que encontrou uma incongruência, ela faz sentido no cenário maior. Tem literalmente tudo que eu amo sobre construção de personagem e ainda por cima essas incríveis e descontinuas narrativas que no final se completam.

É metalinguístico. É incrível. É bem montado. E eu amei.

Pablo 18/07/2009

fabuloso
bom, um dos romances policiais mais bem escritos que já li!
fala de todos os assuntos possíveis e imagináveis, abordando de forma coesa dentro da história.

Iagne 25/05/2020

Bufo & Spallanzani (Rubem Fonseca)
Oitavo livro de Rubem Fonseca, terceiro romance. Nesse livro Rubem Fonseca novamente entrega um misto de romance policial com uma espécie de metalinguagem da vida de um escritor (o que ele sabe fazer como ninguém). Novamente o protagonista está meio que narrando a história como se fosse um escritor, semelhante ao Caso Morel, onde ele narra acontecimentos do passado, e dessa forma ele acaba entregando praticamente três mistérios no mesmo livro. Dessa vez ele não usou nenhum personagem de contos anteriores (pelo menos não percebi), mesmo assim o livro possui ótimos personagens.

Gustavo 13/07/2016

Incrível romance policial
Rubem Fonseca com seu talento inenarrável, indescritível... torna esta obra literária , em uma das melhores que ja tive o prazer de ler durante minha humilde vida. Romance policial esplêndido. Cheio de acontecimentos fantastico ; incrível introdução ; narração maravilhosa e grandes misterios . Sem duvidas , o melhor thriller que ja li na minha vida.
Cavitchas 05/08/2016minha estante
Rubem Fonseca mito, o pessoal aqui já descreveu todos os elogios de que o livro é digno, gostaria de ressaltar algo diferente sobre o mesmo, onde fiquei pensando após terminá-lo, no tamanho da bagagem de conhecimento que Rubem Fonseca construiu não apenas no campo da literatura mas na arte em geral, me referindo na parte onde o protagonista passa um tempo no refúgio, onde está com músicos e dançarinos ( e todos nós sabemos que Rubem Fonseca também tem uma bagagem de conhecimento dentro do cinema), em que os personagens escrevem suas próprias histórias para ser compartilhadas entre eles, e a descrição da natureza do local com sutileza e brilho, gostei muito dessa ideia e na história em geral, muito envolvente, deixa o gosto clássico da curiosidade do que vai acontecer. Grande Rubem Fonseca vinga o que está escrito na capa dessa edição, "Mestres da Literatura Contemporânea".

Marcelo.Alencar 04/02/2021

Extraordinário Rubem Fonseca
Já é o segundo livro de Rubem Fonseca que leio. E fico pensando como ele é um grande romancista policial. Vc não solta o livro. Ele te prende numa narrativa espetacular em que confunde um escritor que é personagem de si próprio!
Bufo & Spallanzani tem assassinatos, namoros quentes, traições, erotismo, Rio de Janeiro, investigação policial, tudo no bom estilo do autor em que um romancista cheio de complicações escreve um livro e vive uma grande aventura.
O resto eu deixo para vcs.
Adorei!

Cardoso 06/07/2021

No gênero detetivesco, o culpado é sempre o leitor: supostamente interessado em solucionar o crime, não vemos problema nenhum em refazermos todas as mortes que investigamos; não à toa livros ruins te entregarem, muitas vezes, todo o caso expositivamente na voz de uma personagem boa, permitindo você participar da violência através de um filtro, te livrando da sujeira. Bufo & Spallanzani, entretanto, mais do que te fazer cometer o crime, comete-o contra você..

Escondido numa narrativa elegantissimamente despojada, o terceiro romance de Rubem Fonseca é um drama grego cheio de contrapontos e elipses, com múltiplas narrativas que vão desaguando num último e grotesco ato que nos faz retornar ao verdadeiro problema do livro: o narrador, o escritor Gustavo Flávio, tentando iniciar o seu Bufo & Spallanzani, uma história sobre a crueldade da técnica (um mote quase heiddegeriano) centrada nos experimentos do cientista oitocentista Lazzaro Spallanzani com um casal de sapos cururu, Bufo e Marina (o “Bufo marinus” do título, hoje chamado de “Rhinella marina”).

Há de se estar atento ao uso do sapo em experimentos aqui, que se repete em três situações: na primeira, definitvamente como uma história (para não se ter dúvidas, posta como um escritor lendo seus rascunhos para um livro sobre um fato histórico); na segunda, como um experiência feita por nós (em que usamos o sapo junto do narrador) e a terceira como a narrativa do experimento... feita no próprio leitor. E aqui está o mérito de Rubem: estando um passo atrás, ele não permite que você mate seus personagens, mas os usa para, cruelmente, te abrirem e dissecarem, testando nossos limites até o último segundo sem nem termos ideia de quem, enfim, matou Delfina Delamare.

Perseguido pelo Inspetor Guedes, uma entidade noir cheia de estilo em sua rudeza de honestidade, Gustavo tenta se desfazer da suposta culpa de ter assassinado sua amante. O policial, ironicamente, levanta suas primeiras suspeitas baseado num livro do próprio acusado, o que constantemente acontecia com o próprio Fonseca, suspeito de todos os crimes de suas criações. O engraçado é que essa não era uma preocupação de um dos nossos mais premiados autores contemporâneos, falecido em 2020: ele, literalmente, joga essa questão para nós – que a culpa seja a nossa!

Naju 20/03/2022

Que [*****] de final foi esse?
O livro é admirável. Sinceramente, foi uma experiência muito maluca, por que uma hora o autor fala em latim, francês, inglês, russo, alemão. Tudo faz parte da narrativa, claro, mas é muito engraçado mesmo assim. Enfim, a metalinguagem presente no texto também é muito interessante, por que tem vários momentos que a narrativa é um escritor (Rubem Fonseca) descrevendo como um escritor (Gustavo Flávio) descreve o ato de escrever um livro que não vai pra frente.
Tem assassinato, tem reviravolta, tem frases de pensadores cujos nomes você não faz ideia de quem seja, mas finge que sabe por que é mais fácil assim. E, ainda que esse tenha sido o "charme" do livro para mim, também foi o motivo de eu me estressar muitas vezes ao longo da leitura.
Adorei o Gustavo Flávio, mesmo ele sendo um canalha, hipócrita e gaiato que não respeita o casamento dos outros. E é sobre isso, sabe? Personagens filhos da puta são os melhores, por que são humanos. Difícil se afeiçoar a eles? Sim. Mas isso é por que eles se assemelham muito à nossa realidade. Eu gosto, às vezes.
Recomendo muito, mas acho que eu teria adorado a leitura muito mais se fosse mais velha e conhecesse mais pensadores. Entretanto, me apaixonei pelo modo como Rubem Fonseca escreve as coisas. Sabe aquela escrita que dá um arrepio na espinha? Pois então, é essa.
Leiam.
hell_monteiro 20/03/2022minha estante
Nao é para todos mas é a sua cara

Naju 21/03/2022minha estante
OBRIGADA por me dar esse livro, de verdade, @hell_monteiro

Peagá 21/10/2009

Legal pra quem quer escrever
Um ótimo livro para quem pensa em se tornar escritor. Achei o enredo meio rocambolesco, acho que é típico de um romance policial tupiniquim. Mas vale a pena.

Karen 19/04/2022

Policial raiz
Primeiro contato com o autor e encantada.
História crua, sem palavras doces ou rococós à realidade - em especial a polícia/política carioca.
O comparo ao "A vida como ela é" de Nelson Rodrigues.
Apenas sensacional!!!
"O amor é sempre resultado de percepções que temos do outro".

Nathalie.Murcia 12/03/2020

Romance policial de primeira
Primeiro livro do autor que leio, fora do gênero de contos. Me surpreendeu positivamente, e só aguçou minha vontade para ler todos os demais. Uma história cujo protagonista, um escritor que trocou de nome, devido a um passado obscuro, se vê enredado em uma investigação acerca do homicídio que vitimou uma mulher da alta sociedade, além de outros fatos insólitos que acontecem no decorrer da trama. Personagens caricatos e diálogos bem construídos, permeados de ironia, sagacidade e curiosidades. Recomendo demais a leitura! Acho difícil alguém não gostar.
E não custa relembrar que esse autor era um dos que constava na fatídica lista de "proibidões".
Mais resenhas no meu Instagram.

site: http://.instagram.com/nathaliemurcia/?hl=pt-br
André Vedder 12/03/2020minha estante
Rubem Fonseca é sensacional!

Matos 19/06/2012

Bufo & Spallazani
O que pode esperar de um livro como um sapo na capa? Confesso que não esperava muito e que bom, pois pude me surpreender com o romance policial de Rubem Fonseca intitulado de “Bufo & Spallanzani”. Logo nas primeiras páginas podemos notar um linguajar um pouco sexual se assim posso definir o que ajuda a compor a visão do personagem Ivan Canabrava ex-professor primário e investigador de uma seguradora para surgir o escritor com inspiração no Gustave Flaubert adotou o pseudônimo em Gustavo Flávio.

A narrativa inicia com um caso de adultério de Delfina Delamare socialite carioca que morre com um tiro no coração em seu carro de luxo numa rua sem saída. O investigar Guedes responsável pelo caso descobre que seu amante era o famoso escritor Gustavo Flávio que após vários sucessos escreveu “Os amantes” um livro que não foi bem recebido pelo público e crítica. Com o desejo de superar este “fracasso” ele se retira para o Pico do Gavião para escrever “Bufo & Spallanzani” do qual é varias vezes “impedido” por causa de uma serie de acontecimentos somados a sua falta de concentração e inspiração.

Com ameaças do marido traído e a desconfiança do investigador de policia no decorrer das páginas descobrimos que Gustavo e Ivan são as mesmas pessoas e a narrativa regressa no tempo para contar a história de Ivan. Com um relacionamento conturbado e uma forte convicção de golpe na seguradora do qual ele trabalhava aplicada por um casal milionário, os sapos surgem, assim como Minolta, mortes, detenção e fuga. Parece que as mortes misteriosas perseguem o escritor que além de observar e descrever todos em sua volta mostra-se um grande apreciador de mulheres comendo-as como os olhos e seus pensamentos.

O livro tem vários personagens cada um com sua característica própria compondo e mesclando uma diversidade de histórias que se entrelaçam na trama que só vem a somar no desfecho da morte de Delfina Delamare. Um final em que quase todos perdem de certa forma, fazendo de “Bufo & Spallazani” um delicioso romance que supera qualquer imaginação em suas últimas páginas. Além das inúmeras referências e citações de vários pensadores e literários que só vem enriquecer a já rica obra de Rubem Fonseca.

Emerson Dylan 25/04/2021

Fabuloso exercício de metalinguagem
O livro mais divertido do Rubem Fonseca que li até agora. Diferente da crueza e dureza de suas obras-primas Feliz Ano Novo e Agosto, aqui o autor cria uma narrativa mais leve (leve à maneira de Fonseca, vale ressaltar), em que o maior interesse é brincar com a estrutura do livro. Assim, Bufo & Spallanzani é um jogo metalinguístico, em que várias camadas coexistem para contar, ao fim, uma só história. Nesse ínterim, lugares e tempos diferentes se mesclam em uma teia de gêneros que perpassa o policial, a comédia, o romance, o drama e, por muitas vezes, o ensaio literário. Nessa narrativa torta, o leitor é preso e só consegue se libertar após concluir a última página.

Luiz Miranda 24/03/2021

Tiro e Queda
Rubem Fonseca tem fama de ser melhor no conto, porém, dos 5 que li até agora meus preferidos são justamente os 2 romances, A Grande Arte e este Bufo & Spallanzani. O escritor faz valer cada linha das 238 páginas aqui presentes, é uma história torta, esquisita e recheada de ideias inusitadas, você não perde o interesse em nenhum momento.

Contador de histórias nato, temos aqui vários núcleos com pequenos dramas bem resolvidos, inclusive há uma mudança tão brusca de cenário no meio da trama, que me levou a crer que o Rubem, muito malandramente, costurou 2 contos distintos. Somos levados a uma situação Agatha Christieana clássica de whodunit, e eu, como fã da Rainha do crime, devo admitir que desconfiei da revelação final justamente por conta de um famoso livro dela.

Sempre afiado nos diálogos, bem humorado, o autor nos presenteia com uma coleção de ótimos e palpáveis personagens e situações, que ficam na memória após a leitura. Viva Rubem Fonseca!

4 estrelas

Guilherme.Gomes 11/09/2019

2,5 / 5
As primeiras duas partes da obra são muito boas, com o ápice para o "Meu passado negro" que tem uma história que, só ela, já daria um ótimo filme. Só que aí, vem a parte do "Refúgio" e as coisas desandam. A investigação central, que vinha sendo muito bem construída, dá lugar a uma colônia de férias com personagens nada interessantes seguido de exageradas descrições das refeições servidas. Tudo bem que as cinco últimas páginas desse capítulo tem acontecimentos intrigantes, mas até chegar lá, foi sofrido. Daí pra frente se intercalam partes agradáveis (principalmente as focadas no policial Guedes) com outras não tanto, incluindo o final que também deixou a desejar. Conclusão: a obra não é ruim, longe disso, mas não empolga (ou pelo menos, não me empolgou). Faltou suspense, investigações, cabia até um plot twist... enfim, faltou ser "mais policial" e "menos romance".